Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

DG33FB morreu depois de BIOS Update


Avanrj

Posts recomendados

Amigos,

Tudo começou com um upgrade de memória ram: estava com 2 GB e coloquei mais 4, para posteriormente migrar para o WIN 7 64 bits.

Quando coloquei os dois pentes de 2GB para acrescer os dois pentes de 1gb que já tinha, a placa não reconhecia nada no slot B 2.

Fui no site da intel e pronto: vi que era necessário update de BIOS, já fiquei preocupado, mas vi que tinha um executável da própria intel que fazia isto: Ótimo! Baixei e rodei e o computador não voltou a vida... :eek:

Voltei no site da Intel e vi como carregar a BIOS de novo da forma tradicional da Intel: retirando o jumper e rodando um CD com o arquivo .BIO.

Maravilha! voltou a viver! usei Windows e até joguei! Mas quando você instala BIOS nova você tem que voltar a reconfigurar algumas coisas como o acesso ao HD em AHCP ou invés de IDE, etc...

Reiniciei e acessei a BIOS, fiz todas as configurações e pronto, mandei salvar e sair da BIOS... foi o ultimo sinal de vida inteligente no computador. :cry:

Agora tudo que ele faz é iniciar, sem beep ou sinal de vida no monitor e depois de 30 segundos, iniciar de novo e depois iniciar de novo... Sei que ele inicia pois ele testa os HD e os DVD-ROM.

Procurei no manual uma forma de resetar a BIOS e até achei a combinação no jumper para isto, mas só reseta a senha. Tentei instalar a BIOS de novo, mas tiro o jumper, ponho o cd com o .BIO e o computador fica lá, paradão, sem reiniciar, sem atualizar, sem exibir nenhuma mensagem na tela por 10 minutos...

Alguém teria uma dica?

Usei a seguinte documentação da Intel para a DG33:

Manual da Placa

Manual da atualização da BIOS

Encontrei alguém no mundo com o mesmo problema, mas sem solução:

http://www.tomshardware.com/forum/261593-30-problem-intel-dg33fb

Agradeço qualquer dica! :aplausos:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ela não completa o POST, simplesmente inicia, acende a luz do teclado (Num, Cap e Scroll), apaga a luz do teclado, depois a do HD, depois a dos DVD e acende o mouse, aí morre e começa tudo de novo e durante isto tudo, absolutamente nada aparece no monitor, nem a identificação da placa de vídeo, que era o primeiro a aparecer.

Não consigo entrar no SETUP e nem instalar o mesmo arquivo de BIOS, já que já era a última versão, não posso nem tentar outra versão

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu pelas dicas pessoal.

Recebi pelo fórum disponível no site da Intel dos EUA a ideia de tirar a bateria que mantem a BIOS durante um bom tempo para forçar o reset. Caso isto não dê certo, tento a opção de procurar loja especializada em "ressussitar" BIOS.

Vou deixar durante a noite sem a bateria e amanhã eu posto os resultados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, o que foi postado no fórum da própria Intel não de certo. Para quem quiser consultar basta ler aqui

São Paulo não seria uma boa opção a menos que eles tivessem representantes aqui no Rio. São seis horas de viagem de onibus, ao custo de R$100,00 cada perna, ou 30 minutos de avião ao custo de R$200,00 cada perna. Resumindo, seria mais barato comprar outra placa mãe :(

Alguém conhece aqui no Rio alguma empresa boa com placas mãe?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Consegui ressucita-la!!!

Só para registrar aqui no fórum a solução:

1. Retirei a bateria que mantém a CMOS por uma noite inteira

2. Desconectei todos os periféricos e pentes de memória

3. Liguei o computador com tudo desconectado na manhã seguinte

e ela apitou (bom sinal!)

4. Coloquei a placa de video e liguei. Ela mostrou a memória de vídeo (Bom sinal)

5. consegui entrar na BIOS pós POST (Excelente sinal)

6. fui colocando individualmente cada pente de memória

7. recoloquei os periféricos e pronto! Computador voltou a vida!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Obrigado pela reabertura do tópico.

A solução durou exatas duas semanas, após isto o Windows estava iniciando, travou e depois do reset o computador não voltou mais a vida.

Refiz o procedimento que eu mesmo descrevi acima e não funcionou. Tudo que acontece é exibir a descrição da placa de vídeo e logo depois um cursor congelado no canto superior esquerdo do monitor, mais nada.

Se eu tiro a memória RAM a placa apita, se eu ponho qualquer um dos 4 pentes que tenho, em qualquer slot, ela não apita, mas acontece o que descrevi no parágrafo anterior.

Recebi a dica de desconectar o espelho frontal de USB e o botão de power. ligando com uma chave de fenda, vou testar mas meio incrédulo. Se alguém tiver outra dica de ocorrências anteriores, agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom,

desmontei ele todo, tirei o espelho frontal USB, liguei direto a placa com uma chave fenda, direto no conector, e.... Mesmo resultado! :angry:

Estou ficando sem opções... precisava de alguém bom mesmo no Rio de Janeiro para desvendar este mistério! Alguém indica????

Tava vendo por aí, esta placa custa R$700,00 Não posso tomar este prejuizo!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim! o procedimento para atualizar BIOS é retirar o jumper da placa e colocar o CD da BIOS no drive de leitura, mas ela não tá nem aí para o CD... liga-se o computador somente com o DVDROM conectado e o erro é o mesmo... Cursor congelado no canto superior esquerdo da tela. Tentei outro DVDROM via cabo FLAT e a resposta é a mesma. Fiz outro teste, colocando o jumper na posição de clear CMOS, e acessei a BIOS normalmente: verifiquei todas as configurações e nada. Entrei de novo e usei o "Load default" da placa, com mais um resultado negativo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sei que pouca gente aqui pode me ajudar a resolver o problema, mas o propósito do fórum é compartilhar experiências, então vou postando o diário aqui e quem sabe alguém passe pelo mesmo penando menos...

Paguei a Workway Informática (Loja do bairro de Bonsucesso, Rio de Janeiro, que foi extremamente honesta) para fazer um orçamento de conserto do computador. Eles testaram os componentes e chegaram a um veredicto: defeito na placa mesmo. Pedi para me entregar o computador desmontado que iria exercer o direito da garantia de 3 anos da placa, mandando para Intel.

Entrei em contato com a Intel, declarando-me como Consumidor Final, e a mesma me passou um formulário muito extenso, que um consumidor final normal com certeza não conseguiria preencher (não é para me gabar, pois até eu achei o formulário muito complicado, mas para preparar quem for passar por isto). Para ter noção, o trecho sobre o processador é reproduzido abaixo:

Processador que estava funcionando com a placa:

Código sSpec (SL, exemplo: SL5JR):

Número de série (Número 8 dígitos que pode estar na parte superior do processador):

Segundo Número de 8 dígitos que pode estar na parte superior do processador o na borda do mesmo.

Número 4 dígitos que pode estar na parte superior do processador o na borda do mesmo

Processador testado:

Código sSpec (SL, exemplo: SL5JR):

Número de série (Número 8 dígitos que pode estar na parte superior do processador):

Segundo Número de 8 dígitos que pode estar na parte superior do processador o na borda do mesmo.

Número 4 dígitos que pode estar na parte superior do processador o na borda do mesmo

Sem falar em outros periféricos...Surgiu-me dúvidas e tinha que solicitar um item descrito no documento a própria Intel, e mais que prontamente entrei em contato novamente com a Intel, através de seu chat:

Tela do Chat:

Todos os nossos atendentes estão ocupados no momento. Obrigado por sua paciência. Um atendente estará com você em breve.

Você está agora teclando com 'jubarquex-s'.

jubarquex-s: Olá. Obrigado por visitar o serviço de Suporte ao Cliente da Intel. O meu nome é Pablo. Como posso lhe ajudar?

Hugo: Boa Tarde Jubarquex

Hugo: Busco auxilio sobre o protocolo XXXXXXXX

Hugo: Sobre o item do e-mail:

Hugo: Se você estiver trocando placas com a cobertura do soquete do processador (PnP Cap), favor enviar a placa mãe com esta a cobertura instalada. Se você não possui esta cobertura, favor entrar em contato com o suporte técnico da Intel e solicite esta parte antes de enviar a placa para nós.Se o produto for enviado sem esta cobertura, a Intel poderá devolver sua placa por não possuir a parte.

Hugo: Preciso da Cobertura como descrita

Hugo: Pablo, ainda on-line?

Hugo: Esta tela de comunicação entre o cliente e o fabricante foi iniciada as 17:50h, porém não há resposta por conta do atendente. Este é o padrão de qualidade Intel?

Resumindo: Vou tentar a sorte em alguma loja de venda de peças para ver se alguém comprou um computador padrão LGA775 e tem a "capinha" descrita para me dar.

Por hoje é só pessoal. Aguardem os próximos capítulos ou peçam para que eu pare, caso não esteja contribuindo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sei que pouca gente aqui pode me ajudar a resolver o problema, mas o propósito do fórum é compartilhar experiências, então vou postando o diário aqui e quem sabe alguém passe pelo mesmo penando menos...

Paguei a Workway Informática (Loja do bairro de Bonsucesso, Rio de Janeiro, que foi extremamente honesta) para fazer um orçamento de conserto do computador. Eles testaram os componentes e chegaram a um veredicto: defeito na placa mesmo. Pedi para me entregar o computador desmontado que iria exercer o direito da garantia de 3 anos da placa, mandando para Intel.

Entrei em contato com a Intel, declarando-me como Consumidor Final, e a mesma me passou um formulário muito extenso, que um consumidor final normal com certeza não conseguiria preencher (não é para me gabar, pois até eu achei o formulário muito complicado, mas para preparar quem for passar por isto). Para ter noção, o trecho sobre o processador é reproduzido abaixo:

Processador que estava funcionando com a placa:

Código sSpec (SL, exemplo: SL5JR):

Número de série (Número 8 dígitos que pode estar na parte superior do processador):

Segundo Número de 8 dígitos que pode estar na parte superior do processador o na borda do mesmo.

Número 4 dígitos que pode estar na parte superior do processador o na borda do mesmo

Processador testado:

Código sSpec (SL, exemplo: SL5JR):

Número de série (Número 8 dígitos que pode estar na parte superior do processador):

Segundo Número de 8 dígitos que pode estar na parte superior do processador o na borda do mesmo.

Número 4 dígitos que pode estar na parte superior do processador o na borda do mesmo

Sem falar em outros periféricos...Surgiu-me dúvidas e tinha que solicitar um item descrito no documento a própria Intel, e mais que prontamente entrei em contato novamente com a Intel, através de seu chat:

Tela do Chat:

Todos os nossos atendentes estão ocupados no momento. Obrigado por sua paciência. Um atendente estará com você em breve.

Você está agora teclando com 'jubarquex-s'.

jubarquex-s: Olá. Obrigado por visitar o serviço de Suporte ao Cliente da Intel. O meu nome é Pablo. Como posso lhe ajudar?

Hugo: Boa Tarde Jubarquex

Hugo: Busco auxilio sobre o protocolo XXXXXXXX

Hugo: Sobre o item do e-mail:

Hugo: Se você estiver trocando placas com a cobertura do soquete do processador (PnP Cap), favor enviar a placa mãe com esta a cobertura instalada. Se você não possui esta cobertura, favor entrar em contato com o suporte técnico da Intel e solicite esta parte antes de enviar a placa para nós.Se o produto for enviado sem esta cobertura, a Intel poderá devolver sua placa por não possuir a parte.

Hugo: Preciso da Cobertura como descrita

Hugo: Pablo, ainda on-line?

Hugo: Esta tela de comunicação entre o cliente e o fabricante foi iniciada as 17:50h, porém não há resposta por conta do atendente. Este é o padrão de qualidade Intel?

Resumindo: Vou tentar a sorte em alguma loja de venda de peças para ver se alguém comprou um computador padrão LGA775 e tem a "capinha" descrita para me dar.

Por hoje é só pessoal. Aguardem os próximos capítulos ou peçam para que eu pare, caso não esteja contribuindo...

Realmente um absurdo esse péssimo suporte por parte da Intel. Só de ler sua experiência fiquei revoltado. Se continuarem dificultando, entre na Justiça contra eles que aposto que o problema será resolvido sem protocolos complicados. Talvez você ganhe até uma indenização.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

se fosse minha placa-mãe e voltasse a viver primeira coisa seria atualizar e colocar a bios original de novo ^^

tentou re-atualizar a bios, quando ela quiser ligar?, olha, não seu você, mas no primeiro boot, correria para atualizar a bios, isso indica que a bios dela está corrompida, e instável, o viável, é ficar tentando fazer ela dar boot e imediatamente atualizar.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

se fosse minha placa-mãe e voltasse a viver primeira coisa seria atualizar e colocar a bios original de novo ^^

Infelizmente a BIOS Original não comporta o uso dos 4 slots de memória. Isto é um defeito da placa e estou mandando para a Intel para que eles reconheçam isto também.

Na comunidade de suporte da própria Intel nos EUA existem diversos casos exatamente como o meu, envolvendo o chip G41, que é muito comum em placas de outros fabricantes. Recomendo atenção a quem for compra-las.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje, após embalar a placa e pesá-la, fiz um comparativo com o peso da burocracia. A quantidade de formulários e xerox que foram anexadas a caixa da placa-mãe tinham quase o mesmo peso da própria! De qualquer forma, estou enviando hoje por PAC a placa defeituosa, e assim dar-se inicío ao procedimento efetivamente de troca.

Assim que tiver novos capitulos, vou postando neste "lições aprendidas" de placas Intel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prosseguindo o caso:

ontem (14/04/2010), pelos Correios, chegou a placa ao endereço indicado pelo serviço de suporte. Aguardei até hoje para contacta-los e ter uma previsão de prazo para serviço e o resultado me deixou um pouco preocupado:

chatinfo.gifPor favor aguarde a resposta de um operador do site.

chatinfo.gifVocê está agora teclando com 'Zeidy'.

Zeidy: Olá! Obrigada por contatar o Chat de Suporte Intel

Zeidy: Meu nome é Zeidy

Zeidy: Por favor, me indique como posso-lhe ajudar

Hugo: Boa tarde Zeidy

Hugo: Gostaria de saber o status do protocolo XXXXXXXX

Zeidy: boa tarde, um momento por gentileza

Zeidy: quando fez o envio da peça para nos?

Hugo: Foi entregue ontem pela manhã a vcês

Zeidy: ainda no tenho o produto entregue no sistema

Zeidy: lembra que o mesmo tem que ser testado, e a informação tem que ser verificada antes de que seja ingresado como recebido no sistema

Hugo: Para confirmação da entrega:

Hugo: Data Situação 14/04/2010 15:33 Entregue

Hugo: Qual o prazo para estas verificações?

Zeidy: 2 dias aproximadamente

Hugo: Após o prazo de aferição de recepção, qual o prazo de efetiva avaliação de uso de garantia?

Zeidy: O processo de troca do produto vai tardar de 5 a 7 dias úteis desde o momento em que o produto defeituoso seja recebido no nosso depósito.

Hugo: Então dois dias entre receber e efetivamente receber mais dez dias corridos para avaliar. Considerando que estamos no dia 15 de abril, ainda acrescendo o prazo de remessa do produto até minha residência, posso me preocupar somente a partir do mês que vem?

Zeidy: não senhor, sugiro lhe nos contatar o na proxima semana

Zeidy: se temos a peça recebida, o senhor vai ter uma data aproximada

Zeidy: do entregue da nova peça

Hugo: Bom, tendo sido entregue ontem então: amanhã já posso considerar que vocês terão entregue ela no depósito e já terão o prazo, né?

Hugo: 2 dias a partir de 14 é 16, amanhã

Hugo: certo?

Zeidy: pode ser

Hugo: Bom considerarei o seu "pode ser"como uma afirmação. Amanhã contatcto vocês, ok?

Zeidy: sem problema, podenos contatar

Hugo: Obrigado Zeidy e boa tarde

Zeidy: obrigada você

Zeidy: Obrigada por visitar o serviço de Chat da Intel. Tenha uma boa tarde!!

Resumindo:

- 2 dias entre ser entregue e ser entregue: "pode ser", "talvez", "com um pouco de sorte"... ^_^

- 5 a 7 dias úteis para avaliar, mas na semana que vem já tem uma posição, mesmo hoje sendo quinta-feira. Isto que é prazo com pulmão ^_^

Levarei com bom-humor que sei que o pessoal do atendimento sofre com falta de provimento de informações do chão da fábrica, mas não é preocupante?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Após a falta de informação sobre a entrega ou não entrega da placa: não tive tempo de entrar em contato com o suporte.

Hoje, para minha supresa, chegou uma placa na minha casa vinda da Intel. Como não sabia que já estava voltando, minha esposa não saberia como identificar se é a mesma placa consertada, sem conserto ou se é uma nova. Logo mais, à noite, verifico e coloco o que pode ser o epilogo da novela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Consegui contato com o Suporte Intel e me informaram que a partir do momento que é detectado um problema e não há dano físico na placa, é remetido um produto novo, mas não detalham que problema é. Com isto cheguei a dois pontos:

1. Não tenho a menor ideia se o update de BIOS foi que gerou a falha na placa, logo, se eu executar o procedimento de novo será que dará o mesmo problema?

2. Se o problema ocorrer de novo, será que é falha do produto? Ficarei neste eterno looping de defeito / troca?

Bom... amanhã é o dia da remontagem do micro. Vamos ver no que dá...:unsure:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Mantendo o registro apesar de com um pouco de atraso.

Mais uma vez mandei para a Workway para que eles remontassem a máquina, embora eu quisesse fazer isto, quando separei tempo para faze-lo tive a infeliz supresa de eles não tinham mandado os parafusos que prendem a placa ao gabitene. De qualquer forma, evitando estresse desnecessário de minha parte, mandei para que eles mesmos montassem utilizando os parafusos que lá ficaram, e:

1. o computador funcionou com a placa nova

2. Um dos pentes que tinha comprado para o upgrade, lá no início do "causo" tinha queimado

3. Fiquei na incerteza se foi o BIOS Update ou um pente de memória da Markvision que ferrou a placa mãe.

Felizmente este pente ainda estava na garantia (1 ano por sinal!) e fui trocá-lo. Hoje ponho este pente e vejo se fico com os 6 gb de RAM e com a placa mãe funcionando.

OBS.: Percebi que o computador, mesmo depois do desligar ainda fica num stand bye, o que, quando desligo o filtro de linha e volto a ligar, causa uma inicialização incompleta, sendo necessário o reset. Creio que o desligar para valer quando selecionar isto no Windows seja uma configuração da BIOS que eu não acertei. Alguém tem uma dica?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
OBS.: Percebi que o computador, mesmo depois do desligar ainda fica num stand bye, o que, quando desligo o filtro de linha e volto a ligar, causa uma inicialização incompleta, sendo necessário o reset. Creio que o desligar para valer quando selecionar isto no Windows seja uma configuração da BIOS que eu não acertei. Alguém tem uma dica?

Descobri: é o famoso Intel TXT que permite religar o computador por rede!

pronto galera, prometo acabar este tópico!

Sr. Moderador, favor registrar como [Resolvido] :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!