Ir ao conteúdo

Coreqad Q9400 só vai até 3,70ghz!

diegox

Posts recomendados

Postado

Olá!

Amigos abri esse tópico porque nao consigo passar dos 3,70ghz com esse core2quad Q9400.

Vamos aos problemas:

Quando vou na bios e coloco 470mhz de fsb na hora de entrar para o windows ele sempre da a famosa tela azul!

O vcore já foi aumentado até 1,40v e nada de entrar no windows.

As memórias estavao com a latencia 5-5-5-15, 1.8v a 915mhz(se nao me engano).

As temperaturas estão nos niveis aceitaveis:

Cpu: 50° em full

Mobo: 36°em full

Vga: 65° em full

E quando consigo entrar no windows ele depois de uns 45 segundos jogando ou fazendo outra coisa ele reinicia e nao volta.

A configuração é a da assinatura.

Gostaria da ajuda de vocês para desvendarmos esse mistério!

obs:Caso tenha faltado alguma informaçao, favor avisar!

Agradeço desde já!

Postado

Só 3,7 ghz =O

HAUEHAUEHAUEAHE, é bastante cara.

de qualquer forma, parecido comigo.

No meu Q8400, coloquei FSB a 485X8(3.88ghz), e mudei as voltagens, o vcore estava a 1,4.

Mas ai dava tela azul, reiniciava, eu tinha de abiaxar o OC, e fazer restauração do WIn 7.

Mas é a memoria no meu e acredito que seja no seu caso.

A sua esta MUITO acima. a minha consegui deixar estavel ate 950mhz, sendo que é de 800mhz.

esta sua com 235Mhz acima... É muito para memorias deste tipo.

Postado

Eai!

Aham só 3,70ghz:p

Realmente pode ser que sejam as memórias, mas o interesante é que já consegui colocalas a 1020mhz(se nao me engano), por isso nao dei muita bola para as memórias.

Tentarei aumentar mais o vcore, mas acredito que nao resolverá.

Depois tentarei mexer nas memórias.

abração!

Postado

Cara, olha so. Sua placa de video é uma 4830. Seu processador ja ta com um bom overclock. Não vejo motivos para subir mais. Quando trocar de VGA, colocar uma mais forte, ai sim.

no meu caso aumentei 1ghz, de 2,6ghz para 3,6ghz. Da para aumentar, mas nao tenho paciencia, e não precisa, ja que não tem placa de video para tanto.

Falou

Postado

Isto é verdade, mas nao estou fazendo over por causa da vga mas sim por gostar mesmo de overclock. :D

E também porque estou fazendo uma aposta com o meu professor de Informática avançada shuashuashua.

abraço!

• Membro VIP
Postado

Olá pessoal beleza?

Diego, o problema de você não conseguir ir alem com o over é por alta temperatura e falta de tensão.

Mesmo que você faça teste e seu processador mostre temperatura dentro do aceitável pode não ser suficiente para aumentar o over.

Overclock em processador funciona assim.

O processador tem limite de frequência com tensão aceitável, quando você atinge esse limite, é necessário um bom aumento na tensão para poder ir alem e um bom aumento na tensão gera muito calor e nem o POST pode acontecer.

Faça assim:

Verifique no bios de sua placa mãe qual é a temperatura (do CPU) que é mostrada em 3.7GHz, marque.

No Windows, verifique (pode ser com o teste de estresse do EVEREST) como ficam as temperaturas dos núcleos e a do processador.

Calcule a diferença em % e acrescente no valor mostrado no BIOS para você saber qual é a temperatura dos núcleos durante o post, isso em 3.7GHz e com a tensão que está usando para 3.7GHz.

Exemplo: Se mostrar 50ºC no bios (CPU) e a diferença no teste do Everest for de 20%, então os núcleos do processador estarão em 60ºC no POST.

A temperatura mostrada no bios é bem mais alta que a mostrada em ambiente Windows (pode verificar) então serve como base para teste.

Com esses dados em mãos, você saberá que uma maior frequência e maior tensão vão impedir o POST, ou não vai deixar carregar o SO.

Postado

Eai Ribeiro!

Bom fiz o que você disse e as temperaturas foram até os 54° no bios e no Windows marcaram 49° a 52°(pelo evereste).

Isso tudo com o processador a 3,70ghz com vcore a 1,43v e temperatura ambiente a 30°.

abraço!

Postado

Bom voce não precisa de mais que 1.35V no Vcore para um overclock de 4ghz no seu q9400, e voce nem deve passar dew 1.3625V amigo, veja mais em:

http://processorfinder.intel.com/details.aspx?sSpec=SLB6B

Agora entenda que existem outras voltagens que voce deve mexer, para conseguir atingir um fsb maior, o vcore não vai te ajudar a aumentar o fsb e sim o clock final do processador... quando voce passa de 400mhz de external clock (ou 1600fsb, external clock = 1/4 fsb), voce tem que:

1. Aumentar a tensão do chipset da sua placa mãe para que ela possa oferecer esse fsb para o processador, logo aumente a tensão do chipset central, ou mch, ou norte bridge... o padrão dele é 1.25v e pode ir até 1.5v, eu recomendo 1.47v

2. Aumentar a tensão do fsb do processador, e essa tensão não é o Vcore, e sim o Cpu VTT... que fica no padrão de 1.2v (suficiente para chegar a 400mhz) e pode ir até 1.5V, eu recomendo 1.45V

3. voce também tem que aumentar o tempo de resposta do chipset, logo na sessão de tempo de resposta, voce vai encontrar as opção das memórias: tCL, tRCD, tRP, tRAS e muitas outras, procure a opção tRFC, e coloque ela em valores acima de 52T para valores acima de 400mhz de FSB. Recomendo voce colocar em 68T e ir diminuindo.

4. Como o FSB aumentou, mesmo que voce não tenha aumentado muito o clock final das suas memórias voce deve adicionar mais tensão para elas, recomendo 2.0V para rodar em fsb 450-500mhz e com clock abaixo de 950mhz, acima de 950mhz use 2.1~2.4v.

5. E finalmente, quando voce passa 400mhz de external clock, EM PROCESSADORES QUADCORE, voce tem que aumentar o cpu VTT e também reconfigurar o CPU GTLref, teste valores entre 63% a 71% para maior estabilidade...

Lembre-se teste o processador o prime 95 e as memórias com o memtest.

• Membro VIP
Postado

Opa,

Diego se você está fazendo overclock sem as alterações necessárias, você não vai alem mesmo.

Eu deduzi que você tivesse ajustado todas as configurações necessárias (como as que o colega Pistolão comentou) e o over mesmo assim não foi.

Nessa condição a sua memória tem grande parcela de culpa (como dito pelo amigo Mateus Arruda).

Siga o conselho do PistolãoBR que você pode ir alem. Só o vcore de 1.35v que eu acho não ser suficiente para FSB acima de 450MHz, mas cada peça tem sua tolerância e não custa tentar depois das mudanças.

Um detalhe: Existe algo de errado com sua temperatura ou você é privilegiado.

Não é possível um Q9400 @ 3.7GHz com 1.43v estressado atingir só 54ºC nos núcleos. Certamente vai muito alem disso.

Você deve revisar essas temperaturas.

Abraços.

Postado

Ok muito bem... vamos a cada uma das opções:

Vcore: tensão central do processador. Aumente conforme voce aumenta o clock final ou interno do processador, mas para 3.6ghz voce vai usar 1.275v no máximo. E voce pode ir até 1.36V de forma segura ok.

Cpu Pll: Aumente caso voce queria passar de 400mhz de fsb. Padrão é 1.5V maximo que voce pode ir 1.75V. Somente aumente se voce não conseguir estabilidade depois de ter aumentado o FSB termination e north bridge voltages e o tempo de resposta tRFC.

Fsb Termination: tensão do FSB do processador (ou cpu vtt), padrão é 1.2v e é suficiente para até 400mhz, aumente caso voce for aumentar acima disso, maximo que voce pode ir de forma segura é 1.5V indispensável para voce chegar a 500mhz de fsb

Dram: tensão das memórias, como as suas são originalmente 667mhz eu não recomendo voce passar de 2.1V e 1000mhz, teste tempos de resposta 5-5-5-15 5-5-5-18 e 5-6-6-18, com o memtest. Mude lá nos dram timing, são os 4 primeiros valores.

North Bridge: tensão do chipset central, ou ponte norte, controla meméria, processador, fsb da placa mãe, todo e qualquer overclock ser colocado um aumento aqui pois é o que garante a estabilidade do sistema... O padrão é 1.25V sem trocar o cooler da placa placa mãe voce pode ir de forma segura até 1.5V~1.65V trocando o cooler voce pode colocar até 2.0V contanto que voce não ultrapasse a temperatura de 45°C na sua placa mãe. indispensável para voce chegar a 500mhz de fsb

South Bridge: tensão do chipset sul, controla clock sata e pci-e, se voce não for overclockar barramento pci-e e sata nem precisa mexer, mas dizem pela net que para garantir estabilidade do overclock do chipset north bridge voce deve colocar +0.05v no southbridge tb, mas são só boatos, teste e veja se faz diferença.

Loadline Calibration: Recalibração em caso de overclock, logo habilite essa opção caso voce for fazer overclock.

Cpu GTL: calculo refente a tensão entre processador e vtt e uso, somente deve se mexer em caso de processadores 4 cores e se o fsb for maior que 400mhz e voce tiver usando vtt voltage (fsb termination voltage) maior que 1.2V. depois de encontrar os valores que te satisfazem teste valores entre 63% a 71% para ver se voce consegue estabilidade com valores menores nas voltagens de vcore, vtt, nb

NB GTL: Não é necessário mexer

SB GTL: Não é necessário mexer

CPU Spread Spectrum: Desabilite em caso de overclock

PCIE Spread Spectrum: Desabilite em caso de overclock

Intel Enchanted Speed Step Tecnology ou EIST: Desabilite em caso de overclock

C1E: Desabilite em caso de overclock

Intel Thermal Monitor: Desabilite em caso de overclock

Agora voce está vendo onde está escrito dram timing control, voce está vendo aquele 52 lá, pois é ele é o tRFC, 52 é o ideal para fsb de 400mhz, sendo 60 ideal para 450mhz... e assim por diante... logo voce deve aumentar ele para atingir fsb maior que 400mhz

Postado

Fez não fio, timing ainda está em 52t, falei para tu por em 68t...

Vcore pode por em 1.35V

CPU pll pode por em 1.65V

tensão da memória tem que estar em 2.1v e não pode passar de 950mhz, para valores maiores voce tem que por 2.3V... assim como os timings dela tem que ser modificados

Tira o south bridge do auto e coloca no default + 0.05V

CPU GTL Ref deve ser aumentado... vai testando...

Postado

diegão seguinte cara seu vcore está em 1.45, faz isso não, o maximo que voce deve ir é 1.3625V, e os processadores da linha e8000 fazem 4ghz tranquilo com 1.35V, dependendo da placa mãe até 1.325V, voce não precisa de mais que isso, Vcore é para estabilizar clock final do processador e não fsb, sua barreira aqui é o fsb pois seu processador só tem multiplicador maximo 8x... e fsb voce ganha com as voltagens: CPU Pll, FSB termination, NB voltage... veja na net o quando o pessoal já se aventurou a por mais e se houve consequencias... e tente por um valor maior no timing row refresh cicle time... tipo 70

Acabei de ler na net que no caso de processadores 45nm como o seu não se deve usar o loadline calibration...

http://forums.extremeoverclocking.com/showthread.php?t=313529

Voltagens máximas:

Vcore - 65nm=1.5V 45nm=1.3625

CPU PLL Voltage - 1.75V

FSB Termination Voltage - 65nm=1.5V 45nm=1.4V

Loadline Calibration - 65Nm=Enable 45Nm=Disable

NB voltage - 1.5V

Ao que parece suas memórias estão impedindo voce de chegar 500mhz de fsb... rode elas em 1:1... Depois de voce conseguir 4ghz estável no prime, voce começa a overclockar as memérios

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!