Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Msx Expert - Quem Já Teve Esse Computador?


AndréBH

Posts recomendados

Aí, galera, quem teve esse lendárrio computdor da Gradiente? Sua estranha configuração era:

- No começo usava fitas k7 para carregar os jogos de um gravador comum (lembram daqueles gravadores, que eram um tijolo e tinham um microfone embutido?), ou então você copiava o programa de uns livrinhos em basic, e aí você podia mudar o jogo, e até inventar jogos!!! Me lembro

- Não tinha HD

- Não tinha mouse

- Tinha entrada pra cartuchos

- Ligava na TV

- Tinha o DOS e o BASIC

- Depois foi lançado um drive de disquete pra acoplar nele, e mais tarde uma versão que já vinha com diskete

Então, esse computador era demais, tinha os melhore jogos da época (depois do AMIGA, mas esse era caro e pouca gente tinha). Atari e Odissey ficavam a milhas de distância, não tinha nem comparação!!!

Quando você copiava o programa de uns livrinhos em basic, e você podia modificar o jogo, com algum conhecimento de basic, e até inventar jogos!!! Me lembro que eu e um amigo fizemos o "Banco Imobiliário", mui legal!

Ah, que saudade... Alguém sabe se existe um emulador pro Expert? Alguém tem esse computador ainda? Não devia ter passado o meu pra frente...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por AndréBH+30 jan 2004, 12:27-->
mmarcelocsouza@30 jan 2004, 12:17

Não só tive, como ainda tenho um MSX Hotbit  :D

Nó, cara, e aí, o seu é com drive de diskete ou sem? Você tem jogos, quais? Ainda liga de vez em quando?

Hehehhee, ta encostado em casa, não uso mais ele, o drive de disquete dele sumiu, mas tenho o modem e varias fitas de jogos da Microprose, comprava os games originais na propria loja da microprose na casa verde, era baratinho, nem sei se funciona mais, pois já tem quase uns 20 anos que eu tenho este MSX, quando quero relembrar os jogos deles uso o emulador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por mmarcelocsouza+30 jan 2004, 12:50-->
Postado Originalmente por AndréBH@30 jan 2004, 12:27

mmarcelocsouza@30 jan 2004, 12:17

Não só tive, como ainda tenho um MSX Hotbit  :D

Nó, cara, e aí, o seu é com drive de diskete ou sem? Você tem jogos, quais? Ainda liga de vez em quando?

Hehehhee, ta encostado em casa, não uso mais ele, o drive de disquete dele sumiu, mas tenho o modem e varias fitas de jogos da Microprose, comprava os games originais na propria loja da microprose na casa verde, era baratinho, nem sei se funciona mais, pois já tem quase uns 20 anos que eu tenho este MSX, quando quero relembrar os jogos deles uso o emulador.

Modem??? Essa é nova pra mim, como é, tem um navegador? Acho que naquela época nem existia isso... Pra que servia o modem?

Tem emulador pra ele? Qualé?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tive!!!

Mutio legal. Mas o melhor mesmo era programar em Basic. Dava pra fazer uns joguinhos toscos.

Agora a lista de jogos:

Vernon strikes Back

Tinha um do Pinguim que era legal, não me lembro

Choplifter (bem lembrado)

Pac Man (tinha em 3d também, lembra)

E sim, tem emulador sim, basta procurar na NET...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por tabgal@30 jan 2004, 15:01

Eu tive!!!

Mutio legal. Mas o melhor mesmo era programar em Basic. Dava pra fazer uns joguinhos toscos.

Toscos, mas BEM TOSCOS mesmo, hehe...

Tinha um jogo genial chamado PAYLOAD, premonição do GTA, você dirigia um caminhão por uma cidade completa em busca de missões, a cidade tinha sinal de trânsito, posto de gasolina e o escambau, pegava uma missão, que era entregar uma carga, na mesma cidade e até em outra cidade, genial!!!

Eu lembro desse pinguim, mas tinham jogos melhores, como SURVIVOR, um jogo de horror bem lesgal mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...
  • 7 meses depois...

Cara! estava procurando outra coisa no forum e não resisti em postar nesse papo do MSX.

Tenho três MSX Expert, 1.0, 1.1, e Hot Bit.

O que eu mais gostava era programar em Basic para controlar alguma coisa pela paralela. Fiz sequencial de oito canais que tinha inúmeros efeitos (um sequencial vagabundo nas lojas especializadas era muito caro).

Quanto aos jogos, eu adoro o Galaga, King Mare, Rally-X que a´te inventaram uma versão erótica (Rally Sex), Castle e ums joguinhos em Basic que eu gostava de ficar modificando (Senha e Genius).

O meu primeiro MSX não tinha Driver de disket, eu usava um gravador K7, e ficava ajustando a cabeça (azimute) para conseguir carregar um jogo. Um dia vi um anuncio no jornal, da venda de um driver, não perdi tempo, corri e comprei (Driver 5" 1/4 com interfase DDX, lembra? tinha tambem da Microsol). Mas tinha um problema, a fonte que ficava dentro do driver aquecia muito e se deixasse um disket lá dentro, ele estragava, resovi o problema deixando a fonte do lado de fora. Depois de um bom tempo consegui um driver de 3" 1/2. Nessa época o PC XT estava fazendo fama.

Eu fazia eletrônica (2º Grau), e durante uma feira de ciências, quando estava montando um MSX, os outros alunos ficavam de gosação por eu estar colocando em uma feira tecnológica um computador do tempo do Bumba, enquanto que eles estavam exibindo os PCs com WinWord.

Todo mundo estava em volta dos PCs, e quando colocamos a parafernada para funcionar controlada pelo MSX, e ainda colçocamos Nossa voses sintetizadas pelo MSX para falar (coisas que nem os PCs faziam), ficaram todos de queixo caido.

Eu ainda usava o MSX para jerar textos no início de filmagens em VHS. estes textos eram feitos no Graphos III ou em Basic.

Nos Natais e comemorações de final de ano, eu controlava as luzinhas que enfeitavam as janelas de minha casa, fazendo efeitos que deixavam as luzinhas do Paraguai serem apenas pisca-pisca.

Tá ai um pouco de como eu curtia esse micro, e ainda vou curtir.

Um abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

cara, que legal esse tópico q você abriu.. eu já tive tudo isso aí que você citou.. MSX, Commodore Amiga 500, 600, 1200, etc.. os jogos de amiga são bem mais lokos do que os do MSX...

mas hoje em dia o PC domina e os Amiga estão lá encostados com uma porrada de jogos em diskete 3 1/2 pegando poeira.. hehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...