Ir ao conteúdo

Quantos aparelhos é seguro colocar numa mesma tomada?

Espartano

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal.

Essa é uma dúvida que sempre me atormentou - quantos aparelhos é bom colocar numa mesma tomada?

Em geral eu coloco no máximo uns 3, e outros numa outra taomada na mesma sala. Faz diferença? Como é um apto. alugado, nao sei como é o esquema das tomadas.

Vou comprar um filtro de linha bom, será que posso colocar todos aparelhos nesse filtro? No caso são PS3, Wii, TV plasma, telefone, mini-system, e ocasionalmente meu notebook.

Ou é melhor comprar já 2 filtros pra separar as conexões?

Obrigado!

Postado

Na minha opinião, 1 aparelho. Coloque um filtro de linha decente e, nele, os demais aparelhos. O problema de extensões de benjamins não é tanto a carga, mas a má qualidade de tais produtos, com riscos de incêndio, curto circuito, etc.

Postado

O Ideal é que não ultrapasse 10A por tomada, que é a corrente suportada pela maioria das tomadas instaladas no Brasil, mas a maioria estão "protegidas" por um disjuntor de 20A...

Há casos em que por economia ou desconhecimento ou instalação antiga, as tomadas foram instaladas com uma fiação fina demais, 1,5mm2 e ainda assim protegidas por disjuntor de 20A, seria prudente então não ligar muita coisa por tomada, é prudente manter abaixo dos 10A a não ser que você saiba que a tomada e fiação como todo suporta.

PS: Não confunda os amperes de saída de uma fonte com os amperes de entrada, o que vale pra tomada é o de entrada! To falando isso porque ja vi gente fazendo a maior confusão com isso...

• Membro VIP
Postado

A resposta para essa pergunta, na ponta do lápis, deveria ser customizada e condicionada a sua instalação. Em algumas instalações se poderia tolerar tranquilamente e de modo seguro digamos 1.500 Watts ou mais até se a alimentação fosse com 220 Volts e não 127 Volts... Outras instalações se sabe nem com 1000 Watts estariam confortáveis.

Depende portanto da fiação, das tomadas, dos disjuntores, da fiação de entrada, de uma série de fatores..

Para buscar um denominador comum pense em algumas variáveis... Um aspirador de pó pode drenar bons 1.000 a 1.300 Watts, e é ligado na tomada (diversas delas) e você tem visto dar problemas ai???.

Um ferro elétrico pede 1.000 a 1.500 Watts e também disputa diversas tomadas na nossa casa..

Esse valor dado citado pelo _rau_ me parece muito prudente, de 10 Amperes no máximo por tomada. Isso em 127 Volts daria 1.270 VA e em 220 Volts daria 2.200 VA.

Veja que mesmo em 127 Volts não vai ficar muito fácil de você extrapolar esse valor de potência, mesmo com TV + PC + Impressora multifuncional + Game + Som + Notebook.. Faça a conta para ver..

Abraço...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!