Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

[PASCAL]Como usar a unit window?


JosimarBG2009

Posts recomendados

  • Membro VIP
Aí pessoal, será que alguém poderia demonstrar como utilizar essa UNIT(windows).

Se possível apresentar alguns exemplos. E onde encontro boas apostilas e referencias para leitura?

:)

Olá.

Eu particularmente desconheço esta unit window (nem windows). Eu conheço sim um procedure (precedimento) da unit CRT, que tem a finalidade de definir as margens (que creio que você já conheça). Possa ser também que ela seja do Delphi...

Eu pesquisei também na net mais não vi nenhuma referência.

Aproveitando vou dar um pitaco sobre a preocedure window da CRT:

windows(x1,y1,x2,y2);

x1,y1 é a coordenada da borda superior-esquerda;

x2,y2 é a coordenada da borda inferior-direita.

A tela padrão do pascal é 80x25, logo sendo:

windows(1,1,80,25);

Mas pode variar de pascal para pascal... (inclusive pela configuração do SO (no caso MS Windows). Tem versão que ficam 80x43)

windows(1,1,80,43);

Eu uso o Turbo Pascal 7.1, aqui está com 25 linhas mesmo. No TP7 eu sei que dá para mudar a resolução do editor de código para 43, mas para mudar o programa em si tem que usar alguns comandos da unit graph, mas que no momento eu não sei quais são.

Quando um novo tamanho de janela é formado, as coordenadas XY vão ser relativadas, ou seja, vão ser de acordo com as novas dimensões - assim a posição 1,1 vai ser a primeiro "ponto" da nova janela, assim como ao dar um ClrScr somente esta janela vai ser apagada. Mas ao configurar um outra nova janela ela vai ser sempre baseada no tamnaho padrão... logo 80x25 ou 80x43 (ou por outra que porventura existir).

PS: Se alguém souber como muda a resolução de um programa também ficarei grato.

Fico no aguardo

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

A unit Windows existe sim, encontrei poucas referências, mas vejam uma de suas utilidades (consegui fazer usando o assistente de mensagens do Dev-Pascal):


program Mensagem;
uses
crt,windows;
begin
repeat
clrscr;
if MessageBox (0, 'Escolha uma op'+chr(231)+chr(227)+'o:' , 'Bom dia!', 0 + MB_YESNO + MB_ICONQUESTION) = IDYES
then
writeln('Voc',chr(136),' clicou em "Sim".')
else writeln('Voc',chr(136),' clicou em "N',chr(198),'o".');
delay(2000);
until 5=8; [I]{ou seja, para sempre}[/I]
end.

Outro programa com a unit Window (exemplo que acompanha o Dev-Pascal):

(clique)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!