Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

M4A785-M Problema Fan


golfcharlie

Posts recomendados

Adquiri essa placa mãe, porém o cooler do processador só roda à 1100 rpm. Já habilitei e desabilitei as opções no setup e nada. Atualizei a bios e nada. Se ligar ele sem o 4° fio (amarelo), ele fica entre 4000 e 5000 rpm. Pesquisei em outros tópicos, e vi que tem gente na mesma situação. A placa é muito boa, creio que uma atualização de bios pode resolver, mas as disponíveis no site da Asus não resolveram. Alguem pode me dar um help por favor?!?!?!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, desabilitei o cool n quiet, habilitei e desabilitei o smart fan, e nada. O problema é que no setup e durante jogos, o processador chega a 78 graus. Coloquei um fan de 80mm na janela do gabinete jogando ar direto em cima do processador e vou fazer uns testes pra ver se a temperatura fica abaixo de 60 graus. O processador é um Phenom X4 945. O pior é que nem adianta eu comprar um cooler mais potente, por que o problema tá no controlador da placa mãe mesmo, mais especificamente no que controla o fio amarelo, acho que é PWM (me corrijam se estiver errado).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelas respostas. Acho que vou testar com outro cooler primeiro, por que vi relato em outro fórum, de um cara com um X4 945 c/ cooler box, em outra placa mãe, que do nada o cooler não passa mais de 3200rpm. E ele jura que antes chegava até 5000 ou 6000 rpm. De repente pode ser um bug do próprio fan que tá vindo nesses 945. Muito obrigado a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 11 meses depois...

Finalmente, depois de quase 01 ano (rsrsrs) consegui resolver esse problema. Estava ocorrendo um curto entre a parte de trás da placa-mãe e o local onde é parafusado a placa, pois como podem ver, o furo da placa-mãe é bem do lado do conector do cooler do processador. E por coincidência, meu gabinete Leadership Blue Eye, a bandeja da placa-mãe tem um "degrau" onde vai o parafuso, diferente de outros gabinetes em que temos que colocar uma espécie de suporte/porca/parafuso, para que a placa-mãe não encoste na bandeja.

Teve até um estrangeiro que tava com o mesmo problema e postou no site de suporte da Asus, mas não teve solução. A princípio parecia ser problema de bios ou então o PWM defeituoso.

A solução foi colocar um pedaço de papel para isolar a área do conector do cooler e a bandeja da placa-mãe. Antes, o cooler box não passava dos 1.100 rpm a não ser que fosse desconectado o fio amarelo do PWM. Depois, troquei por um Hyper 212 e também não passava dos 780 rpm. Agora, ele inicia nos 980 rpm e vai aumentando a rotação de acordo com a temperatura. Com o Q-Fan desativado, fica em 2.100 rpm.

Foi muita sorte não ter queimado nada, nem ficar travando durante esse tempo.

Achei importante divulgar a solução aqui, pois placas-mãe com esse mesmo layout e com a coincidência da bandeja do gabinete ser igual ao meu, poderão ter esses mesmos problemas.

post-30519-13884958752961_thumb.jpg

post-30519-13884958753341_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu, foi realmente interessante, você postar a solução do problema, aparentemente uma coisa complicada, que no final, era de simples solução. Vivendo e aprendendo, tambem na Informática. Com relação ao fato de não queimar nada, nesse ponto a Asus é excelente, ele tem um circuito extremamente protegido para curtos. Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...