Ir ao conteúdo

Controlador de Ventoinhas/Fans

xineis

Posts recomendados

Postado

Bom, não sei se esse é o lugar certo para postar, mas não achei um lugar no qual esse tópico se encaixasse melhor...

Eu estou terminando de montar o PC da assinatura, e gostaria de comprar um controlador de ventoinhas (ou fans, dá no mesmo) para as ventoinhas (:D).

Isso, porque parte das que eu comprarei são Scythe Ultra KAZEs, que para quem não conhece faz muito barulho.

Então fui pesquisando e percebi que muitos dos controladores chegam a fornecer 10x mais Watts do que o necessário para um único ventilador normal (pois alguns fans da Delta ou San Ace chegam a consumir incríveis 30W). Ou seja, é possível que eu conecte mais de um fan por canal.

Porém, após pesquisa, percebi também que cada canal é feito para um único fan, e que ao conectar mais de um fan através de um splitter, a potência é dividida entre os fans, e pode ser que deixem de funcionar na capacidade máxima.

Aí veio a dúvida, essa "potência" dividida é a wattagem (W) ou é a tensão (V)? Se for a wattagem (não achei palavra melhor), então tudo bem, porque está sobrando watts; mas se for tensão, os fans não vão nem conseguir rodar na metade da capacidade total.

Como eu faço então? Eu estou planejando em conectar 4 fans (3,2W) em um canal, 2 ou 3 desses mesmos fans em outro, e o resto seriam os fans do case.

Como eu faço?

Obrigado!!!

Postado

opa!

se voce conectar mais de um cooler em um so canal, so a potencia vai ser dividida e nao a tensão, o unico risco, e a queima do controlador.

quantos coolers voce vai colocar no pceque controlador vai usar?

valeu!

Postado
opa!

se voce conectar mais de um cooler em um so canal, so a potencia vai ser dividida e nao a tensão, o unico risco, e a queima do controlador.

quantos coolers voce vai colocar no pceque controlador vai usar?

valeu!

Quer dizer que dá pra conectar mais de um fan podendo fazer com que todos eles atinjam 12V, ou seja, a velocidade máxima?

Obrigado pela resposta cara! Tirou um grande peso das minhas costas!

Eu pretendo colocar o máximo possível de fans no meu gabinete, que é um Silverstone TJ-07.

Como vou usar também um sistema WC, serão: 5 ou 6 ventoinhas em baixo (nos radiadores), 1 de 120mm na frente, 2 de 92mm atrás e 2 de 120mm em cima.

Além disso, pretendo conectar também a ventoinha do cooler da memória, o G.Skill Turbulence.

Então seriam pelo menos 3 canais: 1 pro radiador maior, 1 pro radiador menor e o outro canal pras ventoinhas do case. Talvez eu divida esse último em dois canais, assim: 1 pras ventoinhas intake (3x120mm) e 1 pras de exaustão (2x120mm + Turbulence).

E qual controlador seria recomendável? Eu estava pensando no Scythe Kaze Master, mas aparentemente, a tle VDF dele vai perdendo o brilho com o tempo até ficar ilegível, como toda tela de VDF).

Ou então o Sunbeam Rheobus...

Muito obrigado mesmo!

Postado

A unica coisa que irá "dividir" é a wattagem e não a tensão, intão não existe nenhum problema em ligar por exemplo dois fans de 5w em um unico canal do controlador que suporte por exemplo 10w, da mesma forma tambem seria possivel por exemplo ligar 4 fans de 5w em um canal que suporte 20w.

Não conheço muitos modelos de controladores, tambem estou atrás de um bom para comprar, então não sei qual te indicar.

Postado

opa!

de quatro pinos eu acho difícil encontrar, ja de tres pinos encontra.

eu to montando um controlador para quatro coolers para mim, com potenciometros e transistores, essa semana creio que termino ele.

valeu!

Postado

E qual é a diferença entre o 4-pin e o 3-pin?

Há alguma vantagem?

Bom, usando um splitter 3-pin fica de boa então, né?

Mas e pra conectar mais de dois fans por canal? Se eu for conectar 4 por exemplo, eu conecto um splitter e depois em cada cabo eu conecto outro splitter?

Valeu!

E podem me recomendar um bom controlador? Ele deve ter pelo menos 12W por canal...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!