Ir ao conteúdo

D-Link 500B - Devo condenar meu modem?

Shinra Inc.

Posts recomendados

Postado

Senhores

Equipamentos: Possuo uma rede formada por um modem D-Link 500B, configurado em bridge, e um roteador wireless WRT54G2, configurado como DHCP. Meu computador está equipado com um adaptador de rede D-Link Wireless DWA-510 PCI Adapter 54Mbps 802.11g, e um adaptador de rede wired padrão da placa-mãe P5KC. Para proteção de software, utilizo Avast Home Edition, Malware Bytes, Comodo Firewall e CCleaner. Uso o Windows 7.

Histórico: Antigamente, eu morava em Curitiba, e esse modem me servia bem. A partir da metade do ano passado, começaram a ocorrer episódios em que a internet caía, e para que ela voltasse era necessário reiniciar o modem. Era esporádico.

Problema: Hoje me mudei para Belém, e utilizo a Velox 1MB (o máximo que essa empresinha mequetrefe oferece por aqui). O problema se agravou. Por diversas vezes, a conexão começa a ficar lenta e cai. O modem fica com as luzes Power, ADSL e Ethernet ligadas e estáticas, e a Data se apaga, parando de piscar, como seria o normal. O modem fica super quente. A única maneira de a conexão voltar é reiniciando o modem.

Até algumas semanas atrás, isso bastava para que a conexão voltasse. Agora, algumas vezes, a conexão não volta. Comunico-me com o WRT54G2 pelo gateway padrão e ele, ao tentar conectar com a internet, avisa "Cannot get IP address from PPOE server", ou algo assim. Reinicio o modem diversas vezes, até ele finalmente resolver funcionar.

Isso tem ficado cada vez mais freqüente.

Coisas que já tentei: Já tentei configurar o D-Link como router, como bridge, mudar modulação, ativar e desativar QoS, ativar e desativar Logs, já tentei acessar a internet diretamente no D-Link (sem wireless - nesses casos, noto que muitas vezes é difícil comunicar-me com o modem pelo gateway padrão, ele demora eras para responder, as vezes nem responde, sequer levanta o prompt para inserção de login e senha), tentei utilizar outros OS, outra máquina (notebook), e nada.

Dúvida: é certo que o problema é do modem ou ainda pode ser problema de minha rede telefônica ou da própria Oi?

Caso seja o problema do modem, qual vocês me indicam para substituir o D-Link?

• Membro VIP
Postado
Dúvida: é certo que o problema é do modem ou ainda pode ser problema de minha rede telefônica ou da própria Oi?
Sim, ou um ou outro. Ou até mesmo os dois ao mesmo tempo: modem e operadora da Oi, mas como? Você esta utilizando o mesmo modem em diferentes operadoras, ou regiões: mudam os equipamentos e a compatibilidade também fica diferente.

Portanto, o mais sensato da sua parte é ir ao site da D-Link Brasil, e checar se existe algum firmware mais atual e compatível com a sua operadora. Ao acessar o site, entre em contato com um técnico via Chat, ele poderá certifica-lo do melhor firmware à ser atualizado, e como.

Caso seja o problema do modem, qual vocês me indicam para substituir o D-Link?
Agora, caso atualização do firmware do modem não resulte em bons resultados, você tem um leque de excelentes modens, existe aqui nesta área, uma extensa lista de modens homologados e, no próprio site da Oi, uma outra lista ainda maior. Opções não faltarão.
Postado
Sim, ou um ou outro. Ou até mesmo os dois ao mesmo tempo: modem e operadora da Oi, mas como? Você esta utilizando o mesmo modem em diferentes operadoras, ou regiões: mudam os equipamentos e a compatibilidade também fica diferente.

Portanto, o mais sensato da sua parte é ir ao site da D-Link Brasil, e checar se existe algum firmware mais atual e compatível com a sua operadora. Ao acessar o site, entre em contato com um técnico via Chat, ele poderá certifica-lo do melhor firmware à ser atualizado, e como.

Agora, caso atualização do firmware do modem não resulte em bons resultados, você tem um leque de excelentes modens, existe aqui nesta área, uma extensa lista de modens homologados e, no próprio site da Oi, uma outra lista ainda maior. Opções não faltarão.

Esqueci de indicar na descrição, mas já testei vários firmwares, original de fábrica, da Oi, da Telemar, etc.

Quanto à indicação do modem, haveria alguma marca mais apta a trabalhar bem com o Linksys? Ouvi falar bem de Thomson e Siemens.

• Membro VIP
Postado

Você deve procurar uma marca boa para trabalhar com a sua operadora: o modem pode entrar em incompatibilidade com o DSLAM da sua operadora se não for homologado, mas não entra em incompatibilidade com rotedores.

Thomson SpeedTouch 510v6 e Siemens SpeedStream 4200 são uma excelente pedida.

• 2 semanas depois...
Postado

Resolvi tentar atualizar a firmware do modem uma última vez antes de condená-lo.

Olha o que ocorre: apesar da luz ethernet do modem piscar, quando eu o conecto à placa de rede do meu netbook, simplesmente fica um tempão tentando reconhecer a rede, e no final dá como sem acesso à rede. O ipconfig não acusa gateway padrão, e não consigo me comunicar com o modem. Já testei em outro note e deu na mesma.

É caveira de vez para o bichinho?

Postado

Passei por uma problema em um cliente, a internet dele caia direto, até que eu disse pra ele, mas não pensei que ia resolver, pra ele tirar o modem de cima do roteador, e não deu outra, está funcionando, não caiu mais.

Agora, veja os tópicos abaixo, sobre o d-link.

http://forum.clubedohardware.com.br/resolvido-d-link/488525

http://forum.clubedohardware.com.br/resolvido-link-caindo/524094

Se for trocar de modem, recomendo o modem TP-link TD-8810, esse modem é extremamente ventilado, não esquenta, é uma beleza, utilizo ele 12 horas por dia onde trabalho, e funciona sem problemas.

O Siemens Speedstream também é um excelente modem, bem rápido, mas esquenta um pouco, mas dentro do normal.

Postado

É, este modem não tem mais jeito mesmo.

Apesar de eu não manter os dois colados, a temperatura aqui em minha cidade chega até 35º...

Tinha decidido comprar o Siemens, mas parece que esse modem parou de ser produzido, e agora quem o tem em estoque está pedindo de R$ 200,00 a R$ 300,00! Absurdo!

Agora estou entre o Thomson Speedtouch e o TP-Link. Alguém tem alguma dica adicional?

Ah, e encontrei dois modelos do TP-Link a venda: o 8810 e o 8816. Qual a diferença entre eles?

Postado

Chegou o meu Tp Link TD 8816.

Aposentei o DLink 500B e configurei esse novo modem como bridge, para que ele trabalhe junto com o router Linksys.

Os travamentos pararam. O 500B simplesmente parava, o led DATA parava de piscar e o ADSL ficava acesso.

Com esse TP Link, a conexão se tornou muito mais estável. Não há travamentos. Entretanto, de tempos em tempos (aproximadamente 1 hora), a conexão cai, e o led ADSL se apaga. A conexão retorna sem necessidade de reiniciar.

Alguém sabe o que isso pode ser? Eu procurei configurar o modem certinho, mas tem muitas opções que eu não estou acostumado, como os tais de PVC e um negócio chamado Annex (outra coisa, não achei nenhum lugar para configurar o DMZ).

Agradeço se alguém puder me dar uma luz.

Postado

Faça um teste, tire todos os telefones e aparelhos conectados a linha, e veja se a internet vai cair, faça esse teste. Tem filtros adsl nos telefones? se não tiver, pode ser a causa das quedas, em todas os telefones da casa tem que ter um filtro adsl, só não pode ter filtro o modem adsl, a ligação dele para a parede.

Em casos aqui na cidade, eu recomendo para o pessoal que tem problemas assim, é mandar trocar a fiação do telefone, e ligar do poste diretamente ao modem, um fio separado, pois a fiação interna até chegar na tomada que você está utilizando passa entre várias coisas, pode ser que passa junto a cabo de energia, que não pode, pode ser que um rato roeu e ta causando mal contato, há várias causas, e pelo menos aqui na cidade é um dos maiores problemas, fiação, mas não esqueça dos filtros adsl.

Postado

Só tenho um telefone, e utilizo microfiltro nele.

Analisei melhor a instabilidade, e percebi que a quantidade de quedas é influenciada pelo horário do dia.

Pela manhã, tenho cerca de 5 quedas. Pela tarde, em torno de 2 quedas, e, de noite, nenhuma queda.

Um dado que talvez possa ser relevante: aqui, de dia, a temperatura pode chegar a até 35º, e de noite gira em torno de 25º.

Também percebi que o tipo de aplicação (download, P2P, jogos ou simples navegação) e a intensidade de uso da banda não influem na instabilidade. Ela parece ocorrer independentemente do uso.

Isso ajuda a diagnosticar se o problema está no modem, fiação ou operadora?

• Membro VIP
Postado

Pelos sintomas apresentados, tem tudo pra ser um alto índice de ruído na linha de telefone, seja na sua interna ou na externa (da operadora).

Ou seja, para que o ruído em sua linha não ocorra é preciso que a relação Sinal-ruído em sua linha ADSL esteja com valores acima de 11dB (decibéis), independentemente da Atenuação de linha, que precisa estar abaixo de 55dB para não ocorrerem quedas no sincronismo do ADSL.

De qualquer forma, e pelo que você já fez até aqui, já vale à pena estudar a possibilidade de rever todo o seu cabeamento telefônico, e o malogrado contato com o suporte técnico da operadora, que DEVERÁ tratar o problema se for confirmado o alto índice de ruído na linha externa.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...