Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte queima por causa que a voltagem sobe demais ?


marcos90

Posts recomendados

Qual a causa de queima de uma fonte ? É porque a fonte abriu o bico e as tensões ficaram acima do 13 volts ? Ou a variação demasiada ? tipo , ela cai para uns 9 volts e sobe pra 12 volts repentinamente ?

Tenho uma fonte aqui que sempre fica marcando uns 10 ou 11 volts . Teoricamente ela nunca vai queimar nada ? só corro o risco do micro "apagar"por falta de tensão ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Qual a causa de queima de uma fonte ? É porque a fonte abriu o bico e as tensões ficaram acima do 13 volts ? Ou a variação demasiada ? tipo , ela cai para uns 9 volts e sobe pra 12 volts repentinamente ?

Tenho uma fonte aqui que sempre fica marcando uns 10 ou 11 volts . Teoricamente ela nunca vai queimar nada ? só corro o risco do micro "apagar"por falta de tensão ?

Você está falando de fonte de PC???

Se sim saiba que seu PC nem sequer ligaria se a tensão de 12 estivesse em 10 Volts... Você deve estar medindo essa tensão com algum elemento inadequado, por exemplo algum SW de medida desses da PC, o Everest, o Pc Probe, o Speed Fan pou a própria BIOS.. Nenhum vai te dar nenhuma leitura decente... Tensão tem que ser lida com multímetro... O resto é resto..

Fontes queimam por ser ruins, por não aguentarem a potência demandada, por surtos de tensão, etc...

Não tem nada a ver com sua tensão de saída, que se a fonte for estabilizada, não deve variar mais do que de 5 a 10%...

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você está falando de fonte de PC???

Se sim saiba que seu PC nem sequer ligaria se a tensão de 12 estivesse em 10 Volts... Você deve estar medindo essa tensão com algum elemento inadequado, por exemplo algum SW de medida desses da PC, o Everest, o Pc Probe, o Speed Fan pou a própria BIOS.. Nenhum vai te dar nenhuma leitura decente... Tensão tem que ser lida com multímetro... O resto é resto..

Fontes queimam por ser ruins, por não aguentarem a potência demandada, por surtos de tensão, etc...

Não tem nada a ver com sua tensão de saída, que se a fonte for estabilizada, não deve variar mais do que de 5 a 10%...

Abraço...

Opa ! É fonte de PC sim .

Pois é ... eu 2 pcs velhos em casa , que estão com valores totalmente malucos . Um celeron D fica marcando 10 volts , com mínimas de 6 volts e máxima de 14 volts pelo programa CPUID monitor e também pelo Everest .

Na bios fica marcando 12,99 volts . Os sintomas são que o pc fica lerdo , só

não troquei porque quase nao uso esse pc , mas já estava assim há mais de 1 ano .

No outro pc , Athlon xp 2200 , fica mais "estável" , ele marca 13,35 volts , com picos de 13,88 volts e mínima de 12,99 volts . Será que já teria queimado o pc ,caso os valores fossem reais ? Estava vendo as temperaturas da cpu e do hd , e estão dentro dos parametros .

Já uso há bastante tempo com essa fonte . Na verdade , eu troquei os capacitores e estou usando já há quase 6 meses , sem problema algum .

Ainda preciso comprar um Multimetro digital porque o que eu tenho é um analógico e meio impreciso e uma fonte nova .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ainda preciso comprar um Multimetro digital porque o que eu tenho é um analógico e meio impreciso e uma fonte nova .

Pode ser desses daqui, de camelô ou do ML. Eles tem a precisão necessária para você fazer uma boa leitura de tensão ai..

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-138514569-multimetro-digital-bateria-inclusa-garantia-nota-fiscal-_JM

Fora disso, esqueça.. Leituras via Software, no PC, valem menos que nota de R$ 3,00

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso que o faller disse é completamente verdade pois pelos programas minha fontes entrega na linha de 12v 8,40V porém no multimetro os valores ficam variando entre 11.82V até 12.14V, ou seja, esta dentro das normas da ATX.

Porém se você medir com o multimetro e os valores forem baixos ai você estar com problemas em suas fontes explicando a origem dos problemas descritos por você.

Vale lembrar que a tensões tem que ficar dentro de uma margem de 5% para + ou para - nas tensões positivas e 10% para + ou para - nas tensoes negativas. Se as estiverem tudo bem, mas se estiver fora troque essas fontes o mais rápido possível pois poderá danificar o seu PC, se já não danificou.

Leia em artigos aqui no CDH pois não é somente as tensões erradas que podem ocasionar erros no PC também existe os níveis de ruído que são bastante destruidores.

Falowwww ae.PANAO

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!