Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ajuda com gerenciamento de rede no Windows 2008 Server


darksky

Posts recomendados

Boas pessoal,

Administro a rede de uma empresa que possui 73 computadores, um servidor de dados e um link de Internet de 10Mbps/1mb upload.

Infelizmente, por força maior, o servidor de dados acabou por ser um servidor multiuso rodando Windows Server 2008, é apenas um Core 2 Quad Q6600 com 4GB Ram.

A rede, num todo, conta com diversos hubs da Cisco de 16 portas de 100Mbps, improvisei uma gambiarra que faz o balanço de carga com 2 placas de rede PCI-Express de 1Gbps.

Cada usuário possui 2GB de dados no servidor que é sincronizado automaticamente "Meus Documentos" se houver mudanças nos arquivos. São muitos documentos, normas, relatórios etc etc e tal. Para sustentar isso tudo, a mágica fica com 4 HDs de 500GB em Raid (1TB totais). Não há uma preparação mais profunda visto que não liberam verbas para investimentos no setor de TI da empresa já há algum tempo. Mas essa parte, graças a deus, funciona muito bem. Para terem uma ideia, esse servidor Core 2 Quad Q6600 foi projetado para 11 computadores, hoje há 73...

Quanto a Internet, o servidor se encarrega do compartilhamento também e todas as estações precisam acesso a Internet só que eu tenho um pequeno probleminha...

Já ouviram falar de Orkut, MSN, Tribalwars, Colheita Feliz entre outros? Pois é... Muitas vezes estamos com Internet lenta devido a essas peculiaridades.. O meu maior inimigo num momento estão sendo os jogos Flash que não posso bloquear de uma hora para outra pois vão reclamar de outros sites que não abrem. Monitorei um jogo de RPG que é de Flash, "Imperia Online" estava usando constantes 5-60kb/s em uso, imagina 70 estações em uso com isso?

Decidi bloquear via GPO no Internet Explorer e adicionando entradas no DNS, até mesmo tentei adicionar o IP dos sites no Firewall, porém, são diversos.

Minha receita final foi usar o OpenDNS, já que as estações não possuem permissões para mudar configurações de IP... Só que... Ainda sim alguns usuários conseguem acessar diversos sites e ficam à toa sem fazer nada além de usar banda preciosa.

Se algum supervisor, chefe, diretor, papa que seja ver alguém de bobeira, já começo escutar besteiras por causa disso, não é exatamente minha responsabilidade mas fazer o que?

Outro problema é que, os sites precisam funcionar, carregar por completo se não tudo é culpa administrador da rede.

Primeiramente, gostaria de saber o que eu posso fazer para acabar com essa palhaçada na empresa, tenho algumas opções mas os recur$o$ disponiveis já estão comprometidos com infra-estrutura.

Se alguém puder me ajudar com isso, ficaria muito agradecido!

  • Limitar banda para uns 100Kb/s por IP;
  • Bloquear sites num geral, de forma fácil que não afete o resto;
  • Deter proxys do tipo hidemyass;
  • Monitorar o que está sendo usado por máquina vs Internet;
  • Traffic Shaping.

Sei de vários programas que podem resolver meu problema mas só vou conseguir recursos em julho. Alguma dica de como eu poderia resolver parte do meu problema? Grato!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Celso,

Eu já tentei sim, porém causou diversas telas azuis e só desinstalando para resolver o problema, porém, não investiguei a fundo.

Tenho alguma experiência com Linux, achas que uma máquina com Duron 900Mhz resolve o problema? Teria de brincar um pouco com isso, bem que a Microsoft poderia ter incluido esses tipos de recursos no Windows Server...

To cogitando o Isa Server também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Celso,

Eu já tentei sim, porém causou diversas telas azuis e só desinstalando para resolver o problema, porém, não investiguei a fundo.

Tenho alguma experiência com Linux, achas que uma máquina com Duron 900Mhz resolve o problema? Teria de brincar um pouco com isso, bem que a Microsoft poderia ter incluido esses tipos de recursos no Windows Server...

To cogitando o Isa Server também.

Eu recomendo o ISA, ou como é chamado agora na última versão, Forefront TMG 2010. Junto com um aplicativo terceirizado, chamado Bandwidth Splitter (www.bsplitter.com) você consegue fazer o traffic shapping completo, por horario, cotas de uso, etc, etc, etc. O programa é incrivel.

O problema é que você disse ter recursos limitados $$$$, o Forefront TMG 2010 só roda em Windows Server 2008 x64, então vai precisar de máquina nova. O valor do Windows Server e do Forefront TMG eu não sei, pois aqui na empresa temos pacote de produtos da Microsoft. O Bandwidth Splitter até 100 usuários custa U$700,00.

Recomendo você preparar uma apresentação para os diretores com esses produtos, mostrando os benefícios que este gasto inicial trará. Maior produção dos funcionários, internet melhor utilizada, etc.

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...