Ir ao conteúdo

HD fazendo barulho estranho

Sedated

Posts recomendados

Postado

Amigos, apesar de ter me cadastrado exatamente agora, faz alguns anos que frequento o Clube do Hardware, que é uma grande fonte de informação. Pois bem, chega de bajulação e vamos ao problema. Meu HD (Hitachi HDP7250) vem fazendo um zumbido há cerca de uma semana. Não há nenhum padrão nesse acontecimento, independente do PC estar trabalhando duramente ou nem sendo usado, o barulho volta e meia acontece.

Até o momento, o PC está funcionando normalmente, sem travadas. Executei o SMART e ele está dando resultados dentro dos padrões, sendo que a temperatura máxima chega a 42ºc.

Pois bem, devo me preocupar? Levo num TI ou já devo encomendar outro HD?

Postado

Sedated

Essa é uma duvida de grande interesse meu, não venho aqui pra dar uma solução mais venho pra dizer que estou com um problema parecido.

Tenho um HD Samsung Sata II 160GB, a algum tempo ele vem fazendo um zumbido curto e logo depois do som faz um som como se a 'agulha' (se é assim que eu posso chamar) encosta no disco, isso em questão de segundos e o estranho é que isso acontece mais o sistema não trava, fica normal, isso acontece em intervalos de horas.

Já troquei o cabo de dados e o cabo de alimentação e continua, meu medo é que com o passar do tempo isso danifique o HD coisa que eu acho bem provável.

Postado

Ypsilon

É, parece basicamente o mesmo problema. No meu caso o barulho é um zumbido rápido, como se o disco aumentasse a velocidade rapidamente. Não é muito alto, com a TV ligada já fica praticamente inaudível, mas há também uma trepidação que sinto na gaveta do teclado (sim eu uso um desk com gaveta de teclado).

Tente usar o Active SMART pra ver se ele pega alguma anormalidade, embora eu não esteja muito confiante nele.

Meu medo é que o HD morra do nada, me mudei há pouco e estou impossibilitado de fazer um backup do que realmente preciso, no momento. :(

• Membro VIP
Postado

Gente, façam o backup de tudo que tem neles. Barulho no HD é que geralmente está indo pra outra. Gravem em DVD, copia em outro HD sei lá... mas não deixa somente nele não.

Não vale a pena consertar HD (quando daria pra consetar, as vezes nem isso dá) devido aos preços relativamente baixos baixos deles.

O que podem fazer pra dar uma olhada, é rodar o software utilitário do fabricante do HD e verificar que mensagens ele te dá!

Abraços

Postado

Sedated

Baixei o Active Smart mais não consegui instalar, ele é compativel com Windows 7? :confused:

Mais então, baixei outro programa HD TUNE PRO, fiz uma scaneamento "Error Scan" e nenhum erro foi encontrado e na opção "Heath" esta como "OK".

E a temperatura varia de 39 a 41ºC, acredito que esta tudo OK, mais esse zumbido continua. (_(

Postado

Meus caros,

Para o HD Hitachi comentado acima baixe este programa, copie num CD e faça a instalação dele. É um programa original da Hitachi para fazer a verificação de HDs.

Para o HD Samsung, vá neste link e baixe o programa recomendado. Leia as instruções e siga os procedimentos.

Abraços.

Postado

Instalei o Hitachi Feature Tool e acusou tudo como funcionando normalmente. Poderia ser um barulho de desgasto comum? Ele deve ter no máximo um ano e meio de uso, saliento novamente que não há lentidão, travadas ou qualquer sintoma de anomalia sendo refletidas no software.

Apenas os barulhos e pequenas tripidações continuam. Mais tarde irei abrir o gabinete, quero ter certeza que é o hd. Um amigo meu me disse que poderia ser um cooler meio solto ou com mau contato. Irei verificar, mas pela "localização" do barulho parece ser o hd mesmo.

No momento, acabei de dar boot no PC e ele está trabalhando à 28ºc e nada de barulho, irei ficar de olho pra ver se começam quando chegar aos 40ºc+. Notei também (agora enquanto escrevia) que o Active Smart acabou de mudar o status que antes estava em "normal" para "good", ou seja, algo estava pior antes. Enfim, reportarei qualquer novidade. Ypsilon, nos mantenha informados também!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!