Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte ThermalTake


flipkale

Posts recomendados

Olá companheiros do Clube do Hardware, acho que tenho um problema com minha fonte.

Segue a configuração do computador:

Processador: AMD Atlhon X2 6000+ 3.0Ghz

Memória: 4GB(2x2) Kingston 800Mhz

HD: 1TB Barracuda

Placa de vídeo: Sappphiretec HD3870 512MB GDDR4

Fonte: P/N: ThermalTake 550W Real W0330RU (Modelo: PP-550PL1NC)

Placa Mãe: ECS MCP78M-A Black Series

Uso o programa SpeedFan para monitorar as temperaturas do computador, inclusive as vontagens... hoje me deparei com essa tensão da saída +12V.

[Não sei se sempre foi essa pois não costumo olhar a tensão e sim a temperatura.]

Segue a imagem:

12v.png

Isto é normal?

A Configuração que fiz bate com a fonte que estou usando?

Alguem sabe me responder? Fico no aguardo, valeu galera!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A Configuração que fiz bate com a fonte que estou usando?

Alguem sabe me responder? Fico no aguardo, valeu galera!

Foi uma escolha infeliz, não é mesmo? já que custa o mesmo que uma Corsair 400, uma OCZ 400 e mais que uma Ice Age 450W. Mas tem potência de sobra para seu computador. Querendo saber as tensões corretas use um multímetro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Foi uma escolha infeliz, não é mesmo? já que custa o mesmo que uma Corsair 400, uma OCZ 400 e mais que uma Ice Age 450W. Mas tem potência de sobra para seu computador. Querendo saber as tensões corretas use um multímetro.

Não acho que foi uma escolha infeliz meu amigo, o problema é que não acredito no programa. O próprio multimetro me dá constante 12v. Agora tive a certeza, não tenho o que me queixar desta fonte, ótimo preço e ótimo desempenho(até agora pelo -). Extremamente silenciosa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Colega flipkale

A questão não é acreditar no programa ou não, e sim no casamento entre programa (qualquer um deles, seja o Speed Fan, o Asus Probe, o Everest ou o que o valha) com os CI´s responsáveis pelo sensoramento das tensões e temperaturas inclusive...

Não existe nenhum padrão para isso dai e cada fabricante de CI faz a coisa de um modo diferente e assim vai... Não vai dar certo nunca.

Aliás, não seria nem necessário checar com o multímetro para sacar isso dai, uma vez que qualquer PC com a tensão de 12 Volts abaixo dos 11 Volts nem ligaria (na verdade é tolerada queda dos 12 Volts somente até 11,4 Volts...)... Mas checando com o multímetro fizeste a coisa certa...

O que o colega Kayke quis dizer por escolha infeliz foi o fato de você se atirar em uma fonte, antiga pacas, de baixa eficiência (70%) e com condições de entregar somente 29 Amperes nas linhas de 12 Volts... Isso dai faz dela uma fonte, para as configs contemporâneas como a sua, quase equivalente a uma OCZ400SXS, que entrega 31 Amperes ai nessa tensão, e é uma fonte de 400 Watts...

Não consegui buscar na página atual da Thermaltake os detalhes dessa sua fonte (pois foi descontinuada já tem algum tempo) mas nos meus registros tem a descrição dela , resumida, tirada da própria página, à época em que lá estava..

Dê só uma comparada nos dados de uma e de outra..

ThermaltakeW0330RU550Watts.jpg

OCZ400SXS.jpg

Veja que a TT W0330RU consegue entregar 29 Amperes nas linhas de 12 Volts (29x12=348 Watts) enquanto a OCZ entrega 372 Watts ai nessas mesmas linhas (372/12 = 31 Amperes). Ou seja, uma fonte de 400 Watts entrega na verdade cerca de 24 Watts a mais que essa sua dita de 550 Watts (só em uma config de 10 anos atrás)

Além dessa sua TT não dispor de PFC ativo enquanto a OCZ dispõe, e além disso tem eficiência que chega aos 84% em meia carga...

Isso não quer dizer que a fonte não vá aguentar seu PC. Aguenta sim... Uma fonte de bons e úteis 350 Watts o faria com muita folga (essa OCZ400SXS seria uma ótima fonte para ele)..

O recado que não quer calar é... Parem de comprar fontes somente pela potência declarada no nome, entrem mais a fundo e larguem da doença chamada de potenciolite aguda, pensando que seu PC necessita de 500, 600 Watts e coisas assim...

Algumas boas dicas de leitura para não te enganares da próxima vez:

Como escolher a melhor e mais adequada fonte para seu PC

Entendendo as Especificações e Etiquetas das fontes para PC

Fonte com PFC ativo - Matando a cobra e mostrando o PAU

Demanda das placas de vídeo x Dimensionamento da Fonte de Alimentação

Como saber a Máxima Potência Útil de uma fonte??

Como saber a corrente combinada das linhas de 12 Volts em uma fonte multilinhas???

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!