Ir ao conteúdo

Como limpar placa de vídeo?

PK7

Posts recomendados

Postado

Pessoal,moro numa area em que há muito acumulo de pó,e ai consequemente acaba sobrando pro meu PC,vi que já algum volume de pó dentro do gabinete e em cima da placa,ai queria saber como é a forma mais correta de limpar a placa...pensei em passar um cotonete e ir tirando...

• Coordenador
Postado

Você pode usar um aspirador de pó ou um compressor de ar, na falta dos dois, use um pincel macio mesmo...

Aguarde outras dicas!...

Postado

1 - como o Bcpetronzio já disse, primeiro dê um jato de ar (é mais eficiente que tentar aspirar) na placa. Isso pode ser feito com alguns aspiradores que tem a função de inverter, com compressores de ar, com sprays de ar comprimido próprios pra isso, ou com secadores de cabelo que possuem a opção de soprar ar sem aquecer (o Taiff Power da minha mãe, por exemplo, tem). Se você for fazer isso sem retirar a placa de video da placa mãe, faça com o gabinete totalmente aberto e numa área onde essa poeira poderá se dispersar sem problemas. É muito provável que, neste caso, muita poeira que esteja dentro do gabinete voe na tua cara também, esteja preparado pra isso. Este artifício também serve pra você dar uma geral interna no gabinete.

2 - Depois do passo 1, você pode ainda, para finalizar:

a) passar um pincel anti-estático para remover aquela poeira que ainda ficou colada (embora tenha gente que passe pincéis comuns mesmo sem problemas. No teórico, a estática criada pela fricção das cerdas do pincel pode danificar a placa; na prática, as pessoas ignoram isso e a maioria sai ilesa. Uma minoria desafortunada tem a placa queimada).

B) passar um cotonete embebido em alcool isopropílico para ir removendo o que sobrou (ou alcool absoluto, ou alcool anidro, ou simplesmente alcool puro, são todos nomes diferentes para a mesma coisa. O alcool desses de limpeza doméstica é hidratado, ou seja, tem água em sua composição, pois essa é a fórmula ideal para matar germes. Infelizmente, essa hidratação pode acelerar um processo de oxidação em terminais eletrônicos, por isso o alcool para limpeza de placas de circuito impresso e afins é aquele sem água em sua composição).

c) comprar um limpa contato em spray e borrifar a placa. Para isso tem que tirar a placa e trabalhar nela separada, porque o limpa contato, apesar de evaporar rápido, escorre com a sujeira e pode fazer uma porcalhada dentro do gabinete.

É importante dar o jato de ar comprimido para tirar o grosso de poeira antes de qualquer coisa, porque:

a) se for passar pincel e tiver muita poeira, vai acabar grudando tanta sujeira na primeira passada que as outras só irão comprimir a poeira saturada na placa, ficando ainda pior pra remover depois.

B) se for passar o cotonete com alcool e tiver muita poeira, vai acabar é fazendo "lama", já que o cotonete será insuficiente para absorver toda a sujeira diluída. Essa "lama" irá secar rapidamente (alcool puro evapora mais rápido que o de limpeza doméstica), porém até isso acontecer ela já poderá ter escorrido pra baixo de dissipadores, entre frestras de capacitores etc, dificultando ainda mais sua posterior limpeza, especialmente se não for desmontar a placa toda.

c) no caso do limpa contato, o problema é o mesmo que o do cotonete com alcool, mas em menor proporção, já que o volume de líquido que ele formará será praticamente um banho na placa, tento mais força pra escorrer a sujeira até pingar fora dela.

[]'s

Postado

Hummm

Muito obrigado pessoal

e só uma duvida

nao tem problema de passar o pincel na parte de cima da placa né?na parte ''verde''

Postado

Uma coisa que pode ser útil. Filtros de ar em todas as suas ventoinhas que jogam ar pra dentro do pc! Você vai gastar uns R$ 20,00, mas vai fazer uma tremenda diferença na quantidade de poeira dentro do seu PC!

Postado

voce sabe aonde eu posso arranjar um desses?

Meu gabinete é meio pequeno,acho que ajuda a poeira a se acumular até...

• 5 meses depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: Aprenda a Ler Resistores e Capacitores

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!