Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Regular Cooler do PS3, como fazer?


Posts recomendados

Pessoal, o funcionamento ventilador do cooler do PS3, é praticamente igual ao de ma PC, isso eu acho, pois ele possui 3 fios, se encostarmos um dos fios no fio do meio o ventilador fica no máximo...

Bem gostaria de um esquema para controle de velocidade do ventilador com potenciometro, sei que existe coisa pronta, mas tem um detalhe, que não sei ou não percebi se funciona...

Eu gostaria de regular a velocidade do ventilador, por outro lado, gostaria que em caso do potenciometro estiver na posição de completamente desligado, o funcionamento do ventilador, fosse controlado normal pelo sistema, ou seja, sem risco de o potencimetro esta setado no minimo e o ventilador parado...

Isso é possivel?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vou te passar um texto com uma imagem q eu tenho salvo no meu pc:

Controlador de Velocidade para cooler de PS3

Como fazer:

O fio que alimenta a ventoinha precisará ser cortado ao meio, para a instalação do potenciômetro.

Desencape a extremidade de cada pedaço de fio resultante do corte e faça a ligação do potenciômetro. O fio marcado com 1 deve ser ligado a um dos fios resultantes do corte e o fio marcado com 2 deve ser ligado ao outro fio resultante do corte. Não se esqueça de isolar todas as emendas com fita isolante.

imagem:

Componentes:

1 Potenciômetro de 100 ohms x 1 a 5 Watts

post-636745-13884955700596_thumb.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito Obirgado, ma acho, que tem um problema ai deste jeito, se eu por acaso deixar o potenciomentro completamente na posição desligado, a ventoinha não vai funcionar pelo "sistema"...

Eu preciso de alguma coisa, que mesmo eu deixando todo desligado o potenciomentro, o sistema possa controlar.. a ventoinha...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não sei se você vai entender desse jeito, mas sabe... entre os fios 1 e 2 coloque uma chave liga desliga, na posição liga, o cooler vai ser controlado pelo sistema ( mas você terá que deixar o potenciometro no mínimo ) e na posição desligado você mesmo controla o cooler. entendeu, se tiver alguma duvida pergunta.

vou ver se posto uma imagem

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

e agora entendeu?

Claro que entendi e agradeço muito, mas continuo no mesmo problema, ou seja, preciso de "inetrvenção humana" para isso funcionar! Eu gostaria de algo automático e ja vi um esquema deste em algum lugar, mas não encontro mais!

De qualquer forma, obrigado, pois clareou mais minha mente, sobre o assunto!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

de nada, só não entendi o que você disse: automático. você quer dizer q ao invés de potênciometro você quer alguma coisa q controle automáticamente? se for isso use um NTC ao invés de um potenciometro.

você vai ter que colar o ntc no dissipador de calor do PS3, para que ele "sinta" o calor e aumente a velocidade da ventoinha. veja a imagem abaixo:

post-636745-13884955739252_thumb.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seguinte Cooler, primeiro obrigado mesmo pela paciencia

A soluções que você me apresentou dependem de intervenção humana, para poder fucnionar...

Por exemplo, vamos supor que eu não esteja em casa e esqueci a chave desligada e o potenciomentro todo no minimo, e meu filho vai jogar o VG... Putz, vai torrar a GPU do VG!

Eu quero um sistema que eu possa regular a velocidade da ventoinha, MAS que se tudo estiver no mínimo, funcionasse como se fosse de fabrica, entendeu?

Precisa ser um circuito onde eu consiga mexer, mas se não ou se alguém mexer errado, ele funciona normal como foi projetado...

As eletronicas fazem isso, como a Nando Games por exemplo... Mas não é só o potencimentro, tem um circuito que faz esse baypasse, mas de forma ao funcionamento ficar "normal" em caso do potencimetro estiver abaixo do que a tensão normal que passa para a ventoinha...

Ai você me pergunta, porque você quer mudar o sistema... porque ele com o tempo, demora a acionar o cooler, aciona o cooler em uam velocidade baixa, para evitar ruidos e tudo mais...

Eu quero apenas poder gerenciar a velocidade do cooler, mas sempre operando acima da velocidade, em dias mais quentes por exemplo, em dias que ficar muito tempo ligado, etc...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

para isso eu acho q você deveria procurar alguma opção no PS3 para que ele regule a velocidade do cooler, ou coisa parecida... por que aí pelo q você me disse no ultimo post, eu não sei de nehum circuito...

mas se você quiser deixar sem esses circuitos q eu te falei nos outros posts... eu acho que ele tem smart fan... q éo q você disse inicia o cooler depois de um tempo de quente... eu acho, que está certo isso, por causa do smart fan... Controle automático de velocidade do cooler. mas se ele esquentar muito o proprio sistema vai saber o q fazer se o cooler mão der conta ( provalvelmente vai desligar para não queimar... ou vai aumentar o cooler no máximo...). tem akgum jeito de você ver a temperatura e a velocidade do cooler para analisar mos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

então, eu também gostaria de fazer isso no meu ps3 porém eu nao entendi direito (to com medo de caga também rsrs) sobre qual a ordem para colocar o potenciometro, e queria saber: para fazer regulaçao somente manual é só o potenciometro mesmo? e a ordem da imagem? tipo

1 - conector placa --------- potenciometro ----------- 2 - cooler?

obrigado

Edit: tava procurando nos sites e gostaria de saber como eu identifico o potenciometro correto para utilizar? pois os q estão a venda as informaçoes sao diferentes tipo

potenciometro linear 10k L20

potenciometro logaritmo mini 1M L15

esse sao apenas exemplos gostaria de saber qual seria o certo pois nao mostra em ohms nem em wats, sao de um site de vendas onde pretendo comprar, poderia me indicar algum site e qual em especifico? obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

opa valeu cooler, se puder responder eu gostaria de saber como saber qual comprar, tipo tranforma 100k em ohms ou como é q faz? tipo eu sou um hoobista então a parte tecnica de potencias eu nao sei, mas soldagem e alguns componentes eu conheço e to afim de fazer no meu ps3 entende?

opa e outra duvida, a tensão q é enviada para o cooler é sempre de 12v? então quer dizer q quem contrala a velocidade é o cooler nao o vg? porque tipo, se o vg pensa q ele ta frio ele roda na primeira velocidade, então se eu colocar esse potenciometro eu so posso aumentar ate o maximo da primeira velocidae ou posso aumentar ate o maximo do cooler? valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

depende, alguns ps3 tem um sistema, que conforme a temperatura do GPU regula a velocidade, mas se esse for seu caso, o prprio ps3 vai regular a velocidade do cooler, se estiver fazendo pouco barulho é porque ta frio, se tiver fazendo um barulho médio, é porque ta normal, e se tiver fazendo um barulho alto é porque o ta muito quente, então se estiver fazendo muito barulho, eu nao recomendaria fazer isso pois pode torrar seu GPU do PS3.

a... e a tensão que sai da placa para o cooler, pode variar entre 6 e 12V ( conforme a temperatura).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a beleza acho q entendi, então esse era o prblema, é porque meu ps3 fica ate a 3 velocidade dizem q ele tem 6, porém ele esquenta muuuuito da ate pra cosinha uma salsisha la hehe,

então ai eu qero bota esse potenciometro pra regular ate a potencia maxima mesmo o ps3 nao necessitando (teoricamente) porque eu to com muito medo de explodir, ele ja desligou duas vezes e fico apitando a luz vermelha nada de luz amarela é da morte, então quando ele se desliga e fica apitando eu vi q é por super aquecimento mas o ps3 nao acelera o cooler entende? eu quero botar ele no maximo sem ele pedir pra acelerar...

dessejeito q eu to pensando nao da pra fazer então? porque ai quem envia a tensão seria a placa né? valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a beleza acho q entendi, então esse era o prblema, é porque meu ps3 fica ate a 3 velocidade dizem q ele tem 6, porém ele esquenta muuuuito da ate pra cosinha uma salsisha la hehe,

então ai eu qero bota esse potenciometro pra regular ate a potencia maxima mesmo o ps3 nao necessitando (teoricamente) porque eu to com muito medo de explodir, ele ja desligou duas vezes e fico apitando a luz vermelha nada de luz amarela é da morte, então quando ele se desliga e fica apitando eu vi q é por super aquecimento mas o ps3 nao acelera o cooler entende? eu quero botar ele no maximo sem ele pedir pra acelerar...

dessejeito q eu to pensando nao da pra fazer então? porque ai quem envia a tensão seria a placa né? valeu

Outra sugestão é trocar a pasta térmica dos dissipadores por uma de boa qualidade.

Também faça o seguinte:

Com o PS3 sem usar à alguns minutos, desligue a chave on/off em sua traseira.

Segure o botão ejetar e ligue a chave on/off.

Seu PS3 deve entrar em modo de teste do cooler e muita poeira deve sair pelas saidas de ar (isso é bom para dar uma limpada nele).

Outra opção para melhorar a refrigeração seria usar um daquelas bases para notebook que pode-se ligar na saida usb.

Espero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

valeu Jorno, eu ja troquei a pasta pela artic cooling mx-2, eu creio q esta tudo certo, pasta na quantidade certa e tudo, pois o calor ta passando pra parte metalica direitinho o q eu acho q nao funciona legal é o cooler q nao esfria a chapa direito entende?

Entendo sim.

Eu coloquei uma base para notebook semelhante à essa no meu PS3 Slim:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-153874804-base-cooler-preta-para-laptop-usb-_JM

Mesmo o PS3 não sendo furado embaixo, ele nunca mais desligou por aquecimento, só travou por erro na sincronização com a internet durante as partidas.

Tem um site que fala sobre trocar o fan do PS3 por um com mais pás, mas não entendi isso.

para o PS3 fat eu ja vi esse cooler:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-154940081-cooler-para-playstation-3-_JM

porém não sei se ajuda muito.

E acabei de achar esse:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-151661015-turbo-cooler-ps3-slim-e-fat-_JM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outra sugestão é trocar a pasta térmica dos dissipadores por uma de boa qualidade.

Também faça o seguinte:

Com o PS3 sem usar à alguns minutos, desligue a chave on/off em sua traseira.

Segure o botão ejetar e ligue a chave on/off.

Seu PS3 deve entrar em modo de teste do cooler e muita poeira deve sair pelas saidas de ar (isso é bom para dar uma limpada nele).

Outra opção para melhorar a refrigeração seria usar um daquelas bases para notebook que pode-se ligar na saida usb.

Espero ter ajudado.

ia postar isso kk

realmente não tem nescessidade de regular o fan dele, ele tem controle automatico, quando você fizer o que o jorno falou você vai ver o barulho que ele faz no maximo, impossivel deixar assim

trocar a pasta termica tudo bem mais faze essa regulagem é só mais uma chance pra dar problema, ja penso se da algum pane e desliga o cooler? nunca ouvi falar que o PS3 tem proteção contra aquecimento

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tem sim Pedro1995, quando ele chega a uma certa temperatura ele se auto desliga e fica piscando o vermelho ate ele esfriar ele nao te deixa liga-lo.

eu nao quero por la no ultimo eu ja vi esse negocio de segurar o eject e o barulho é mostro hehe então eu queria deixar ele numa velocidade q eu colocae a mao ou um termometro eletrônico e visse q a temperatura ta legal entende? eu nao to afim de perder o ps3 nem de compra aquele coico feio do slim hehe

então cooler esse de 100ohms eu nao acho.. ele tem e radios ou alguma coisa assim pra eu retirar? porque eu so vejo os de 1k pra cima :/ e se eu colocalo eu vou poder aumentar ate os 12v ou a placa-mãe q vai mandar 6v, 9v aleatorio e eu posso regular ate isso? valeu e desculpa tantas pergutas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...
de nada, só não entendi o que você disse: automático. você quer dizer q ao invés de potênciometro você quer alguma coisa q controle automáticamente? se for isso use um NTC ao invés de um potenciometro.

você vai ter que colar o ntc no dissipador de calor do PS3, para que ele "sinta" o calor e aumente a velocidade da ventoinha. veja a imagem abaixo:

então to com um projeto de um ar condicionado e onde fica todos os circuitos queria por um desses NTC para controlar o cooler por la dentro vai ter tres lm55 e dois tip41 e eu quero usar ntc para controlar o cooler qual o esquema para usar ntc sou meio novato nessas coisas

eu vim un dias atrás q o LM35 mede temperatura e posso usar para controlar os coolers

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!