Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

DDR3 CR1 vs CR2


david_s_d_s

Posts recomendados

Olá pessoal,

Eu tenho dois pentes de 2Gb (Kingston DDR3 1333) cada em dual channel. Pretendo colocar mais dois (dos mesmos) para ficar com 8Gb total.

O problema é o seguinte: com dois pentes posso usar as memos em CR1. Com 4 pentes terei que mudar a configuração para CR2.

Quando fiz isso no meu computador antigo (2 pentes (Kingston DDR 400 CR1) de 512Mb para 4 pentes (Kingston DDR 400 CR2) de 512Mb) o desempenho da memória caiu para 60% do que tinha antes.

A pergunta é a seguinte: com DDR3 terei também tanta perda assim??? Pois ela usa tecnologia nova, a perda não seria menor???

Por favor, alguém que já tenha testado LEITURA/COPIA/ESCRITA de 2 pentes DDR3 (CR1) e depois testou com 4 pentes DDR3 (CR2), todos de mesmo modelo, obviamente, poderia postar aqui os resultados???

Para que assim possamos comparar o desempenho antes de depois de colocar 4 pentes e ver se a perda em DDR3 é tão grande quanto na DDR.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, não testei mas posso te esclarecer alguma coia sobre temporização das memórias.

http://forum.clubedohardware.com.br/showpost.php?p=4247732&postcount=10

Valeu pela resposta, mas não era isso. Essa parte de timings eu sei. Eu estou querendo saber se as DDR3 rendem mais que as DDR1 quando setadas para CR2 com quatro pentes (proporcionalmente de quando usava dois pentes em CR1).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Taxa de Comando influe pouco mesmo, antigamente era mais bem vindo porque usavamos bastante módulos diferentes num mesmo sistema e atrazar mais um ciclo entre o término de um comando e iniciar o próximo aumentava a compatibilidade entre módulos principalmente os mais lerdos. Hoje é praticamente regra usar módulos iguais então este ajuste é praticamente ultrapassado, mesmo usando 4 módulos, só ajuste se realmente for necessário, por problema de instabilidade.

Ops: ASUS P7P55 LE é um placa low-end, certamente este ajuste não é controlado pela bios, ao colocar 4 módulos ele altera automaticamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

valeu pelas caps Jonny_br. Essa minha placa tem sim como configurar o Command Rate (1T ou 2T). Já até tentei, e vi que a diferença foi muito pouco. Aí que ficou a dúvida: a diferença foi pouca porque quando eu testei foi somente com dois pentes ou porque nas DDR3 a perda é bem menor (em relação a DDR1 que tive perda de 40%). Aí resolvi postar a dúvida aqui para ver se alguém com 4 pentes já tinha realizado o mesmo teste. você não especificou no seu teste você fez usando dois módulos de memória ou usou 4 módulos???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

valeu pelas caps Jonny_br. Essa minha placa tem sim como configurar o Command Rate (1T ou 2T). Já até tentei, e vi que a diferença foi muito pouco. Aí que ficou a dúvida: a diferença foi pouca porque quando eu testei foi somente com dois pentes ou porque nas DDR3 a perda é bem menor (em relação a DDR1 que tive perda de 40%). Aí resolvi postar a dúvida aqui para ver se alguém com 4 pentes já tinha realizado o mesmo teste. você não especificou no seu teste você fez usando dois módulos de memória ou usou 4 módulos???

Usei apenas dois módulos.

Você atraza 1 minuto pra quem vai entregar de caminhão e atraza 10 minutos para quem vai entregar de avião, de quem é a maior perda no fim do trajeto?

rs, brincadeira...

Mesmo com a Latência elevada das DDR3 esse intervalo de tempo não se copara na época das DDR.

Se eu tivesse aqui, faria este teste pra você, mas com certeza não passará de de 1%

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

valeu Jonny, agora estou mais seguro em comprar mais dois pentes. Agora só falta a grana!

PS.: Quando eu comprar (não sei quando), eu posto aqui os resultados.

Fiz os testes agora com CR1 e CR2, mas como fiz apenas uma amostragem, não dá para ter resultados conclusivos. Nos testes realizados, tive uma redução de quase 2% na leitura da memória, mas nos demais itens (escrita e cópia) o CR2 obteve ganho de performance (vai ver porque eu fiz o teste assim que iniciei o PC, enquanto que no CR1 o PC já tinha certo tempo de uso). A latência, assim como a leitura, teve uma perda, aumentando de 47,7ns para 48,8ns (aumento de 2,31%). Eu realmente esperava que a diferença fosse mais expressiva, mas pelo visto me enganei :(

Com relação aos 4 pentes, não tenho como fazer o teste até porque não possuo 4 pentes, mas se esse resultado se mantiver, a perda não será considerável como era no tempo da DDR (lembro bem que quando deixava as memórias em CR2, o desempenho caía assustadoramente, mesmo com as memórias em overclock). Acredito que isso se deve justamente à maturidade da controladora de memória e, no caso da Intel, a mesma é bastante eficiente.

Agora, no que diz respeito à quantidade de RAM, qual a real necessidade de se usar 8GB? Trabalhos profissionais com programas que demandam tal quantidade? Caso negativo, ou seja, se você usa o PC apenas para jogos, não há necessidade alguma de se colocar 8GB de RAM, visto que 4GB são mais que suficientes para realizar qualquer tarefa num PC de uso doméstico. Os ganhos de performance nos games com o uso de 8GB serão desprezíveis, para não dizer inexistentes. A compra de um SSD, mesmo sendo aqueles de entrada de linha com baixa capacidade de armazenamento te trará um boost de performance bem mais considerável, isso eu garanto ;)

Falouws :cool:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!