Ir ao conteúdo

Dúvidas modelos de Módulo Isolador

Klaus69

Posts recomendados

Postado

Estou com o Pc da assinatura e preciso de um módulo isolador, pois não tem aterramento onde moro(tensão 220V), q aguente o tranco... na verdade, tenho um da Microsol há bastante tempo (acho q da linha M.I.O.) com potência de 300W e aguentou meu Pc antigo+2 monitores razoavelmente bem, com alguns estalos(ou clicks!).

Depois, adquiri um ps3 e também comprei o iPower, isolador e no-break da Microsol, mas tive uma enorme decepção quando descobri q a potência dele era de apenas 400W e não 700W, como havia pensado ao ver na embalagem 700VA. Logo, se tento ligar o ps3+Tv (sony 40) ele não aguenta a potência e desliga tudo.

Sendo assim, continuei usando o módulo antigo com o Pc antigo+2 monitores e o iPower só pro ps3 (mas s/ imagem no caso de queda de energia).

Mas agora nenhum dos 2 isoadores tem potência suficiente pra segurar um Pc com estas cofigurações, além dos monitores. E também não posso ligar o Pc sem aterramento aos equipamentos ligados nos módulos, pois assim perco o isolamento.

Por fim, será q o modelo da Microsol MIE G3 600W dá conta deste Pc (c/ fonte 850W)? Existe algum outro isolador no mercado com maior capacidade? Excluindo o aterramento, alguma outra sugestão?!

Desde já agradeço a atenção! ^_^

Postado

Para que um módulo isolador?

Provavelmente ele vai ter um estabilizador interno, além de esquentar que é uma beleza, aumentando sua conta de energia em uns 10%....

Não vejo vantagens.

OBS: de maneira alguma ele simula um aterramento ou algo parecido, é um engana-desinformado (a palavra original seria uma ofensa, não muito apropriada)

Postado

Mas e aí, o q faço se não tenho aterramento? além de q a tensão de casa varia muito (os aparelhos da Microsol citados acima vivem estalando, sinal de q estão corrigindo a tensão constantemente, certo?).

E quanto ao AC Power (tb da Microsol), só não é isolador, será q vale a pena? Aqui mesmo no fórum tem boas avaliações de quem possui. Pelo menos dá alguma segurança com relação aos surtos de tensão.

E tem um outro isolador da Microsol, MI 1.0, com 700W de potência(será q esses 700W é real? porque nas especificações técnicas do site deles indicam como potência nominal 700W/700VA???!!!! - como pode? ou é 700W real ou então é 700VA, q não chega a 400W reais, correto? e o mesmo acontece com o MIE G3 600W, q tem especificações de potência nominal 600W/600VA!!!???).

Postado
Mas e aí, o q faço se não tenho aterramento? além de q a tensão de casa varia muito (os aparelhos da Microsol citados acima vivem estalando, sinal de q estão corrigindo a tensão constantemente, certo?).

E quanto ao AC Power (tb da Microsol), só não é isolador, será q vale a pena? Aqui mesmo no fórum tem boas avaliações de quem possui. Pelo menos dá alguma segurança com relação aos surtos de tensão.

E tem um outro isolador da Microsol, MI 1.0, com 700W de potência(será q esses 700W é real? porque nas especificações técnicas do site deles indicam como potência nominal 700W/700VA???!!!! - como pode? ou é 700W real ou então é 700VA, q não chega a 400W reais, correto? e o mesmo acontece com o MIE G3 600W, q tem especificações de potência nominal 600W/600VA!!!???).

Cada estalo desse o módulo isolador, que tem um estabilizador dentro dele, para de fornecer energia para sua fonte por tempo suficiente para quase esvaziar os capacitores dela, bela ajuda a dele....

Ele está estabilizando nada, até uma fonte de R$30 se adapta às oscilações mais rapidamente do que ele. ele só faz a fonte se adaptar duas vezes, estressando-a duas vezes.

não tem aterramento? sem problema.

pode usar normalmente. Eu não tenho, seu vizinho não tem, boa parte do pessoal ai do seu bairro não deve ter....

Aterramento é basicamente para proteger o usuário, não é algo essencial para o funcionamento do computador. e também não é algo que algum aparelho por ai vai simular ou substituir.... isso ai é aqueles remédios anunciados em postes, pilulas milagrosas, não existe.

Qual é a sua fonte?

• Membro VIP
Postado

Amigo Klaus69..

No Brasil como um todo, talvez mais de 90% das instalações residenciais não dispõem de aterramento, e nem por isso usam módulos isoladores e nem tampouco deixam de usar, ligar seus PCs...

Aterramento sim é desejável mas não impeditivo. O uso do módulo isolador somente protege o operador da sensação de sentir algum tipo de choque derivado do contato com a carcaça do PC estando descalço em piso frio..

Mais importante que isso é saber se sua tomada da parede está com a correta polaridade prevista, e que casa com a pinagem AC da fonte, do monitor etc, que é essa daqui:

Polarizaodetomadaseltricas.jpg

O uso de um bom filtro de linha providencia a supressão ou atenuação dos surtos de tensão pelo menos entre fase e neutro, que são os absolutamente mais comuns, que estão acontecendo agora por exemplo, sem a necessidade de aterramento..

Eu lhe aconselho abandonar esses aquecedores de ambiente (chamados transformadores isoladores) pois não lhe trazem benefícios maiores e lhe cobram cerca de 10% da energia...

Abraço...

Postado

A Microsol está com a bola toda no nordeste do país, principalmente no Ceará e em Pernambuco. Creio que o cearense se orgulha bastante de que o estado tenha uma empresa de sucesso e transmite esse otimismo para o nordeste inteiro. Mas é um sucesso apenas comercial. Uma empresa pode ter produtos de fato bons e úteis, sem fazer sucesso, como pode ter produtos como esses módulos e isoladores, e crescer comercialmente, através de um bom marketing e de uma boa logística. A ponto, até mesmo, de despertar o interesse de uma multinacional. Mas, sinceramente, tomara que a APC se ferre com essa aquisição, já que o intuito não é o de oferecer bons produtos ao nosso mercado. Por que não tira de linha esses malditos estabilizadores e não lança bons protetores contra surtos "nacionais", à altura dos que ela põe nos mercados européu e americano, suprindo toda essa carência que existe no país?

Postado

Bom pessoal, agradeço a atenção de todos, mas por falta de opções no mercado em geral acabei plugando o meu Pc diretamente na tomada (s/ aterramento, sem estabilizador e s/ filtro de linha). Comprei apenas um adaptador/protetor eletrônico da Clone para os 3 pinos da tomada (pois aqui em casa só tem entrada Neutro e Fase, s/ o Terra).

Afinal, já moro aqui há uns 3 anos e nunca tive nenhum equipamento eletrônico queimado, seja por surtos na rede ou o q for... e espero q continue assim.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!