Ir ao conteúdo

Internet predial - O IP é Fixo e funciona com proxy?

mfduel

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal,

Não tenho nenhuma noção de como funciona redes, então pode ser que a pergunta pareça meio iniciante....

Eu moro em condomínio e os moradores colocaram uma internet compartilhada.

No caso eu tenho acesso total a internet, e acho que não uso proxy, pois nas configurações do firefox a parte onde se digita o proxy está cinza (como se estivesse bloqueada por eu não ter colocado a opção de proxy).

O condomínio tem um computador que fica ligado direto e fica distribuindo a net para os outros condôminos, trabalhando como servidor e inclusive tem uma rede compartilhado para todos que quiserem postar filmes lá, que daí outra pessoa não baixa o filme se não quiser, assiste pela rede mesmo. Explicada a situação vem as minhas dúvidas:

O IP do meu computador é fixo ou não???

É só um IP para todos os condôminos???

É possível alguém (com a senha do administrador) saber o que estou fazendo no pc, que site que estou e o que eu tenho no meu hd, tendo em vista que estou conectado em rede???

Estou com essas dúvidas porque eu baixo muita coisa usando megaupload, eu tenho uma conta premium mas eu sempre tenho problemas com ela pois recebo email falando que eu dividi minha senha com outras pessoas e coisa do tipo, coisa que não acontece, e quando expira minha conta premiun e uso a free dá a mensagem de que já estou baixando outra coisa ou que meu limite free já foi alcançado, quando na verdade eu acabo de ligar o pc.

Me ajudem por favor!!!!!

esqueci de falar e não sei se importa ou não....

a gente também tem câmera de segurança instalada no prédio e usando a rede nós temos acesso às imagens em tempo real. A gente abre o navegador digita uns números (ex: http://123.456.7.8) e pronto. daí a gente escolhe qual cÂmera a gente quer ver.

Postado

Vamos tentar explicar por partes.

O fato de você utilizar uma Internet comum (disponível para vários usuários) não significa que o seu HD está visível para alguém.

Provavelmente o IP do PC servidor é fixo e o de cada um dos usuários é dinâmico ou automático.

Dependendo do SO deste PC servidor alguém com a senha de administrador pode sim ver qual site está sendo acessado pelos usuários mas isso não dará a ele a visão de senhas bancárias ou de sites para download.

Postado

Kaprovda, valeu!!!

eu tava encucado com isso. Eu uso windows 7 e avast free (o último que saiu). Antes minha rede estava configurada para casa/escritório, mas como eu achava os computadores dos outros vizinhos é que eu pensei nisso. Daí mudei para pública. Fiz certo?

O SO do computador que funciona como servidor (ou seria distribuidor?...:confused:) é linux. Não sei qual.....

Brigado pela resposta!!!!:D

Postado
Kaprovda, valeu!!!

eu tava encucado com isso. Eu uso windows 7 e avast free (o último que saiu). Antes minha rede estava configurada para casa/escritório, mas como eu achava os computadores dos outros vizinhos é que eu pensei nisso. Daí mudei para pública. Fiz certo?

O SO do computador que funciona como servidor (ou seria distribuidor?...:confused:) é linux. Não sei qual.....

Brigado pela resposta!!!!:D

Well,

Como você usa o 7, ative o firewall dele e feche todos os compartilhamentos. Sua maquina deve ficara quase invisivel na rede.

Sobre o proxy, você pode esta navegando em um proxy transparente, invisivel para o usuario e não é necessario configurar o seu browser para isso, eu mesmo tenho alguns proxys transparentes rodandos em algumas empresas para as quais presto servico.

Se você quer saber o seu ip externo, aquele pelo qual você navega, acesse www.meuip.com.br e veja se ele muda ou sempre é o mesmo se mudar, sabera que é dinamico, senao ja sabe a resposta.

Sobre o megaupload o que pode ter acontecido é o seguinte:

voce esta em condominio, no minimo são uns 30 apartamentos, vamos dizer que todos tenham um computador e sem contar aqueles que tem 2 por ap. nesses 30 todos irao acessar a internet com o mesmo ip externo, existe uma grande possibilidade de que alguem desses 30 esteja também fazendo algum download no mega. Ou seja ira dar conflito de IP de qualquer jeito.

Sobre a conta premium veja se nao pegou algum virus, spyware ou qq coisa do genero. Use um kaspersky on-line para scanear a tua maquina.

[]'s.

Postado

Jantsch,

Valeu pela resposta me ajudou bastante!!!

Por esse site meu ip ficou mudando sim. Mesmo assim daria conflito no megaup?

Brigadão!!!!

Postado
Jantsch,

Valeu pela resposta me ajudou bastante!!!

Por esse site meu ip ficou mudando sim. Mesmo assim daria conflito no megaup?

Brigadão!!!!

Provavelmente sim.

Como te disse, todas as pessoas do predio devem usar esse mesmo IP para navegar, e provavelmente alguem do seu condominio pode ter ou estar acessando o mega com o mesmo ip simultaneamente. Ai o motivo do conflito.

Mesmo que não use este que viu no meuip no maximo vocês devem ter um bloco de 6 ips válidos. E é feito um NAT de sua rede interna para a rede externa, duvido que seja feito um NAT de 1 para 1. O que é NAT de 1 para 1? É uma troca de IP invalido (rede interna, no caso 192.168.XXX.YYY) para um válido (aquele que você viu no meuip.com.br), se esse fosse o caso o seu ip estaria fixo no meuip e tambem duvido que a operadora fosse disponilizar tantos ips para um cliente simples, no caso o seu condominio.

[]'s

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!