Ir ao conteúdo

Fontes em série para carregar bateria

viniciusnvivian

Posts recomendados

Postado

pode se as fontes forem isoladas umas das outras

se forem fontes cc nem precisa dos diodos basta ligar os + com os -

note que a maxima corrente e a da fonte mais fraca

e que deve controlar a corrente e tensão de acordo com a bateria

Postado

tem de usar um circuito de carregadores de baterias

existem aqui no forum varios circuitos de carregadores de baterias

use o "Pesquisar" , no topo da pagina

• Membro VIP
Postado
Eu posso fazer uma ligação assim:

imagem.JPG

Obs. 2 diodos de 3A cada

Podes sim. Podes até tirar os diodos. Não faz o menor sentido tê-los ai...

A única coisa que não pode é encostar uma carcaça na outra. O limite de corrente será igual a corrente da fonte com menor capacidade de suprimento na tensão utilizada.

NOTA: Vais aplicar uma tensão de 12+3,3 = 15,3 Volts em uma bateria de 12 Volts, sim vais carregá-la mas não vais ter limitação de corrente ai, podendo de cara desligar uma fonte ou outra por excesso de corrente.

Um resistor em série, da ordem de 0,3 a 0,5 ohms (enrolado por você mesmo sobre um resistor qualquer, com fio de niquelina retirado de algum resistor de fio de alta potência, ou de resistência de chuveiro de 220 Volts) cairia bem.

Postado
Oceano

No lugas das fontes eu usaria esse esquema?

tem de usar as fontes

um caregador decente tem pelo menos duas partes

a fonte de alimentaçao e o circuito de controlo de carga

o circuito vai e caregar as fontes automaticamente ate completar a carga

e se vir as indicaçoes de fabricantes vai ver que nao deve fazer sobrecarga das baterias pois vai diminuir o seu tempo de vida ou pode mesmo destrui-las

por exemplo no circuito do primeiro link as suas fontes iriam ligar onde tem a entrada de 18V

do outro lado do circuito aparece onde deve ligar a bateria

Postado
Podes sim. Podes até tirar os diodos. Não faz o menor sentido tê-los ai...

A única coisa que não pode é encostar uma carcaça na outra. O limite de corrente será igual a corrente da fonte com menor capacidade de suprimento na tensão utilizada.

NOTA: Vais aplicar uma tensão de 12+3,3 = 15,3 Volts em uma bateria de 12 Volts, sim vais carregá-la mas não vais ter limitação de corrente ai, podendo de cara desligar uma fonte ou outra por excesso de corrente.

Um resistor em série, da ordem de 0,3 a 0,5 ohms (enrolado por você mesmo sobre um resistor qualquer, com fio de niquelina retirado de algum resistor de fio de alta potência, ou de resistência de chuveiro de 220 Volts) cairia bem.

"enrolado por você mesmo sobre um resistor qualquer, com fio de niquelina retirado de algum resistor de fio de alta potência, ou de resistência de chuveiro de 220 Volts"

Como faço isso?

• Membro VIP
Postado
"enrolado por você mesmo sobre um resistor qualquer, com fio de niquelina retirado de algum resistor de fio de alta potência, ou de resistência de chuveiro de 220 Volts"

Como faço isso?

Veja esse resistor dai, de 15 Ohms, de fio..

Resistordefio.jpg

Ele consiste de um pedaço de digamos 1,5 metros de fio de niquelina que de ponta a ponta daria esses 15 Ohms dai..

Se você não tiver resistor de 0,5 ohms por exemplo e necessitar de um desse valor, desmanche aquele dali, (se soltada uma das pontas do fio ele desmancha muito facilmente sem rebentar o fio de niquelina de que é feito), meça seu tamanho e faça a regra de 3..

Se aqueles (suponhamos) 1,5 metros representam 15 ohms, 30 vezes menos representarão 0,5 ohms, aproximadamente...

Pois 150 cm / 30 = 5 cm daquele fio de niquelina farão os 0,5 ohms necessários...

É por ai. Se não se tem se cria... Ou então vá a uma boa eletrônica que eles terão valores de resistor de potência abaixo de 1 ohm com certeza..

Postado
Veja esse resistor dai, de 15 Ohms, de fio..

Resistordefio.jpg

Ele consiste de um pedaço de digamos 1,5 metros de fio de niquelina que de ponta a ponta daria esses 15 Ohms dai..

Se você não tiver resistor de 0,5 ohms por exemplo e necessitar de um desse valor, desmanche aquele dali, (se soltada uma das pontas do fio ele desmancha muito facilmente sem rebentar o fio de niquelina de que é feito), meça seu tamanho e faça a regra de 3..

Se aqueles (suponhamos) 1,5 metros representam 15 ohms, 30 vezes menos representarão 0,5 ohms, aproximadamente...

Pois 150 cm / 30 = 5 cm daquele fio de niquelina farão os 0,5 ohms necessários...

É por ai. Se não se tem se cria... Ou então vá a uma boa eletrônica que eles terão valores de resistor de potência abaixo de 1 ohm com certeza..

Mais se eu só ligas as fontes em série, sem o resistor e os diodos vai dar na mesma?

• Membro VIP
Postado
Mais se eu só ligas as fontes em série, sem o resistor e os diodos vai dar na mesma?

Quem haverá de limitar a corrente será a resistência interna da bateria. Veja bem.

Bateria = 12 Volts

As duas fontes = 12 + 3,3 = 15,3 Volts

Diferença = 3,3 Volts

Corrente de carga da bateria = 3,3 Volts / resistência interna da bateria, que bem pode ser bastante baixa, da ordem de 0,01 ohm...

Desse modo a corrente de carga, simplificadamente, seria 3,3 / 0,01 = 330 Amperes... Pelo menos no pico inicial...

Será que a fonte não vai desligar, queimar o até mesmo explodir com essa corrente dai???????

Por isso o resistor de 0,5 ohms ou coisa que o valha...

Dai 3,3 / 0,5 = 6,6 Amperes, agora sim uma corrente dentro da capacidade da fonte...

Postado
Quem haverá de limitar a corrente será a resistência interna da bateria. Veja bem.

Bateria = 12 Volts

As duas fontes = 12 + 3,3 = 15,3 Volts

Diferença = 3,3 Volts

Corrente de carga da bateria = 3,3 Volts / resistência interna da bateria, que bem pode ser bastante baixa, da ordem de 0,01 ohm...

Desse modo a corrente de carga, simplificadamente, seria 3,3 / 0,01 = 330 Amperes... Pelo menos no pico inicial...

Será que a fonte não vai desligar, queimar o até mesmo explodir com essa corrente dai???????

Por isso o resistor de 0,5 ohms ou coisa que o valha...

Dai 3,3 / 0,5 = 6,6 Amperes, agora sim uma corrente dentro da capacidade da fonte...

E se eu pegar uma resistencia de chuveiro e i cortando ela até dar 0,5ohms, pode ser substituido por resistor?

A ligação ficara assim?:

imagemise.jpg

Postado
veja este poste onde o Mulder_Fox esta a explicar como fazer algo mais correcto

no seu caso como tem as fontes nem precisa de transformador rectificador e condensador de filtro

so o circuito

http://forum.clubedohardware.com.br/circuito-carregador-baterias/810989

Eu so mau para fazer essas desenhos ai em placas, uma vez fui fazer um vu meter, mais não deu certo. Prefiro fazer esse esquema das fontes em série, mais só me responde uma coisa, se posso usar uma resistencia de chuveiro cortada a 0,5ohms para diminuir a correnta inicial. E se a ligação é do jeito que eu fiz naquele desenho acima?

• Membro VIP
Postado
E se eu pegar uma resistencia de chuveiro e i cortando ela até dar 0,5ohms, pode ser substituido por resistor?

A ligação ficara assim?:

imagemise.jpg

Pode sim. Melhor, se tiveres um multímetro ou um amperímetro coloque-o em série com a resistência e ajuste a mesma para a corrente de carga desejada.... (ajustar significa tomar certa parte da mesma. Comece tomando uma parte grande e venha reduzindo até a corrente medida atingir a desejada)

Detalhe que já te disse... Não deixe que as fontes encostem suas carcaças (seu terra). Isso significa que uma das fontes pelo menos deverá ter seu pino de terra, no plug de alimentação, suprimido, isso se suas tomadas forem de 3 pinos. Isso porque se colocares os dois plugs das fontes numa régua de tomadas por exemplo, curtocircuitarás as carcaças via pino do plug de alimentação..

Postado
Pode sim. Melhor, se tiveres um multímetro ou um amperímetro coloque-o em série com a resistência e ajuste a mesma para a corrente de carga desejada.... (ajustar significa tomar certa parte da mesma. Comece tomando uma parte grande e venha reduzindo até a corrente medida atingir a desejada)

Detalhe que já te disse... Não deixe que as fontes encostem suas carcaças (seu terra). Isso significa que uma das fontes pelo menos deverá ter seu pino de terra, no plug de alimentação, suprimido, isso se suas tomadas forem de 3 pinos. Isso porque se colocares os dois plugs das fontes numa régua de tomadas por exemplo, curtocircuitarás as carcaças via pino do plug de alimentação..

Tenho um multimetro, mais em que escala que eu meço resistencia para dar 0,5 ohms? A ligação do resistor nas fontes é desse jeito que eu postei acima mesmo né?

• Membro VIP
Postado
Tenho um multimetro, mais em que escala que eu meço resistencia para dar 0,5 ohms? A ligação do resistor nas fontes é desse jeito que eu postei acima mesmo né?

Não falei em medir a resistência e sim medir a corrente de carga, que é, ao final, a grandeza que deves ajustar (carregue a bateria com correntes da ordem de 10% de sua capacidade. Baterias de 50Ahora devem ser carregadas com 5 Amperes)

Se quiseres medir a resistência use a menor escala de ohms que seu multímetro tiver.

Postado
Não falei em medir a resistência e sim medir a corrente de carga, que é, ao final, a grandeza que deves ajustar (carregue a bateria com correntes da ordem de 10% de sua capacidade. Baterias de 50Ahora devem ser carregadas com 5 Amperes)

Se quiseres medir a resistência use a menor escala de ohms que seu multímetro tiver.

A bom, mais então eu precisaria de um amperimetro?

Obs. Ouvi falar que multimetro não aguenta medir corrente mais de 1A

• Membro VIP
Postado
A bom, mais então eu precisaria de um amperimetro?

Obs. Ouvi falar que multimetro não aguenta medir corrente mais de 1A

Eu mereço mesmo!!!... E o que foi que eu disse desde o post de número #20???

Multímetros, geralmente, até os mais vagabundos como esse dai de R$ 8,00 medem corrente sim (esse dai mede até 10 Amperes).

Antes que você possa vir me dizer que multímetro vagabundo não vai medir corretamente, veja ai só para tirar uma ideia... Quatro multímetros, todos eles medindo a mesma tensão de 12 Volts da fonte de um PC.

Dois deles, os da ponta, são flor de vagabundos. Um deles, aquele amarelinho, é exato esse de R$ 8,00 que referenciei. Os dois do centro são multímetros de maior qualidade sendo que um deles é até True RMS..

Veja que as medidas de todos os 4 bateram com bastante semelhança..

Leiturados12volts.jpg

Tô saindo fora..

• 2 anos depois...
Postado

amigo faller tenho uma dúvida exatamente como a do amigo viniciusnvivian, que você esteve ajudando, confesso que li bastante e quase compreendi ficando-me faltando entender uma coisa, e gostaria que se possivel me ajudes, é sobre quando você diz: "Pode sim. Melhor, se tiveres um multímetro ou um amperímetro coloque-o em série com a resistência e ajuste a mesma para a corrente de carga desejada.... (ajustar significa tomar certa parte da mesma. Comece tomando uma parte grande e venha reduzindo até a corrente medida atingir a desejada)" eu gostaria de saber o seguinte: ANTES DE COLOCAR A NA BATERIA QUE QUERO CARREGAR E A MESMA É DE 7A, POIS É UMA BATERIA DE MOTO, E COMPREENDI QUE você ENCINOU QUE DEVE-SE CARREGAR COM 10% DA CARGA DA BATERIA, NESTE CASSO EU SO POSSO CARREGA-LA A 700mAh CORRETO? partindo desse principio para que eu possa ajustar a corrente como você fala, eu teria que antes de colocar na bateria, unir as fontes em série com o multimetro e a RESISTENCIA DE CHUVEIRO e IR CORTANDO A RESISTENCIA ATÉ OBETER OS 700mAh SERIA ISSO? e so assim depois quando alcançar esta medida poder ligar os polos na bateria para poder carregar? coloco uma imagem anexa para ver se você vai conserguir entender meu rasciocinio.duvidaparaofaller.png

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!