Ir ao conteúdo

Virus 3g vivo!!!

roadsrunner

Posts recomendados

Postado

Ouvi rumores que a vivo, implementa junto ao seu software de instalação um vírus que limita a velocidade do modem...

Venho aqui perguntar se essa informação procede.

Se alguém souber de algo em relação por favor, fique avontade para explicar...

Postado
Foi exatamente isso que eu tinha visto, só que meu modem é um zte mf 645, é tenho serviços de segurança da mcafee pago e não detectou nada, será que neste não vem tb, acho difícil!!!

o zte e melhorzinho que os huawei , se achar algo com ele , eu posto.

• Membro VIP
Postado

Colegas, desculpem. Mas se tem uma coisa que não gosto nem um pouco é especulação sem fundamentos. Podem ver que os relatos dos outros usuários que também acharem ter um suposto malware instalado no modem, perceberam mais tarde que era um falso-positivo do próprio antivírus.

Se tem desconfiança do software instalado que acompanha o modem ou vem no CD de instalação da operadora, simplesmente desinstale-o e instale o driver disponível no site do fabricante do seu modem. O executável disponível no site do fabricante, além de estar isento desta desconfiança, é mais atualizado na maioria das vezes.

E não só o driver estará disponível no site do fabricante: também o firmware do modem geralmente também estará disponibilizado, principalmente para correção de pequenos bugs de conexão: erro 619 - não conecta, etc...

A operadora tem muitos outros meios digamos, mais 'inteligentes' para reduzir a velocidade, e isto dentro da rede dela própria, sem a necessidade de ficar colocando malwares nos executáveis dos drivers e sofrer o risco de ser processada por ato tão vil. Existe na rede inúmeras ferramentas para a redução de velocidade, a mais conhecida é a tal flag de QoS, que limita a velocidade do hard-user ou seja, aquele usuário que baixa mais de 3GB. O que hoje já não é tão praticado, pois as operadoras estão aderindo à venda de pacotes de dados (1GB - 3GB - 5GB) e se passa dessa cota, paga algo em torno de R$0,10 por MB excedido.

Vale lembrar que muitos outros fatores colaboram para a baixa velocidade, como área de cobertura irregular para 3G, capacidade da antena esgotada pelo compartilhamento dos recursos com outros usuários, e em vários casos até a indisponibilidade da frequência do 3G (rede UMTS -HSPA).

Se um vírus for encontrado no seu modem, é praticamente certo a possibilidade de esse vírus ter adentrado seu equipamento através do seu próprio Windows, sobretudo depois de ter escaneado o modem com um antivírus bom como o MacAfee.

Ah, e não vejo muita diferença de qualidade entre modens 3G, muito menos entre os mais vendidos minimodens UMTS - HSDPA do mundo: ZTE e Huawei. Ambos projetados por fabricantes de ponta, entre todos os outros fabricantes. O que determina ou não o bom funcionamento, comparativamente falando, são justamente três fatores imprescindíveis: driver discador - firmware - e homologação. Contra isto, marca é um fator facilmente relegado à segundo plano.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...