Ir ao conteúdo

Filtro de Linha Indusat

acfaria

Posts recomendados

Postado

Eu já vi, por fora, esses filtros INDUSAT. Bem que você poderia ser o primeiro a abrir e postar umas fotos pra gente. :)

Postado

Olá Rau, ja li alguns posts seus na comu, e você é um dos que mais entendem do assunto aq,rs.. então, tenho medo de abri-lo, sou meio leigo nisso ae,rsrs..senaum abriria com prazer e postaria as fotos sim! :) ... custou 29,90..espero que seja ao menos razoavel,rs...já q ta difícil encontrar filtro bom á um preço adequado..

O que importa mais nas especificaçoes? o joules? os "va"?...se você ou outro usuário puderem me explicar um pouco destes termos técnicos agradecerei! ^_^.

Postado
Olá Rau, ja li alguns posts seus na comu, e você é um dos que mais entendem do assunto aq,rs.. então, tenho medo de abri-lo, sou meio leigo nisso ae,rsrs..senaum abriria com prazer e postaria as fotos sim! :) ... custou 29,90..espero que seja ao menos razoavel,rs...já q ta difícil encontrar filtro bom á um preço adequado..

O que importa mais nas especificaçoes? o joules? os "va"?...se você ou outro usuário puderem me explicar um pouco destes termos técnicos agradecerei! ^_^.

você q sabe, mas as vezes nem é complicado abrir...

O máximo que posso te dizer sobre esse filtro, a julgar pelo preço, é que ele não deve ser uma extensão apenas, deve ter no minimo um varistor interno e algum capacitor, o que o torna um filtro bem básico se assim for.

Nas especificações disponibilizadas no site da Indusat não divulga nada de importante sobre esse filtro.

O que importa na especificação de um filtro de linha é quais as linhas ele protege, Fase-neutro-terra e como estão dispostos os varistores de proteção entre essas linhas. Depois vem a especificação da capacidade de kA (mil amperes) máxima que o conjunto de varistores consegue dissipar. A filtragem deve ser divulgada a atenuação que o filtro promove dentro de uma determinada faixa de frequência. Os joules não diz muita coisa prática, mas quanto maior, teoricamente melhor e maiores são os varistores instalados ou vêm em maior número.

O resto das especificações estão relacionadas a recursos extras do produto, capacidade de corrente máxima suportada de forma continua, numero de tomadas, etc.

Postado

então Rau, no site não consta nada mesmo...na embalagem do filtro tem alguns dados escritos lá...proteção de RMI, 1000va, 10A, e outras coisas mais, e ta escrito q tem varistor externo, deve ser a pecinha de fora q fica vermelha quando ligado...

Mas no geral, ele é um filtro bem bonitao, pelo menos externamente,rsrs...porque liguei em uma porrada de loja de materiais eletricos, lojas de info, e ate quando fui em uma papelaria comprar uns negocios, vi diversos filtros de linha..pendurados que nem queijo em feira.. o interessante deste da Indusat é que achei ele somente em uma loja de materiais eletricos, e tinha poucas unidades, comprei o de 4 tomadas por esse preço ae q falei...e pelo menos externamente, ele bate de dez a zero no monte de filtros que vi da bright, forceline, daneva, rcg, fiolux, e mais uma porrada q nao faltava em nenhuma loja..

Eu tenho um filtro antigo da ecp, de cinco entradas, lembro q quando usava ele, ele "queimou", pois de vez em quando ligava e outras nao, tinha de ficar mexendo no cabo dele p ligar...foi depois q comprei um estabilizador, e depois descobri a verdade e comprei um filtro de linha :D,rsrs.. Mas este da ecp, tenho guardado aq, este nao vejo problema, vou abri-lo e postar fotos dele aq em breve ^_^...quem sabe depois crio coragem p abrir o meu novo aq,rsrs...

valeu! :)

Postado

"Proteção RMI" não existe, deveria ser RFI ou EMI, misturaram uma sigla com a outra. Ambos RFI e EMI são interferência que se sobrepõe à onda elétrica, criando ruídos, mas contra isso qualquer fonte que se preze, consegue filtrar por si só.

Se diz que o filtro suporta 1000VA e depois 10A, a especificação está se contradizendo.

10A em 127V = 1270VA

10A em 220V = 2200VA

"Varistor externo" - nossa, não seria fusivel externo? Varistor externo não tem como ser e a pecinha que fica vermelha quando ligado é um simples LED, nada mais, só pra dizer que o produto ta ligado.

Eu já vi esse Indusat numa casa elétrica que tem aqui, e pelo menos externamente parece ser bem construido.

Esse ECP só tem um varistor + fusivel, bem simples. Eu tenho um aqui, um pretinho...

Postado

Opa, desculpe Rau, li ali agora, e tem essa mesmo de EMI, mas está na embalagem sim...como 1000va e 10a.. engraçado q no filtro essa escrito 1100va..coisa doida:wacko:, kkk...

Postado

Provavelmente esse filtro possui um varistor entre Fase/Neutro, duvido muito que possua outros entre Fase-Terra e Neutro-Terra, entrentato. Se diz que tem filtragem EMI deve possui algum capacitor entre Fase-Neutro e outros entre Fase-Terra / Neutro-Terra. Duvido que tenha alguma indutor dentro dele, que tb faz parte da filtragem de ruidos, mas como eu disse, a julgar pelo preço, deve conter esses componentes ai que te falei.

Pra falar mais, só abrindo o bicho!

Postado

Irei postar as fotos da embalagem (apenas o papel) e do filtro externamente também..para darem uma olhadinha..fora o da ecp q vou abrir a tarde..

flwws.

Postado

O papel eu deixei umas coisas em cima dele e amassou um pouco, mas acho q dá p ler perfeitamente! ^_^..E tres fotos do filtro, uma ultima meio empoeirada com destaque para o fusivel externo!

Postado

Vou abrir dq a pouco meu ecp antigao e coloco aqui também como prometido...:cool:

Como fico meio cabreiro de abrir meu filtro novo, enviei um emai-l p Indusat pedindo as especificaçoes completas e se possivel uma foto interna do filtro..

Bem, de qlq forma, é melhor do que ligar direto na tomada, e mesmo que ele não tenha todas as devidas proteções, tenho uma fontezinha até razoavel, uma Corsair CX400W...sei q ela tem PFC ativo e as proteçoes adequadas, então acho q posso ficar tranquilo..minha preoculpaçao seria o monitor mesmo e a impressora.. Mas quem sabe internamente esse filtro seja bonzinho, daí seria a solução nacional, kkk...visto que a imensa maioria dos disponiveis nao tem praticamente nada de proteçao!

Coloquem opiniões aí do que acharam, ja ja coloco as fotos do ecp...vlwwss.

Postado

Pronto, já abri o bicho.

Bem, tirei duas fotos externamente dele, e outras internamente, pois bem...quando abri o bixim tomei uma baita susto, porque só vi os ferros, blzz, dai fuxicando ele e virando, vi uma "bolinha amarelinha", kkk, q parece ser o varistor, a tal "proteçao", tinha somente ele como vocês podem ver, olhei em td e n achei mais nada..

Como é um filtro já "velho", e vou joga-lo fora, arranquei o bixo p fora p tirar uma foto dele, inclusive peguei uma tesoura de unha p fazer isso, porque era estreito p tirar ele com a chave... nao sei se as partes "comidas" dele foi devido a ser queimado ou porque forcei ele com a tesoura...

Dae beleza, também uma foto com a especificaçao do bichinho...e logo depois me deparo com uma curiosidade...a tomada, vi escrito "Inmetro" nela, o que quer dizer q o filtro foi aprovado!!??...bem, se assim for, o Inmetro nao parece tar muito interessado em saber da qualidade dos mesmos..

beleza...vi que é bem fácil mesmo abrir o filtro e tal...mas esse velho mandei ver, já o meu novo ainda vejo se crio coragem,rsrs... postem opinioes ae pessoal! Vlwwss ^_^

Postado
Vou abrir dq a pouco meu ecp antigao e coloco aqui também como prometido...:cool:

Como fico meio cabreiro de abrir meu filtro novo, enviei um emai-l p Indusat pedindo as especificaçoes completas e se possivel uma foto interna do filtro..

Bem, de qlq forma, é melhor do que ligar direto na tomada, e mesmo que ele não tenha todas as devidas proteções, tenho uma fontezinha até razoavel, uma Corsair CX400W...sei q ela tem PFC ativo e as proteçoes adequadas, então acho q posso ficar tranquilo..minha preoculpaçao seria o monitor mesmo e a impressora.. Mas quem sabe internamente esse filtro seja bonzinho, daí seria a solução nacional, kkk...visto que a imensa maioria dos disponiveis nao tem praticamente nada de proteçao!

Coloquem opiniões aí do que acharam, ja ja coloco as fotos do ecp...vlwwss.

É, quanto ao Indusat, não tenho o que falar, as fotos não acrescentaram nada no que diz respeito à especificações técnicas.

Os monitores vêm com fontes suficientemente boas para eles, algumas possuem até varistores internos e todos possuem um filtro de linha, isso é de praxe se querem ser aprovados por normas, principalmente européias. As impressoras da mesma forma...

Esse filtro ECP não é o mesmo q tenho aqui, o que tenho aqui tem mais tomadas, mas internamente é igual, apenas um varistor pequeno e mais nada. Esse varistor da foto é um varistor dimensionado pra trabalhar em até 250Volts.

As marcas não aparenta defeito no varistor, provavelmente foi a tesoura q você usou. Se o varistor tivesse ruim, o fusivel iria queimar a todo instante que você colocasse um novo.

Sobre a marca do Inmetro, ele apenas aprovou o cabo e o plugue, nada mais. O cabo com certeza foi comprado de um fornecedor terceiro que a ECP usou para montar o filtro.

No Brasil não existe normas para o desenvolvimento de filtros de linha, logo o Inmetro não pode aprova-los em todos os quesitos, sem ter antes parâmetros para dizer que determinado produto está conforme ou não. Esse papel é da ABNT, de criar uma norma (que já prometeu pra esse ano, mas ainda não cumpriu), apesar de existir várias normas boas no exterior, como a UL1449 americana e outras. O que o Inmetro pode fazer, e já o fez, é usar algumas normas de segurança usada em outros produtos elétricos, como tomadas, para definir se o filtro é seguro ou não para o usuário em si, como por exemplo dizer que o produto apresenta riscos de choques elétricos ou de incêndio. O Inmetro não pode hoje, sem ter uma norma específica para filtros de linha, reprovar um produto porque por exemplo não contém capacitores do tipo Y2 entre neutro-terra e fase-terra ou que o produto não possui uma bobina indutora de filtragem ou que o varistor usado não corresponde ao nível de proteção recomendado numa norma, que o produto não possui proteção térmica... Apesar dessas e outros exigências estarem em normas internacionais e também coisas que nem precisam de normas, só de bom senso e conhecimento técnico do fabricante que desenvolveu o produto, o máximo que o Inmetro pode fazer é usar normas existentes, mas nãos específicas para esses produtos e o bom senso dos metrologistas para aprova-los ou reprova-los. Nesse caso sempre haverá críticas e desacordos entre o órgão avaliador e os fabricantes, além de quesitos não avaliados. PRECISAMOS DE UMA "UL1449" brasileira! Essa existe nos EUA já tem mais de uma década! Mas se tratando de Brasil, não creio que teremos uma norma tão boa como internacionais para filtros de linha que lá fora eles chamam de protetores contra surto.

Postado

Obrigado pela resposta Rau...nossa, muita coisa ai eu não sabia, principalmente essa questão das proteções que monitores e impressoras tem..nem sequer imaginava...ainda mais com o reforço psicologico que temos de muitos técnicos de informática brasileiros...teve um que falou para mim "Nem sonhe em ligar o monitor direto na tomada, é ligar e queimar!"...isso foi quando eu fui na loja p comprar um estabilizador..e comentei com o cara que eu tava ligando ele direto na tomada, apenas com um "T"...engraçado que eu falei q ja tinha ligado e como ele não queimou!? :confused:(_(..

Sobre a questão do Inmetro...provavelmente é so do cabo mesmo como você disse!...seria um absurdo o Inmetro aprovar um "filtro" assim...e a questão das normas, no Brasil...realmente é complicado, já que as coisas aq são um pouco devagar... de qlq forma os fabricantes, mesmo que talvez não tenham um grande conhecimento p produzir um produto, eu acho q falta um pouco de bom senso para algumas coisas..

Aguardo mais respostas e opiniões! :D

Postado

Olha, um técnico que diz um absurdo desses nunca nem sequer olhou na etiqueta atrás do monitor escrito "100-240V" ou seja, esse monitor funciona tanto no japão, que a rede é 100V, como na Australia, onde a rede é 240V, ou inglaterra que é 230V e no Brasil que temos 220V tanto Fase-Fase, como Fase-Neutro. Em todas essas redes esse monitor funciona. Sairia muito caro pra um fabricante criar uma fonte específica pra cada pais onde vende o mesmo modelo de monitor, seria ilógico isso...

Se você perguntar esse técnico do que consiste um filtro de linha, ele não vai saber, e não vai saber muito menos que dentro de uma fonte de monitor você encontra todos componentes de um filtro. Claro que se tivermos um filtro externo ao monitor, é desejável, antes o varistor do filtro dar problema do que a proteção interna da fonte dar defeito e outra coisa, bons filtros protetores vêm com varistores grandes, que são muito mais duráveis.

Bem, o carro chefe de muitos fabricantes de nobreaks e estabilizadores é o danado do estabilizador e logo o fabricante não dá muito atenção aos produtos mais baratos que dão menos lucros. Nos EUA o carro chefe desses fabricantes são os "Suge protectors" que são baratos de fabricar e podem ser vendidos a preços muitas vezes 3x mais do que o fabricante gastou para fazê-lo, componentes pra montar um filtro de linha não são caros quando comprados em atacado, como fazem os fabricantes. Aqui no Brasil precisaríamos inverter a ordem da coisa pra passar a termos uma boa variedade de bons filtros protetores.

Postado

então Rau, onde moro é tudo 110V, e acho q o mala do cara quis dizer isso no sentido da energia ser instavel e poder queimar, tudo isso p me empurrar o estabilizador que de qlq forma ja tinha ido com o intuito de comprar(_(... e também acredito que a energia do bairro onde moro não seja assim, pois nunca tive problemas com os meus demais aparelhos, e estabilizador que eu usava, raramente fazia os "tlec tlec", e a loja fica a alguns quarteiroes de onde moro, no mesmo bairro, então de onde o cara tirou essa ideia eu nao sei...

A Indusat me respondeu o emai-l, foram bem atenciosos, porém só forneceram as informações que estão escritas na própria embalagem..

POTENCIA MAXIMA: 1010VA -> OU SEJA SOMA DAS POTENCIAS LIGADAS AO MESMO

FUSIVEL: 10A

OPÇÕES: 3,4,5 E 6 TOMADAS

CABO APROVADO PELO INMETRO DE 3 X 0,75

CARCAÇA DE AÇO CARBONO COM PINTURA ELETROSTATICA

E falaram que não poderiam enviar uma foto interna do filtro devido á questões internas e comerciais, bem, fazer o que..

Eu estou á espera do APC na Atera, Smartdata e JustShop, porém, já faz mais de dez dias que não falam nada, estou sem esperanças já :(... Caso eu consiga o apc, eu troco aq e abro o meu atual da Indusat,...tá **** mesmo achar um filtro de linha com bom preço, tem outras marcas como clamper e upsai q vi aq na comu, mas estes são bem mais caros.. Vi também que o usuário Faller já testou vários filtros, será que ele já não viu este da Indusat!?..como vi que ele é outro que entende bem do assunto, caso o mesmo leia este post, me avise se já testou e coloque sua opinião sobre a qualidade do filtro :D..

valeu, abraço á todos!

Postado

acfaria, APC não tá mais trazendo pro Brasil os seus filtros e creio por causa das tomadas americanas, que agora são proibidas no pais. Enquanto eles não desenvolverem um filtro de linha com as normas tomadas, especificamente pro Brasil, não veremos mais APCs.

Postado

então Kayke, eu li o link, foi uma ótima atitulde da Mahattan, mas como se sabe, a maioria das empresas nacionais tem milhares de burocracias e tudo mais, e não acho que falando assim eles enviaram uma foto para mim,rs..apesar de ser vdd o q você flou..

Essa não é uma boa notícia Rau, nem um pouco! :(... será que a APC vai mudar o padrão de tomadas só para vender p um país cheio de burocracia e frescuraiada!?..eu duvido muito!..mesmo q eles fizessem um processo de fabricação separado, eu acho que isso não é de real interesse da empresa, bem, minha conclusão pessoal... Vamos nos Fud** por causa do nosso país, que é patriota como nunca em época de jogo, e disfarça o excesso de burocracia com a pilantragem e o "jeitinho brasileiro", fazendo parecer ser um país serio e preocupado com seu povo!:crazy:...

Nossa, eu curto futebol e torço para o Brasil, óbvio, mas poxa, é tanta trambicagem, sempre saímos atrás dos outros países em quase todos os aspectos, mas isso ngm liga, ganhando o jogo de futebol tá tudo certo! :angry:...

Bem, meus coments de indignação estão feitos..(_(.. agora, esperando mais um pouquinho p ler a opinião do Faller caso ele poste aqui, ou algum outro usuário que possa ter este filtro de linha e poste sua experiência..

valeu

Postado

Olha, se a APC vai produzir filtros com novas tomadas não sei, só sei que a APC está presente na maioria dos países do mundo e em cada um desses países ela produz produtos com tomadas específicas, mas temos uma grande diferença em relação a esses países, que é a tensão final entregue pro consumidor. Em todo pais que a APC trabalha, com exceção do Brasil, produz apenas produtos pra um nível de tensão específico, já no Brasil temos:

1 - 220V Fase-Neutro

2 - 220V Fase-Fase

3 - 110-127V Fase-Neutro.

Além disso nosso país é um dos poucos onde entram muitos produtos americanos que só funcionam em 120V e por essa razão, creio eu, todo estabilizador ou nobreak que vemos por aí, pelo menos a maioria, é um transformador também. Você pode olhar em todos os sites da APC, em todos países que ela atua, o único que tem produtos que transformam 220V pra 110V é o site da APC do Brasil, em todos os outros países ela vende produtos monovolt, seja 100, 110, 120, 220, 240V.

A APC tem uma fabrica no Brasil, mas só produz nobreaks, e já tem alguns modelos com as novas tomadas, mas todos apenas pra 110-127V. A APC comprou a Microsol e dessa união ainda não vi nada de diferente pro consumidor final, só to vendo nobreak Microsol sendo vendido como Microsol/APC, mas continuam sendo os mesmos nobreak Microsol antigos.

Postado

Sim, eu sabia dessa parada deles produzirem nobreaks para o brasil, afinal é o que se vende mais por aqui, nobreak (na maioria dos casos de baixa qualidade) e o campeão de vendas, o estabilizador!

Sobre esta questão da tensão, é bastante óbvio também, se o em outro país não tem tensões diferentes, não é necessário produzir equipamentos de diversas tensões ou bivolts, este ultimo alias..não sei da APC, mas costuma ser inferior aos monovolts.

Bem, tomareee que passem a vender novamente, porque tá realmente complicado!..e como td aqui demora, se eles forem fazer isso, o que é improvável, pois sequer produzem filtros de linha aq, vai ser dq uns booooonnsss anos.

flwww

Postado

Não tenho inteção de meramente ressucitar o tópico, só colocar uma outra coisa interessante aqui, depois disso, se quiserem trancar, tudo bem, quando eu tomar coragem para abrir o filtro, peço para a moderação se posso ativar o tópico novamente..

Enviei emai-l para algumas lojas da net que vendem(vendiam) o filtro, as principais como atera, e-coyote, hardstore, justshop... e me responderam que a APC parou mesmo de importar este filtros, e uma das lojas me respodeu que a APC tem inteção de fazer filtros com o novo padrão de tomada, porém, como o esperado, não sabem quando vão fazer isto.

O interessante é que a norma das tomadas e retirada de todo aparelho com tal foi em uma velocidade impressionante, pois a norma vigorou só no cmç deste ano e quase não se encontra mais coisas de qualidade no novo padrão de tomadas. Provavelmente o governo deve tar ganhando algo por isso, porque tudo que beneficia ele, a coisa vira rapidamente e bem feito, caso não, tudo demora e quando sai, é muito pouco e ainda precário em desenvolvimento.

Bem, é isso ae, já que não recebi a resposta do usuário Faller, deve ser porque ele não conhece este filtro da Indusat, de qlq forma beleza... Obrigado a todos que compartilharam os conhecimentos aqui...valeu!

• Membro VIP
Postado
Pronto, já abri o bicho.

Bem, tirei duas fotos externamente dele, e outras internamente, pois bem...quando abri o bixim tomei uma baita susto, porque só vi os ferros, blzz, dai fuxicando ele e virando, vi uma "bolinha amarelinha", kkk, q parece ser o varistor, a tal "proteçao", tinha somente ele como vocês podem ver, olhei em td e n achei mais nada..

Um proteção marginal apenas, com um varistor somente, entre fase e neutro, de 10 mm, 70 joules, 250 Volts..

Esse varistor (elemento de proteção) custa ao fabricante cerca de R$0,20, não mais do que isso... É isso de proteção que ele oferece..

Abraço...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...