Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sistema para controlar a intensidade luminosa de lampadas


Matheus_Carvalho

Posts recomendados

Oi pessoal, eu precisava de uma ajudinha num projeto que eu pretendo colocar em casa. O objetivo é controlar a intensidade da luz de um comodo qualquer, a principio eu pensei em procurar usar um potenciometro, é possivel fazer assim? qual potenciometro eu poderia utilizar?

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O melhor que tem a fazer é comprar um pronto. Eles são baratos só tem que dimensionar a potência do dimmer.

Nem sempre, esses prontos em muitos casos, são circuitos mal dimensionados, a comçar pelo dissipador, alem do problema de histerese que faz com que a potencia transferida para a lampada fique instavel.

Existem diversos circuitos dimmers na internet, uns mais outros menos elaborados,a ON Semiconductor tem um app note interessante de como construir um dimmer digital com componentes baratos e de fácil aquisição, a base é um circuito integrado 555, veja o documento aqui:

http://www.onsemi.com/pub_link/Collateral/AND8011-D.PDF

divirta-se ;D

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!