Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problema Em placa-mãe Que Parou De Reconhecer O Teclado


Posts recomendados

Olá Pessoal ...

Estava atendendo a um cliente, uma máquina Celeron 1.1 Ghz, 128 MB de memoria, Placa mãe, ECS P6STMT com Som, Video, Fax e Rede ON-Board uma máquina da Metron, rodando Win XP, enfim, esta estava com problema de virus, meu maior problema começou quando apos instalar algumas atualizações do XP, a máquina foi reiniciada e a partir dai, não funcionou mais nem o teclado e nem o mouse (ambos PS-2), apos varias tentativas de liga e desliga, abri a máquina e dei um reset na placa-mãe, e agora está aparecendo aquela mensagem "teclado inexistente ou com erro".

Nunca vi nenhum problema deste tipo, e também não acredito que tenha sido causado pelo XP, caso alguém já tenha passado por isso e saiba como resolver, desde já agradeço por qualquer ajuda ...

vocês que são da eletrônica, já viram algo parecido ??? será que pode ser defeito na placa ??? tem conserto ?????

Um grande abraço

Márcio Alves

[email protected]

ICQ 44567304

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tive um problema parecido,,, que a maquina funcionava e de repente o teclado parava.... mais era a placa de video. depois que instalei corretamente a maquina ficou bem...

seu problema esta q esta sem o mouse... ...

o xp já causou muito estrago comigo.. então não duvido que tenha sido ele. veja se não é um virus de boot que travou o teclado e o mouse...

espero apesar de não ser expert em informatica possa ter dada uma luz... tente reiniciar pelo CD-ROM.... com antivirus...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

:muro: Olá amigo,

Gostaria de mencionar que também tive o mesmo problema com uma placa-mãe de mesma marca e modelo montada em um computador Metron com processador celeron de 1.2G. Ao ligar a máquina era emitido um bip contínuo o computador travava e aparecia a mesagem de teclado não presente. Troquei o teclado por um outro e este problema foi resolvido. Só que para minha surpresa, depois que reinstalar o windows e todos os demais programas, desliguei a máquina e reinstalei novamente o teclado problematico que agora passou a funcionar sem problemas. Por isso não sei te dizer axamente como o problema foi resolvido. Outro fato observado semelhante ao teu é que o mouse também não funciona. Já instalei um mouse serial e nada. O único que funcionou foi um mouse USB. Infelizmente a máquina continua com problema até hoje. No meu caso em que o teclado funciona, me aconselharam a fazer uma atualização do BIOS. Mas como não tive mais contato com o cliente isso também não foi possível de ser realizado. Se ainda for de ajuda, o BIOS pode ser baixado em:

http://www.ecsusa.com/downloads/p6stmt.html

Se tiver alguma solução real para o problema, por favor, me comunique.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por jmatos@08 mar 2004, 21:31

:muro: Olá amigo,

Gostaria de mencionar que também tive o mesmo problema com uma placa-mãe de mesma marca e modelo montada em um computador Metron com processador celeron de 1.2G. Ao ligar a máquina era emitido um bip contínuo o computador travava e aparecia a mesagem de teclado não presente. Troquei o teclado por um outro e este problema foi resolvido. Só que para minha surpresa, depois que reinstalar o windows e todos os demais programas, desliguei a máquina e reinstalei novamente o teclado problematico que agora passou a funcionar sem problemas. Por isso não sei te dizer axamente como o problema foi resolvido. Outro fato observado semelhante ao teu é que o mouse também não funciona. Já instalei um mouse serial e nada. O único que funcionou foi um mouse USB. Infelizmente a máquina continua com problema até hoje. No meu caso em que o teclado funciona, me aconselharam a fazer uma atualização do BIOS. Mas como não tive mais contato com o cliente isso também não foi possível de ser realizado. Se ainda for de ajuda, o BIOS pode ser baixado em:

http://www.ecsusa.com/downloads/p6stmt.html

Se tiver alguma solução real para o problema, por favor, me comunique.

isso ta com cara de conflito de drivers....se você usa mouse serial, você deve desativar os outros mouses q o windows instala e o teclado a mesma coisa...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Isto não é conflito de driver, pois mesmo sem o windows a máquina trava assim que liga aparecendo a mensagem teclado ausente, tentei usar um mouse serial e um teclado USB, e com estes está funcionando.... mas os teclado e mouse PS-2, não funcionaram de jeito nenhum ...

Um grande abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara, eu tive esse mesmo problema...

fiz umas atualizações no xp e quando fui resetar, a máquina não reconhecia mais o teclado...

peguei o teclado do meu irmão (também ps/2) e nada...continuou com o mesmo erro...

ele acusava erro no teclado e aparecia aquela clássica frase em inglês dizendo pra apertar F1 pra dar skip e continuar o boot..

mas como o teclado não funcionava, eu imaginei q não ia funcionar...então apertei o F1 achando que não iria funcionar!

esperei uns 5 segundos...e pra minha surpresa a máquina continuou o boot...daí entrei no windows e o teclado estava funcionando perfeitamente!!!

resetei de novo pra ver se o problema persistia...e infelizmente sim, aparecia a tela de que o teclado não era encontrado.

mas eu apertava F1 e depois de uns 5 segundos sempre continuava o boot...

muito estranho...

foi então que um dia eu levei o meu pc na casa de um amigo pra fazer uma lan party...e meu, eu não acreditava na hora que via...eu liguei o pc lá e o maldito reconheceu o teclado numa boa!!!

fiquei sem entender mesmo, pois eu só havia levado o meu pc aqui de casa pra casa dele...mais nada...

e depois que eu trouxe o pc de volta pra cá ele ficou normal...

vai entender...

sei lá cara, tenta mudar o pc de lugar também! :D

fica tranquilo que isso acabano ficando normal..

falou!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Estou com o mesmo problema numa ASUS, simplesmente não reconhece o teclado, no meu caso o problema é de Hardware, eu já detectei parte do problema, na minha placa logo atras do conector ps2 tem um componente verdinho com a nomeclatura "p200" ele é meio quadradrinho, este componente deve estar queimado como na minha, já troquei ele tres vezes, volta a funcionar durante algumas horas e depois queima, preciso achar qual o outro componente que esta fazendo ele queimar, se alguem puder me ajudar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

estou com um problema estranho tambem

"do nada", minha placa-mãe de um pc antigo (um duron 1.1 numa Asus A7A266) começou a dar esse erro de não detectar o teclado, sempre para no boot, porém,

o teclado funciona normalmente, e se eu der F1 o micro entra normal, ou se eu apertar o delete ele entra no setup

enfim, funciona normal, mas da esse erro chato..... pode ser coincidência, eu até achava que era problema na memoria, mas ontem troquei por uma memoria nova e continua dando isso.... já revirei a bios de perna pra cima procurando se era alguma opção e nada, já atualizei e tambem não deu resultado

E AGORA PRA GALERA QUE MANJA DE eletrônica

um fato interessante, é que desde quando eu ligo o pc, os 3 leds do teclado (num lock, caps e scroll lock) ficam piscando juntos..... eles piscam umas 10 vezes, dai para de piscar e da o erro de "keyboard error or not found", que é onde eu aperto o F1 e vai beleza

por isso eu acho que pode ser um bug em alguma peça.... sei la...

e eu já troquei de teclado umas 5x :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Estou com uma Asus CUV 4X que está com esse problema. Ela não reconhece o teclado PS2. O mesmo acende no Post, depois da a segunda piscadela e nada mais. A tela fica pedindo o famoso F1 ou Del para Enter Setup. Já pensei em comprar um adaptador para USB, mas antes vou tentar arrumar um teclado USB para testar. Também resetei a máquina pois muitas vezes assim dá pra resolver e nada.

se descobrir algo posto pra vocês.

M. bandeira

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

:bandeira:

Tenho uma ASUS A7V-E que parou de reconhecer teclado e mouse e nunca mais voltou. Isso é comum na ASUS mas o fabricante não reconhece o problema ... :tantan:

Na ECS já li artigos falando sobre substituição de fontes genéricas por fontes de qualidade, mas nem sempre funciona. Só faça o teste se você dispuser de uma boa fonte - não vale a pena comprar uma nova só pra testar.

De resto, continua valendo as dicas de verificar a existência de capacitor em curto, resistor pull-up alterado ou indutor aberto, em alguma das linhas KBCLK(pino 5) ou KBDATA(pino 1) do teclado (essa dica eu recebi em outro forum).

Há suspeitas que a South Bridge da VIA antes dos 400 MHz de FSB apresentavam esse problema, mas é só uma especulação já que as reclamações diminuiram de lá pra cá.

Boa sorte. Se algém tem alguma dica, por favor, não deixem de registrar aqui no forum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

Olá, nas placas antigas, perto do conector DIN do teclado havia um resistor, geralmente quando o teclado não funcionava este resistor estava queimado, verifique peças semelhantes.

É exatamente isso um reisitor que fica próximo as porta PS2 agora ele varia de lugar e tipo em cada pla mãe sendo bem difícil localizar. Mais é isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Pessoal

Tenho problema parecido minha Mobo ASUS A7600x não identifica meu teclado, aparece a maldita msg "Keyboard Error blá blá" porém basta clicar no reset da CPU que tudo se normaliza e o PC liga normalmente...

Detalhe problema começou quando formatei o HD e instalei uma pc3200 400mhz e uma Pv XFX 5200 128 Geforce.

Não pretendo trocar minha mobo, só se ela pegar fogo...

Tem alguma solução???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigao nao sei se resolveu seu problema mais ai vai a dica:

1- Teclado não funciona - um dos defeitos mais comuns e que tem me dado muito dinheiro - a princípio verifique se ao ligar o micro ou a placa, as luzes do teclado piscam (em casos em que aparece a mensagem da BIOS indicando erro de teclado). Neste caso há duas situações:

* Não piscam - Teclado não está sendo alimentado. Não há tensão de +5V chegtando até o conector do teclado. Verificar fúsiveis próximos ao teclado.

* Sim, piscam - Teclado está alimentado porém não está recebendo os sinais de dados ou clock - Retire os capacitores SMD ligados entre os pinos de clock e dados e o terra. Há casos em que existe um componente parecido com um array ou rede de resistores mas não o são, na verdade são um array de capacitores com oito "perninhas", geralmente com a inscrição "C181" em seu corpo e com a incrição CA(1,2 101,102, etc... ) ou CN(1,2, etc..) serigrafado na placa. Agora o "pulo do gato", retire ele fora, pois acontece de estes capacitores apresentarem fuga, e desviarem os sinais de clock ou dados para o terra. beleza, agora ele voltou a funcionar??? Que maravilha!!!!

Posta ai os resultados

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Pessoal estou ficando maluco, eu estou com uma placa ECS P6STMT aqui em casa, ela está com o defeito do teclado PS2, mas o meu cliente comprou um teclado USB, e beleza, mas ao passar dos dias ela apresentou o seguinte defeito, ela liga tudo, o cooler, leds do gabinete, e ele acende uma luz vermelha perto dos pentes de memória, mas acontece o seguinte, não aparece nada no video, e quando tento desligar pelo botão desliga pressionado por 5 segundos ela não desliga.

Fui tirando peça por peça, e quando retirei os dois pentes de memória, ela começou a apitar, dando uns bipes longos, e quando mando desligar com o botão pressionando o mesmo por 5 segundos, ela desliga, limpei as memórias, limpei os contatos e até cheguei a trocar as memórias e nada de funcionar, estou desesperado pois meu cliente está precisando da máquina.

Alguém conhece algum lugar onde tenha um layout ou esquema elétrico dessa placa para eu tentar consertar? Alguém já teve essa placa e teve esse problema???

Valeu pessoal!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 anos depois...

Olá Gente Preciso muito da ajuda de você, é o seguinte, estou com uma CPU com Windows XP, dae fui fazer uma formatação e a instalação do windows XP através de um pendrive mas acontece que chegou nesse ponto e não sai mais, ja coloquei um CD de Instalação depois e não resolveu, e para complicar o Teclado USB nao funciona e nem o Mouse ps2 depois do boot, já tirei a bateria , já tirei a peça que fica do lado da bateria para fazer o reset da bios, já deixei ativado a opção do Teclado e do Mouse na Bios mas o problema continua, ALGUÉM PODE ME AJUDAR!!! AGRADEÇO MUITO!

IMG_20160115_WA0006.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

chutes...

-gere outro pendrive de boot. Não use estes adaptadores de sd card. Use pendrive "de verdade" ou

-instale do zero a partir do cd mesmo

-troque a bateria do pc

-altere as configurações de usb na bios

-tente mouse e teclado ambos usb ou ambos ps2

-limpa contatos nos ps2 e usb

-e, claro, o que vai resolver.. :  etc

Ah eu ia esquecendo. Perdi 1 tempão lendo os primeiros posts! Precisava ressuscitar este tópico mesmo??!! Ah moleque! Rhum!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!