Ir ao conteúdo

Asus M4A89GTD-PRO/USB3, ECS A89GXM-A ou MSI 890GXM-G65

Vitou

Posts recomendados

Postado

Eu gostaria da opinião dos amigos do fórum para saber qual dessas placas (sugestões de outras placas também são bem-vindas) comprar. O amigo Ramon Neves esclareceu todas as minhas duvidas no tópico "http://forum.clubedohardware.com.br/resolvido-asus-m4a88td/823223?p=4407726#post4407726" e eu iria comprar a ASUS M4A785TD-V EVO (uma ótima placa), mas, me deparei com a ECS A89GXM-A. E eu acho que seria mais vantagem comprar uma placa com chipset 890gx. Aguardo respostas. Muito obrigado.

Postado

é bom dar uma esperadinha, se você puder, até final de agosto deste ano pra ver se seria interessante optar por uma mobo com chipset AMD8XX ou pegar as antigas e menos caras AMD7XX

não podendo esperar, eu acrescentaria a GIGABYTE GA-870A-UD3 AM3 AMD 870 SATA 6Gb/s USB 3.0 ATX, esta placa não tem video onboard, mas parece ser bem bacana e o pessoal na newegg (poucos ainda) tão dando boa nota nela, claro q ae você vai precisar comprar uma plvideo, sugestiono uma HD5770

Asus M4A89GTD-PRO/USB3 é mais cara, vem com video onb. mas num vejo muita vantagem nela nao, pelo menos tem USB3 e sata3, meio fraquinhos ainda porque não dá pra saber se vai fazer ainda grande diferença ou se tem desempenho satisfatorio frente as novas gerações de chipsets com USB3 integrado, acredito q o sata3 é meio assim principalmente devido o baixo desempenho dos HDs atuais frente os SSDs, não adianta muito por SATA3

as demais sao inferiores e ECS vai te dar dor de cabeça crônica

Postado

Obrigado pela resposta. Por que as demais placas são inferiores ? Eu vou ter que esperar mais ou menos um ou dois meses mesmo. Lembrando que todas elas possuem Sata 3 (6G) e a MSI tem usb3 e roda memórias no barramento de 2133 MHZ. Referente a GIGABYTE GA-870A-UD3, o que você(s) acham da GA-890XA-UD3 ? E referente a ECS, por que eu terei dores de cabeça com ela ? Pois vejo muita gente reclamando da ECS mas também vejo muita gente falando bem. E parece que essas novas placas da ECS (chipset 890gx) Melhoraram bastante. Aguardo respostas. Todas as respostas são bem-vidas. Muito Obrigado.

Postado
E referente a ECS, por que eu terei dores de cabeça com ela ? Pois vejo muita gente reclamando da ECS mas também vejo muita gente falando bem. E parece que essas novas placas da ECS (chipset 890gx) Melhoraram bastante. Aguardo respostas. Todas as respostas são bem-vidas. Muito Obrigado.

Amigo o mesmo esclarecimento que te dei no outro tópico sobre a placa do modelo da ECS serve para esse modelo tambem, entenda o seguinte a fabricante ECS é deficiente em contrução de bios, onde se torna uma escolha inviavel, pois tem um risco muito grande de lhe dar problemas sério depois, ou não conseguir alcançar certos patamas de Overclock ou ter dificuldade em alguns casos por falta de recusos, escolha modelos da Asus, Gigabyte ou MSI pois são fabricantes que sabem fazer seus produtos e com qualidade, estabilidade e com recursos muito úteis que evitam dores de cabeça!!!

Entre os 3 modelos citados por voce eu no seu lugar escolheria o modelo da Asus ou da MSI, todos dois são modelos muito bons e te dara um ótimo desempenho, com estabilidade e suporte a qualquer feito!!!!!

Postado

Obrigado pelas respostas. Eu encontrei as duas placas (Asus e MSI) no MercadoLivre, a Asus no valor de R$ 541,99 e a MSI no valor de R$ 479,00. A placa Asus é a versão /USB3. Eu já iria comprar a ECS, pois li a respeito dela e parecia que a ECS tinha resolvido o preblema de bios nas placas com chipsets mais novos, mas parece que ainda não! Eu acho que irei comprar a MSI, será mais vantagem, pois a única diferença dela em relação a Asus é o layout (corrijam-me se eu estiver errado). A MSI possui 2 slots PCI-EX 16x, mas eu gostaria de saber: fazendo um crossfireX, os dois PCI-EX irão rodar em 16x ou cada um em 8x? Aguardo respostas. Muito obrigado.

Postado

Repito as únicas placa que funcionam em CrossFireX em 16X cada slot são as placa com chipset 890 FX, as placas citadas possuem o chipset 890GX que fazem CrossfireX a 8x cada slot!!!

Postado
Repito as únicas placa que funcionam em CrossFireX em 16X cada slot são as placa com chipset 890 FX, as placas citadas possuem o chipset 890GX que fazem CrossfireX a 8x cada slot!!!

Isso mesmo!

Esta foi uma das razões que me afastaram temporariamente da Asus M4A89GTD PRO/USB 3.0. Sobre os novos recursos, apesar de ser uma excelente placa, os SATA3 e USB3.0 ainda merecem uma atenção quanto a desempenho. Existem poquíssimos dispositivos com essas interfaces no mercado. E apesar da tecnologia informática avançar com tamanha velocidade, creio que tanto os SSDs quando os HDs Sata3 serão melhor aproveitados a partir do próximo ano.

Uma placa com Chipset 790FX caberia muito bem aquí.

Esta semana, comprei a M4A79T Deluxe. Paguei apenas R$ 488,00 no mercado Livre. Com a economia, deu pra levar também um Gabinete melhorzinho! ^_^ . Me pareceu uma boa compra. Nada mal para quem, desde 2007 esteve com uma M2N-MX SE PLUS :D

Quanto a minha sugestão, eu iria de Asus que, na minha opinião, melhora a cada lançamento!

Postado

Obrigado pelas respostas. Mas eu acho que é mais vantagem a compra da MSI ou ASUS (chipset 890gx) pois possuem um chipset mais recente e estarão prontas para o futuro (USB 3 e SATA 3).

Referente a M4A79T Deluxe, é uma ótima placa, mas o problema dela é não possuir video on-board. Pois se acontecer de queimar a placa de video, o sujeito ficará sem poder usar o pc até comprar outra (não estou dizendo que a M4A79T Deluxe é uma placa ruim, ao contrario, ela é uma ótima placa, mas para mim não seria vantagem). Referente as placas com chipset 790fx, quais seriam as vossas sugestões? Os seguintes videos on-board: HD4200, HD4290 e HD3300. Rodando ao máximo, são capazes de superar uma Geforce Zotac 8400GS de 512mb? Eu acredito que sim, mas gostaria da vossa opinião. Aguardo respostas. Muito obrigado.

Postado
Obrigado pelas respostas. Mas eu acho que é mais vantagem a compra da MSI ou ASUS (chipset 890gx) pois possuem um chipset mais recente e estarão prontas para o futuro (USB 3 e SATA 3).

Referente a M4A79T Deluxe, é uma ótima placa, mas o problema dela é não possuir video on-board. Pois se acontecer de queimar a placa de video, o sujeito ficará sem poder usar o pc até comprar outra (não estou dizendo que a M4A79T Deluxe é uma placa ruim, ao contrario, ela é uma ótima placa, mas para mim não seria vantagem). Referente as placas com chipset 790fx, quais seriam as vossas sugestões? Os seguintes videos on-board: HD4200, HD4290 e HD3300. Rodando ao máximo, são capazes de superar uma Geforce Zotac 8400GS de 512mb? Eu acredito que sim, mas gostaria da vossa opinião. Aguardo respostas. Muito obrigado.

Eu sempre pensei nisso. Se tiver problemas com a VGA em placas sem vídeo onboard, o PC vai ficar sem utilidade. Mas, o problema para quem quer fazer uso de todo potencial das PCIe 16x, é que, só seria possível com placas de Chipset FX.

Quanto a desempenho de vídeo onboard, nenhuma delas vai lhe proporcionar jogos com qualidade visual e bons framerates ao mesmo tempo. A não ser que você jogue apenas games mais antigos, claro. Qualquer VGA nVidia a partir da série 7600 tem desempenho melhor que os videos onboard existentes nos dias de hoje. É claro que nesse caso, as tecnogias presentes no vídeo onboard podem trazer maior compatibilidade, como o DX10, por exemplo.

Se pretende adquirir placa com chipset da série "790", opte pelas placas de maior valor, pois costuma trazer mais recursos.

Postado

Obrigado pelas respostas. Num futuro CrossfireX na MSI 890GXM-G65 com duas ATI HD5770, eu poderia obter um bom desempenho mesmo com um PCI-Ex rodando a 8x? Eu também estive dando uma olhada na ASUS M4A78T-E, eu gostaria da vossa opinião se seria uma boa escolha. Entre a ASUS M4A78T-E e a MSI 890GXM-G65, qual vocês aconselhariam? A ASUS M4A78T-E é uma boa placa e aguentaria os avanços da tecnologia por pelo menos uns 2 ou 3 anos? E quais são as vossas sugestões para placas com chipset 790fx? Todas as placas com esse chipset possuem a VGA off-board? Aguardo respostas. Muito obrigado.

Postado

Ola, Amigos. Estou aguardando as vossas respostas pois ainda não resolvi qual placa comprar. Muito obrigado.

Postado
Obrigado pelas respostas. Num futuro CrossfireX na MSI 890GXM-G65 com duas ATI HD5770, eu poderia obter um bom desempenho mesmo com um PCI-Ex rodando a 8x? Eu também estive dando uma olhada na ASUS M4A78T-E, eu gostaria da vossa opinião se seria uma boa escolha. Entre a ASUS M4A78T-E e a MSI 890GXM-G65, qual vocês aconselhariam? A ASUS M4A78T-E é uma boa placa e aguentaria os avanços da tecnologia por pelo menos uns 2 ou 3 anos? E quais são as vossas sugestões para placas com chipset 790fx? Todas as placas com esse chipset possuem a VGA off-board? Aguardo respostas. Muito obrigado.

O desempenho em duas PCIexpress @ 16x pode trazer alguns framesrates (uns 3 a 4 no máximo), ou não. Depende muito da otimização do game. Mas no geral, duas VGAs top em CrossfireX 8x/8x não deixaria acontecer perda de desempenho :P

Quanto a ASUS M4A78T-E, ela só suporta CrossfireX em 8x/8x, mas é uma boa placa. Seria uma versão mais enxuta da M4A79T Deluxe e com uma ATI Radeon HD 3300 on board. O destaque fica com os reguladores de tensão (8+1) Talvez compense a compra pelo preço (se custar até R$400). Se vai lhe atender as necessidades, vai depender de sua utilização. SATA6Gb e USB3.0 pode até existir, mas os dispositivos com esta interface são raros, caros e nem tanto eficientes (ao menos por enquanto). Eu prefiro aguradar um pouco mais até se tornarem ótimo custo benefício.

A MSI 890GXM-G65 é outra boa opção, talvez a melhor delas. O formato da placa, se não me engano, é micro ATX e não vai ser problema instalar em qualquer gabinete. Ótima opção para HTPC, pois tem várias conexões diferentes de saída de vídeo. O problema pode ser o preço que normalmente é maior nas placas da MSI. Também, só faz crossfireX a 8x/8x.

Sobre as placas de Chipset 790FX, se não me engano, nenhuma delas possui vídeo on-board.

Na Asus você teria a M4A79T Deluxe, e a Crosshair III Formula. Esta última é bem mais cara, com alguns recursos a mais de overclock. A M4A79T Deluxe está se saíndo um belo custo-benefício, já que é possível encontrá-la por menos de R$500 (eu garanti a minha :wub:) .

Só para constar, existe também a M4A79 Deluxe (sem o "T"), mas é uma placa DDR2, o que pode não ser interessante agora!

Na MSI, você poderia ficar com a 790FX-GD70, excelente produto, mas também, com preço ainda acima da concorrência de mesmo nível.

Para Gigabite, você teria a GA-790FXTA-UD5. Esta possui 3 PCI express, na configuração 16x/16x ou 16x/8x/8x .

Outra ótima opção seria a GA-MA790FXT-UD5P. Esta placa tem muitas conexões no painel traseiro, incluindo espelho e-sata com tomada de energia. Lembrando que placas top da Gigabite não são tão fáceis de se encontrar no Brasil, e por isso, costumam ser mais caras, como acontece também com as da MSI.

Quanto a utilizar as USBs 3.0 e SATA6Gb, fica a opção de você adquirir separadamente, uma placa avulsa para este fim, geralmente instalada no slot PCIexpress 2x / 4x como esta abaixo:

Espero ter ajudado! ;)

post-247801-13884956320134_thumb.jpg

Postado

Muito obrigado pelas respostas. Com certeza ajudou. Mas ainda estou com algumas duvidas. Quer dizer que não compensa fazer um cross fire X MSI 890GXM-G65 ? Se a resposta for "não", seria também uma boa escolha a Asus M4A785TD-V EVO (como já disse o amigo Ramon Neves). Eu encontrei no Mercado Livre a MSI 890GXM-G65 pelo preço de R$479,00 http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-147039472-placa-me-msi-890gxm-g65-chipset-890gx-ddr3-usb-30-am3-nf-_JM, a MSI 790fx-gd70 por R$649,00 http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-147796424-msi-790fx-gd70-nova-ddr3-am3-4-pci-e-a-melhor-do-mundo-_JM, a Asus M4A785TD-v EVO por R$319,00 http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-145341562-placa-me-asus-m4a785td-v-evo-am3-amd-phenom-athlon-x2-x3-x4-_JM e a Asus M4a79xtd Evo por R$399,00 http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-145347203-placa-mãe-asus-m4a79xtd-evo-am3-xtreme-design-790x-crossfire-_JM . A MSI 890GXM-G65 é Micro-ATX sim. Aguardo respostas. Muito obrigado.

Postado

Nossa cara que fonte de dúvidas é essa que voce tem!?!?!?

Olha amigo quando indicamos uma placa falamos no geral que ela é boa, mais por tras da nossa indicação ocorreu uma analise da placa, se ela tivesse um ponto negativo não indicariamos ou falariamos o ponto negativo que ela tem, e a partir dali ficaria a sua escolha escolher a placa com o ponto negativo ou não, mais caramba o tópico começou com 3 placas, ai te ajudei e voce escolheu a V EVO, depois voce criou um tópico com dúvida em mais 3 placas e agora entra mais 2 placas, onde voce quer chegar com tanta dúvida en tantas placas diferentes? se voce quer uma placa potente e tem dinheiro para comprar compre logo uma Asus Crosshair IV Formula ou uma Gigabyte GA-890FXA-UD7 ai não tera nenhum ponto negativo a dizer delas, no mais todas tem pontos negativos que para alguns não fazem diferença, mais para outros fazem uma diferença enorme!!

Para matar a sua dúvida, o que voce procura numa placa mãe? qual sera o uso do computador em que a placa mãe estara montada? qual é o valor maximo que poderá gastar?

Postado
Nossa cara que fonte de dúvidas é essa que voce tem!?!?!?

Olha amigo quando indicamos uma placa falamos no geral que ela é boa, mais por tras da nossa indicação ocorreu uma analise da placa, se ela tivesse um ponto negativo não indicariamos ou falariamos o ponto negativo que ela tem, e a partir dali ficaria a sua escolha escolher a placa com o ponto negativo ou não, mais caramba o tópico começou com 3 placas, ai te ajudei e voce escolheu a V EVO, depois voce criou um tópico com dúvida em mais 3 placas e agora entra mais 2 placas, onde voce quer chegar com tanta dúvida en tantas placas diferentes? se voce quer uma placa potente e tem dinheiro para comprar compre logo uma Asus Crosshair IV Formula ou uma Gigabyte GA-890FXA-UD7 ai não tera nenhum ponto negativo a dizer delas, no mais todas tem pontos negativos que para alguns não fazem diferença, mais para outros fazem uma diferença enorme!!

Para matar a sua dúvida, o que voce procura numa placa mãe? qual sera o uso do computador em que a placa mãe estara montada? qual é o valor maximo que poderá gastar?

Pega leve aí Ramom (rsrsrsrs):D

Vitou,

Isso mesmo. Diga-nos do que você precisa e quanto pode gastar. Ficará mais fácil te ajudar na escolha!

Postado

É assim mesmo, as duvidas surgem depois de algumas respostas.

O que eu procuro numa placa mãe: eu quero uma placa que aguente um overclock. Nada muito absurdon um pequeno overclock. Talvez um futuro crossfire e que aguente as evoluções tecnológicas por, no minimo, 2 anos (eu sei que não tem como ninguém saber o que vai acontecer na informática).

Qual será o uso do computador em que a placa estará montada: Uso geral/jogos.

Qual é o valor máximo que posso gastar: Aproximadamente R$450,00.

Muito obrigado. Aguardo respostas.

Postado

O que eu procuro numa placa mãe: eu quero uma placa que aguente um overclock. Nada muito absurdon um pequeno overclock. Talvez um futuro crossfire e que aguente as evoluções tecnológicas por, no minimo, 2 anos (eu sei que não tem como ninguém saber o que vai acontecer na informática).

Se tiver de optar pelas mais baratas, não recomendo a M4A785TD-v EVO, pois uma de suas PCI express opera sempre a 4X. Pra você que talvez faça crossfirex, pegue qualquer outra já mencionada. A M4A79XTD EVO também seria uma outra boa opção.

Se não pretendes fazer Oveclocks mais agressivos, não precisa escolher nenhuma com Chipset 790FX.

Se queres recursos mais modernos, compre qualquer uma com Chipset 890GX.

Agora, estabeleça uma meta, com base nas informações e decida-se ^_^

Sorte!

Postado

Ok! agora ficou melhor!!

Bom, um amigo muito entendido virou a minha atenção para o seguinte (não estou querendo puxar a sardinha para essa placa) mais vamos la placas com Chipset 790X, 790GX, 890GX (890GXM-G65, M4A79XTD EVO ) produzem CrossFireX a 8x cada slot, ficando 8x/8x, e na placa V EVO o CrossFireX fica assim 16X/4X, vamos a matematica, pela lógica se juntarmos 16+4=20x na PCI-E, a V EVO tem 20x nas PCI-E, enquanto os modelos de placa com chipset 790X, 790GX, 890GX (890GXM-G65, M4A79XTD EVO ) tem 8+8=16 apenas 16x, então pela lógica a V EVO supera nesse quesito, agora vem o que chamamos de perda por ter um slot a 4x, só que isso é muito proveitoso, pois uma placa perde muito pouco nesse slot

Exemplo: uma placa mãe em CrossFireX não transporta dados apenas pelo slot PCI-E, tem o ligamento CrossfireX que é aquele cabo que fica na parte de cima das placas conectando uma à outra, o que faz que a perda seja quase 0%, isso sem contar que o slot PCI-E que funciona a 4x tambem pode ser usado para colocar a placa adaptadora de USB 3.0 e SATA 3 o que tambem é muito interessante, essa placa tambem segura um overclock monstruoso e nos Games não perde nada!!

Torno a repetir essa placa M4A785TD-V EVO é uma placa TOP com um chipset Mid que faz muito bem seu papel, tenho uma e cinseramente, adoro essa placa!!!

Agora temos o seguinte, voce falou que quer placa para pelo menos 2 anos, ano que vem a AMD vai lançar um novo soquet, um AM3 r2 com 941 pinos então as placa que existem hoje ja ficarão ultrapassadas e esse seu limite de 2 anos ja vai pro brejo, mais acho que com um processador Phenom II X6, 4Gb DDR3 1600Mhz uma placa Asus U3S6 conectada no PCI-E 4x essa placa da caldo por 2 anos tranquilamente!!!

Mais ai voce é quem decide, na minha opinião essa placa é a mais em conta de todas que voce citou e é a que da conta de todos os seus requerimentos!!

Postado
Ok! agora ficou melhor!!

Bom, um amigo muito entendido virou a minha atenção para o seguinte (não estou querendo puxar a sardinha para essa placa) mais vamos la placas com Chipset 790X, 790GX, 890GX (890GXM-G65, M4A79XTD EVO ) produzem CrossFireX a 8x cada slot, ficando 8x/8x, e na placa V EVO o CrossFireX fica assim 16X/4X, vamos a matematica, pela lógica se juntarmos 16+4=20x na PCI-E, a V EVO tem 20x nas PCI-E, enquanto os modelos de placa com chipset 790X, 790GX, 890GX (890GXM-G65, M4A79XTD EVO ) tem 8+8=16 apenas 16x, então pela lógica a V EVO supera nesse quesito, agora vem o que chamamos de perda por ter um slot a 4x, só que isso é muito proveitoso, pois uma placa perde muito pouco nesse slot

Exemplo: uma placa mãe em CrossFireX não transporta dados apenas pelo slot PCI-E, tem o ligamento CrossfireX que é aquele cabo que fica na parte de cima das placas conectando uma à outra, o que faz que a perda seja quase 0%, isso sem contar que o slot PCI-E que funciona a 4x tambem pode ser usado para colocar a placa adaptadora de USB 3.0 e SATA 3 o que tambem é muito interessante, essa placa tambem segura um overclock monstruoso e nos Games não perde nada!!

Torno a repetir essa placa M4A785TD-V EVO é uma placa TOP com um chipset Mid que faz muito bem seu papel, tenho uma e cinseramente, adoro essa placa!!!

Agora temos o seguinte, voce falou que quer placa para pelo menos 2 anos, ano que vem a AMD vai lançar um novo soquet, um AM3 r2 com 941 pinos então as placa que existem hoje ja ficarão ultrapassadas e esse seu limite de 2 anos ja vai pro brejo, mais acho que com um processador Phenom II X6, 4Gb DDR3 1600Mhz uma placa Asus U3S6 conectada no PCI-E 4x essa placa da caldo por 2 anos tranquilamente!!!

Mais ai voce é quem decide, na minha opinião essa placa é a mais em conta de todas que voce citou e é a que da conta de todos os seus requerimentos!!

Sua observação foi importante Ramon. O trabalho maior fica realmente com a primeira PCIexpress.

Agora, entre a M4A785TD-V EVO e M4A79XTD EVO, fica aí uma boa briga :lol:

Referente a utilidade da placa pelos próximos 2 anos, se a AMD permitir que continuemos a mesclar chipsets atuais com processadores e memórias futuras, até que dá pra brincar um pouquinho à base de pequenos upgrades.

Eu tenho a seguinte observação: nunca compro nada em lançamento, em se tratando de informática. Acaba saído caro de mais e na maioria das vezes os benefícios não correspondem de imediato ao valor investido.

Eu fiquei 3 anos com uma placa micro ATX (Asus M2N-MX Se Plus) bem simples. Até aquí ela aguentou bem, mas se na época do seu lançamento eu tivesse comprado por exemplo a Crosshair III, teria pago uma "fortuna" e talvez não teria usado os recursos que ela oferecia na época.

Ficar em dia com as tecnologias pode sair caro de mais. Por isso, é imprescindível a análise do custo benefício. Agora, se você encontrar um grande produto em promoção, não pense 2 vezes, claro! Na pior das hipóteses, você teria um produto valioso para o mercado de usados, na hora do upgrade!

Pense nisso!

Postado

Muito obrigado pelas respostas. Eu irei comprar a Asus M4A785TD-V EVO. Ela está cerca de R$150,00 mais barata que a MSI 890GXM-G65 e com essa economia poderei comprar um módulo de memória ddr3 (2gb) que será necessário. Agradeço a todos pela paciência e pelas respostas. Todas as minhas duvidas (eu sei que foram muitas(rsrs)) foram esclarecidas. Agradeço pelas respostas dos amigos arcmatrixnt, Ramon Neves e o amigo jeffren. Obrigado. Moderação, pode fechar o tópico como "Resolvido".

Postado

Pelos reviews que li a MSI 890GXM-G65 deixa um pouco a desejar. Eu ficaria com a MSI790FX-GD70 por enquanto. Ela é muito superior a M4A785TD-V EVO. Não adianta querer comparar. Ela é superior até que a Asus M4A78T-E que é superior a M4A785TD-V EVO. Então é só usar a lógica e ver os reviews pela net. Eu assim que possivel vou adquiruir uma MSI790FX-GD70, porque pelos reviews, ainda não vale a pena pegar a 890GXM-G65.

Desculpa, mas placas TOP são essas: Asus M4A78T-E, Gigabyte GA-MA790FXT-UD5P, Jetway HA08 e a MSI 790FX-GD70. A EVO é intermediária.

A MSI 790FX-GD70 faz em 16X com duas entradas e 8x com as 4...
  • Membro VIP
Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!