Ir ao conteúdo

Gaiola faraday

brayonmichael

Posts recomendados

Postado

olá! estive pesquisando na internet sobre a gaiola de faraday e não obtive muitos resultados.

queria fazer uma gaiola caseira de mdf, as paredes seriam cobertas por 10 folhas de aluminio, depois uma tela de ferro de 0,5 cm o furo e depois mais 5 folhas de aluminio, e depois 1 camada de aluminio em fita.

a caixa teria uns 30cm por 30cm, mas não sei se tenho que aterrar a caixa ou que???

quero guardar pendrive, cds, mp3, celulares lá dentro. mas como monto a caixa???

2- é verdade que os dados contidos em um pendrive são apagados por um imã???

3- essa caixa que funcionaria como uma gaiola de faraday, precisaria ter mais alguma coisa???

por favoro me ajudem. :eek::eek::eek:

acho que o forum tá se acabando, pois os meus outros topicos nimguem respondeu

muito cetico isso

:o:huh:-_-(_(:unsure::wacko:

Postado

e você esperou por incriveis 7 minutos.

Calma que pode demorar uns minutos à mais, mas nós respondemos.

Quanto à um imá apagar dados de pendrive, eu ouvia bastante isso com relação à HDs (que os dados são gravados magneticamente) mas nunca com relação à pendrives.

Também ouvi falar que hoje em dia imãs não apagam mais dados de HDs, parece que isso é coisa do passado agora.

Postado

"Um condutor, quando carregado, tende a espalhar suas cargas uniformemente por toda a sua superfície. Se esse condutor for uma esfera oca, por exemplo, as cargas irão se espalhar pela superfície externa, pois a repulsão entre as cargas fazem com que elas se mantenham o mais longe possível umas das outras. Os efeitos de campo elétrico criados no interior do condutor acabam se anulando, obtendo assim um campo elétrico nulo.

O mesmo acontece quando o condutor não está carregado, mas está em uma região que possui um campo elétrico causado por um agente externo. Seu interior fica livre da ação desse campo externo, fica blindado. Esse efeito é conhecido como blindagem eletrostática.

Para provar esse efeito, o físico britânico Michael Faraday fez, em 1836, um experimento para provar os efeitos da blindagem eletrostática. Ele construiu uma gaiola de metal carregada por um gerador eletrostático de alta tensão e colocou um eletroscópio em seu interior para provar que os efeitos do campo elétrico gerado pela gaiola eram nulos. O próprio Faraday entrou na gaiola para provar que seu interior era seguro. Esse experimento ficou conhecido por “Gaiola de Faraday”.

Assim, a blindagem eletrostática também ficou conhecida por gaiola de Faraday e esse efeito é muito utilizado em nosso dia a dia. Como exemplos podemos citar os carros e aviões, que atuam como gaiolas de Faraday, nos protegendo caso sejamos atingidos por uma descarga elétrica, contrariando o pensamento popular de que os pneus do carro é que fazem essa proteção. Construções também são feitas utilizando blindagem eletrostática, a fim de proteger equipamentos eletrônicos.

Essa blindagem pode ser vista facilmente, para isso pegue um celular ou um rádio ligado e embrulhe-o em papel alumínio. O alumínio vai agir como a gaiola de Faraday, o celular e o rádio poderão perder o sinal."

Por tanto não precisa de aterramento nem nada..a gaiola por si só protege o q esta no seu interior..isso claro contra eletrostática, não magnetismo!!!

Postado

Te dou uma dica mais simples, pega uma caixa de isopor e reveste ela por dentro com alumínio, uma folha já está bom e seja feliz, o isopor protegera contra a umidade e o alumínio fará a gaiola, não sei pra que tudo isso mas se quer fazer, dessa forma é bem mais fácil.

Postado

isso eu sei, já pesquisei sobre michael faraday, mas o que quero saber uma gaiola caseira de mdf, as paredes seriam cobertas por 10 folhas de aluminio, depois uma tela de ferro de 0,5 cm o furo e depois mais 5 folhas de aluminio, e depois 1 camada de aluminio em fita. isso iria proteger o que eu teria dentro??? não seria pouco material????

ok, mas só o aluminio já vai proteger contra o magnetismo???

Postado
quero guardar pendrive, cds, mp3, celulares lá dentro.

Vais guardar um celular lá dentro? Pra que isso?

2- é verdade que os dados contidos em um pendrive são apagados por um imã???

Não. Isso é uma grande tolice!

Uma pendrive é composta por memória do tipo FLASH, que só pode ser apagada eletricamente.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mem%C3%B3ria_flash

3- essa caixa que funcionaria como uma gaiola de faraday, precisaria ter mais alguma coisa???

Uma caixa como essa que pretendes fazer funcionaria sim como uma gaiola de faraday... Na verdade, está bastante exagerada (não precisaria de tantas "camadas" de aluminio assim).

Postado

Cabteixeira, passando um imã pelo pendrive, não existe a possibilidade de induzir um campo eletromagnetico em um indutor, ou até mesmo nas tricas ou circuito interno do CI, e fazer com que seja gerado um campo elétrico danificando o pendrive?

Não sei se estou falando besteira, mas pensei isso...

Grato pela resposta! ^^

E só uma pergunta, pra que voce quer colocar coisas dentro de uma gaiola de farady? õ.Õ

Quanto ao mito do infravermelho... também é furada, não tem nada a ver não, pra iso serve a mesma resposta d cabteixeira.

Postado

ok, quero fazer a gaiola de faraday porque estou

preucupado com as tempestades solares EMP que vam chegar em 2012

a cada 11 anos vem uma forte

e uma tempestade solar forte pode fazer seu telefone inutil, e você perder seus dados

e quero deixar guardado fotos no pendrive

Postado
ok, quero fazer a gaiola de faraday porque estou

preucupado com as tempestades solares EMP que vam chegar em 2012

a cada 11 anos vem uma forte

e uma tempestade solar forte pode fazer seu telefone inutil, e você perder seus dados

e quero deixar guardado fotos no pendrive

você tá falando sério? Ou será q eu estou tão por fora do assunto assim?

flws

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...