Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Esquema de ventilação para gabinete genérico com fonte soprando ar para dentro.


alcofo

Posts recomendados

Olá Todos.

Estou a mais de uma semana pesquisando no tio google e aqui no fórum sobre o assunto e não consegui ainda nada conclusivo, gostaria de poder contar com a opinião/ajuda de vocês.

Montei um pc modesto recentemente. Não tinha grana pra um Top Top, mas queria algo interessante, passível de upgrade em breve.

Minha config é:

- Intel Core i3 530 2.93ghz

- 2 x 2gb DDR3 1333

- Placa mãe Asus P7H55-M

- Fonte Thermaltake tr2 600W

- 2 x 500 GB SATA II Seagate Barracuda 7200

- 1 x 80 GB Samsung IDE (legado =p)

- 1 x DVD-RW IDE (legado =p)

- Gabinete WiseCase JAC-8805 Black Piano

Montei ele a menos de um mês e tá funcionando a mil maravilhas.

Porém estou me preparando para comprar em breve a placa de vídeo, que será uma ATI HD 5770 e preocupado com isso, e com o tamanho reduzido do gabinete, dei uma verificada no sistema de ventilação da minha máquina.

Adicionei duas fans de fontes velhas, de 8cm na parte de traz, como exaustor e a temperatura melhorou bastante.

Pensando não ser suficiente, comprei um fan 12cm Akasa e coloquei puxando ar frio de fora para dentro no lado do gabinete, porém para minha surpresa as temperaturas subiram 3 a 5 graus com ele ligado no máximo ( e fazendo barulho demais, não consigo controlar sua rotação por software).

Pra piorar, percebi que minha fonte (sei q n é das melhores, mas onde moro n tenho muita opção e estava ansioso demais para esperar) puxa ar de fora para dentro e joga-o diretamente sobre o processador/mãe.

Por enquanto não gera problema, porque a carga da fonte é mínima e ela sopra ar frio, mas quando exigir mais dela, tenho certeza que irá esquentar.

Finalizando, fiquei totalmente confuso como melhorar a refrigeração nesse sistema, visto que a maioria das dicas é para fontes com papel de exaustão (mais racional, por o ar quente se concentar no topo do gabinete)

Meu gabinete tb foi comprado na louca, me arrependi. Mas foi falta de opção tb. Foi até caro, pela porcaria que é, 99,00.

Não queria trocá-lo agora, só em ultimo caso.

Ele não tem lugar para fan frontal, apenas 2 trazeiras de 8cm, e uma lateral de 12 ou 9,2 ou 8 cm (ou duto).

Alguma dica galera?

Não queria gastar muito nem ficar com um case parecendo um avião decolando... a fonte e o cooler box do processador são estão silenciosos..

Mas o principal é fazer meu sistema não fritar no calor de joão pessoa pb, 29º a 35º esses dias.

Gabinete - http://www.wisecase.com.br/v2010/produto_detalhe.aspx?cod_item=468

To sem as temperaturas anotadas aqui, posto em breve.

Alguma dica para o meu cenário? Toda ajuda é bem vinda.

Se n deu pra entender bem, me perguntem.

Desde já muitíssimo grato pela atenção de todos

Abraço,

Alisson

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Falaee...

Eu faço o seguinte com os computadores mais exigentes que monto.

Coloco um cooler (no seu cado dois) na parte traseira, tirando o ar quente para fora do gabinete.

Um cooler lateral jogando ar frio para dentro do gabinete em cima do processador.

Um cooler frontal jogando ar frio para dentro do gabinete. (Nesse caso verifique se existe furações na chapa de aluminio do gabinete, removendo a parte frontal do gabinete você consegue parafusar o cooler).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Falaee...

Eu faço o seguinte com os computadores mais exigentes que monto.

Coloco um cooler (no seu cado dois) na parte traseira, tirando o ar quente para fora do gabinete.

Um cooler lateral jogando ar frio para dentro do gabinete em cima do processador.

Um cooler frontal jogando ar frio para dentro do gabinete. (Nesse caso verifique se existe furações na chapa de aluminio do gabinete, removendo a parte frontal do gabinete você consegue parafusar o cooler).

Entendo... realmente essa é a situação mais realista, porém não está funcionando como esperava. Talvez por conta da fonte soprando para dentro.

Não há espaço para fan frontal, e quando coloco o lateral soprando para dentro, a temperatura sobe até 5ºC(além do barulho).

Estranho não?

Talvez eu tenha q adaptar essa fan maior em algum lugar na frente ou nas baias de 5"1/4". Só não sei como.

valeu.

Mais algumas sugestões serão bem vindas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

[...] Pensando não ser suficiente, comprei um fan 12cm Akasa e coloquei puxando ar frio de fora para dentro no lado do gabinete, porém para minha surpresa as temperaturas subiram 3 a 5 graus com ele ligado no máximo ( e fazendo barulho demais, não consigo controlar sua rotação por software).

Pra piorar, percebi que minha fonte (sei q n é das melhores, mas onde moro n tenho muita opção e estava ansioso demais para esperar) puxa ar de fora para dentro e joga-o diretamente sobre o processador/mãe.

Por enquanto não gera problema, porque a carga da fonte é mínima e ela sopra ar frio, mas quando exigir mais dela, tenho certeza que irá esquentar [...]

Colega... Se colocar esse cooler mandando ar frio para dentro piorou as temperaturas, experimente colocá-lo mandando ar para fora. Pelas fotos que vi seu gabinete realmente está longe de ser top, mas parece ter boa refrigeração lateral. O problema provavelmente não deve ser ele. Se for possível postar fotos do seu gabinete com os fans montados para a gente ver deve ficar maius fácil de dar alguma outra ideia.

Boa sorte aí.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Colega... Se colocar esse cooler mandando ar frio para dentro piorou as temperaturas, experimente colocá-lo mandando ar para fora. Pelas fotos que vi seu gabinete realmente está longe de ser top, mas parece ter boa refrigeração lateral. O problema provavelmente não deve ser ele. Se for possível postar fotos do seu gabinete com os fans montados para a gente ver deve ficar maius fácil de dar alguma outra ideia.

Boa sorte aí.

valeu cara.

Eu vou testar essa alternativa hoje.

Ai posto juntamente as temperaturas antes e depois.

E aproveito pra tirar as fotos tb =p

valeu

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu case é uma porcaria, daqueles Flex PC antigo das lojas insinuante, mas eu dei uma ajeitadinha e tá ótimo..

Pintei todo de preto, até por dentro, só tinha um espaço de fan 80 atrás e um de 80 de lado, e ainda por cima, com aqueles furos que mais tapa, do que deixa ventilar, o de trás eu cortei a grade, deixei um pouco mais liso com um abrasivo que coloca na furadeira, coloquei uma borracha U e um cooler jogando ar pra dentro, na lateral, abri e deixei um espaço pra cooler de 120mm, coloque um de alumínio da evercool, 79 CFM, e jogando ar pra fora, um Baia fan, 120mm, com um cooler akasa, ak-174cb-4bls, 57 cfm, com leds, sem contar o de 120mm da minha fonte. Comprei um Fan control Jr. da Akasa, e com isso meu pc em "idle"(só navegando na net, com todos os cooler na velocidade mínima), de acordo com o everest fica: Pl. Mãe: 30ºC, Processador: 27ºC (core1: 29ºC, core2 30ºC), GPU: 46ºC, um hd 29ºC, e o outro 36ºC

Pra mim essas temps estão muito boas, já que eu uso um cooler porcaria no processador(um akasa, semelhante ao box, com a pasta térmica que já veio nele), nos chipsets uma pasta térmica fuleira também (implastec), minha GPU a "pasta" original(na verdade é um chiclete, e não uma pasta), e um cooler mini ¬¬

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu case é uma porcaria, daqueles Flex PC antigo das lojas insinuante, mas eu dei uma ajeitadinha e tá ótimo..

Pintei todo de preto, até por dentro, só tinha um espaço de fan 80 atrás e um de 80 de lado, e ainda por cima, com aqueles furos que mais tapa, do que deixa ventilar, o de trás eu cortei a grade, deixei um pouco mais liso com um abrasivo que coloca na furadeira, coloquei uma borracha U e um cooler jogando ar pra dentro, na lateral, abri e deixei um espaço pra cooler de 120mm, coloque um de alumínio da evercool, 79 CFM, e jogando ar pra fora, um Baia fan, 120mm, com um cooler akasa, ak-174cb-4bls, 57 cfm, com leds, sem contar o de 120mm da minha fonte. Comprei um Fan control Jr. da Akasa, e com isso meu pc em "idle"(só navegando na net, com todos os cooler na velocidade mínima), de acordo com o everest fica: Pl. Mãe: 30ºC, Processador: 27ºC (core1: 29ºC, core2 30ºC), GPU: 46ºC, um hd 29ºC, e o outro 36ºC

Pra mim essas temps estão muito boas, já que eu uso um cooler porcaria no processador(um akasa, semelhante ao box, com a pasta térmica que já veio nele), nos chipsets uma pasta térmica fuleira também (implastec), minha GPU a "pasta" original(na verdade é um chiclete, e não uma pasta), e um cooler mini ¬¬

Rapaz. A ideia é boa sim, mas no meu caso fica difícil fazer uma boa adaptação devido a limitação de espaço.

Aqui na minha cidade não tem boas opções de gabinete, mas pesquisando na net achei viável a aquisisção de um novo case, deixando esse para um pc antigo que pretendo reviver em breve.

Sei que é meio chato ficar perguntando a mesma coisa de qual seria o melhor case para mim, mas é que estou realmente indeciso. Quem puder ajudar...

Como pretendo não gastar muito, de cara escolhi o Thermaltake V3 back, mas n gostei por ele ter as baias de 3,5 na posição antiga, diminuindo o espaço util e deixando os fios emaranhados. Também vem sem as fãns, tendo eu que comparar pelo menos mais duas (tenho uma) para completar a ventilação. então pelo preço, cogitei pegar um HAF 922. Sei que são bem diferentes, será que vale a pena investir mais por ele?

Alguma sugestão?

Desde ja grato pela resposta de todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por experiencia que eu tenho acumulado mudando os esquema de ventilacao de varios cases com meus amigos, a gente chegou a uma "regra do dedao" boa: Na duvida, tenha sempre mais fans como exaustores do que intakes.

Claro q cada caso é um caso, mas no seu, eu imagino q vai ser assim tb.

Boa sorte! E nao se preocupe muito, porque a 5770 roda bem fria!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente a 5770 não esquenta tanto e n preciso me preocupar muito...

Mas fiquei decepcionado com meu pensamento "a, o case é qualker um, é só ter onde colocar as coisas"... q besteira minha, viajei.

valeu pela dica da loja, gostei bastante! ^^

Alguem sabe se o balaodainformatica tb é confiável? O sistema de escolha de frete tava bugado la, então achei estranho...

Antes de pedir o fechamento do tópico, gostaria que me ajudassem a resolver essa escolha.. estou indeciso qual vale mais a pena.

Thermaltake V3 Black Edition

Valor: aprox. 150,00

2 fan 12cm: aprox. 50,00

Frete Transportadora: 34,00

Talvez mais algum frete para os fans (caso seja outro vendedor)

TOTAL: 234,00

Cooler Master HAF 922

Preço: 330,00

Frete Trasnportadora: 61,93

TOTAL: 391,93

Cooler Master 690 II Advanced

Valor: 389,90

Frete Trasnportadora(?): 65,00

TOTAL: 454,90

Vantages do HAF: Bem grande, tem um estilo que gostei, fans de 20cm (devem ser mutio bem ventilado).

Vantegens do CM II em relação ao HAF: tem interior em preto.

Sei q o acabamento interno do cm ii parece ser bem melhor, mas como ambos não tem janela lateral visível, não faz muita diferença.

Vocês pegariam qual?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente a 5770 não esquenta tanto e n preciso me preocupar muito...

Mas fiquei decepcionado com meu pensamento "a, o case é qualker um, é só ter onde colocar as coisas"... q besteira minha, viajei.

valeu pela dica da loja, gostei bastante! ^^

Alguem sabe se o balaodainformatica tb é confiável? O sistema de escolha de frete tava bugado la, então achei estranho...

Antes de pedir o fechamento do tópico, gostaria que me ajudassem a resolver essa escolha.. estou indeciso qual vale mais a pena.

Thermaltake V3 Black Edition

Valor: aprox. 150,00

2 fan 12cm: aprox. 50,00

Frete Transportadora: 34,00

Talvez mais algum frete para os fans (caso seja outro vendedor)

TOTAL: 234,00

Cooler Master HAF 922

Preço: 330,00

Frete Trasnportadora: 61,93

TOTAL: 391,93

Cooler Master 690 II Advanced

Valor: 389,90

Frete Trasnportadora(?): 65,00

TOTAL: 454,90

Vantages do HAF: Bem grande, tem um estilo que gostei, fans de 20cm (devem ser mutio bem ventilado).

Vantegens do CM II em relação ao HAF: tem interior em preto.

Sei q o acabamento interno do cm ii parece ser bem melhor, mas como ambos não tem janela lateral visível, não faz muita diferença.

Vocês pegariam qual?

Decidi abrir a mão um pouco mais e descartei o TT, mas ainda estou em duvida do HAF e do 690 II.

Como não é o foco do tópico (de acordo com o tema inicial), vou perguntar em outro tópico sobre o 690 I e o HAF 922.

Mas antes de finalizar, gostaria de saber sobre o posicionamento da fonte nesses gabinetes com a fonte na parte infeior.

Como falado, minha fonte é "sopradora" e não "exaustora", como é comum, então eu coloco o fan dela para cima ou para baixo?

valeu pelas dicas de todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Decidi abrir a mão um pouco mais e descartei o TT, mas ainda estou em duvida do HAF e do 690 II.

Como não é o foco do tópico (de acordo com o tema inicial), vou perguntar em outro tópico sobre o 690 I e o HAF 922.

Mas antes de finalizar, gostaria de saber sobre o posicionamento da fonte nesses gabinetes com a fonte na parte infeior.

Como falado, minha fonte é "sopradora" e não "exaustora", como é comum, então eu coloco o fan dela para cima ou para baixo?

valeu pelas dicas de todos.

Se sua fonte é "sopradora", entendi que ela puxa o ar de fora para dentro

do gabinete, se estou certo ela deve ser montada com a ventoinha para

cima, isto é, jogando o ar para dentro do gabinete.

Boa sorte.

adcarvalho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se sua fonte é "sopradora", entendi que ela puxa o ar de fora para dentro

do gabinete, se estou certo ela deve ser montada com a ventoinha para

cima, isto é, jogando o ar para dentro do gabinete.

Boa sorte.

adcarvalho

Realmente... faz sentido.

Obrigado por compartilhar.

Comprei o HAF922, estou esperando chegar.

Creio que o tópico pode ser fechado, visto que não há mais o que discutir sobre o assunto.1

Grato a todos pela atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!