Ir ao conteúdo

Dispositivo com 2 botões e 2 lâmpadas - Comofas

doistons

Posts recomendados

Postado

Sou uma quase iniciante em eletrônicaentão preciso de um help bem grande ^^

Bem, o esquema que quero criar é o seguinte: dois botões, duas lâmpadas. O botão 1 liga a lâmpada A, e o botão 2 liga a lâmpada B. As duas lâmpadas não podem ser ligadas simultaneamente. Se um dos botões for apertado, a sua lâmpada irá acender e ficará acesa por 5 segundos e desligará apenas depois desse período, enquanto a outra ficará desabilitada. Depois da lâmpada desligada, é como se o circuito fosse resetado para uma nova ordem.

Pra quem é das antigas, queria fazer algo parecido com aquele dispositivo do programa "passa ou repassa", em que uma pergunta é feita e quem sabe a resposta aperta o botão, quem apertar primeiro responde.

Eu poderia fazer isso como? Usando pic? usando apenas circuitos analógicos? Qual deles é o melhor?

Obrigada desde já pela ajuda ^^

Postado

Pensei em fazer um sem utilizar interferência de terceiros, talvez precisaria de um microcontrolador. Mas esse esqueminha tá bem legal utilizando relés.

Obrigada mais uma vez ^^

• Coordenador
Postado

Sim! sem dúvida daria para fazer este circuito com um PIC!, eu te indiquei um tópico que trás uma solução "mecânica" sem a utilização de PICs..., mas se você quer "sofisticar" o circuito, aguarde opiniões dos colegas entendidos em circuitos com PIC!...

Postado

Com microcontroladores fica muito fácil e rápido, porém você deve saber programar a bagaça ou pelo menos entender um pouco de algoritmos.

Qual seu conhecimento em PIC? Se não tiver nada de base comece lendo o tutorial do mestre Paulo sobre PIC aqui mesmo no forum nos topicos em destaque, é um otimo material.

Abs.

Postado

Eu já programei PICs em assembly, tenho que só relembrar algumas coisinhas. O que me enrrola é o que eu tenho que usar além de microcontrolador. Acho que esse esqueminha vai além de duas lâmpadas, dois botões e um microcontrolador.

Infelizmente não sou boa pra criar projetos :(

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!