Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual Resistor usar?

Luxfero

Posts recomendados

Olá, eu tenho uma duvida, sou leigo em eletronica, eu tenho uma fonte de CC de 3,5V eu gostaria de ligar um LED de 1,5V portanto eu gostaria de saber de quantos OHMs tem que ser o resistor para que a queda de tensão chegue aos 1,5V mas eu gostaria de saber qual é a formula usada para chegar nesse valor, de que forma eu posso calcular para chegar nessa resposta. Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

veja como pode descobrir o que quer: V/r.i seguindo isso e so colocar o que tens em mao

Se quer a resistencia então,tens a tensão v=1.5, para se ter a resistencia precisa da corrente,ai e so fazer a divisao,lembrando q tem q subtrair o valor da fonte pela tensão do led ficando assim como exemplo: 3.5-1.5 /0.02= 100 ohms isso assumindo corrente de 20ma q convertendo em i daria 0.02.

Link para o comentário

pegue uma fonte com a tensão nominal do led (a fonte deve poder fornecer por volta de acho q uns 500mA deve ser suficiente pois os leds comuns não ultrapassam isso) e meça a corrente com com 1 multimetro em série com o led..

Acho q é a maneira mais prática de se fazer..

Se o led for de 1,5V, na vez da fonte, é mais fácil usar pilha media ou grande e medir a corrente..

Espero ter ajudado

Link para o comentário

pegue uma fonte com a tensão nominal do led (a fonte deve poder fornecer por volta de acho q uns 500mA deve ser suficiente pois os leds comuns não ultrapassam isso) e meça a corrente com com 1 multimetro em série com o led..

Acho q é a maneira mais prática de se fazer..

Se o led for de 1,5V, na vez da fonte, é mais fácil usar pilha media ou grande e medir a corrente..

Espero ter ajudado

Isso não esta certo não.

Observe que:

1) LEDs são diodos. Quando eles começam a conduzir, a corrente tende ao infinito. Veja a curva:

Grafico.jpg