Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual Resistor usar?

Luxfero

Posts recomendados

Olá, eu tenho uma duvida, sou leigo em eletronica, eu tenho uma fonte de CC de 3,5V eu gostaria de ligar um LED de 1,5V portanto eu gostaria de saber de quantos OHMs tem que ser o resistor para que a queda de tensão chegue aos 1,5V mas eu gostaria de saber qual é a formula usada para chegar nesse valor, de que forma eu posso calcular para chegar nessa resposta. Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

veja como pode descobrir o que quer: V/r.i seguindo isso e so colocar o que tens em mao

Se quer a resistencia então,tens a tensão v=1.5, para se ter a resistencia precisa da corrente,ai e so fazer a divisao,lembrando q tem q subtrair o valor da fonte pela tensão do led ficando assim como exemplo: 3.5-1.5 /0.02= 100 ohms isso assumindo corrente de 20ma q convertendo em i daria 0.02.

Link para o comentário

pegue uma fonte com a tensão nominal do led (a fonte deve poder fornecer por volta de acho q uns 500mA deve ser suficiente pois os leds comuns não ultrapassam isso) e meça a corrente com com 1 multimetro em série com o led..

Acho q é a maneira mais prática de se fazer..

Se o led for de 1,5V, na vez da fonte, é mais fácil usar pilha media ou grande e medir a corrente..

Espero ter ajudado

Link para o comentário

pegue uma fonte com a tensão nominal do led (a fonte deve poder fornecer por volta de acho q uns 500mA deve ser suficiente pois os leds comuns não ultrapassam isso) e meça a corrente com com 1 multimetro em série com o led..

Acho q é a maneira mais prática de se fazer..

Se o led for de 1,5V, na vez da fonte, é mais fácil usar pilha media ou grande e medir a corrente..

Espero ter ajudado

Isso não esta certo não.

Observe que:

1) LEDs são diodos. Quando eles começam a conduzir, a corrente tende ao infinito. Veja a curva:

Grafico.jpg

Se você sugere usar uma fonte de 500mA, a corrente sobre o LED vai chegar até os 500mA (e com certeza o LED não vai aguentar isso tudo).

2) Amperímetros não possuem limitador de corrente. Pelo contrário! Quanto menos influência no circuito a ser medido o amperímetro causar, melhor será o aparelho... Então, entenda da seguinte maneira: a resistência interna dele é quase zero.

Desta forma que propões, o LED vai queimar, pois o que importa pra eles é a corrente, e não a tensão...

como posso descobrir a corrente de um componente como o led por exemplo?

O fabricante informa.

Tem que consultar o datasheet do componente.

Link para o comentário

pois o que importa pra eles é a corrente, e não a tensão...

Me explique então uma coisa.. quando ligo um led em série com 1 resistor e meço a ddp no led qse sempre dá por volta de 1,5V??

http://pdf1.alldatasheet.com/datasheet-pdf/view/103725/ETC/383-2UBC-C470.html

veja em reverse voltage q é igual a 5V, volto ao fato q nenhum equipamento, componente consome mais corrente do q necessita logo podemos liga-lo até em uma fonte de 100A! o q importa é a tensão

Me corrija de novo se eu estiver errado..

faça um teste com o power led (led+resistro) de um modulo de carro q é ligado em 60A.. depois monte um circuito igual e ligue em uma fontezinha de 12 q verás q o led terá a mesma intensidade q quando ligado no carro..

Link para o comentário

Me explique então uma coisa.. quando ligo um led em série com 1 resistor e meço a ddp no led qse sempre dá por volta de 1,5V??

Você olhou o gráfico que eu coloquei? Se olhou, entendeu?

Veja de novo:

Grafico.jpg

Observe o eixo horizontal. Ele representa a tensão.

Observe o eixo vertical. Ele representa a corrente.

Observe que existe, no lado da polarização direta, o valor marcado "V0". É o valor de tensão à partir do qual o diodo (ou o LED, no nosso caso) começa a conduzir.

Observe que, a partir de V0, a corrente aumenta pra caramba no semicondutor, mas a tensão não passa desse valor. Então, sobre sua pergunta: você sempre vai medir num LED a tensão de condução dele, não importa qual corrente esteja circulando pelo LED... A tensão vai ser a mesma, mesmo que o LED esteja prestes a queimar por excesso de corrente!

veja em reverse voltage q é igual a 5V, volto ao fato q nenhum equipamento, componente consome mais corrente do q necessita logo podemos liga-lo até em uma fonte de 100A! o q importa é a tensão

Me corrija de novo se eu estiver errado..

faça um teste com o power led (led+resistro) de um modulo de carro q é ligado em 60A.. depois monte um circuito igual e ligue em uma fontezinha de 12 q verás q o led terá a mesma intensidade q quando ligado no carro..

Claro que podemos ligar o LED numa fonte de 100, ou até mesmo 1.000.000A. Desde que você tenha colocado um resistor pra limitar a corrente nele dentro dos parâmetros instituidos pelo fabricante.

Sobre o link que você mesmo colocou, veja que existe uma tabela chamada "Absolute Maximum Ratings at TA=25ºC"

Esta tabela mostra os Valores máximos admitidos pelo LED na temperatura ambiente de 25ºC.

Justamente nesta tabela, temos que a corrente deste LED é 30mA (Forward Current).

Sobre o parâmetro "Reverse voltage" que você cita, ele diz que o teu LED vai pro saco se você polarizar ele inversamente com tensão superior a 5V. Isso, no gráfico que eu postei, é a parte da curva que fica no lado negativo da reta horizontal, e os tais 5V representam o valor onde a corrente dispara (e o diodo entra em condução inversa)

Sobre o teste que você sujere, nem é preciso fazer... Você mesmo diz que o conjunto do tal "POWER LED" é composto de LED+Resistor...

Link para o comentário

pois o que importa pra eles é a corrente, e não a tensão...
e os tais 5V representam o valor onde a corrente dispara (e o diodo entra em condução inversa)
então a ddp nele importa sim!!!

no carro é usado o mesmo resistor de 470R q usa em fontes de pequena corrente..

explique porque ela não queima no carro..

a formula é sempre essa R=V/I sendo q I não é a da fonte e sim do led!!

Se fosse assim, teriamos que saber qual a corrente q a rede eletrica caseira pode fornecerpara calcular-mos o resistor para ligar o led nela

Link para o comentário

Você tá fazendo salada mista...

no carro é usado o mesmo resistor de 470R q usa em fontes de pequena corrente..

explique porque ela não queima no carro..

a formula é sempre essa R=V/I sendo q I não é a da fonte e sim do led!!

Na hora que você calcula o resistor pra limitar a corrente no LED, você precisa saber qual a tensão... Caso contrário, não pode sequer aplicar a Lei de Ohm.

Mas, observe que depois que você calcula o resistor e o liga no LED, ele vai limitar a corrente no semicondutor e impedir que ela suba demais. No teu exemplo, você pega um LED+resistor e liga em duas fontes que são capazes de fornecer correntes diferentes, mas ambas tem o mesmo valor de tensão. Se você pega esse LED+resistor e liga numa fonte de apenas 6V, o LED vai ficar aceso fraquinho...

Nós estamos falando então da tensão da fonte, que influi no valor do resistor limitador de corrente! Aumentando ou diminuindo o valor da tensão da fonte, precisa recalcular o resistor para que a corrente no LED não seja alterada.

O problema é que você sugeriu ao autor do tópico que teste a corrente de um LED ligando ele direto na fonte, sem resistor nenhum!

Se fosse assim, teriamos que saber qual a corrente q a rede eletrica caseira pode fornecerpara calcular-mos o resistor para ligar o led nela

Para calcular o resistor limitador de corrente, você precisa saber:

1) Qual tensão vai ficar sobre o resistor;

2) Qual corrente vai ficar passando no resistor.

A tensão sobre o resistor é a tensão fornecida pela tua fonte menos a tensão que vai ficar sobre o LED (em muitos casos nós podemos até desprezar a ddp sobre o LED, pois ela costuma ser bem menor que a tensão da fonte e assim nós criamos também uma margem de tolerância, fazendo com que a corrente sobre o LED fique menor);

A corrente vai ser dada pelo fabricante do LED (e você pode verificar qual o seu valor no datasheet);

Link para o comentário

então se eu ligar o led numa pilha pequena (corrente menor) diretamente e depois numa pilha grande(corrente maior) e ambas sendo de 1,5V o led na segunda acenderá com mais intensidade??? farei o teste e volto a postar..

Não é bem assim...

O brilho do LED não é infinito. A corrente que passa sobre ele aumenta muito, mas a tensão sobre ele (e também o seu brilho) vão somente até certo ponto e depois não sobem mais.

Link para o comentário

Segundo esse artigo da wikipedia, as baterias do tipo D (pilha grande) fornecem:

12000mAh para as do tipo Alcalino;

8000mAh para as do tipo carvão/zinco.

Sugeri no inicio do tópico q ele ligue numa fonte de 500mA e você disse que queimaria o led.. liqguei o led numa pilha dessas q segundo você mesmo fornece mais q isso e nada aconteceu...

Você disse pra mim olhar melhor o gráfico..acho q você que não interpretou direito ele..segundo o gráfico A CORRENTE aumenta DE ACORDO COM A TENSÃO !!!!!!!

logo se você MANTER A TENSÃO DE TRABALHO DO LED... a fonte deve fornecer no minimo a corrente de consumo do led e não tem máximo pois ele vai consumir somente o q precisa..

Link para o comentário

• Membro VIP
Sugeri no inicio do tópico q ele ligue numa fonte de 500mA e você disse que queimaria o led.. liqguei o led numa pilha dessas q segundo você mesmo fornece mais q isso e nada aconteceu...

Você disse pra mim olhar melhor o gráfico..acho q você que não interpretou direito ele..segundo o gráfico A CORRENTE aumenta DE ACORDO COM A TENSÃO !!!!!!!

logo se você MANTER A TENSÃO DE TRABALHO DO LED... a fonte deve fornecer no minimo a corrente de consumo do led e não tem máximo pois ele vai consumir somente o q precisa..

Amigo. Como já lhe foi dito a variável que se deve monitorar, cuidar, dimensionar para o correto acendimento de um led é a corrente e nunca a tensão...

Se tens uma fonte Vcc com maior tensão e sabes que determinado led tem como característica a tensão Vled a uma corrente Iled coloque um resistor cujo cálculo é Rled = (Vcc-Vled)/Iled

Só isso, nada mais do que isso..

Em lâmpadas você joga a tensão em cima e ela assume a corrente daquele ponto de operação..

Em led's você providencia a corrente de trabalho do mesmo e ele assume a tensão (barreira de potencial) relativa aquele ponto de operação..

Abraço...

Link para o comentário

Vou dar um pitaco nessa saudável discusão. Li todos os posts relacionado a esse assunto aí do tal resistor.

acho q está havendo apenas um desentendimento.

O colega Deley disse q se colocar um LED de 1,5V numa bateria de 1,5V, não precisaria de resistor, certo? Independente da capacidade de corrente da fonte.

De acordo com a formulinha proveniente da 2ª lei de Kirchoff que o colega Faller postou aí em cima: Rled = (Vcc-Vled)/Iled podemos concluir que nesse caso não é necessário resistor algum.

Se o led for de 3,2V e a fonte de 3,2.. pelas contas o resistor dá 0.

flws

Link para o comentário

Vou dar um pitaco nessa saudável discusão. Li todos os posts relacionado a esse assunto aí do tal resistor.

O colega Deley disse q se colocar um LED de 1,5V numa bateria de 1,5V, não precisaria de resistor, certo? Independente da capacidade de corrente da fonte.

De acordo com a formulinha proveniente da 2ª lei de Kirchoff que o colega Faller postou aí em cima: Rled = (Vcc-Vled)/Iled podemos concluir que nesse caso não é necessário resistor algum.

é o q to tentando explicar (Vcc-Vled)/Iled além de dar 0, nessa formula não fala nada da Ifonte!!!!!
Link para o comentário

• Membro VIP

flws

é o q to tentando explicar (Vcc-Vled)/Iled além de dar 0, nessa formula não fala nada da Ifonte!!!!!

Vamos lá, por partes...

A fonte deve ser capaz de minimamente oferecer corrente igual ou maior do que aquela solicitada pelo led, ou arranjo led/resistor. Se ela, a fonte, for capaz de oferecer corrente muito maiores ou não é completamente indiferente.

Sim. Se considerares uma fonte de tensão ajustável e calibrá-la na exata tensão relativa a corrente que se deseja de um led, não é necessário resistor nenhum, ou o resistor é de zero ohms

Claro que essa visão é uma visão particular, relativa ao acendimento de um led..

Quando entretanto se deseja fazer o acendimento de um array de led's será muito mais simples, barato, e pertinente fazer a limitação de corrente com o resistor do que se fazer uma quantidade enorme de fontes de tensão com diferentes ajustes. Lembrem-se que nem todos os led's mesmo de um único fabricante, de mesmo tipo, da mesma fornada até, terão suas curvas exatamente iguais.

Aliás existem outros inúmeros motivos para não se usar resistor.. São os CI's drivers de led, como:

http://www.mblock.com.tw/en_download_file/datasheet/MBI5025%20Datasheet%20VA.00-English.pdf

http://www.mornsun-power.com/UploadFiles/pdf/KC24AH_EN.pdf

http://www.national.com/analog/led/high_brightness

http://www.linear.com/pc/productDetail.jsp?navId=H0,C1,C1003,C1094,C1766,P86477

http://www.fairchildsemi.com/whats_new/led_drivers_fan5606.html

http://www.micrel.com/_PDF/mic3230.pdf

Ou seja, definitivamente não é necessário resistor para se bem alimentar um led, desde que se use um CI regulador de corrente para drivear o mesmo, mas dificilmente verás alguma aplicação em que led's são driveados por tensão controlada.. Sempre corrente...

Desse modo o uso do resistor define a mais simples das fontes de corrente, aonde uma diferença de potencial constante sobre um resistor define uma corrente constante, que será a corrente do led...

Iresistor = Vresistor/Resistor = Iled

Abraço...

Link para o comentário

Como já lhe foi dito a variável que se deve monitorar, cuidar, dimensionar para o correto acendimento de um led é a corrente e nunca a tensão...
Se ela, a fonte, for capaz de oferecer corrente muito maiores ou não é completamente indiferente.

Desse modo o uso do resistor define a mais simples das fontes de corrente, aonde uma diferença de potencial constante sobre um resistor define uma corrente constante, que será a corrente do led...

acabara de entrar em contradição colega faller..
Link para o comentário

Não queimou? Ótimo!

Você é um cara de sorte! Se quiser continuar a ligar LEDs assim, tudo bem... Talvez essa tua sorte continue, talvez não.

De onde tirou essa ideia?

Pelo comportamento da curva, onde ela em determinado ponto modifica completamente seu comportamento e passa a subir na vertical, você conseguiu concluir isso?

Veja o gráfico abaixo:

testes2b_vol3_cap6a.gif

Ele mostra a variação da corrente e da tensão num resistor. Nele realmente ocorre o que você falou: a tensão e a corrente variam de forma proporcional uma à outra... Mas... Você nota a diferença nas curvas traçadas entre esse gráfico e o outro que eu postei 2 vezes?

Se você conseguir manter a tensão exata do LED, sim.

Mas, conforme o faller já disse, mesmo LEDs do mesmo fabricante possuem características diferentes, então essa técnica não é eficaz.

E se o LED demandar 3,21V? E se demandar 3,25V? E se demandar 3,19V?

É por conta dessas diferenças que nós usamos resistores ou mesmo outro artifício qualquer que limite a corrente do LED.

Mão existe contradição alguma.

Eu estou aqui tentando mostrar o correto sob o ponto de vista da teoria. Acho importante que, mesmo num espaço como este, as idéias incorretas (mas que muitas vezes são difundidas na internet) sejam combatidas...A intenção foi boa, mas...

Se você acha correto, acha legal ligar o LED sem resistor, tudo bem. Continue ligando.

Tentei te explicar o motivo de não estar correto. Tentei te mostrar, na curva característica, que mesmo que no teu LED projetado para trabalhar em 20mA a corrente seja muito maior a tensão sobre ele vai ser a mesma. Isso tá lá, representado no gráfico...

Você ligou o tal LED na pilha e ele não queimou... Existem milhões de hipóteses pra explicar isso. Uma delas é que a corrente que passou pelo LED (e que provavelmente você não mediu) foi alta pra caramba, mas ele conseguiu resistir bravamente a esse massacre e ainda não queimou.

De qualquer forma, eu tentei...

Link para o comentário

• Membro VIP

Não vejo contradição nenhuma e sei que para bom entendedor a coisa fica fácil. Para quem não quer perceber fica um pouco mais difícil. mas se pode tentar, Vamos lá...

Citação: Como já lhe foi dito a variável que se deve monitorar, cuidar, dimensionar para o correto acendimento de um led é a corrente e nunca a tensão...

Significa que para acender um led a melhor solução é o monitoramento, o zelo, a limitação da corrente que vai fluir pelo mesmo, sem se preocupar com a tensão que automaticamente será estabelecida sobre ele em função de sua barreira de potencial intrínseca, ou seja, uma característica desse led...

Citação: Se ela, a fonte, for capaz de oferecer corrente muito maiores ou não é completamente indiferente.

Significa que se a fonte de energia for capaz de oferecer 20 mili Amperes, 1 Ampere ou 10.000 Amperes, isso não interessa em nada, pois pelo visto acima para se acender um led se deve limitar a corrente no valor correto de acendimento desse led. Não importa do que a fonte é capaz de oferecer de corrente, quando se faz a limitação, e geralmente faz-se isso com um simples resistor, não vai passar mais do que aquela corrente desejada, independentemente da capacidade de oferta da fonte...

Citação: Desse modo o uso do resistor define a mais simples das fontes de corrente, aonde uma diferença de potencial constante sobre um resistor define uma corrente constante, que será a corrente do led...

Voltando a reafirmar que o método mais fácil de se fazer a limitação de corrente para acendimento de um led é a aplicação de um resistor em uma diferença de potencial, ou seja, da tensão do led até a tensão da fonte...

Gostaria de saber aonde existe ai contradição???

Veja bem meu amigo. O fato de você algum dia ter conseguido acender um led colocando-o em paralelo com uma pilha, sem limitação alguma de corrente, não faz desse método o melhor deles. Isso dai se chama "método da tentativa e erro". Sabe lá quantos led's você já não queimou, justo no ligamento do mesmo, ou deixou torto de tão comprometido, com vida encurtada...

Só um conselho. Jamais se empregue em uma fábrica de fogos de artifício. Esse método de trabalho por lá não é nada salutar..

Abraço...

Link para o comentário

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!