Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Led junto com auto-falante


caue felipe

Posts recomendados

Olá pessoal

Bom, eu dei uma pesquisada no Googl&, e aqui no forum também, até encontrei alguns esquemas, mas não consegui entende-lôs bem.

Eu gostaria de uma ajuda para ligar 4 led (ligados em série - 12V) na saida do meu amplificador, pelo o que eu pesquisei eu precisaria de um transistor TIP31 para fazer isso, mas não enconrei o mesmo para comprar.

Se alguem tiver um esquema simples de como fazer isso eu agradeço, pois só com o esquema eu consigo me virar.

Valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

você não precisa de amplificador antes.

Como você disse no 1º post q nao achou o TIP31 para comprar, utilizou qual? Se foi o TIP31C já não funciona. A 1ª vez q fiz esse circuito só consegui fazer funcionar com transistores de potência.

Usei um 2N3055 no lugar do TIP31. Funciona.. Ele só é meio grandalhão.

Verifique também a alimentação. você pode sim usar 12V. mas verifique os valores dos resistores.

Exemplo:

semttulort.jpg

flws

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qual a diferença entre TIP31 e TIP31C? A unica diferença que vejo no datasheet é a tensão VCBO e VCEO.

Quanto ao circuito só funcionar quando seu amplificador estar com o volume muito alto, deve ser por causa do ganho do transistor, o TIP31 tem um ganho muito baixo, perto de 50. Há outras alternativas para o transistor:

Usar dois BC337 na configuração darlignton:

coupl11.jpg

Dara a você um bom ganho, podendo chegar a bem mais do que 1000.

Outra opção, caso não se incomode com tamanho e etc, é usar um transistor que já vem na configuração darlington, como, por exemplo, o TIP122.

O circuito com dois BC337 ficaria assim:

piscasom.png

Os resistores dos LEDs não são de 10K, ok? Calcule ai o valor correto de acordo com o LED que você vai usar.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se usar darlington ai que não funciona. O problema é que o transistor só passa a conduzir quando a tensão do sinal passa de 0.7V (geralmente 0.6, que é o VBE) Aconselho a fazer um circuito para colocar uma tensão DC de 0.7 no sinal (dois resistores e um capacitor), que dai toda vez que subir alguma coisa vai ligar os leds.

Vcc...R1......|.....R2....GND

O----==----x----==----|

.................|

.................= C1

.................|

.................O IN

(saida é no x)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se usar darlington ai que não funciona. O problema é que o transistor só passa a conduzir quando a tensão do sinal passa de 0.7V (geralmente 0.6, que é o VBE) Aconselho a fazer um circuito para colocar uma tensão DC de 0.7 no sinal (dois resistores e um capacitor), que dai toda vez que subir alguma coisa vai ligar os leds.

Vcc...R1......|.....R2....GND

O----==----x----==----|

.................|

.................= C1

.................|

.................O IN

(saida é no x)

Bom, fiz o teste aqui com o circuito que passei e funcionou de acordo com o volume (volume baixo pisca fraco, volume um pouco mais alto pisca forte) funcionou até mesmo ligado na saída do PC (bem fraco, mas funcionou).

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola pessoal

Esqueci de mencionar no tópico acima, de fato não encontrei o TIP31, encontrei somente o TIP31C. :( E o pior é que comprei 5, ainda bem que não saiu caro (R$0,50 cada).

Eu não tenho nenhum dos transistores citados acima, vou ter que comprá-los, mas antes de comprá-los gostaria de saber se não existe nenhum que seja equivalente.

Os que tenho em casa agora são:

4N60B

D13007K

CEP603AL (não tenho certeza se é um transistor)

Todos os componentes acima são de uma fonte ATX velha.

Não entendi muito bem o circuito que o colega edu. postou.

Posso montar o circuito proposto pelo colega gustavo 555 com os TIP31C?

Obrigado

P.S. Talve as perguntas perçam meio bobas, mas eu não sou perito em eletronica. Na verdde eu apenas levo eletronica como uma espécie de Hobby.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, fiz o teste aqui com o circuito que passei e funcionou de acordo com o volume (volume baixo pisca fraco, volume um pouco mais alto pisca forte) funcionou até mesmo ligado na saída do PC (bem fraco, mas funcionou).

Abraços.

Você liga seu circuito onde? Na saida do amplificador? Ai com qualquer transistor funciona né. O ideal desses circuitos é ligar na saída do PC, onde o sinal é baixo. Se utilizares os PNPs não funciona de jeito nenhum, porque sempre irão conduzir, e os NPNs teoricamente não funcionam também, só se a tensão do sinal passar de 1.2~1.4V, o que é raro.

Colega, o meu circuito é um simples divisor de tensão, com um capacitor, serve para adicionar uma tensão DC ao sinal.

O mais legal de se fazer esses VUs é com um LM3915 (se nao me engano). Eu tenho uma placa que fiz com dois e filtros passa baixa, para pegar os graves. Funciona show. Vou tentar resgatar e faço um video para por ae.

MatheusLP, pode me indicar o nome da primeira música? Gostei bastante XD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você liga seu circuito onde? Na saida do amplificador? Ai com qualquer transistor funciona né. O ideal desses circuitos é ligar na saída do PC, onde o sinal é baixo. Se utilizares os PNPs não funciona de jeito nenhum, porque sempre irão conduzir, e os NPNs teoricamente não funcionam também, só se a tensão do sinal passar de 1.2~1.4V, o que é raro.

Colega, o meu circuito é um simples divisor de tensão, com um capacitor, serve para adicionar uma tensão DC ao sinal.

O mais legal de se fazer esses VUs é com um LM3915 (se nao me engano). Eu tenho uma placa que fiz com dois e filtros passa baixa, para pegar os graves. Funciona show. Vou tentar resgatar e faço um video para por ae.

MatheusLP, pode me indicar o nome da primeira música? Gostei bastante XD

Então edu., liguei na saída do PC, como disse, funcionou, mas ficou bem fraquinho.

Não estou duvidando de você nem nada disso, só relatei que aqui funcionou.

Adicionando a ideia do edu. no circuito que desenhei e substituindo o BC337 pelo TIP ficaria assim:

piscasom2.png

Seria esse o circuito edu.? deixei a tensão de base em 0.5V, porque se deixássemos em 0.7V o transistor estaria conduzindo, correto?

Off: Também gostei da musica =D

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, não apareceu no cricuito a tensão de alimentação. MAs na base vai ter Vcc/24, alimentação seria 12? Como você está usando darlington tem que somar as VBes, Só fazer o divisor para 1V na base. Mas o principio é esse mesmo. O capacitor serve para impedir a tensão DC de chegar até o sinal de entrada.

EDIT: Consegui resgatar das pastas do ano passado o esquema do VU que eu fiz

VU.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, não apareceu no cricuito a tensão de alimentação. MAs na base vai ter Vcc/24, alimentação seria 12? Como você está usando darlington tem que somar as VBes, Só fazer o divisor para 1V na base. Mas o principio é esse mesmo. O capacitor serve para impedir a tensão DC de chegar até o sinal de entrada.

Desculpe, esqueci de colocar a alimentação, mas é 12V mesmo.

Somando as VBEs dos transistores (tipicamente 0.6, como o edu. já disse) 1,2V.

Então o circuito ficaria assim, tendo como tensão no divisor 1V:

piscasom2.png

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!