Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Phenom_X4

Problemas placa Asus

Recommended Posts

Pessoal por favor me ajudem tenho uma asus M2n-mx se plus com Phenom x4 9550 2.2 Ghz, ela troca o multiplicador de 11x p/ 5.5x reduzindo o clock consideravelmente, outro problema é o vcore que oscila muito 1.248V ~ 1.296V com picos de 1.320V.(medidos com o EVEREST CPUID v4.60.1500)

A minha fonte é uma Wise WSCW-500W 1*8cm.

Seria possivel fazer alguma coisa?

Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Verifique no bios se a função "Cool and Quiet" está habilitada, pois esta função faz diminuir o clock do processador, quando não é exigido muito processamento a fim de economizar energia. Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

ou seja....apenas continuando a explicação do Janker... isso é uma função, não um problema.

Isso não diminui em nada o desempenho da maquina, pois conforme se exige nem que seja 10% de processamento, o processador volta ao seu clock maximo setado.

Ou seja, é uma função vantajosa, uma vez que você vai economizar energia e tambem deixará o processador mais frio.

Quando for jogar, usar um photoshop e etc.... ele aumenta o clock..e volta a operar no seu maximo. Assim não influencia em nada no desempenho.

se caso você está sentindo falta de desempenho em alguma aplicação/jogo, não é isso que está causando isso.

[]s

Compartilhar este post

Link para o post

Ola the janker e de-sp.... acredito que seja um problema sim por que essa variação de vcore não acontece quando a cpu está ociosa e sim a todo momento, quanto a diminuição do multiplicador de 11x p/ 5.5x acontece por exemplo em testes de cpu do EVEREST com a cpu em 100%.

... a o "Cool and Quiet" está desabilitado.

obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post

Olha -Michel- o bios dessa placa não tem essa configuração pelo menos nessa versão

a versão do bios é 602

Editado por Phenom_X4

Compartilhar este post

Link para o post

amigo...a variação da tensão é conforme a variação do multiplicador.

O CNQ funciona dessa forma = quando ocioso o processador (ocioso não é não fazendo nada, e sim sem carga de processamento...ou seja...cada vez q ele esvazia todo seu processamento....exemplo: quando ele sai de um teste e vai entrar no outro...ele varia)... ele irá baixar o multiplicador...o que gera redução do clock total... Obviamente seria burrice se obter um clock mais baixo e manter o vcore mais alto, causando consumo desnecessario.

Assim, ao baixar o clock, o vcore é variado tambem.

Lembrando que todas placas de baixo e medio custo, tem algum Vdroop, que é uma variação do vcore de "ajuste", para não precisar gastar com mosfet reguladores que são muito mais caros.

Meu Athlon II x3 por exemplo é 2.7ghz mas uso em 3.5ghz.... quando está sem processamento acima de 10%...ele fica em 1300, com tensão de 0,9V.

Você tem certeza que desabilitou ele na bios (o cnq)???

porque não existe nenhuma outra função que faria ele variar o multiplicador.

Quer fazer um teste mais eficiente? Baixe o Prime95 ou OCCT....e coloque pra rodar o stress mode.... ele irá usar o cpu perto do maximo, continuamente. Assim, se ainda variar.....pode ter algo a mais. Se ele se manter no mesmo clock durante o teste.....é o CNQ ativo.

Se variar o vcore...é normal, uma vez que tem o vdroop, e em alguma placas chega a variar 0,100V (nas ruinzinhas..ejheheh normalmente é de 0,025V a 0,050V.... e não tão raro... 0,075V)

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu de-sp vou realizar os testes com o prime95 e volto postar aqui, só pra esclarecer realmente o cool in quiet está desabilitado verifiquei varias vezes...

será que não seria o Secure Virtual Machine porque já tentei desabilitá-lo mas ele volta a habilitar novamente.

obrigado por enquanto..

Compartilhar este post

Link para o post

segurança de maquina virtual não faz isso. Veja se não tem a opção C1E na bios tbem, e desabilite se tiver

Compartilhar este post

Link para o post

É essa configuração não tem não, o que seria essa conf. "C1E":confused:

ps: tenho um print do prime95 e não sei postar aqui, seria como...

acho que é assim

prime95

http://a.imageshack.us/img375/7466/prime95.jpg

Editado por Phenom_X4

Compartilhar este post

Link para o post

Fiz o teste aqui novamente e o resultado foi o mesmo, com exceção do vcore que está ainda mais alto, essa tensão é preocupante?

segue ai..

http://a.imageshack.us/img691/1773/prime95cpuz.jpg

ps. a temp do processador ficou em 56°, é muito alto?

Editado por Phenom_X4

Compartilhar este post

Link para o post

tenho um problema nao sei como intala controlador de video compativel com vga

informações da placa-mãe

Campo Valor

Propriedades da Placa Mãe

ID da Placa Mãe 12/11/2003-KM266-8235-A7V266MXC-00

Nome da Placa Mãe Asus A7V266-MX

Propriedades do Bus principal

Tipo de Bus DEC Alpha EV6

Largura de bus 64 bits

Clock real 133 MHz (DDR)

Clock efetivo 267 MHz

Banda 2133 Mb/s

Propriedades da memória do Bus

Tipo de Bus DDR SDRAM

Largura de bus 64 bits

DRAM:Proporção FSB 5:4

Clock real 167 MHz (DDR)

Clock efetivo 333 MHz

Banda [ TRIAL VERSION ] Mb/s

Propriedades do chipset do Bus

Tipo de Bus VIA V-Link

Largura de bus 8 bits

Clock real 67 MHz (ODR)

Clock efetivo 533 MHz

Banda 533 Mb/s

Informação física sobre a Placa Mãe

Sockets/slots de CPU 1 Socket 462

Slots de expansão [ TRIAL VERSION ]

Slots de RAM 2 DDR DIMM

Dispositivos integrados Audio, Video, LAN

Forma Micro ATX

Tamanho da Placa Mãe 240 mm x 240 mm

Chipset da Placa Mãe KM266Pro

Recursos extras [ TRIAL VERSION ]

me ajuda ai plz

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais