Ir ao conteúdo

v8+i7 960 100 graus

velamox

Posts recomendados

Postado

Opa pessoal. Pelo meu numero de posts vocês podem perceber que eu geralmente pesquiso antes de perguntar, e na grande maioria das vezes me abstenho da pergunta pois encontro a resposta.

Dessa vez o caso mudou.

Tenho uma Gigabye GAx58-UD3R + HAF932 + V8 + i7960 e estou tendo um problema sério de refrigeração.

IDLE= 46 graus / 100% = ~98 graus

Instalei e reinstalei o v8 umas 6 vezes, até tentei o stock e obtive resultados ainda piores.

Um dos parafusos da base do V8, apesar de fixo, não segura aperta a porca no máximo, fica como se a rosca estivesse desgastada. ( Aperta, aperta aí folga )

Talvez o problema seja esse parafuso, mas com os resultados do stock já não tenho certeza. Seria o próprio processador?

Para ser sincero não faço ideia. Esse pc veio pra mim montado com o V8 de São Paulo, eu moro em Recife, fico imaginando se não aconteceu algo no caminho.

Seria a hora de ir pra assitência mais profissional, ou o que vocês sugerem?

Postado

Amigo, talvez o problema seja no parafuso caso tenha alguma trepidação no cooler...Se estiver fixo creio que não seja ai...confira isso...

Já conferiu a pasta termica, viu se não está em excesso ou escassa ?

Já testou mais de um programa para monitorar as temperaturas ? Deixou a tampa do gabinete aberta pra ver se abaixa a temperatura para realmente confirmar realmente as altas temperaturas e ineficiencia do cooler?

Conferiu a rotação do cooler ? Viu se está ok ? Está sendo monitorado pela placa ou rodando em rotação maxima ?

O Processador tem a etiqueta de garantia em cima dele ?

Cara, são perguntas simples, mas que as vezes passam em branco quando agente se depara com um problema chato...

Postado

Claro, as vezes são as coisas mais simples que causam os problemas mais complexos.

Sim, eu mesmo botei a pasta térmica e sempre montei meus pcs desde os 14 anos, hoje tenho 28. Então já tenho alguma experiência.

1- Usei 4 programas diferentes para monitorar

2- O cooler está funcionando em sua rotação máxima (sem smart fan)

3- O gabinete está muito bem refrigerado ( coolers frontal, inferior, traseiro, superior e lateral)

4- O processador está sem a etiqueta.

Muito obrigado pelo seu interesse em ajudar.

E pode crer que vou postar quando conseguir essa solução, porque não desejo a ninguém gastar tanto dinheiro para ver a máquina fritando!

Abraço e continuo aguardando uma solução!

Postado

Bem

Se o problema não for no parafuso, fica mais curioso saber o problema...

Ainda mais quando não se está de frente ao seu pc e ver que varias hipoteses já foram vistas/descartadas.

Postado

Amigo, pode, e provavelmente é esse seu parafuso frouxo....a base do cooler nao deve estar bem posicionada no processador, por isso dando temps altas.

Postado

Este problema com o parafuso também impede a correta fixação do cooler box?

Sabe em quanto ficavam as temperaturas com o cooler box?

Uma das funções da pasta térmica é fechar todos os microporos existentes na parte superior do processador e inferior da base do cooler, para que não haja, em hipótese alguma, ar entre estes dois componentes. Por isso também, o cooler deve estar bem fixado. Caso este parafuso defeituoso diminua a pressão exercida sobre o processador, pode ocorrer entrada de ar e formação de "bolsas" de ar quente entre ele e o cooler.

Acredito que o correto seja, primeiro, tentar solucionar a fixação do cooler. Afinal, ainda que não seja este o fator determinante do superaquecimento, provavelmente está contribuindo para tanto.

Abraço.

Postado

Realmente, minha maior esperança de correção do problema é esse parafuso. Eu acredito que seja a fonte dos meus problemas.

O que me impede de ter 100% de certeza, foi o que o camarada acima falou. O cooler box ficou encaixado perfeitamente, e a temperatura idle ficava entre 60 e 70 graus, em load nem se fala. Isso me faz repensar a hipotese de que o parafuso vai resolver o problema.

Como o Yoshi falou, vou fazer uma coisa de cada vez. Vou ajeitar o parafuso, caso não funcione, comunico aos camaradas para decidirmos qual será o próximo passo.

Obrigado pessoal.

Abraços!

Ps. Vou tentar postar fotos da montagem, para vocês me corrigirem caso constatem algo errado.

Postado

Opa pessoal, estou postando para dizer o que havia de errado.

Após montar e desmontar a máquina inteira umas 10 vezes, procurar por horas em foruns, e pedir ajuda aqui, achei no Tom's Hardware um cidadão com o mesmo problema.

Uma pessoa o ajudou postando um passo a passo da montagem do V8 em 1366. E foi aí que descobri o erro.

A máquina veio montada errada de São Paulo, e não culpo a loja, visto que mesmo no manual do cooler não vem dizendo nada sobre esta parte da montagem.

Junto com o kit 1366 vem umas borrachinhas que devem ser montadas na parte de FORA da placa-mãe, entre o suporte e a placa-mãe (lado de fora) para ser mais exato.

As minhas borrachinhas vieram montadas na parte de dentro, fazendo com que o cooler não fixasse direito.

Então está resolvido o mistério, mas não sem muito stress e dedos cortados de tanto montar e desmontar a máquina antes.

Idle= 37

Full Load (Prime 95) = 68

Obrigado pela iniciativa de todos que tentaram me ajudar. E aí está a solução para alguém que passe por algo parecido!

Cuidado com o V8 em 1366, tem q montar muito bem.

Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...