Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Overclock e consumo de energia


marcus72

Posts recomendados

é... subiu em 20W aqui, passando de 2.4 pra 3.0Ghz..... curioso é que o vCore tá no automático e baixo de 1.242v pra 1.224v.... eu hein... =/

Quando a CPU está trabalhando em full load, pode ocorrer quedas no valor do vcore em relação ao valor setado. Não lembro exatamente o porque disto acontecer, mas em algumas placas-mães, principalmente as mais recentes, existe uma opção chamada Load Line Calibration que, quando ativada, estabiliza o vcore quando a CPU estiver em full load, evitando de ocorrer estas reduções.

Além disso, esta redução apenas mostra que sua CPU é capaz de funcionar com uma tensão inferior ao padrão do clock original, ou seja, ela pode trabalhar em undervolt mesmo estando em overclock. É lógico que toda CPU tem um limite para reduzir a tensão de trabalho e manter sua estabilidade, mas praticamente toda CPU possui esta capacidade.

Falouws :cool:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Pergunta simples... Se eu fizer um over no meu processador, SEM alterar os valores correntes de vCore e etc, terei aumento de consumo ?? A teoria diz que não, mas......

O aumento do consumo de corrente elétrica é diretamente ligado ao clock usado no processador e isso acontece independente do vcore que fora fixado. Aumentou o clock, aumenta o consumo de energia mesmo que o vcore esteja padrão.

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pensando desta forma, Ribeirocross, ao entrar em ação o SpeedStep no meu i5-750, mesmo sem diminuição do v-core (fica sempre em 0,86V ou algo assim, não estou em casa pra conferir agora e nem vem ao caso) terei economia de energia?

Ou seja, o TurboBoost funcionando com 1 ou 2 núcleos a 24x133MHz consome mais do que quando o micro entra no SpeedStep com 9x133MHz e mesmo v-core?

Sempre achei que a grande sacada estava no v-core, e a diminuição do clock pelos sistemas SpeedStep ou Cool n' Quiet era um meio para alcançar o objetivo de reduzir o v-core, sem perder estabilidade.

Não que eu duvide de você, muito pelo contrário, mas tem algum artigo/review mostrando algo assim? Acompanhamento do consumo instantâneo? Fiquei surpreso mesmo... e curioso!

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Pensando desta forma, Ribeirocross, ao entrar em ação o SpeedStep no meu i5-750, mesmo sem diminuição do v-core (fica sempre em 0,86V ou algo assim, não estou em casa pra conferir agora e nem vem ao caso) terei economia de energia?

Ou seja, o TurboBoost funcionando com 1 ou 2 núcleos a 24x133MHz consome mais do que quando o micro entra no SpeedStep com 9x133MHz e mesmo v-core?

Sempre achei que a grande sacada estava no v-core, e a diminuição do clock pelos sistemas SpeedStep ou Cool n' Quiet era um meio para alcançar o objetivo de reduzir o v-core, sem perder estabilidade.

Não que eu duvide de você, muito pelo contrário, mas tem algum artigo/review mostrando algo assim? Acompanhamento do consumo instantâneo? Fiquei surpreso mesmo... e curioso!

Abraço.

Oi,

Mas o Speedstep e/ou CnQ diminui a tensão e o clock junto, isso ganha em economia. Alem de ser um fato, foge da pergunta do autor do tópico.

Acima eu disse respondendo a pergunta do autor do tópico:

Se aumentar o clock do processador, mesmo que o vcore fique padrão, o consumo de corrente vai aumentar. (ficar padrão é ficar na tensão padrão do processador, Speedstep e CnQ não deixa padrão, deixa menor e diminui a frequência).

Aumentar o clock do processador, mesmo com a tensão padrão, tem que aumentar e aumenta o consumo elétrico.

Fique a vontade em duvidar ou tirar dúvidas.

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pensando desta forma, Ribeirocross, ao entrar em ação o SpeedStep no meu i5-750, mesmo sem diminuição do v-core (fica sempre em 0,86V ou algo assim, não estou em casa pra conferir agora e nem vem ao caso) terei economia de energia?

Ou seja, o TurboBoost funcionando com 1 ou 2 núcleos a 24x133MHz consome mais do que quando o micro entra no SpeedStep com 9x133MHz e mesmo v-core?

Sempre achei que a grande sacada estava no v-core, e a diminuição do clock pelos sistemas SpeedStep ou Cool n' Quiet era um meio para alcançar o objetivo de reduzir o v-core, sem perder estabilidade.

Não que eu duvide de você, muito pelo contrário, mas tem algum artigo/review mostrando algo assim? Acompanhamento do consumo instantâneo? Fiquei surpreso mesmo... e curioso!

Abraço.

greatwalker, o vcore não fica constante em 0,86V. Ele fica assim quando o i7 está no modo ocioso, com multiplicador a 9x, mas quando o i5 é exigido, o vcore também sobe junto com a frequência. De forma nenhuma o 750 iria trabalhar estavelmente a 3.2GHz nessa tensão, mesmo com apenas 2 núcleos ativos.

E sim, quando o Turbo Boost está ativado, ou seja, quando a CPU está sendo exigida e o TB entra em cena, ele vai gerar um maior consumo da CPU por 3 motivos: primeiro, por conta do aumento da tensão como supracitei; segundo, por conta do aumento da frequência (1200MHz para 3200MHz é uma diferença considerável no clock, que gera uma maior produção de calor); terceiro porque os componentes internos do núcleo e da parte Uncore (IMC, Cache, etc.) estão em serviço intenso, sendo exigidos a todo momento, ao contrário do estado ocioso onde a CPU é acionada raramente pelo S.O. ou qualquer outro programa.

É verdade que a redução do vcore muitas vezes é possível graças à redução da frequência de trabalho, mas toda CPU possui capacidade de trabalhar em undervolt, ou seja, com uma tensão abaixo do padrão para uma determinada frequência (gerando, assim, um menor consumo em relação ao estado original). É claro que a capacidade que cada uma possui de reduzir a tensão varia conforme fabricante/modelo/exemplar e é justamente por conta disso que os fabricantes não reduzem apenas a tensão de trabalho, pois eles não podem garantir que todos os modelos irão se comportar da mesma maneira, ou seja, reduzindo o vcore para um valor X e mantendo-se estáveis; portanto, todo sistema de gerenciamento de energia, independente do fabricante, trabalha com uma redução mútua tanto do vcore quanto da frequência de trabalho, até porque isso gera uma maior redução de energia se comparada apenas com a redução da tensão, mesmo considerando a redução da performance (que nem é notada, tendo em vista que isso acontece apenas quando a CPU não está sendo exigida).

Eu não cheguei a pesquisar artigos que comprovassem isso que estamos afirmando aqui, mas com certeza deve existir alguma alma caridosa lá fora que tenha tocado no assunto. Basta ter paciência para procurar no Google :)

Falouws :cool:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, o que eu quis discutir era justamente essa redução de v-core. É notório (e eu coloquei no meu post) que quando o Speedstep entra em cena, o v-core é reduzido, juntamente com o clock, economizando assim energia e gerando menos calor.

Minha dúvida foi a respeito do fato comentado pelo Ribeirocross, de que mesmo que se mantenha o v-core e apenas suba o clock, estaremos aumentando o consumo de qualquer forma no cpu. Dessa forma, fiquei curioso com a possibilidade de, mesmo sem reduzir o v-core, diminuir o consumo.

Sei também que existe essa margem de folga no v-core, que você mencionou, Eagle. Meu antigo E8400 rodava a 3,6GHz com undervolt para 1,22V.

Aliás, esse caso do meu antigo E8400 se enquadra novamente na minha dúvida: o que é mais decisivo? A redução de potência relacionada à diminuição do v-core (de 1,25 para 1,22V, neste caso) ou o aumento da mesma graças a subida do clock de 3,0 para 3,6GHz?

No caso do meu atual i5-750, eu sei que não fica constantemente a 0,86V. Em stress, ele sobe para 1,10V. Mas a menos que esteja me precipitando muito (não tenho como conferir agora), penso ter notado os 0,86V tanto em situações totalmente idle com o SpeedStep (9x133) quanto em "semi-idle" com o TurboBoost (24x133). Apenas em stress ou situações de carga que o v-core vai para 1,10V. Neste caso, se eu não estiver errado, ambas situações estariam com o mesmo v-core, porém com uma grande diferença de clock, e por fim, de acordo com essa afirmação do consumo relacionado ao clock independentemente do v-core, estaria consumindo um pouco a mais do q nos 9x133, seria isso? hehe

Desculpe a confusão, só é algo novo mesmo que não tinha em mente que existisse.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Minha dúvida foi a respeito do fato comentado pelo Ribeirocross, de que mesmo que se mantenha o v-core e apenas suba o clock, estaremos aumentando o consumo de qualquer forma no cpu. Dessa forma, fiquei curioso com a possibilidade de, mesmo sem reduzir o v-core, diminuir o consumo.

E isso pode acontecer mudando o clcok e o uso do processador.

A tensão não é a que determina o consumo elétrico, tensão é uma necessidade interna do processador. Tanto é que tensão muito baixa pode ser mais maléfica que benéfica para um processador a longo prazo.

Não confundam tensão com corrente. tensão é uma coisa corrente é outra. É como fonte de alimentação, todas tem linhas de 3, 5 e 12 volt, mas as amperagens são distantes entre as mais variadas fontes.

A tensão usada em um processador (essa que é fixada no bios) tem influencia menor no consumo elétrico que a corrente que o processador consome ou vai consumir.

Por exemplo: Um processador pode ter tensão de 1v e consumir 40 amperes, mas se elevar o clock desse processador e permanecer com a mesma tensão de 1v a corrente (o consumo) vai subir. Quero dizer que: O consumo sobe usando a mesma tensão com clocks diferentes, clocks mais altos vão consumir mais corrente com mesmo vcore.

A tensão para um processador serve apenas para estabilizar os transistores do núcleo do processador durante a oscilação natural de trabalho, os picos, a corrente já são outros 500.

O consumo do processador está mais ligado ao clock e a carga de trabalho que a tensão fixada. Tanto é que nós não podemos fazer overclock, mesmo que use vcore padrão, sem ter uma fonte de alimentação suficiente. Suficiente para a demanda de corrente que o novo clock do processador vai exigir.

Para não alongar esse assunto, que cabe mais na área de processadores que aqui na área de overclock, vocês podem usar o Hardware Monitor e fazer os testes para verificar o aumento da corrente subindo só o clock.

Claro que software não é preciso, mas é capaz de mostrar com eficiência a mudança no consumo e resolver essa dúvida. Verifiquem DOWNLOAD AQUI.

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa, é verdade.

Pra falar a verdade é algo bastante simples. A tensão aplicada, de forma paralela como você exemplificou no caso de uma fonte, é como se fosse a tensão nas tomadas da casa. Claro que neste caso são padronizadas e quem se adapta são os aparelhos nelas ligados. De qualquer forma, quem vai determinar a potência consumida é a corrente elétrica que por ele circula.

Na verdade a ideia de v-core vem tão de trás na minha cabeça que nem tinha parado pra pensar como algo mais simples.

Está perfeita sua explicação.

Quando tiver um tempinho em casa, no meu pc, farei o teste com o programinha que você sugeiriu.

Bacana ter discutido isso, mesmo que não sendo a ideia inicial do tópico.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sim... Em uma residência um chuveiro elétrico, por exemplo, consome muito mais que uma lâmpada na mesma tensão.

Existem vários processadores com mesma arquitetura, mesma tensão e clocks diferentes, o que tem clock mais alto consome mais corrente, é mais gastão.

Um exemplo pro pessoal: O Q9650 (3.0 GHz, tensão 1.2v) consome cerca de 55 amperes, enquanto o Quad Q9770 (3.2 GHz, tensão 1.2v) consome cerca de 63 amperes, ambos em Full Load.

Resumo: Processadores iguais, voltagens iguais, mas o que tem o clock aumentado gasta mais energia elétrica no fim do mês. O mesmo acontece quando nós fazemos over sem alterar a tensão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!