Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Enigma do cooler barulhento


voyageok

Posts recomendados

O cooler do meu processador (Pentium D 2.8, máquina Dell) está fazendo um barulho muito alto, e não consigo descobrir o porquê.

O que já fiz?

- Limpei o cooler e não funcionou

- Troquei este cooler barulhento pelo cooler silencioso (identico) de outra máquina. Resultado: o cooler barulhento não faz barulho na outra máquina e o cooler silencioso passa a fazer barulho nessa máquina, ou seja, o problema não é com o cooler.

- Temperatura: renovei a pasta térmica e coloquei o processador para trabalhar 100% , o cooler faz um barulho muito alto mesmo com a temperatura baixa, não estou tendo problemas de aquecimento, o aquecimento é mńimo mas mesmo assim o cooler faz um barulhão.

- Troquei o HD pelo de outra máquina e o barulho continua

- Atualizei a BIOS pra última versão e nada

O que falta eu fazer?

Será que minha placa-mãe que tá bichada?

Me ajudem com esse enigma xD

Desde já, grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tem nenhum fio tocando nele

eu tenho certeza que é o cooler do processador, a máquina tá aberta aqui do lado

a BIOS não tem a opção citada aí em cima

Acho que o problema não está propriamente no cooler, como eu disse, coloquei esse cooler 'velho' eu outra maquina identica e ele não faz barulho, coloquei o cooler 'novo' da outra máquina nessa e ele fez o mesmo barulho.

A temperatura dele tá bem baixa e a pasta térmica foi renovada

eu acho que "Alguém" deve estar mandando o cooler fazer isso de forma errada, acho que é a placa-mãe, mas atualizei a BIOS e não resolveu

to tentando baixar alguns programas que me dêem informaçoes da velocidade do cooler

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigo pelo processador q você usa é normal ele trablhar com uma rotação alto por esquentar um pouco,creio q o barulho q você esta dizendo seja igual de um secador,se for isso unico jeito de melhorar esse barulho é hablitando a função Q-Fan ou Smarta Fan q eu não recomendo pr esse processador ou a troca do cooler q é o mais recomendado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando troquei foi o cooler e o dissipador sim

Quando não faço quase nada no computador ele não faz barulho, mas quando exijo muito dele faz o barulho de secador, a velocidade do cooler aumenta e o barulho fica bem alto, parece que ele vai decolar

nenhum programa que eu tenha baixado conseguiu pegar a temperatura dele

a máquina é da Dell e a BIOS é muito pobre, não tem opções nem nada, a única coisa que tem em relação a BIOS é a informação da versão dela, já mexi em todo setup e não informa temperatura do CPU, nem tem opções de BIOS. A única coisa que posso mudar no processador é desabilitar um núcleo, o que já fiz e não mudou nada em relação ao cooler, só o processador ficou bem mais lento.

O que é clear cmos?

Valeu pela ajuda ae galera

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

dei uma pesquisada nesse cmos, ele serve pra zerar as configuraçoes da BIOS né?

mas no meu caso não tem nada pra configurar na BIOS

será que muda algo?

mais tarde vou tentar substituir por outro processador igual pra ver se o problema é nele, se não for vou testar isso ai como ultima tentativa

=(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

dei uma pesquisada nesse cmos, ele serve pra zerar as configuraçoes da BIOS né?

mas no meu caso não tem nada pra configurar na BIOS

será que muda algo?

mais tarde vou tentar substituir por outro processador igual pra ver se o problema é nele, se não for vou testar isso ai como ultima tentativa

=(

Amigo, caso o problema esteja no controle de rotação do fan, pode-se resolver através de um update de Bios. Como você já a tem instalada, talvez o problema não esteja ali. Qual o modelo do seu Dell?

Normalmente os Dell possuem um sistema de refrigeração próprio, com layout de dissipadores e dutos de ar desenvolvidos por eles. Pode ser que, devido à idade do PC, os componentes plásticos não estejam mais tão bem fixos. Daí o fluxo de ar por eles gera vibração e ruído. Tente se aproximar bem do fan no dissipador do processador e tenha certeza que é ele.

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a máquina é uma optiplex 320

essa ideia que você deu aí é uma das 3 opções que ainda acho q podem ser:

1 processador (vou testar hj a tarde trocando por um identico)

2 isso que você falou dos componentes plásticos já não estarem tão fixos e isso to tentando mexer na força aqui

3 placa-mãe (se o processador passar no teste vou tentar um cmos, se não der acho q ela é a culpada)

como eu disse antes o problema não é no cooler, porque já troquei por um identico e esse não faz barulho na outra máquina e o da outra máquina faz barulho nessa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tirei e recoloquei a bios, fiz o cmos e nada

fiz o teste do processador, inverti 2 processadoresmidenticos, o processador da maquina barulhenta nao faz barulho na outra maquina e o da outra maquina que nao faz barulho fez barulho nessa maquina, ou seja, nao é o processador

só sobrou a placa-mãe então

=\

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!