Ir ao conteúdo

Informaçao sobre componente

L Fernando

Posts recomendados

Postado

Ola a todos , gostaria de saber se existe algum componente que quando for disparado ira emitir somente um pulso na saida . Exemplo : Se apertar um botão na entrada, a saida so emitira um pulso instantaneo, independente da duraçao do pulso de entrada . Obrigado L Fernando

Postado

voce pode usar um capacitor em serie com o circuito... Se for em tensão contínua, ele permitirá que um pulso curto (a duração depende da capacitancia dele) atravesse o capacitor, e logo em seguida bloqueará a tensão contínua... Pode usar alguns filtros para deixar a onda mais perfeita...

Agora, se queres usar uma tensão alternada não tenho nada pra te sugerir, aguarde mais dicas!

Postado

Binho quero usar na saida de um decoder , pra na hora que ele acione um cronometro . Vou usar bateria 9V com um controlador de 5V . O problema é que o decoder segura a linha de saida em alta e preciso so de um pulso para disparar o cronometro . Obrigado por enquanto

Postado

Mas o pulso ira ativar o cronometro em uma das portas do controlador? O pulso é digital? voce teria como mostrar um esboço do que voce quer?

Abs

Postado

bom você poderia usar um microcontrolador e com ele você pode escrever um programa bem simples usando 3 portas ou 2 de I/O por ex: 1 porta seria o botao que você falou e outra um reset e a terceira seria a porta de esaida do sinal onde você escolheria o tempo que você qr q ela fique acionada

o programa seria +ou - isso : (para microcontrolador 8051)

$MOD51

BOTAOSINAL EQU P1.0

BOTAORESET EQU P1.1

LED1 EQU P1.2 ; AQUI LED REPRESENTA A SAIDA DE SINAL

ORG 0

JMP COMECO

COMECO: JNB BOTAOSINAL,SINAL ; AQUI TESTA O BIT DE ENTRADA

MOV P1,#0 ; LEVA TODAS AS PORTAS DE P1 PRA ZERO

JMP COMECO

SINAL: SETB LED1

ACALL DELAY

CLR LED1

JMP COMECO

DELAY: MOV R7,#00FH ;AQUI 00F você PODE VARIAR O TEMPO ATE FFFF

L1: MOV R6,#00FH ; SE você MUDAR em cima TEM Q MUDAR AQUI também

L2: DJNZ R6, L2

DJNZ R7, L1

RET

END

Postado

Obrigado pela ajuda , sei q com Mc seria fácil de resolver , mais não sei nada sobre MCs . O q quero fazer é que o sinal recebido pelo Decoder , faça o seguinte: Quando receber sinal na saida PIN 1 , reset o cronometro e disparava-o novamente com apenas um pulso. EX: o cron estava parado em 00.07.42 então quando chegar o proximo pulso ele iria a 00.00.00 de como mesmo pulso disparace o crono. novamente . Com MC seria o certo porque preciso de uma rotina para cada saida do decoder . . Mais o que quero fazer é simples pra quem conhece programaçao de MC . Seria +- isto , na Saida PIN 1 do DEC. ligaria um cronometro . Na saida PIN 2 ligaria um buzzer por 2 seg. Na saida PIN 3 ligaria um buzzer por 1 seg. Deve ser simples pra vocês. Me ajudem por favor . L Fernando

Postado

facinho fazer isso no MC

eu n conheço outro metodo + eficiente de fazer o que você qr sem ser no MC

trabalhar com portas de I/O no MC é muito simples e Facinho XD

se quiser te passo os comandos basicos e os programas para você executalos

Postado

Caro amigo Leaokrollew, apesar nunca ter programado nenhum MC vou querer sim sua ajuda para tentar fazer ! Peço que me mande os programas e comandos . Obrigado por enquanto L Fernando

Postado

certo é bem simples basta querer pra fazer você vai precisar basicamente de 2 programas

o ConTEXT (onde você vai escrever as linhas do seu programa e vai transformar em linguagem ASM ) e o IspPgm ( ele você usa pra gravar o MC)

tenho q te passar o circuito p/você poder montar o gravador do MC (ele é ligado a porta paralela do pc)

a parte + chatinha é colocar o ConTEXT pra rodar + n é um bixo de 7 cabeça

hoje posso te passar o link pra você baixar o IspPgm ja o ConTEXT você baixa em qualquer lugar so q quando você for instalar ele, vou te q te passar alguns arkivos pra você colocar na pasta dele se n n funciona na hora dele copilar pra hexadecimal(em resumo eu passo os arkivos e você joga na pasta e pronto ja pode começao a fazer os programas)

o circuito eu preciso scaneer pra passar pro pc pois ele ta numa apostila

ai anexo junto aqui

em termos de programaçao é muito teta de aprender eu vou te explicando com exemplos

e explico os comandos

ex: jnb,setb,clr.jmp(verifica bit,seta bit,clear bit, salta linha) e assim por diante

agora noite só vou poder te passar o link IspPgm http://chaokhun.kmitl.ac.th/~kswichit/IspPgm30a/ISP-30a.zip

ai so salvar e instalar

olha qualquer duvida pode perguntar

o Microcontrolador q eu trabalho é o 89s52 q é da familha do MCS 51 (8051)

ele aqui custa 7$ + ou- e depois q você aprende a programar você faz qualquer coisa

vou postar aqui alguns videos de projetos q eu fiz utilizando o MICROCONTROLADOR

YouTube - Display Rotativo de Led's Utilizando 8051

(parte 1 de 6)
Postado

bom n sei se você baixou o ConTEXT então o link dele aqui http://www.baixaki.com.br/download/context.htm

e pra você fazer circuito do gravador esse é o esquema q eu uso ate hoje

http://www.orkut.com.br/Main#AlbumZoom?uid=13218916828809372658&pid=1283783281462&aid=1277723567$pid=1283783281462

acessando as portas de I/O

no MC temos 32 portas P0;P1;P2;P3 (ex: P0.0;P0.1;P0.2;P0.3;P0.4;P0.5;P0.6;P0.7) e para as outrsa portas é a mesma coisa nos na vamos usar as portas P0

a porta P0 quando trabalhando como i/o deve ser colocada um resistor de pullup em cada um dos seus pinos (mas n vamos usar pra ficar + facinho )

aqui vou por a foto da cara do 8051 ai da pra ver a pinagem dele

8051%20DIP%2040.PNG

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...