Ir ao conteúdo

Como escolher memórias para meu sistema?

jonny_br

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado
Tenho em meu pc um pente de memória DDR3 1333mhz 1x4G Markivision. Minhas dúvidas são:

1° - Compensa trocar essa memória por uma Corsair 2x2G 1333mhz? Eu terei um "bom ganho" em desempenho ou a diferença é mais na durabilidade da memória?

Como já foi falado em outros tópicos, a quantidade de pentes de memória não faz diferença no desempenho (eu estou falando de memórias iguais). Todavia, é preferível que você utilize um pente, do que dois pentes. O motivo é a Compatibilidade. É sempre uma dor de cabeça quando mistura-se memórias diferentes. Mesmo sendo um KIT, a chance de dar algum problema é ainda maior do que UMA memória. Além disso, caso for fazer um upgrade, a dor de cabeça é maior ainda. Infelizmente, a grande maioria das placas mães possuem um enorme problema para gerenciar 4 memórias. Elas não conseguem manter a frequência nativa do barramento, o consumo de potência é maior e a probabilidade de ocorrer erros de memória é maior, deixando sua máquina inoperante, até tirar este pente.

Tendo somente uma memória, o upgrade é mais fácil, não há necessidade de ter que revirar o mercado para achar uma memória compatível.

2° - Minha placa aceita memória de 1600mhz só em overclock, vale a pena trocar minha 1333mhz por uma de 1600mhz em over?

Postado

valeu anjoed, acho que vou continuar com minha genérica então por enquanto...

Mais uma pergunta, no AmdOverdrive eu tenho opção de configurar minha memória, tem alguma coisa que posso mudar na configuração pra ter um melhor desempenho?

• Membro VIP
Postado
valeu anjoed, acho que vou continuar com minha genérica então por enquanto...

Mais uma pergunta, no AmdOverdrive eu tenho opção de configurar minha memória, tem alguma coisa que posso mudar na configuração pra ter um melhor desempenho?

Não é foco do tópico tratar disso. Todavia, usando a pesquisa:

http://forum.clubedohardware.com.br/searchresults.php?cx=partner-pub-9209131490195072%3Adn0327-g187&cof=FORID%3A10&ie=ISO-8859-1&q=AmdOverdrive

• 3 semanas depois...
Postado

Prezados, primeiramente achei o topico 10 e gostaria de parabenizar a todos, todas as respostas são de grande ajuda...

Mas como sou ignorante ainda vou fazer mais uma pergunta...

Tenho um PHENON II X6 1090 - MOTHER ASUS M4A785-M E 6 GB DE RAM 800MHZ - FONTE SEVEN 500W - VIDEO GEFORCE 250GS - 256 BITS.

Uso o PC sómente para jogos e quero dar uma melhorada no desempenho só que a placa-mãe, o processador e o video troquei faz pouco tempo..... tem como melhorar o desempenhom do PC mexendo somente nas memorias??? Essas memorias que tenho já fazem 5 anos.

Qual memoria é melhor para meu pc?

Obrigado.

Postado

Qual memoria é melhor para meu pc?

As que você tem já tem.

tem como melhorar o desempenhom do PC mexendo somente nas memorias??? Essas memorias que tenho já fazem 5 anos.

Obrigado.

Melhor investimento seria Placa de Vídeo. Substituição memórias não lhe traria 2% de performance e lhe acarretaria 100% de custo.

Postado

Com o lançamento da nova linha de processadores baseados no núcleo Sandy Bridge, isso por parte da Intel, vejo vários usuários com dúvidas em com escolher memórias para esses sistemas.

Intel decidiu que somente a linha "K" possuem multiplicadores destravados, um deles é o da Controladora de Memórias o que torna possível para esse processadores trabalharem com clock das memórias acima do convencional (1333MHz), ou seja, possível Overclock de forma manual (setando os ajustes de preferência direto no setup da placa-mãe) ou de forma programada (XMP).

Outra grande dúvida é com relação à tensão. A Controlador Intel é sensível a diferenças desproporcionais entre as voltagens VTT(Uncore) e VDIMM(Memórias), mas, a preocupação com esse detalhe é praticamente desnecessário, DDR3 por padrão possuem voltagens de 1,5V isso que dizer que qualquer módulo funcionará na sua plataforma a 1,5V exceto que você mexa nas configurações no setup de sua placa.

Hoje no mercado é comum os fabricantes venderem módulo com otimizaçãos para plataformas em específico, onde uma nova configuração de Tempos e Voltagens são reescritos no chip SPD(identificação do módulo), este recurso é chamado de XMP(Extreme Memory Profile), mesmo assim este recurso tem como precupação que a tensão não ultrapasse 1,65V que é o máximo suportado sem causar danos ao Uncore. Esse recurso pode ser ativado através de opção de chaveamento no setup da Placa-Mão(somente na plataforma intel), de padrão ele vem desativado.

Agora deixo um imagem onde o autor fez testes comparativos e com base neles você poderá escolher o módulo que melhor se adapta a suas preteções.

pcmark.png

Mais detalhes...

Postado

queria saber se 8GB de memória seria um desperdício em se tratando de uma PC Gamer, pretendo por essas >> http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-186322277-memorias-gskill-ripjaws-x-8gb-2x4gb-ddr3-1333mhz-cl7-15v-_JM

a dúvida aconteceu porque em outro tópico disseram pra eu investir em um processador melhor e cortar gastos com memória, se for issovo fica com 4GB mesmo..valeu

Postado
queria saber se 8GB de memória seria um desperdício em se tratando de uma PC Gamer, pretendo por essas >> http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-186322277-memorias-gskill-ripjaws-x-8gb-2x4gb-ddr3-1333mhz-cl7-15v-_JM

a dúvida aconteceu porque em outro tópico disseram pra eu investir em um processador melhor e cortar gastos com memória, se for issovo fica com 4GB mesmo..valeu

Você encontrará sua resposta no Post, dê uma lida;)

• 4 semanas depois...
Postado

Amigos parabens pelo tópico, mas ainda surge uma dúvida, uso meu pc somente para jogos e tenho uma ASUS M4A785-M DDR2, um phenon II X6 e uma GTX580 e vou comprar as memorias agora, minha dúvida é:

achei memorias de 1.066MHz com latencia 5-5-5-15 e de 800MHz com latencia 5-5-5-18

qual seria melhor para minha maquina? devo escolher pelo MHZ ou pela latencia?

alguem pode me recomendar alguns modelos?

Não entendi muito essa parte de latencia!!!

Obrigado e boa semana!!!

• Membro VIP
Postado
Amigos parabens pelo tópico, mas ainda surge uma dúvida, uso meu pc somente para jogos e tenho uma ASUS M4A785-M DDR2, um phenon II X6 e uma GTX580 e vou comprar as memorias agora, minha dúvida é:

achei memorias de 1.066MHz com latencia 5-5-5-15 e de 800MHz com latencia 5-5-5-18

qual seria melhor para minha maquina? devo escolher pelo MHZ ou pela latencia?

alguem pode me recomendar alguns modelos?

Não entendi muito essa parte de latencia!!!

Obrigado e boa semana!!!

utilize memórias DDR3 1333MHz, CL7, da uma boa diferença da 1066MHz, mas talves por elas serem CL5 possa compensar, mas coloque ai o modelo dessa memo, pois as CL5 que conheço são DDR2.

Edit vi que sua mobo é DDR2, então utilize 1066MHz CL5, pois será melhor que uma 800MHz CL5.

Postado

Jogos pouco ou quase nada se beneficiam de banda de memórias.

O primeiro quesito a ser avaliado é preço.

Percentualmente falando, o preço é sempre desproporcional superior ao ganho com costomização em relação a jogos.

Kingston KVR já resolve sua pendenga.

Postado
Jogos pouco ou quase nada se beneficiam de banda de memórias.

O primeiro quesito a ser avaliado é preço.

Percentualmente falando, o preço é sempre desproporcional superior ao ganho com costomização em relação a jogos.

Kingston KVR já resolve sua pendenga.

eu tenho 4 gb de RAM já, mas as memorias já tem 7 anos e são de 400MHZ, acredito que trocando as memorias irá melhorar bastante o desempenho, não vai??

obrigado pelas respostas!!!

Postado
eu tenho 4 gb de RAM já, mas as memorias já tem 7 anos e são de 400MHZ, acredito que trocando as memorias irá melhorar bastante o desempenho, não vai??

obrigado pelas respostas!!!

Neste caso sim, melhora um pouco.

• 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
Postado

GALERA OBRIGADO.... FIZ O SEGUINTE...

para começar troquei a placa-mãe por uma DDR3, a ASUS M4A88T-V EVO/USB3 e peguei as 2 pentes de 4GB 1600MHZ CL7 - 7-8-7-24, 1.6V da Skill RipJaws.

• 2 meses depois...
Postado
Esta é uma pergunta que sempre está presente entre nós, frequentadores do fórum.

Vou tentar responde-la de uma maneira mais clara, resumida e objetiva e aqueles que quiserem somar, partilhar ou fazer uso da informação ou até mesmo sanar suas dúvidas, sintam-se em casa.

Farei um resumo sobre DDR3 que são a bola da vez no momento, lembrando que as informação a seguir servem para DDR2.

DDR3 é um composto básico de 4 elementos: Chip, PCB, Dissipado e Preço.

Antes de continuarmos vamos a 2 perguntinhas básicas:

1º - Qual será meu principal uso do PC?

2º - Quanto posso gastar?

Respondidas estas questões, tente se encaixar nos perfis a seguir:

1 – Usuário Básico: aqueles que não geralmente usam o PC nas configurações de fábrica, sugestão seria módulos de baixo custo, geralmente os Value.

2 – Gamer: aqueles que geralmente usam o PC em atividade que exige um pouco mais, porém a demanda maior seria dissipação térmica, visto que alguns dos outros componentes do PC são exigidos ao extremo, são componentes que dissipam bastante calor tornando a temperatura aos arredores bastante elevada. Para este usuário a sugestão seria um módulo com Dissipador de calor.

3 – Entusiasta: este é um perfil onde o usuário deve dispor de mais investimento e conhecimento técnico na escolha, itens como CAS e Frequência máxima estipulada pelo fabricante devem ser levados em consideração, bem como o layout e o material usado no dissipador de calor.

4 – Clocker: como sou principiante na área vou citar apenas parte do conhecimento que venho adquirindo a algum tempo.

Um dos grandes trunfos pra escolher memórias pra esse tipo de usuário seria conhecer qual o chip foi usado na confecção do módulo. Por que? Simplesmente porque sabendo qual o chip você pode buscar informações mais precisas sobre o desempenho dos mesmos, bem como suas principais características (Desempenho, voltagens sugeridas, flexibilidade de tempos e clock, preços...) O problema principal é como identificarmos o chip usado, deixo a disposição o link onde usuários retiram o Dissipador para nos brindar com estas informações. Bom, já que identifico o chip agora é só pesquisar reviews para buscar conteúdo sobre o desempenho deles submetidos ao extremo. Outro fator de suma importância também é o dissipador, este o layout, material usado será de suma importância, já que os módulos serão submetidos ao extremo, a TDP será elevada, portanto a dissipação térmica será acima do habitual então a temperatura será determinante no resultado de desempenho/degradação. Clockers mais avançados muitas vezes usam cooler ativo a base de Ar, Água ou até mesmo sub-0.

Como podem ver, evitei citar marcas, pois compra marca, bem como estipular qual plataforma usar, DDR3 é um padrão e deve atender a qualquer plataforma desenvolvida para tal DDR, independente de qual marca, quer intel, AMD, VIA..

As DDR3 podem funcionar em determinados clocks, estes são derivado do clock de operação do chip, ou por um sistema de perfil (XMP)

A controladora intel do chipset x48 que é a de clock mais elevado nativamente, podem operar com memórias a 1600MHz em canal duplo o que corresponde a mesma banda oferecida pela triplo channel do Nehalem.

O clock das controladora on-die ao processador é um produto derivado do Clock Base (HTT para AMD) ou (BClk para intel) multiplicado pelo divisor máximo de clock embutido, ex:

AMD 200 x 6,66 = 1333MHz padrão ou 200 x 8 = 1600MHz sem overclocar o sistema.

Intel 133 x 10 = 1333MHz padrão ou 133 x 12 = 1600MHz sem overclocar o sistema.

Intel Triplo Channel 133 x 8 = 1066MHz padrão ou 133 x 12 = 1600MHz sem overclocar o sistema.

Nota: Para os processadores baseados no núcleo Sandy Bridge.

Somente os de nome com final "K" (ex: i5-2500k) possuem clock destravado na Controladora de Memórias, portanto o modo XMP está desativado para os outros processadores com outras terminações, ex: i7-2600, i3-2100T, Pentium G620.

Caso, opte por uma placa-mãe baseada noutro chipset que não seja o P67 ou Z68, tenha ciência que fica impedido de usar clock extra para as memórias, inclusive o modo XMP.

Links úteis:

http://en.wikipedia.org/wiki/DDR3_SDRAM

http://forum.clubedohardware.com.br/topicos-importantes-memorias/520371

http://forum.clubedohardware.com.br/memorias-1600-c/792144

http://forum.clubedohardware.com.br/testes-memorias-comparativos/522592

http://i4memory.com/f94/ddr3-ic-list-submissions-8426/index4.html

Link com alguns módulo com o chip identificado:

http://ramlist.i4memory.com/ddr3

Os melhores reviews:

http://i4memory.com/f83

Deixa ver se eu entendi. Quer dizer que se comprar uma ASUS P67 ou Z68 (Maximus IV Extreme-Z), eu posso colocar qualquer módulo de memo acima de 1600 pra um INTEL 2600k ?

Postado
Deixa ver se eu entendi. Quer dizer que se comprar uma ASUS P67 ou Z68 (Maximus IV Extreme-Z), eu posso colocar qualquer módulo de memo acima de 1600 pra um INTEL 2600k ?

Sim, este processador aceita elevar clock para as DDRs3 em até 2133MHz, via XMP ou por Over feito pelo próprio usuário.

Postado
Sim, este processador aceita elevar clock para as DDRs3 em até 2133MHz, via XMP ou por Over feito pelo próprio usuário.

Jonny, li no teste do FX 8150, que o 2600K tem suporte a memória até 1.333mhz. Então colocando conforme você mesmo disse, uma memo 2133 não corro o risco de danificar em nada o processador ?

Postado
Jonny, li no teste do FX 8150, que o 2600K tem suporte a memória até 1.333mhz. Então colocando conforme você mesmo disse, uma memo 2133 não corro o risco de danificar em nada o processador ?

Oficialmente a Intel optou pelo padrão 1333MHz para o Sandy Bridge, porém, os chips de final K oferecem múltiplos para subir o clock das DDRs3, desde que dentro da tensão máxima (1,65V) prevista e o Chip DDR3 aguentar, não há problemas.

Para melhor se respaldar, procure chips DDR3 que tem a opção de XMP (eXtreme Memory Profile) de 2133MHz ou superior, é um sistema do overclock de boot cravado no SPD da memória, pode ser lido através da ativação nas opções de Bios e o sistema se ajusta automaticamente.

Postado
Oficialmente a Intel optou pelo padrão 1333MHz para o Sandy Bridge, porém, os chips de final K oferecem múltiplos para subir o clock das DDRs3, desde que dentro da tensão máxima (1,65V) prevista e o Chip DDR3 aguentar, não há problemas.

Para melhor se respaldar, procure chips DDR3 que tem a opção de XMP (eXtreme Memory Profile) de 2133MHz ou superior, é um sistema do overclock de boot cravado no SPD da memória, pode ser lido através da ativação nas opções de Bios e o sistema se ajusta automaticamente.

Eu entrei no site da ASUS e visualizei o suporte a memo que a Maximus Extreme Z suporta. Sei que quanto menor a latência, melhor. Tem DDR3 de 2333mhz, a placa mãe suporta, o 2600k suporta tb ?

Me explica uma coisa que ainda não entendi.

Não necessariamente as latencias abaixo existam, é só um exemplo.

EX: 7-7-7-24

7-8-7-28

9-9-9-20

O ultimo número é tão relevante quanto os três primeiros ?

Postado
Eu entrei no site da ASUS e visualizei o suporte a memo que a Maximus Extreme Z suporta. Sei que quanto menor a latência, melhor. Tem DDR3 de 2333mhz, a placa mãe suporta, o 2600k suporta tb ?

Me explica uma coisa que ainda não entendi.

Não necessariamente as latencias abaixo existam, é só um exemplo.

EX: 7-7-7-24

7-8-7-28

9-9-9-20

O ultimo número é tão relevante quanto os três primeiros ?

Todos os tempos tem suma importância, quanto menor, melhor, contando que não comprometa a estabilidade do módulo.

O ideal é achar o equilíbrio.

Módulos baseados em chips PSC trabalham melhor com o TRCD mais folgado em relação ao CAS, porém não compromete a performance.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...