Ir ao conteúdo

Processador 64 Bits E Aplicações 32 Bits


Visitante

Posts recomendados

Postado

aí...só vou falar uma coisa rapidinha.......

um processador de 64 bits rodando aplicativos de 32 bits tem seu dempenho afetado porque ele ta manipulando bits que não estão sendo usados...porque ele sempre vai manipular 64 bits , então se o aplicativo for 32 bits vão ficar 32 bits com 0 (ou 1)sobrando que não estão sendo utilizados. portanto na maioria dos casos um processador de 64 bits rodando aplicativos de 32 bits vai ter um desempenho pior que um equivalente de 32 bits..

Mas rodando aplicativos que utilizam corretamente o processamento de 64 bits o seu desempenho vai ser superior!

  • Membro VIP
Postado

É claro que processadores de 64 bits terão seu desempenho com alta performance, rodando programas para a sua plataforma, mas eu vi uns testes deles rodando programas de 32 bits e posso te dizer que ele se sairam melhores até mesmo que os mesmos processadores da plataforma 32bits...

  • Membro VIP
Postado

Manoel, não é bem assim.

Se você está usando um SO de 32-bit (legacy mode), você terá um processador de 32-bit e os novos registradores e a parte alta dos 8 primeiros registradores de 64-bit não serão enxergados, portanto nessa condição o que você disse não ser aplicaria.

Agora vamos pensar no caso aonde o SO é de 64-bit, mas o programa é de 32-bit (compatibility mode). O Windows 64-bit usa o conceito de WOW (Windows On Windows), que é uma emulação da versão (ou das versões) 32-bit do Windows, assim acabamos caindo no mesmo caso anterior, aonde para o programa, o processador é de 32-bit). No Linux eu não sei bem como é feito, mas acredito que seja similar, o programa só enxerga um processador 32-bit

O caso mais interessante é quando se usa um SO 64-bit e programas 64-bit (long mode). As coisas seriam como você disse, caso o tamanho base dos operandos fossem 64-bit. Neste caso, com a simples recompilação, o programa passaria a usar apenas trabalhando com valores de 64-bit, o que realmente afetaria um pouco o desempenho (não seria tanto assim, pelo que vi dos valores de latência e vazão, throughput se preferir em inglês, de diversas instruções quando operando em números de 32-bit ou 64-bit, que não eram tão diferentes).

Mas a AMD uniu o melhor dos dois mundos. O de poder trabalhar nativamente com números de 64-bit, porém esses só são usados se forem forçados, já que 32-bit é suficiente para a maioria das contas e devem ser preferidos nos casos que não há necessidade de números maiores.

Só para a memória que o tamanho base é 64-bit, na verdade 48-bit por enquanto (já que não haverá necessidade de se pensar em mais de 256TB tão cedo). Nesse caso é prevista uma diminuição do desempenho, porém, os outros recurso adicionados compensam em muito essa diminuição no desempenho.

Veja que nada disso é novo. Já passamos por algo muito semelhante na transição 16-bit -> 32-bit, que foi muito lenta, por causa da demora da MS em desenvolver e popularizar um sistema operacional 32-bit.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg


CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!