Ir ao conteúdo

Upgrade na refrigeração: Ajuda

royalesense

Posts recomendados

Postado

Bom galera é o seguinte, estou com um C2D E8400 rodando a 47º em uso normal aqui em casa, ele está overclockado a 3.82ghz, com 1700 de fsb pois mais que isso minha placa mãe não fica estavél, conseguindo o máximo de 4.5Ghz com 2100 de fsb.

(Gigabyte GA-G31M-ES2L)

Quando eu começo a jogar a temperatura já bateu 75º, isso que nesses dias estão frios por aqui...

Estou usando um cooler da cooler master, um basicão bem parecido com o stock quem vem junto com o processador, e como eu sei que nesse verão o bixo vai pegar, estou pensando em comprar um cooler novo, pasta térmica e colocar um cooler na frente do gabinete.

Tenho também uma HD 5770 dentro do gabinte, uma XFX, contribuindo mais ainda pro calorzinho.

Meu gabinete é um CoolerMaster Elite 335, que já veio com 1 cooler de 120mm atrás, então gostaria de sugestões sobre pastas térmicas, cooler bons e quem sabe até pensei na possibilidade de Lapping do dissipador do cooler caso necessário.

Não quero coolers muito barulhentos, os que eu tenho aqui parecem que a cpu vai decolar.

Aguardo sugestões ^_^!

Postado

Primeiro tente ventilar melhor teu gabinete... Um único exaustor é pouca coisa!

Invista em ventiladores com bom fluxo de ar, organize bem os cabos dentro do gabinete, adapte fans em locais estratégicos dentro do gabinete...

Este aí é um Elite 332 pintado de preto:

cmelite322.jpg

Internamente é idêntico ao Elite 335! Observe:

1º- Ventilador frontal na parte inferior ventilando os HDs. Observe que os HDs estão bem separados para deixar o ar passar livremente entre eles e evitar que aqueçam.

2º- Ventilador frontal na parte superior logo abaixo do driver de DVD (luz azul).

3º- Ventilador logo atrás do 2º fan. Ajuda a formar um “túnel” de vento, jogando o ar direto em cima das memórias e do cooler do processador.

4º- Ventilador jogando o ar em cima dos dissipador da placa mãe.

5º- Ventilador 70x70mm improvisado para jogar o ar direto sobre o cooler da placa de vídeo.

6º- Exaustor traseiro na parte inferior. Impede que crie uma massa de ar saturado no ambiente da placa de vídeo.

7º- Exaustor traseiro superior. Empurra o ar saturado para fora do gabinete.

Veja o que você consegue fazer aí e poste uma fotos...

T+

Postado

Bom, aqui estão as imagens de como está a situação atual, não tenho camera fotográfica disponível no momento, então improvisei com o celular :lol:

foto0001j.jpg

foto0003g.jpgfoto0003j.jpgfoto0004a.jpgfoto0004jl.jpg

foto0005j.jpg

foto0006p.jpg

Bom galera, segue ai. Lembrando, recebi hoje meu salário e como fui mesário nas eleições vou ficar de folga na 6ª e na 2ª feira, então gostaria de respostas até a 5ª feira para eu correr atrás do que for preciso, e aproveitar pra dar uma ageitada no pc na 6ª feira :D

Dicas de como arrumar essa baguncinha também? Eu sou muito bom no C# e no JAVA, mas em organizar o pc por dentro sou uma tartaruga huauauhauha.

Outra coisa, o IceAge PrimaBoss II cabe nesse gabinete? Estou pensando em comprar ele, pois dei uma pesquizada e me disseram que ele é muito bom.

Postado
Dicas de como arrumar essa baguncinha também? Outra coisa, o IceAge PrimaBoss II cabe nesse gabinete? Estou pensando em comprar ele, pois dei uma pesquizada e me disseram que ele é muito bom.

Bem... você pode começar arrumando estes cabos aí!! Olhe BEM para a foto do Elite 332 que te mandei! Veja só como os cabos estão arrumados...

Não precisa ficar um negócio bonito! ...os cabos só precisam ficar acomodados de modo que não obstruam a apassagem do ar!!

Na frente do gabinete tem espaço para por mais um fan de 120x120mm! ...é um ótimo lugar para por mais um ventilador!! ...este HD, se colocá-lo mais para cima, vai deixar o ar, do fan frontal, passar livremente por baixo dele e ajudando a resfriar o circuito lógico do HD!!

...Bem, o principal é arrumar esses cabos. Se possível, poste fotos para mostrar como ficou.

o IceAge PrimaBoss II cabe nesse gabinete?

Sim, cabe! O Zalman CNPS 10X Extreme tem 160mm de altura e cabe raspando na tampa do gabinete... o Prima Boss tem 152mm... cabe bem justo!

T+

Postado

Outra coisa, estava olhando um cooler master Hyper Tx3, não vou nem comparar com o Prima Boss II, mas em questão de tamanho/custo/benefício, eu acho que o Prima Boss pode ficar raspando nas memórias ali ao lado.

Amanhã vou comprar um cooler de 120mm pra frente, Só tenho uma dúvida em relação a pasta térmica também.

Vi uns dizendo que Arctic Silver 5 é boa, mas tem umas tal de MX-2~3, Gostaria de saber qual é boa e o porque disso também.

Abraços

Postado
Amanhã vou comprar um cooler de 120mm pra frente, Só tenho uma dúvida em relação a pasta térmica também.

Vi uns dizendo que Arctic Silver 5 é boa, mas tem umas tal de MX-2~3, Gostaria de saber qual é boa e o porque disso também.

Qual fan vai comprar (marca/modelo/fluxo de ar...)?

Sim a Arctic Silver 5 é boa! É a que uso aqui! Existem várias pastas térmicas boas... uns dizem que uma é a melhor, outros dizem que é a outra... mas estas pastas térmicas de qualidade possuem um desempenho "similar", não vai sentir uma diferença gritante de uma para outra! Pegue esta AS5 que estará muito bem servido!!

Estas pastas térmicas são fabricadas a base de prata (prata é o melhor condutor térmico que existe), este é um dos motivos que justificam o preço...

Postado

Comprei um CoolerMaster Hyper212 Plus por 95$, acho que foi bom negócio, também comprei uma AS5, só falta o fan frontal, eu vi agora que você é de Porto Alegre, eu trabalho em poa... Tem algum fan de 120mm em alguma loja por aqui que tu me recomende?

Sexta feira vou postar as fotos com tudo montado e organizado. Abraço!!!

Postado

acho que as primeiras alterações que você devia fazer são:

1-tenta dar uma organizada nos fios, ja da uma ajuda pra circulação de ar...

2-coloca um cooler de 120mm na frente do gabinete, se couber...

Depois você pode colocar um cooler na lateral do gabinete, na parte inferior pra ajudar a refrigerar a placa de video, ainda na lateral, você pode colocar um duto pro processador(que eu acredito que ja venha junto com o gabinete)

você pode trocar o cooler do processador, e aí seu bolso é o limite... com opções desde 60 reais(buffalo) até o qto você quiser pagar...

e as modificações mais radicais...

você pode:

fazer um furo no teto do gabinete e colocar um cooler de 120mm lá...

fazer um furo na parte de baixo do gabinete e colocar um cooler lá embaixo também

colocar um baia fan

cortar a chapa que fica na frente dos fans do gabinete e colocar uma grade que ofereça menos resistência

e o q mais sua imaginação quiser...

http://forum.clubedohardware.com.br/dicas-melhorar-refrigeracao/572048

da uma olhada nesse topico q tem muita informação...

mas eu acho que arrumar os fios e o fan frontal, você devia fazer independentemente do que mais você fizer...

Postado
só falta o fan frontal, eu vi agora que você é de Porto Alegre, eu trabalho em poa... Tem algum fan de 120mm em alguma loja por aqui que tu me recomende?

Cara... Eu compro meus fans pela internet. desisti de comprar fans em Porto Alegre!! São caros e na grande maioria não são bons. ...mas tu pode dar uma olhada nas lojas: hardstore, digimer, supriinfo, compujob, debem, fgtec, wittech, performance informática... tem outras. Só dando uma pesquisada mesmo.

O drido deu uma boa opção: Spire

Pelo preço ta valendo... comprei dois!

Postado

Dando uma atualizada no tópico, ai está a situação atual, deu uma lapidada no dissipador do 212 plus, fiquei meio com receio, mas foi de boa, fui com calma e o negócio está tranquilo :lol:

Segue as fotos da situação, vou ver se compro o spire que me recomendaram acima pra botar na frente e atras.

foto0005k.jpg

foto0003j.jpg

foto0006dn.jpg

Usei AS5 no processador, vga, chipsets, lapidei também os chipsets, mas não tirei foto por preguissa e cançasso, o dissipador do processador deu um trabalho enorme.. Mas agora ta tudo ok :D

Agora eu acredito que seja somente os fans novos e está pronto :rolleyes:

Postarei mais fotos quando compra-los e instalá-los.

Abraços.

Novo: imagem de agora a pouco enquanto eu arrumava a bagunça aqui hhuauahuauhauha

Prime95 rodando a quase 20min, temperatura não passou disso, e o cooler nem ta rodando ao max...

prime.png

Postado

Agora... não sei se te chamo de maluco ou de corajoso!

Sim, mas cara eu penso de um jeito diferente do geral eu acho, eu faço as coisas que me da vontade, se vai ser bom pra mim eu vou lá e faço.

E eu senti a diferença, o computador até parece bem mais leve, visto que a temperatura caiu mais da metade com todo o processo. Se tivesse ferrado tudo, ai eu ia ter que comprar novo, mas ficou muito bom pelo menos ao meu ponto de vista.

Postado
=D

ficou excelente!!!

parabéns!!!

você ja pensou em colocar um fan de 40mm no dissipador do NB??

Sim, e é justamente o que tem na sua assinatura, sai na faixa de 15~20R$.

Eu pretendo no final do mês agora, vou comprar um hd pra mim porque estou usando um de 160gb, o fan frontal e esse do chipset :D

• 5 meses depois...
Postado
Bom galera é o seguinte, estou com um C2D E8400 rodando a 47º em uso normal aqui em casa, ele está overclockado a 3.82ghz, com 1700 de fsb pois mais que isso minha placa mãe não fica estavél, conseguindo o máximo de 4.5Ghz com 2100 de fsb.

(Gigabyte GA-G31M-ES2L)

Quando eu começo a jogar a temperatura já bateu 75º, isso que nesses dias estão frios por aqui...

Estou usando um cooler da cooler master, um basicão bem parecido com o stock quem vem junto com o processador, e como eu sei que nesse verão o bixo vai pegar, estou pensando em comprar um cooler novo, pasta térmica e colocar um cooler na frente do gabinete.

Tenho também uma HD 5770 dentro do gabinte, uma XFX, contribuindo mais ainda pro calorzinho.

Meu gabinete é um CoolerMaster Elite 335, que já veio com 1 cooler de 120mm atrás, então gostaria de sugestões sobre pastas térmicas, cooler bons e quem sabe até pensei na possibilidade de Lapping do dissipador do cooler caso necessário.

Não quero coolers muito barulhentos, os que eu tenho aqui parecem que a cpu vai decolar.

Aguardo sugestões ^_^!

Bom dia amigo, como você consseguiu colocar essa fonte pra funcionar na sua placa mãe ( a minha é igual a sua Gigabyte GA-G31M-ES2L), pois comprei uma fonte igual ( a 3r sistem ice age de 500W)e ela não tem o conector de 4 pinos do processsador, poderia me dizer se a sua fonte tem esse conector de 4 pinos, caso não tenha, pode me dizer como você fez pra ligar a 3r sistem de 500 nessa Ga es2l? Desculpe se eu estiver no lugar errado, comprei a fonte e não oconssegui ligar.

desde já obrigado.

Alan

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: Aprenda a Ler Resistores e Capacitores

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!