Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problemas com cooler volcano 9


Visitante

Posts recomendados

Estou com um super problema aqui  e que não consigo resolver. a História é longa.  9-N

Comprei uma placa mãe Soyo KT333 Dragon Lite, coloquei o PR 1.8 XP e um cooler V9. Sobre o procedimento de instalação, utiizei tudo o que manda o figurino, pois sou um técnico experiente e já trabalho com hardware faz uns 6 anos. Logo quando liguei, os cooler giraram normalmente (cooler do chipsete e V9) e logo desligaram:angry: , levando a crer que poderia ser fonte, um curto-circuito ou o próprio sistema de proteção da placa mãe que desliga a maquina se o dissipador estiver mal encaixado ou o cooler não rodar.

Logo, retirei o processador coloquei mais pasta termica e coloquei novamente o cooler - há troquei a fonte por outra também. novamente os coolers pararam sem dar sinal de vídeo algum.

OBS: o cooler estava no modo automático (sensor de temperatura perto do die).  

Já suado e com os miolos estourando 9-N troquei o cooler por um ADDA e bum! O PC ligou. Voutei a colocar o V9 só que dessa vez coloquei o adaptador para ligar no conector da fonte, foi o fim! Os coolers não desligaram mais subiu um cheiro de queimado. Logo tirei o PR e ele estava amarelado.

Fico pensando... estava tudo colocado direitinho e o dissipador também estava bem encaixado e mesmo assim o PR sobre-aqueceu.

Segundo Teste.

Troquei a presilia do 9 por uma muito boa do cooler ADDA recoloquei agora  um Duron 1.3 , voltei a ligar o V9 direto na mabo e só foi ligar e ouvi um bipe da placa com um estouro, rapidamente desliguei e verifiquei que também tinha queimado esse processador, só que com uma grande diferença, olhando em baixo do PR tinha um ponto preto como se um transistor de dentro tivesse explodido, o PR não ficou amarelado , provando que não foi por temperatura , até mesmo porque foi com menos de 3 segundos logo que ouvi o estouro.

Por favor me ajudem, não consegui matar essa charada.   :69

Será que é alguma incompatibilidade entre o V9 e o sistema da Soyo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

No início do seu texto eu já iria te dizer para ligar o micro com a tecla INSERT pressionada. Isso é para desativar a proteção contra ventoinha com problemas. É um conhecido problema da função FOC das placas Soyo, que tem problemas com coolers que variam a rotação conforme a temperatura.

Após entrar era só desabilitar essa opção na BIOS.

Mas depois você mexeu e aconteceu isso. Porque não aconteceu na primeira vez?

você usa copper shim?

O segundo processador pode ter estragado porque a board está queimada. Já testou com um processador baratinho (Duron 600MHz)?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por sledgehammer@25 Nov. 2002,01:30

No início do seu texto eu já iria te dizer para ligar o micro com a tecla INSERT pressionada. Isso é para desativar a proteção contra ventoinha com problemas. É um conhecido ......

Não a placa mãe não queimou, logo depois botei um Duron 1.3 GHZ com um cooler adda e ficou tudo beleza. Só que "####" da vida porque o V9 não dava certo, quando foi algumas hhoras depois coloquei o v9 nesse Duron e explodiu o processador , em baixo ficou um ponto preto do transistor queimado. Agora estou usando outro duron 1.3 com o cooler da Adda sem problemas. Sobre o cooper Skim da Termaltake eu não uso por causa de outro trauma, pois com ele queimei um Atlhon de 2.2, talvez por erro meu mesmo.

Me disseram que poderia ser que o cooler ligado direto na placa mãe que puxa muita corrente, e é por isso que estava queimando o processador. Eu particularmente acho que não.

Qual a sua opnião. Como deveria ser a ligação correta?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Quanto a puxar muito corrente eu não sei. Eu tenho um V7 ligado direto na placa. Vou fazer um adaptador em breve para ligar na fonte, pois sempre é melhor. Se no seu veio o adaptador, use ele.

O problema com o seu XP 2200+ eu acho que sei o que foi. você usou um copper shim que é feito para Athlon XP Palomino no TBred. Ele é condutor e como as posições das bridges são diferentes, acaba ficando em cima das bridges. No meu eu cobri as bridges com fita adesiva para que não encostasse.

Pode ser que você não colocou direito e o cooler não encostou no processador também

você comprou o processador e o shim no mesmo local? Se foi, o vendedor é um burro. você deveria ter pedido pra trocar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vou dar as minhas consideraçoes sobre esse assunto:

1-acho que a queima realmente pode ser proveniente do cooper shin.....

2-se não tinha cooper shin provavelmente um curto do dissipador com as pontes caso o cooler ter sido montado fora de centro.

3-queimar um 1.8 assim de bobeira é pra se dar um tiro na cuca

4-esse sistema da soyo é um lixo....esse foc é um ######....

5-seu investimento numa lite foi mal feito...pelo mesmo preço poderia abraçar uma placa melhor e sem essas papagaiadas que a soyo esta fazendo mas esta esquecendo de fazer uma placa-mãe decente, pra gente grande.

Em resumo: to fora de Soyo.....vivendo e aprendendo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por dragao@26 Nov. 2002,22:37

vou dar as minhas consideraçoes sobre esse assunto:

1-acho que a queima realmente pode ser proveniente do cooper shin.....

2-se não tinha cooper shin provavelmente um curto do dissipador com as pontes caso o cooler ter sido montado fora de centro.

3-queimar um 1.8 assim de bobeira é pra se dar um tiro na cuca

4-esse sistema da soyo é um lixo....esse foc é um ######....

5-seu investimento numa lite foi mal feito...pelo mesmo preço poderia abraçar uma placa melhor e sem essas papagaiadas que a soyo esta fazendo mas esta esquecendo de fazer uma placa-mãe decente, pra gente grande.

Em resumo: to fora de Soyo.....vivendo e aprendendo.

Realmente támbem estou achando que as placas da Soyo cairam muito de qualidade, até o Overclock que eu conseguia fácilmente 150 FSB numa A7V266-C, na Soyo só consigo 140 FSB. O audio da lite também é outra coisa ruim, nem 5.1 não é. Minha escolha foi o Barramento e no Fornecedor local onde comprei era a placa mais moderna que ele tinha.

Sobre a queima dos Processador ainda tenho minhas dúvidas, mais acho que foi devido eu ter ligado o cooler direto na mabo.

Sobre o Cooper Skim eu olhei e ele não toca em nenhuma parte das pontes do processador mesmo forçando para o lado.

Como o amigo citou acima - queimar o um 1.8 é um tiro na nuca e eu realmente não tenho mais estômago para tester o cooler novamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!