Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ajuda com Pastilha Peltier (microcontrolada)


IgorMinari

Posts recomendados

Bom galera, preciso de um circuito que controle a temperatura de um recipiente, usando um pic 18f452, um DS1621(sensor), e uma placa peltier...

a ideia é :

o usuario escolhe a temperatura do recipiente pelo programa, num display de lcd e tal, ai o sensor le a temperatura e manda tensão na peltier até chegar na

temperatura desejada, e fica fazendo esse controle e tal...

mas tipo, qual a tensão que eu uso na peltier pra ela funciona?

e qual a peltier necessaria pra uma temperatura em torno de 4°-15°?

se alguem puder me ajudar agradeço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom não conheço programação e apenas um pouco de pastilha peltier, mas sei q a tensão maxima de trabalho de muitas das pastilhas é 15Vdc.

Mas q male pergunte você ira utilizar as duas fasesda pastlha?ou você ira utilizar apenas a parte fria fazedo controle da temperatura ambiente e a minima(-15ºC)

??????/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Igor,

Existe um projeto completo que saiu numa revista brasileira de eletrônica, fazem uns 2 anos creio eu, tinha tudo isso que voce tá falando. Dá uma pesquisada ok ?

O que eu sei :

- Primeiro, tem de dimensionar qual a potência necessária para resfriar o seu recipiente. Isto voce calcula a partir do conteúdo dele e da provável temperatura ambiente.

Por exemplo : 10 latas de cerveja = +- 3,6 litros de "'agua" ( parecido ... )

Aí voce imagina que a temperatura ambiente é de por exemplo 30 graus, e voce quer refrigerar até uns 4 graus, e calcula quantas calorias voce terá de retirar das latinhas para atingir a sua temperatura.

A partir disto, voce calcula qual a potência de sua pastilha Peltier para fazer isto. Dá uma margem de sobra de uns 30% para compensar rendimento térmico.

- Agora, sabendo da potência que voce quer, o fabricante das pastilhas possui tabelas que informam os modelos com as potências desejadas, e dentro desta potência existem variações de tensão e de corrente.

Por exemplo, existe um modelo que trabalha com 12 volts e 5 ampéres, e um outro modelo que trabalha com 20 volts e 3 ampéres, ambos possuem a mesma potência.

A partir daí, é só voce fornecer a tensão e a corrente desejada, e controlar a temperatura, ok ?

Boa sorte.

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Igor

Fiz umas experiencias com uma celula peltier e não tive um resultado muito bom.

O problema do peltier é que ele gera uma diferença de temperatura entre os dois lados da pastilha de 45 graus no meu caso.

O problema é manter a superficie do lado quente numa temperatura baixa pois a pastilha era de 12V 5A então você tem que dissipar 60W mais a energia que você retira do lado frio. Pra manter o lado quente a 50º ( pra obter 5 graus no lado frio) você tem que usar um dissipador muito grande, com ventilação forçada, etc

Infelizmente os dissipadores de CPU com pipes são para temperaturas mais altas que isso.

Nos meus testes usei os maiores coolles sem pipe da akasa disponivles nas lojas por aqui e nao consegui uma diferença de temperatura superior a 20º entre o lado de dentro e o lado de fora do meu cooler de 6 latinhas da termolar.

Acho que a dissipassão será o maior desafio que você vai enfrentar.

Abraço

Gerson

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Igor

Fiz umas experiencias com uma celula peltier e não tive um resultado muito bom.

O problema do peltier é que ele gera uma diferença de temperatura entre os dois lados da pastilha de 45 graus no meu caso.

O problema é manter a superficie do lado quente numa temperatura baixa pois a pastilha era de 12V 5A então você tem que dissipar 60W mais a energia que você retira do lado frio. Pra manter o lado quente a 50º ( pra obter 5 graus no lado frio) você tem que usar um dissipador muito grande, com ventilação forçada, etc

Infelizmente os dissipadores de CPU com pipes são para temperaturas mais altas que isso.

Nos meus testes usei os maiores coolles sem pipe da akasa disponivles nas lojas por aqui e nao consegui uma diferença de temperatura superior a 20º entre o lado de dentro e o lado de fora do meu cooler de 6 latinhas da termolar.

Acho que a dissipassão será o maior desafio que você vai enfrentar.

Abraço

Gerson

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

Independente do método, a pastilha Peltier tem de dissipar a potência para o ambiente, ou não vai conseguir retirar o calor do conteúdo da caixa.

Seja cobre, alumínio, cerâmica, continua sendo um dissipador.

E se quiser um dissipador mais eficiente, lembre-se do princípio dos coolers de CPU cheio de aletas. As aletas multiplicam grandemente a superfície de dissipação, permitindo um fluxo de calor bem maior.

O truque é prender a pastilha em algo que funcione como um dissipador, tanto do lado interno da caixa como do lado externo, assim melhora o fluxo entre a pastilha e os 2 ambientes.

Já ví usarem algo tipo aqueles dissipadores de amplificador de potência de áudio de grande potência, cheio de aletas, e funcionou perfeitamente.

Se colocar poucas aletas ( ou seja, baixa eficiência ) , demora muito mais tempo para as latinhas abaixarem a temperatura, ok ?

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok, vou dar uma elucidada de como dimensionar a pastilha:

Supondo o exemplo do mestre Paulo:

10 Latinhas de cerveja;

Supondo que a massa especifica seja de 1g/cm³ (no caso agua);

Uma temperatura ambiente de 30°c

Uma temperatura final de 5°C

A quantidade de calorias pode ser expressa por:



[B]Q = MxCx(Tf - Ti) [Cal][/B]

onde:

M = massa do corpo
C = calor especifico do corpo
Tf, Ti = temperatura final e inicial respectivamente

do exemplo:

M = 3,6L (de agua) = 3.6Kg = 3600g
c = 1
tf, ti = 5,30

Q = 3600 x 1 x ( 5 - 30 ) = 3.6 x (-25) .'. - 90.000 cal

Ou seja isso sera tirado das latinhas, agora vamos calcular a potencia da pastilha:

Supondo que você queria fazer isso em 15 minutos por exemplo, obtemos a formula:

[B]P = W / t [Watt][/B]

onde:

P = Potencia
W = Trabalho
t = tempo

porém devemos converter a quantidade de calorias para joules,

sabemos que 1 cal --> 4.18J

logo regra de tres:

X = 90.000x4.18 , X = 376.200J esse é o trabalho que sera realizado pela sua pastilha

no intervalo de 15minutos ou seja 15 X 60 = 900s

agora é so calcular a potencia que você precisa:

P = W/t --> 376200 / 900 .'. P = 418W

Isso para 15 minutos, para "reduzir a potencia" você tera de ir aumentando o tempo ate achar uma pastilha que se encaixe ok?

Espero ter ajudado.

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Felipe, faz tempo que voce não aparece, bom retorno !!!!

Só para deixar um pouco mais claro, esse exemplo do Felipe está perfeito em termos de cálculo, mas assume que a transferência de energia térmica entre todos os envolvidos tem rendimento de 100 % , que na prática está muito longe da realidade.

Se conseguirmos fazer acoplamentos muito eficientes entre a junção Peltier e os dois lados envolvidos, quem sabe conseguiremos uns 20 % de rendimento nas transferências, aí então bastaria multiplicar os números por 5. Assim, ou aumentamos a potencia da junção Peltier em 5 vezes, ou o tempo necessário terá de ser multiplicado por 5, certo ?

Esse é o tipo de projeto em que só a prática permite ajustar as coisas até estarmos satisfeitos com os resultados ....

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Olá Igor Minari, bom para a sua sorte e minha o meu projeto de TCC e exatamente o que você precisa, so que estou viabilizando meu projeto em um watercooler, estou usando o PIC 16f877A e o sensor LM35 e o LCD "lm016l". Na realidade esta com toda a estrutura fisica montada como, tanque, mangueiras, block pra processador, a pastilha ja embutida no reservatorio e tudo mais. O qeu ainda preciso seria terminar de montar o meu circuito e programar o controle no PIC. Se quiser podemos trabalhar junto nisso!! o que acha?

tem um pouco do projeto do circuito em anexo (tem que terminar!!), se quiser te envio o meu trabalho pra você analisar! e fotos de como ficou montado!

Detalhe...pastilha que estou utilizando e de 12V 5a e 85watts, reservatorio de 1litro

post-800257-13884957572942_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal eu tenho um palpite com relação a melhorar o desempenho da pastilha peltier que seria; indispensavel o uso de um dissipador e um otimo cooler (obvio) so que eu usaria 2 peltier, ou seja, um peltier com lado frio para dentro e a outra resfriando o lado quente que resfria o recipiente. EUREKA!!

So que deixo claro, que li relatos de que ha melhoras significativas no desempenho da mesma, e estou apenas repassando informações pois as minhas pastilhas chegaram mes que vem. Ai sim farei testes e postarei os resultados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
Olá Igor Minari, bom para a sua sorte e minha o meu projeto de TCC e exatamente o que você precisa, so que estou viabilizando meu projeto em um watercooler, estou usando o PIC 16f877A e o sensor LM35 e o LCD "lm016l". Na realidade esta com toda a estrutura fisica montada como, tanque, mangueiras, block pra processador, a pastilha ja embutida no reservatorio e tudo mais. O qeu ainda preciso seria terminar de montar o meu circuito e programar o controle no PIC. Se quiser podemos trabalhar junto nisso!! o que acha?

tem um pouco do projeto do circuito em anexo (tem que terminar!!), se quiser te envio o meu trabalho pra você analisar! e fotos de como ficou montado!

Detalhe...pastilha que estou utilizando e de 12V 5a e 85watts, reservatorio de 1litro

Caro amigo.. estou a procura de um sistema semelhante, mas para resfriamento de potencia de som automotivos... encontrei um com codigo fontes, lista de materiais e um breve eskema de montagem, mas no eskema falta a localização dos componentes. (http://www.ppgia.pucpr.br/~santin/ee/2007/1s/3/)...

se for possivel, teria como me enviar o eskema do seu trabalho para eu realizar testes??

grato,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Campos_crc, pra falar a verdade, nunca tinha ouvido falar nessas pastilhas...

Seguinte, com sua dúvida, pesquisei aqui e percebi que o projeto que você postou é interessante, mas perdem muito tempo no código apenas fazendo conversão para display de 7 segmentos. Se utilizarmos um LCD fica mais fácil.

Percebi que não há controle automático da temperatura feito pelo PIC. O PIC serve apenas para mostrar a temperatura...

Minha ideia é a seguinte, você monta o sistema e monitoramos a temperatura e com um sinal PWM controlamos a potência total entregue a pastilha peltier.

Não sei se ela aceita esse sistema, mas podemos tentar, e fica facin de fazer.

você disse na MP que é para um sistema de som automotivo. você já experimentou utilizar ventoinhas e coolers? Digo isso pois uma pastilha Peltier é cara pacas.....

EDIT: Vixii, dei uma pesquisada a mais e nem são tão caras assim! É um produto com várias aplicações! :D

Realmente gostei! Se bobiar compro uma também e faço uns experimentos.

Só mais uma pergunta: Campos_crc, como vai montar nos eu sistema de som? Fazer um esquema tipo um cooler box? Para que a peltier gele todo o módulo do seu som?

Falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

sugestão. O bebedouro da master frio, um que "não tem gás" tem um circuito e "um jeito de funcionar" que deve ser pastilha de peltier.

quando a temperatura está no limiar desejavel, o fan lateral está numa velocidade que aparenta àquela de um fan de 8" ligado em 5volts. Quando requer mais gelo, liga à uns 12volts.

o consumo dele é baixo. se conseguisse o manual de serviço de um destes, acho que te ajudaria bastante. o modelo:

http://www.comprafacil.com.br/comprafacil/pages/viewProduct.jsf?VP=LcWjzjuX9Nle8ei186q%2BARUDHtaQvRHbLv4kOjwUTDg%3D&VPP=BEBEDOURO+COMPACTO+ELETRONIC+MASTERFRIO#maisInformacoes

talvez esteja aí uma saída

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Campos_crc, pra falar a verdade, nunca tinha ouvido falar nessas pastilhas...

Seguinte, com sua dúvida, pesquisei aqui e percebi que o projeto que você postou é interessante, mas perdem muito tempo no código apenas fazendo conversão para display de 7 segmentos. Se utilizarmos um LCD fica mais fácil.

Percebi que não há controle automático da temperatura feito pelo PIC. O PIC serve apenas para mostrar a temperatura...

Minha ideia é a seguinte, você monta o sistema e monitoramos a temperatura e com um sinal PWM controlamos a potência total entregue a pastilha peltier.

Não sei se ela aceita esse sistema, mas podemos tentar, e fica facin de fazer.

você disse na MP que é para um sistema de som automotivo. você já experimentou utilizar ventoinhas e coolers? Digo isso pois uma pastilha Peltier é cara pacas.....

EDIT: Vixii, dei uma pesquisada a mais e nem são tão caras assim! É um produto com várias aplicações! :D

Realmente gostei! Se bobiar compro uma também e faço uns experimentos.

Só mais uma pergunta: Campos_crc, como vai montar nos eu sistema de som? Fazer um esquema tipo um cooler box? Para que a peltier gele todo o módulo do seu som?

Falou

Fale Matheus... valeu pela dica...

Então.. estou pensando em utilizar a propria tampa da potencia para fixar os coolers + Pastilha, visto que nao ha necessidade de grandes dicipadores/coolers para o lado frio da pastilha.... alem de que... encontrei no descarte de informatica da empresa os coolers/dissipadores que devem servir... conforme você deve ter notado no artigo que lhe enviei... para resfriar a potencia.. terei que extrair o maximo de calor do lado quente da pastilha.. para aumentar o resfriamento do outro lado... o dissipador/cooler nesse caso, serve apenas para evitar a formação de gelo na pastilha... mas creio que terei mesmo que fazer um box revestido com isolante para nao perder/ganhar temperatura... hehe

ja tentei as ventoinhas e coolers, estou com 3 coolers iguais os utilizados em fontes de pc de 500W... ate ajudam... principalmente os que ficam sobre a carcaça da potencia... mas o som a todo vapor... ainda aquece dimais a potencia... e dai ja viu ... maior consumo.. menor qualidade... alem de ter que ficar ligando o carro para evitar o termino da bateria... hehehe

qto ao circuito então.. posso utilizar o que nosso amigo thiago.guiselini nos mostrou acima???

mais uma vez agradeço...

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Campos_crc, aguenta um bocado q já monta pra você o circuito.

Prefiro montar meu proprio circuito pois sei o q estou fazendo. Não estou desmerecendo o circuito postado. Mas como utiliza um PIC, preciso saber onde vai cada coisa.

Só te lembrando q a pastilha peltier não é nada econômica e nem eficiente.

Ela esquenta muiiito e gasta uns 6...7 a 10 A da sua bateria. você vai precisar de um bom dissipador mais ventoinha para retirar o calor da parte quente.

Se consiguirmos manter a caixa onde estará o módulo a uns 25º no mínimo está bom.

Tem q ver o quanto esse modulo dissipa. Já vi uns que esquentam bem!

E fazer testes para verificar o quanto ela está ajudando.

Considerando também q transissao de calor é lenta e o módulo esquenta rápido, só testando pra saber se vai ajudar.

Falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigo a pastilha nao tem potencia suficiente para -15 Graus estou avisando para explicar q se necessario chegar a essa temperatura nao vai dar certo

Campos_crc

o icool ja o avisou e eu reforço

estude bem como funcionam essas pastilhas peltier

veja a qual a potencia disipada no seu sistema de som

ou vai gastar dinheiro para nada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...
Olá Igor Minari, bom para a sua sorte e minha o meu projeto de TCC e exatamente o que você precisa, so que estou viabilizando meu projeto em um watercooler, estou usando o PIC 16f877A e o sensor LM35 e o LCD "lm016l". Na realidade esta com toda a estrutura fisica montada como, tanque, mangueiras, block pra processador, a pastilha ja embutida no reservatorio e tudo mais. O qeu ainda preciso seria terminar de montar o meu circuito e programar o controle no PIC. Se quiser podemos trabalhar junto nisso!! o que acha?

tem um pouco do projeto do circuito em anexo (tem que terminar!!), se quiser te envio o meu trabalho pra você analisar! e fotos de como ficou montado!

Detalhe...pastilha que estou utilizando e de 12V 5a e 85watts, reservatorio de 1litro

Olá thiago.guiselini! Sei que o tópico é antigo mas estou trabalhando com um projeto (como hobby :D) e achei muito interessante a sua proposta de circuito para sistema de controle de temperatura para circuito peltier. Estou interessado em conhecer melhor seu projeto e caso você concorde e puder gostaria que você publicasse o seu projeto para me guiar em minhas pesquisas. Agradeço desde já, parabéns e boa sorte no desenvolvimento do seu projeto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 anos depois...

Olá companheiros de jornada, preciso da ajuda de vocês na configuração de um cooler que acabou não saindo como eu esperava. O relato será deveras extenso, mas bem detalhado. Recentemente construí um mini cooler peltier, todo em chapa de alumínio (chapa de 0,6mm, dimensões alt. 22cm x larg. 20cm  x prof. 32cm) coberto com uma tampa grossa de isopor e revestido externamente com uns 5 cm de espuma de poliuretano. Isolação térmica não deveria ser problema.

Comprei uma placa peltier tec-12708, uma fonte 12v de 20A, um multímetro digital, um pequeno dissipador de uns 6 cm com ventoinha inclusa, um controlador de temperatura com termostato (daqueles usados para controlar chocadeiras, com mostrador digital e operados através de relé automático).

Como estágio de resfriamento da pastilha peltier comprei um radiador pequeno da elgin de uns 25x22cm (parecido com um radiador de ar condicionado automotivo), um ventilador portátil, um waterblock (daqueles de alumínio, usados para watercooler), uma bomba d'água de aquário e dois metros de mangueira de silicone de uns 10~12mm.

Minha fonte é variável, com ajuste de 9,2 a 14,1v. A bomba dágua tem uma vazão razoável e o radiador é bem ventilado (ventilador de uns 18~20cm).

O termostato marca 0,1 a 0,2 graus em um caneco cheio de cubos de gelo e água, portanto, considero razoavelmente bem calibrado. Meu multímetro marca entre 218,3 e 222,7v, variando pouco dependendo do horário, portanto, também considero razoavelmente bem calibrado, inclusive com resultados semelhantes sempre que meço a tensão após passar pelo controlador de temperatura.

O dissipador é fixado com 4 rebites na chapa de alumínio de uma das laterais do cooler, essa chapa tem um orifício quadrado apenas um milímetro maior do que a placa peltier. A isolação térmica é feita por um bloco de isopor cortado exatamente no formato do conjunto placa/waterblock, de forma que a face externa do waterblock fique exatamente da mesma altura do bloco de isopor, unido à placa com pasta térmica e essa ao dissipador com pasta térmica. Sobre todo esse conjunto vai mais um bloco de 2 cm de espessura de isopor. Fixando tudo no lugar estão 4 parafusos plásticos (parecidos com os que seguram tampas de sanitários) que vão da chapa de alumínio, passando pela isolação de poliuretano até dois pedaços de cantoneiras de alumínio que fixam o conjunto dissipador/placa/waterblock/isopor e o mantém unido por pressão razoável, mas sem chegar a deformar o isopor que envolve todo o conjunto placa/waterblock, além disso, as laterais do isopor também são fixadas ao cooler por terem sido envoltas em espuma de poliuretano.

Até aqui imagino que o sistema deva ter uma eficiência bem elevada.

Ligando todos os sistemas e a fonte regulada exatamente em 12v, percebo que, retirando a tampa mais externa de isopor, o waterblock esquenta muito e muito rápido quando desligo a bomba dágua (calor insuportável em uns 10~12 seg.), voltando praticamente à temperatura ambiente quando religada a água. Em um lado das mangueiras, entra água morna no radiador e na outra sai água a temperatura ambiente, demonstrando a eficiência do estágio de dissipação do calor.

a temperatura medida no interior do cooler (vazio) chega em poucos minutos na casa dos 15~17 graus, a partir daí baixando cada vez mais lentamente até, quase meia hora depois, estabilizar em 8,9 graus e começar bem lentamente a subir. Aumentei a tensão para 13 volts e a temperatura, para minha surpresa, subiu um pouco mais rápido, mesmo tendo um sistema extremamente eficiente na dissipação de calor. Quando diminuí a tensão para 11,5 volts a temperatura começou a baixar novamente, sempre estabilizando alguns minutos depois. Fui baixando mais a tensão e a temperatura também foi lentamente baixando, a cada 0,5 volt baixado a temperatura baixava mais, até que em 10 volts quase não baixou mais, baixando apenas mais 0,2 graus dos 10 aos 9,5 volts e não baixou mais mesmo aos 9,2 volts, mínimo fornecido pela minha fonte.

Relatei exatamente o que escrevo aqui a um conhecido que é engenheiro eletricista e ele não soube explicar o motivo do aumento na tensão não produzir mais resfriamento.

Já gastei mais de R$500 com esse cooler e estou em uma espécie de "cruzada" para descobrir os porquês. Simplesmente, para mim, não faz sentido mais tensão resultar em menor eficiência. Se alguém tiver alguma ideia, sou todo ouvidos.  Agradeço a atenção de todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ufa... quase perdi o fôlego pra ler kk. Um parágrafo lá e acolá cairiam bem. Enfim...

 

Seguinte, conhece a frase: uma imagem vale mais que mil palavras? não? então passou a conhecer. Sugiro portanto postar fotos do seu brinquedo que podem ajudar a quem for te ajudar. Também alguma legenda ou indicadores sei lá...

 

Seguinte II: (pelo que entendi no final do testamento) estas pastilhas peltier têm baixa eficiência mesmo se comparada à um compressor de geladeira p.ex.. Mas o detalhe é ela tem limite de eficiência também. Nada vai adiantar aumentar a tensão nela pra melhorar resfriamento. De fato pode até surtir efeito contrário: vai aquecer. Sugiro portanto consultar o datasheet dela e respeitar seus limites.

 

fotos... videos.. desenhos... ajudam placar alho

 

brinc hein colega. Quero teu bem e te ajudar!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Muito tempo atrás, quando fiz uma experiência com pastilha peltier em um pequeno refrigerador 12 Volts cheguei a mesma conclusão, dentre tantas outras, sua de que era muito importante bem arrefecer o lado quente e me dispus a resolver o problema.

 

Por duas razões decido fazer um dissipador eu mesmo:

1) Àquela época não eram comuns bons dissipadores no mercado;

2) Teria de ser um dissipado multi aletado e mais que isso a velocidade com que o ar insuflado percorresse o mesmo deveria ser alta o mais alta possível para que o arrasto nas multi aletas fosse significativo.

O resultado está postado ai, veja fotos do arranjo do dissipador que teve suas aletas de 1 mm incrustadas geladas numa base quente e sob muita pressão e com pasta térmica de boa qualidade na junção aleta/bloco. Anteriormente a esse dissipador/ciroco tinha um fan de CPU e um fan insuflando ar nas aletas (veja recorte de chapa de ferro) A troca pelo sistema dissipador multi aletado e ciroco fez com que tivesse um ganho de cerca de 5 graus Celsius no lado frio..

 

O arrefecimento foi resolvido insuflando ar através de um fan do tipo Ciroco que são os que maior velocidade de ar conseguem imprimir.

 

veja ai:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@candaum ,

 

Pelo que me lembro a pastilha Peltier funciona pela TRANSFERÊNCIA DE CALOR , da parte fria para a parte quente. Isso significa que você precisa ter um excelente sistema de dissipação tanto na parte quente ( levar esse calor ao meio ambiente ) com na parte fria ( retirar o calor do ambiente refrigerado) .

 

Olhe o datasheet :

 

http://www.hebeiltd.com.cn/peltier.datasheet/TEC1-12708.pdf

 

Na página 2 tem alguns gráficos, veja o segundo gráfico à esquerda, de cima para baixo, na página 2.

 

Repare que a pastilha consegue fazer um mesmo Delta de temperatura, com várias correntes diferentes.... fiquei curioso com o caso de Delta = 20 graus...

 

É possível conseguir isto tanto com 2A como com 8A, mas repare numa coisa : com 2A a potência transferida na pastilha é de cerca de 7 watts ( chutando ... )  , mas com 4A a pastilha pode transferir 20 Watts. Ambas as situações fornecem o mesmo delta T de 20 graus. Mas é bem mais fácil conseguir um bom sistema de dissipação para transferir os 7 Watts do que transferir os 20 Watts rapidamente, senão a temperatura da pastilha aumenta, aumentando a temperatura na parte interna.

 

Mas a pastilha possui limitações. Veja que se você está pretendendo um delta de 40 graus , vai precisar de no mínimo 3,5 A para isso. E tudo depende de você conseguir manter a temperatura na parte quente da pastilha o mais baixo possível, e conseguir transferir para o ambiente refrigerado a temperatura da parte fria o mais rápido possível !

 

Embora o primeiro gráfico na parte superior mostre que é possível obter um delta T de 40 graus com apenas 2A , o segundo gráfico mostra que não é possível transferir nenhum calor nessa situação...

 

Agora, vamos pensar no seu caso relatado.

 

Seu sistema tem um limite de dissipação, isto é, vai existir um momento onde ele não consegue transferir o calor mais rapidamente do que a pastilha está gerando.  Quando você passou de 12 para 13 Volts, aumentou a potência na pastilha, e o seu sistema não conseguiu manter a temperatura na parte quente da pastilha baixa como era antes, com certeza ela subiu e isso fez com que a temperatura interna subisse. Isso você pode constatar com um termômetro na parte quente da pastilha, ok ?

 

Outra necessidade é de ter um excelente sistema de dissipação também colocado na parte fria da pastilha, para poder transferir o calor mais rapidamente, e assim conseguir manter a parte fria o mais fria possível. Muita gente esquece desse detalhe, e ele é fundamental na eficiência da refrigeração interna.

 

 

Se o seu sistema de dissipação consegue retirar essa potência dissipada extra na pastilha rapidamente, a temperatura interna deveria abaixar. Se não está abaixando, é alguma falha no sistema de resfriamento da pastilha, podendo ser na parte externa ( quente ) ou na parte interna ( fria ).

 

Resumindo : tente manter a temperatura da pastilha o mais baixa possível. Um bom sistema de controle Peltier tem de se basear nos gráficos do datasheet, pois não adianta nada você forçar a pastilha com 8A e isso fazer a temperatura dela subir demais se o seu sistema não consegue transferir isso rapidamente para o ambiente externo. Claro que se você tiver o melhor sistema de dissipação do mundo, aí sim esses 8A podem fazer a temperatura interna baixar bem rápido, mas isso não existe na prática ! Sempre existe o meio termo na realidade .....

 

Eu faria o sistema ir forçando a corrente apenas a necessária para ir conseguindo uma diminuição gradual eficiente, com sensores de temperatura na parte quente e outro no ambiente refrigerado, além de um sensor de corrente na pastilha, assim  saberia a todo instante qual a potencia dissipada na pastilha e qual o rendimento de meu sistema, podendo fazer esse controle e quando se aproximar da temperatura desejada, diminuir a corrente ainda mais para dissipar menos calor na pastilha e com isso conseguir abaixar mais um pouquinho a temperatura interna ou manter a temperatura desejada.

 

Nesse caso eu usaria um microcontrolador, ao invés de um sistema puramente analógico.

 

Paulo

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!