Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Configuração com Phenom II X6 1090T até R$ 2000 para edição de áudio e imagens


Posts recomendados

Olá!

Quero fazer uma nova configuração pro meu computador com base no processador que já comprei: AMD Phenom II X6 1090T (3.2GHz).

Andei pesquisando bastante nas últimas duas semanas sobre os demais componentes, mas ainda fico em dúvida no que exatamente comprar, exceto pela RAM, que já comprei. Vai ser: 4 x 2GB Kingston DDR3 1333MHz. Para o som, comprei também a M-audio Audiophile 2496.

Eu vou usar o computador pra edição amadora e profissional de imagens e áudio e pra acesso à Internet (browser/MSN). Pretendo gastar até R$ 3200, no máximo, descartando a placa de som já comprada. Então, descontando os R$ 670 do processador e os R$ 530 das memórias que já gastei, ainda tenho R$ 2000 para investir nos componentes que faltam e que cito a seguir.

Demais componentes previstos e possíveis opções em ordem de preferência atual (os preços são valores aproximados da loja Terabyte):

MB:

1- Placa Mãe MSI 890FXA-GD70 DDR3 AM3 SATA 3 - USB 3.0 (R$ 720)

2- Placa Mãe Gigabyte GA-890FXA-UD5 SATA III USB 3.0 AM3 (R$ 740)

Vídeo:

1- MSI Radeon HD 5670 1GB GDDR5 (R$ 390)

HDs:

- HD Western Digital Caviar Black WD1002FAEX 1TB 7200RPM 64MB SATA III (R$ 400)

- HD Western Digital Caviar Black WD6402AAEX 640GB 7200RPM 64MB SATA III (R$ 270)

- HD Western Digital 2TB WD20EARS 64MB SATA II (R$ 370)

- HD Western Digital 1TB WD10EARS 64MB SATA II (R$ 210)

- HD Seagate 1,5TB 7200RPM 32MB SATA II (R$ 280)

Fonte:

1- Fonte XFX 750W P1-750B-CAG9 Black Edition Cabos Modulares PFC Ativo (R$ 470)

2- Fonte Corsair CMPSU620-HX 620W ATX/EPS ATX 2.2, Cabos Modulares PFC Ativo (R$ 600)

3- Fonte Zalman ZM600HP 600W Reais ATX/EPS ATX 2.2, SLI Ready, Cabos Modulares PFC Ativo (R$ 450)

Por incrível que pareça, minha maior dúvida é sobre HDs. Não sei o que comprar. Eu preciso de desempenho, de capacidade, de preço bom (não queria gastar mais que 400,00 em HD, mas acho que até uns 550,00 eu pago). Os instrumentos virtuais que trabalho, que são bancos de WAVs gigantescos, ocupam muito espaço em disco e esses trocentos WAVs são bastante referenciados quando estou usando os instrumentos no Cubase. Então eu preciso unir desempenho e capacidade de disco. Mas não queria um HD barulhento também e tampouco problemático. Fiquei com vontade de comprar este: HD Seagate SATA 1TB 32MB 7200RPM ST31000528AS R$ 209,90. Pesquisei na Internet sobre ele, caí num tópico em outro fórum de título "Seagate 1TB Morreu ! ST31000528AS" e me assustei com o que diziam lá. Qual marca de HD mais confiável? Meu atual Seagate (vide assinatura) eu acho ótimo (mas a capacidade dele é de "apenas" 250GB), já o Samsung tem um barulho chato, daqueles barulhos que oscilam, parecendo um motor variando a potência. Eu vou precisar de 1 a 3TB de HD e estava pensando em deixar meu atual Seagate de 250GB só para o SO e instalar o resto das coisas, sempre que possível, no(s) outro(s). Queria saber o que vocês acham sobre essa monografia de dúvida de HD. Hehehe. E o que sugerem que eu faça.

Sobre os outros componentes, gostaria da opinião, sugestão e/ou recomendação também. Coloquei na ordem da minha preferência atual, de acordo com o que já pesquisei, mas, como não sou um cara fissurado por ficar lendo e sempre atualizado sobre hardware e curtir esse mesmo tempo estudando e me aprimorando nas linguagens de programação que tenho interesse, gostaria da opinião de caras que curtem hardware. E acho que esse é o lugar. \o/

Agradeço desde já quem responder!

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Placas-mãe caras e desnecessárias, pegue alguma com chipset 785G, 790G ou 790X, são mais baratas e tem quase os mesmos recursos.

Placa de vídeo também é desnecessária, você não vai fazer nada em 3D, vai ?

Fontes caras e superdimensionadas, uma boa fonte de 400W supre sua necessidade, custando metade do preço.

HDs ok, mas pegue SATA II, o SATA III não é mais rápido, muito menos pelo preço cobrado. Só veja qual é a série deste Seagate, teve uma delas que deu muito problema, pelo que me lembro, foi a .11

Este tópico pode ajudar:

http://forum.clubedohardware.com.br/promocoes-bons-precos/650162

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Placas-mãe caras e desnecessárias, pegue alguma com chipset 785G, 790G ou 790X, são mais baratas e tem quase os mesmos recursos.

Placa de vídeo também é desnecessária, você não vai fazer nada em 3D, vai ?

Fontes caras e superdimensionadas, uma boa fonte de 400W supre sua necessidade, custando metade do preço.

HDs ok, mas pegue SATA II, o SATA III não é mais rápido, muito menos pelo preço cobrado. Só veja qual é a série deste Seagate, teve uma delas que deu muito problema, pelo que me lembro, foi a .11

Este tópico pode ajudar:

http://forum.clubedohardware.com.br/promocoes-bons-precos/650162

Cara, o chipset é o principal componente da placa-mãe e a ponte sul dos 890GX ou FX está aprimorada em relação à série 700. Como vou pegar o processador desktop top da AMD, queria uma placa que tivesse um desempenho excelente tanto com o processador e memórias quanto com os periféricos. Tu achas que não tem muita diferença pra série 700?

Eu quero o vídeo off pra livrar o processador e RAM de qualquer porção deles que o vídeo on quiser usar, por menor que for. Eu percebi, nessas minhas pesquisas, que o vídeo on atual está bem evoluído, mas, ainda assim ele interfere um pouco no desempenho. As aplicações que eu uso com áudio são extremamente pesadas, consomem muito processamento e RAM, muito mais que um Photoshop da vida editando imagens gigantes, por exemplo.

Sobre a fonte, é uma boa rever então. É que eu penso no futuro também. Não sei que tralha mais posso querer vir a colocar na máquina e não quero trocar o que eu comprar tão cedo. Queria que me servisse pelo menos pelos próximos 5 anos.

Valeu a dica do SATA. Vou de Western Digital então? Eu achei os Seagates por preços muito bons e li naquele tópico que mencionei de outro site que os problemas acontecem tanto na série .11 quanto na .12. Só que eu não achei muita coisa além de lá, então não sei se confio na informação ou não, por isso dei uma atenção maior aqui no tópico sobre os HDs.

Valeu pela resposta!

EDIT: sobre as placas, peguei os modelos de chipset 890FX que o site da AMD recomenda para o processador que são mais baratas, antes dessas duas, tem a ASUS Crosshair IV Formula. Para os 890GX, tem a Gigabyte GA-890GPA-UD3H e a MSI 890GXM-G65, além de outras duas ECS. De chipset da série 700, tem somente a ECS A785GM-M, mas eu já li que as ECS têm BIOS ruim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

as peças estão de bom tamanho, sendo q pode baixar o preço dela consideravelmente...

a unica coisa q te falo e q a fonte q voce citou nao tem necessidade, compre uma iceage 500watts reais, q e a que eu uso q ta d ebom tamanho,, essa fonte custa 190 reais no ml com frete, e é recomendada aqui pelo forum do hardware, falo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Cara, o chipset é o principal componente da placa-mãe e a ponte sul dos 890GX ou FX está aprimorada em relação à série 700. Como vou pegar o processador desktop top da AMD, queria uma placa que tivesse um desempenho excelente tanto com o processador e memórias quanto com os periféricos. Tu achas que não tem muita diferença pra série 700?

A ponte sul é praticamente a mesma, a ponte norte não mais influi no desempenho do computador já que o controlador de memória faz parte do processador, logo, o desempenho não muda ao trocar a placa-mãe, e a série 8 de chipsets não tem nada de revolucionário.

Eu quero o vídeo off pra livrar o processador e RAM de qualquer porção deles que o vídeo on quiser usar, por menor que for. Eu percebi, nessas minhas pesquisas, que o vídeo on atual está bem evoluído, mas, ainda assim ele interfere um pouco no desempenho. As aplicações que eu uso com áudio são extremamente pesadas, consomem muito processamento e RAM, muito mais que um Photoshop da vida editando imagens gigantes, por exemplo.

Certo, então pegue uma 5450, 5550 ou alguma outra placa mais barata, a 5670 é razoável pra jogos, mas pra 2D é como usar uma F-250 pra carregar as compras da semana..

Sobre a fonte, é uma boa rever então. É que eu penso no futuro também. Não sei que tralha mais posso querer vir a colocar na máquina e não quero trocar o que eu comprar tão cedo. Queria que me servisse pelo menos pelos próximos 5 anos.

A única tralha que pode te complicar é uma placa de vídeo porreta, se você não rpetende fazer isso, não compre uma fonte ogra, mas mesmo se pensa, pra puxar 600 a 750 W, tem que ser uma baita placa de vídeo. (aquelas de R$ 1500 ou mais)

Valeu a dica do SATA. Vou de Western Digital então? Eu achei os Seagates por preços muito bons e li naquele tópico que mencionei de outro site que os problemas acontecem tanto na série .11 quanto na .12. Só que eu não achei muita coisa além de lá, então não sei se confio na informação ou não, por isso dei uma atenção maior aqui no tópico sobre os HDs.

Valeu pela resposta!

Não sei dizer exatamente, mas aqui no setor de Discos rígidos devem ter tópicos sobre o assunto. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

as peças estão de bom tamanho, sendo q pode baixar o preço dela consideravelmente...

a unica coisa q te falo e q a fonte q voce citou nao tem necessidade, compre uma iceage 500watts reais, q e a que eu uso q ta d ebom tamanho,, essa fonte custa 190 reais no ml com frete, e é recomendada aqui pelo forum do hardware, falo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Uhm... eu tenho curiosidade com edição de vídeos. Talvez eu venha querer a mexer com isso, por isso pensei nessa 5670 até, mas já tentando prever o futuro, porque não é pra agora. Jogos... eu não jogo mesmo. Sobre a fonte, eu nem escolhi tanto pela potência e sim pelos testes do CdH e pelas características de PFC ativo e cabos modulares que, como falei pro outro user ali acima, me são atraentes. Vou tentar achar alguma outra que tenha essas características e com menos potência então. ;)

Mas edição de vídeos precisa de processador e não de placa de vídeo.. não por enquanto, as coisas estão caminhando pra usarem placa de vídeo nisso, mas eu chuto que ainda vá demorar alguns anos pra isso emplacar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu já não sei mais qual placa comprar. Eu me decidi, como já falei, por uma com chipset 890.

Depois que postei aqui, andei dando mais uma pesquisada e me decidi pela MSI que cito no início do tópico. Mas ontem andei lendo umas críticas ruins a respeito dela, falando do VRM e de ruído alto. A fonte principal é um outro site que realiza testes e, após dizer nas conclusões que é uma placa fantástica e poderosa, diz isto:

"The only real problems we encountered were minor ones that many boards happen to exude. Those problems were a fairly hot VRM heatsink and a squealing VRM area due to vibrating coils. The hot VRM (DrMos Heatsink area) could be a result of MSI's decision to move the NorthBridge to the VRM area. After all, that big heatsink isn’t just cooling the VRM’s, it’s also helping cool the NorthBridge. During our load testing and overclocking sessions, we kept an 87 CFM 120mm fan right over the VRM heatsink to keep it as cool as possible. If you decide to go on a hardcore overclock session with the 890FXA-GD70, we recommend you do the same. The heatsink gets fairly hot during load and stressing that area for long periods of time without proper cooling could potentially lead to issues.

Aside from the crispy VRM, we also noticed a squealing noise when under full load (100% CPU utilization). If memory serves me correctly, squealing from the VRM’s is usually the coils vibrating from the heavy amount of electricity traveling through them. This isn’t exactly bad, as in, this doesn’t mean the board is defective or inferior in anyway, this just simply means the coils aren’t as tight as they could be. If anything, your ears will be annoyed but the board will be just fine in most cases."

Então eu fiquei mais tendencioso à Asus Crosshair IV Formula, já que no Pichau sai mais barato que comprar a Giga que citei no início do tópico. Mas também li críticas ruins sobre ela, inclusive no tópico de comentários sobre o teste dela feito pelo CdH aqui no fórum.

Fiquei perdido agora na minha escolha. :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os comentários dos compradores lá na newegg.com

Se eu conseguisse vê-los... tanto no IE7 quanto no Firefox 3 aqui eu clico em "Feedback" que é onde eles devem estar na página do produto (http://www.newegg.com/Product/Product.aspx?Item=N82E16813130274&cm_re=msi_890fxa-gd70-_-13-130-274-_-Product) e não abre. :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fonte: Uma ferramenta que sempre uso pra calcular http://extreme.outervision.com/psucalculatorlite.jsp

Também iria de PFC Ativo. E não precisa ser modular no teu caso.

Eu peguei a 620HX porque pretendo mais pra frente fazer Crossfire e colocar mais HDs...

HD: não confio mais em Seagate. Todos os que tenho hoje são WD.

Tenho o Blue de 500gb (e estou adquirindo mais 2 pra fazer RAID) e o MyPassport 500GB externo.

Por experiência própria, não pego mais HDs à partir de 1TB pois ainda não estão estáveis e os menores oferecem mais performance (principalmente em RAID) e pra você isso vai fazer diferença.

E concordo com o Evandro quanto aos SATA III. Cheguei a pensar nos Black também, mas pelo que andei lendo por aí. Por enquanto ainda não valem o preço em relação a performance dos SATA II.

Placa-mãe não posso dizer pois estou montando outra maquina mid-end, e ainda pesquisando melhor sobre os novos AMD/Mobos. Mas não pegaria MSI. Sinceramente, desconheço as atuais, mas as antigas tinham componentes bem ruins.

Sei que existem outras com performance até melhor e mais recursos. Mas pela garantia, eu iria de Asus mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

jatt, pergunte pra esse cara se os HDs que deram problema são da linha Green Caviar e se estão acima de 1Tb.

Por experiência própria, não recomendo os Green por questão de performance, principalmente acima de 1Tb para uso diário. Os valores são atrativos, mas servem apenas para armazenamento.

Comprei um destes de 1,5Tb e devolvi em 2 semanas de uso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Certo, vou perguntar pra ele quando chegar em casa! valeu!

Evandro, tu sabes alguma a respeito daquilo que falei sobre a MSI?

Ela tem 5 fases no sistema regulador de tensão, pelo que entendi, a metade das outras duas placas. Na prática, no que isso influencia e no que torna ela "pior", nesse sentido, comparada às outras?

Grato!

A MSI já faz um tempo que aparece dentre as melhores fabricantes, especialmente com as GD-70.

Sobre o VRM (regulador de tensão..), divirta-se:

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/1560

E já vi casos onde uma placa com menos fases foi mais eficiente que outra com mais, então, não considere só o número e sim a qualidade (ou seja, complicou..) ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A MSI já faz um tempo que aparece dentre as melhores fabricantes, especialmente com as GD-70.

Sobre o VRM (regulador de tensão..), divirta-se:

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/1560

E já vi casos onde uma placa com menos fases foi mais eficiente que outra com mais, então, não considere só o número e sim a qualidade (ou seja, complicou..) ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu nunca tive ECS, então não opino pra valer.

O que eu vejo é: gente reclamando de BIOS em algumas placas e também componentes que eu não acho os ideais.

Eu sou fresco e pago mais caro em placa com projeto bem feito e com componentes melhores.. (por isso estou com o mesmo PC a 5 anos hehehe)

Já me lasquei pra corrigir um projeto mal feito da minha placa-mãe e não quero mais ficar limando presilha de cooler a noite toda e nem entortando componente pra conseguir trocar uma peça mal projetada.

Sobre BIOS, eu gosto de mexer bastante em temporizações de memória e tensão do processador. Não faço overclock mas faço undervolt e espremo as latências das memórias pra ter umas migalhas a mais de desempenho.

Gosto pessoal. ^_^

E já me disseram que algumas ECS são meio porcas pra isso, aí desanimei.

Depois vi algumas Asus com CODEC de som não muito bom (e eu também sou fresco pra qualidade de som..), desanimei delas também, mas o **** é que as placas da Gigabyte são caras e raras, embora sejam excelentes em tudo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu nunca tive ECS, então não opino pra valer.

O que eu vejo é: gente reclamando de BIOS em algumas placas e também componentes que eu não acho os ideais.

Eu sou fresco e pago mais caro em placa com projeto bem feito e com componentes melhores.. (por isso estou com o mesmo PC a 5 anos hehehe)

Já me lasquei pra corrigir um projeto mal feito da minha placa-mãe e não quero mais ficar limando presilha de cooler a noite toda e nem entortando componente pra conseguir trocar uma peça mal projetada.

Sobre BIOS, eu gosto de mexer bastante em temporizações de memória e tensão do processador. Não faço overclock mas faço undervolt e espremo as latências das memórias pra ter umas migalhas a mais de desempenho.

Gosto pessoal. ^_^

E já me disseram que algumas ECS são meio porcas pra isso, aí desanimei.

Depois vi algumas Asus com CODEC de som não muito bom (e eu também sou fresco pra qualidade de som..), desanimei delas também, mas o **** é que as placas da Gigabyte são caras e raras, embora sejam excelentes em tudo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A MSI já faz um tempo que aparece dentre as melhores fabricantes, especialmente com as GD-70.

Sobre o VRM (regulador de tensão..), divirta-se:

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/1560

E já vi casos onde uma placa com menos fases foi mais eficiente que outra com mais, então, não considere só o número e sim a qualidade (ou seja, complicou..) ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!