Ir ao conteúdo

Pc até R$ 1300

Posts recomendados

Postado

O cooler para o gabinete não é imprescindível para uma configuração como a sua, que não tem nada que esquente absurdamente. Por outro lado, esse é o maior problema dos gabinetes mais baratos (o resto dá para levar numa boa): a ventilação deles é ruim. Eu acho que não faria mal pôr uma ventoinha de 8 ou 9,2 cm (que é o que seu gabinete aceita) na parte traseira do gabinete para ajudar a empurrar o ar quente para fora. O ruído é muito pequeno, a menos que você tenha ouvidos de músico, o consumo de energia também é ridículo (faixa dos 3-5 watts, por aí) e uma ventoinha de 10 reais já daria uma boa aliviada.

Postado

Cara meu pc tem uma ventoinha de 80 e uma de 120 que quando as estão ligadas da pra ouvir de LONGE, meu ouvido não é de músico não. A noite e na madrugada que é quando eu mais trabalho tenho que desliga-las pois chega a incomodar.

São ventoinhas genéricas das mais baratas.

Acredito que os modelos de marca sejam muito mais silenciosas porém saem 3 vezes o preço das que comprei.

Postado

Pois é, o som é bem chato.. então nao é preciso ter esses coolers né? mesmo que o pc fique ligado bastante tempo?

Postado
Pois é, o som é bem chato.. então nao é preciso ter esses coolers né? mesmo que o pc fique ligado bastante tempo?

Um PC quente demais pode diminuir a vida útil dos componentes, mas ainda assim demora um bocado (a menos que esteja a ponto de pegar fogo, mas neste caso, a causa será algo mais sério e não será uma ventoinha no gabinete que conseguirá resolverá o problema).

O que quero dizer é que você pode pelo menos começar sem essa ventoinha sem nenhum risco de curto prazo. Aí, se você observar que o PC está quente demais, coloque a ventoinha.

O quanto é "quente demais", e como saber? Não há uma regra certa para isso. Mas pesquise os limites de temperatura do processador, placa e GPU nos sites dos respectivos fabricantes e compare com o que observa na tela do BIOS após deixar o PC alguns minutos parado nessa tela (todos os BIOS atualmente têm uma tela no setup que mostra a temperatura de tudo), ou em programas como o HWiNFO32, que têm uma parte em que mostram a leitura dos sensores (neste último caso, experimente forçar a CPU e a GPU com o "teste de tortura" ou "burn-in" de um programa como o Everest para ver se isso causa algum problema). Não é bom que essas temperaturas estejam muito perto do limite.

Esses sensores nem sempre refletem a temperatura real, e não medem diretamente a temperatura do gabinete (isso só com termômetro mesmo, que alguns gabinetes mais sofisticados e caros até já incorporam), mas dão uma boa ideia. E outra coisa é a temperatura empírica que você sente no painel traseiro e no ar que escapa dele mesmo sem ventoinha. Morno é normal, desde que as medições estejam bem dentro do limite. Quente de verdade não é.

Coloca uma exaustor cara, ajuda muito, ou aqueles cooler exaustor, que são boms também.

Acho que o Sydron está se referindo àqueles que ocupam um slot do painel traseiro, se você tiver algum disponível (com uma placa-mãe micro ATX, quase certamente terá). Não tenho experiência com eles. Alguém pode dar seu depoimento, de preferência com dados mais concretos (tipo "a CPU/GPU ficava em x graus, agora fica em y graus")?

.

.

.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!