Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Overclock em prosessador AMD phenom ii x6 (1055t)


ticondrios

Posts recomendados

Bem, se seu processador for black edition a melhor solução é ir aumentando o multiplicador de 2 em 2 e fazer um teste de pelo menos 20 mins no PRIME95 para ver a instabilidade básica dele, se durante o teste aparecer algum erro em um dos cores é bem provavél que seja falta de tensão, então tera que aumentar o Vcore dele aos poucos, se uma hora o seu PC não ligar, aparecer tela azul, ou travar no windows ele provavelmente ultrapassou seu limite. Se não for black edition o multiplicador é travado e a coisa fica mais complicada, então a única solução é aumentar o FSB aos poucos e fazer o mesmo esquema na tensão(verifique o máximo de Vcore que seu proc pode receber), porém aumentando o FSB aumenta a Frequencia da memória e do HT link que fica instavél se ficar muito acima de 1000 Mhz, dae a solução é diminuir a frequência das memos e diminuir o HT speed de 5x para 4x, assim por exemplo se você deixou seu fsb em 220 seu HT link ficaria 880Mhz, dentro da instabilidade.

Outra coisa para fazer over com o cooler do próprio processador o máximo recomendável seria 10% no máximo, se quiser testar o máximo da máquina arrume um cooler melhor. Outra, aumentando o clock do proc aumenta o consumo de energia e vi que sua fonte tem so 650w de potência e você ainda tem uma GTX 560, provavelmente sua fonte deve estar no limite.

Eu tenho um P II 955 BE rodando a 3.8 GHz com uma GTX 470 e o consumo chega a 660 Wts. Tome cuidado senão sua fonte pode quimar se sobrecarregar muito.

Amigo, de onde você tirou este dado?

Por experiência, já achei bem aceitável a estimativa do amigo fabri72. Mesmo assim, fiz uma simulação grosseira no SITE baseado na sua assinatura, e cheguei em um valor de 401W de consumo. E outro detalhe, tanto o processador dele (com o over pretendido por ele) e a VGA, consomem MENOS que o teu sistema.

Reveja os conceitos que você utilizou, pois, INSTABILIDADE é diferente de ESTABILIDADE, e ficou extremamente confuso o texto e as informações que você estava repassando ao um usuário que está com dúvidas quanto a over. Outra coisa, LEIA AQUI um pouco sobre o HT. De onde você tirou esse valor de 1000Mhz? O meu por padrão é 2000Mhz, quando faço over, normalmente deixo em 2000 mesmo, mas já usei acima de 2300Mhz sem problemas.

Esse post, não é pra criar briguinha, conflito nem nada. Só acho que o fórum, é um lugar para que possamos nos ajudar, então, acho que temos obrigação de filtrar melhor as coisas que vamos dizer, passar informações consistentes, e se, o assunto em questão não temos domínio, deveríamos então, apenas acompanhar o tópico para aprender um pouco mais.

E agora, voltado para o amigo Filth,

nosso processador, tem o multiplicador bloqueado sim, portanto, a única opção que temos é realmente o clock base. Verifique as opções de over que sua mobo disponibiliza, pois ao aumentar o clock base, todo o resto aumenta tb, Memórias, Clock NB, clock do HT, e se sua MoBo não permitir a alteração destes outros clocks, isso pode limitar teu over. Mas a ideia é o que o amigo Janus disse sim, ir aumentando o clock base, e conforme necessário (pc não iniciar) aumentar o Vcore. Se você puder alterar os outros valores, mantenha NB e HT próximos a 2000Mhz.

Um abraço a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Bom pessoal, dá uma ajudinha ai, vou comprar o Prima Boss II 3r system e tenho um processador AMD x6 1075T até quanto é recomendado subir ele ??? A durabilidade com o Over é pouca ??? E para fazer o OC é só entrar na BIOS e aumentar mesmo ?? Precisa mexer em mais nada não ?? Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom pessoal, dá uma ajudinha ai, vou comprar o Prima Boss II 3r system e tenho um processador AMD x6 1075T até quanto é recomendado subir ele ??? A durabilidade com o Over é pouca ??? E para fazer o OC é só entrar na BIOS e aumentar mesmo ?? Precisa mexer em mais nada não ?? Obrigado

Não existe um limite recomendado não. você tem q ter em mente, que o nível de over vai depender de vários fatores, como teu hardware, sistema de refrigeração do processador, seu conhecimento de over...

A forma mais comum de fazer over é essa mesmo. entrar na bios e fazer as alterações. O sucesso nessa prática, dependerá principalmente dos recursos de over disponíveis na sua BIOS. Outra forma fácil é usar programas (como por exemplo o AMD OverDriver) que permite fazer overs automáticos, com poucos ajustes, ou até com ajustes finos.

Over é tentativa e erro tb, não tem fórmula mágica. Cada pc vai se comportar de uma forma. você tem q ter em mente tb os riscos de fazer over, como diminuição de vida útil dos componentes e até a queima dos mesmos, por isso, leia bastante sobre o assunto antes, para que você saiba o que está fazendo.

O tópico oficial de over, é um ótimo ponto de partida.

Qq outra dúvida, estamos à disposição para ajudar da melhor forma possível!!!

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é melhor nem pior. Eu, por exemplo, prefiro fazer pela BIOS. Mas talvez pra um usuario iniciante, um software que pode fazer o over quase "sozinho" pra você, seja melhor pra um user mais novato na área, porém, você perde em refino. No AOD, você tem a possibilidade de usá-lo sem ter que definir mtos parâmetros ou até fazer over tão refinado qt na bios....

Tudo vai depender do seu conhecimento do assunto.

Dê uma olhada na sua BIOS e veja os recursos disponíveis, e veja se você acha mais fácil usar a bios ou um software...

Aliás, posta seu hardware aí pra gente,

abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Placa Mãe: Biostar TA880GB+ - T Series

Processador: Phenom II - X6 1075T - 3.0 GHz - Six Core

Memória: 8GB DDR3 1333MHz Kingston em Dual Channel

HD Sata II: 2000GB das Melhores Marcas: Samsung ou Seagate

Gabinete: Thermaltake V4 Black Edition com Fan traseiro 120x120cm de LEDs Azuis

Video: MSI Geforce GTS450 512MB DDR5 OC Edition - Core 850MHz / Shader 1785MHz / Memory 3608MHz / 192 CUDA Cores

Audio: Realtek ALC892 6-Channel Blu-ray Audio

Rede: Gigabit - 10/100/1000 - Integrada

Cooler: original AMD

Fonte: ATX de 500W Reais - Potência Real

Gravador: de DVDs e CDs - SATA

Completinho e sem nenhuma modificação, vou tentar faze o OC agora, até abri a cpu pra ela resfriar mais !! bom minha CPU tá com a temperatura de 38 cº e a placa-mãe 50º no maximo rodando flight simulator x e chrome com 10 abas e aida. da pra fazer um oc ??

EDIT : To fazendo um over aqui a temperatura ta a mesma, só que quando ponho em 3.3 mhz aparece uma tela azul Oo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Placa Mãe: Biostar TA880GB+ - T Series

Processador: Phenom II - X6 1075T - 3.0 GHz - Six Core

Memória: 8GB DDR3 1333MHz Kingston em Dual Channel

HD Sata II: 2000GB das Melhores Marcas: Samsung ou Seagate

Gabinete: Thermaltake V4 Black Edition com Fan traseiro 120x120cm de LEDs Azuis

Video: MSI Geforce GTS450 512MB DDR5 OC Edition - Core 850MHz / Shader 1785MHz / Memory 3608MHz / 192 CUDA Cores

Audio: Realtek ALC892 6-Channel Blu-ray Audio

Rede: Gigabit - 10/100/1000 - Integrada

Cooler: original AMD

Fonte: ATX de 500W Reais - Potência Real

Gravador: de DVDs e CDs - SATA

Completinho e sem nenhuma modificação, vou tentar faze o OC agora, até abri a cpu pra ela resfriar mais !! bom minha CPU tá com a temperatura de 38 cº e a placa-mãe 50º no maximo rodando flight simulator x e chrome com 10 abas e aida. da pra fazer um oc ??

EDIT : To fazendo um over aqui a temperatura ta a mesma, só que quando ponho em 3.3 mhz aparece uma tela azul Oo

Olá, qual o modelo exato da tua fonte, você pode estar correndo um risco enorme, dependendo da fonte.

E tambem recomendaria por experiencia propria correr atrás de um novo cooler para esse teu 1075T, faz muito barulho, quase insuportavel, se contar que nao vai conseguir dissipar bem o calor e tenho um cooler Thermalteke FRIO, mas se teu over não for agressivo por ser um pouco mais fraco e mais barato consequentemente.

tuas temps deve estar o contrario 50 cpu e 38 mb???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, qual o modelo exato da tua fonte, você pode estar correndo um risco enorme, dependendo da fonte.

E tambem recomendaria por experiencia propria correr atrás de um novo cooler para esse teu 1075T, faz muito barulho, quase insuportavel, se contar que nao vai conseguir dissipar bem o calor e tenho um cooler Thermalteke FRIO, mas se teu over não for agressivo por ser um pouco mais fraco e mais barato consequentemente.

tuas temps deve estar o contrario 50 cpu e 38 mb???

Não, minhas temperaturas são essa mesmo !!! 50 da MB e 38-40 do Processador, aqui o pc faz um barulhao mesmo, qual cooler você me recomenda na faixa de uns 100-150, tirei o OC porque em 3.2 ele tava dando tela azul mesmo com as temperaturas normais. Um amigo me disse que isso tem a ver com o Vcore. Muito obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

...

tuas temps deve estar o contrario 50 cpu e 38 mb???

Não, minhas temperaturas são essa mesmo !!! 50 da MB e 38-40 do Processador, aqui o pc faz um barulhao mesmo, qual cooler você me recomenda na faixa de uns 100-150, tirei o OC porque em 3.2 ele tava dando tela azul mesmo com as temperaturas normais. Um amigo me disse que isso tem a ver com o Vcore. Muito obrigado

Rapaz, estou com esta dúvida.. um DC E6700, mostra no AIDA a mobo mais quente que o cpu. E os núcleos vão fácil à ~65°C. Piore ra o HW que mostra ~80ºC :eek: . Bug desses monitores ou posição dos sensores da placa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não, minhas temperaturas são essa mesmo !!! 50 da MB e 38-40 do Processador, aqui o pc faz um barulhao mesmo, qual cooler você me recomenda na faixa de uns 100-150, tirei o OC porque em 3.2 ele tava dando tela azul mesmo com as temperaturas normais. Um amigo me disse que isso tem a ver com o Vcore. Muito obrigado

pode ser o vcore, mas o meu com 4.0 está com vcore 1.38 a 1.39 em ildle chegando a 1.43 até 1.44 em full, e as temps com uma hora de occt não passa do 62, mas jogando mesmo nem chega a 55.

aqui algumas opções de cooler até 150,00

http://www.justshop.com.br/home/produto/codigo:919,familia_id:36/cooler-cpu-cooler-master-hyper-612-pwm-rr-h612-20pk-r1

http://www.megamamute.com.br/prod/348805/952/0/cooler-para-processador-freezer-pro-13-arctic.aspx

http://www.megamamute.com.br/prod/349301/952/0/cooler-para-processador-venom-akasa.aspx

https://www.guerradigital.net/coolers/coolers-cpu/cooler-master-v6-rr-v6sv-22pr-r1.html

https://www.guerradigital.net/coolers/coolers-cpu/cooler-zalman-cnps-10x-performa.html

http://www.londritech.com.br/ecommerce_site/produto_97388_1623_Cooler-Cpu-Zalman-CNPS10X-Performa

http://www.londritech.com.br/ecommerce_site/produto_109985_1623_Cooler-Cpu-Cooler-Master-Hyper-612-PWM-RR-H612-20PK-R1

Rapaz, estou com esta dúvida.. um DC E6700, mostra no AIDA a mobo mais quente que o cpu. E os núcleos vão fácil à ~65°C. Piore ra o HW que mostra ~80ºC :eek: . Bug desses monitores ou posição dos sensores da placa?

Tenta atualizar a BIOS, as vezes da certo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá.

Sou leigo em over, quero pedir atraves desse forum algumas dicas e ajuda pra tentar fazer meu primeiro over. ("NOOSSAAA Q OVER...":D)

To fazendo um up no meu pc, e gostaria de saber se é possivel um over no processador.

Configurções : AMD Phenom ii x6 2.8 (1055t), GTS 250 512 mb Xfx, 4 Gbs de ram DDR 3 Kingston 1333mhz. (2 pentes de 2 gbs cada) HD 500 Gbs Sata2, Fonte 470 W Reais SevenTeam, Gabinete ATX X Blade Gamer e placa mãe ESC, (Não lembro o modelo, pois só vai chegar mesmo sexta feira, mas cabe 4 slots de ram e aceita prosessadores AMD.)

Seria possivel fazer um overclock no processador pra deixar ele 3.2 ?

Se sim, qual programa me recomendam pra fazer o over, ja que me falarão que os prosessadores amd tem um programa que fais esse over automaticamente. E tem as questões das memorias ram também que parece que sobe junto com o processador.

A ideia é deixar o processador em 3.2, com a memoria ram operando em 1333 (que é o padrão dela).

E sobre o gabinete ATX X Blade gamer, ele é bom ? (comprei meio a "zóio" :P)

Muito obrigadopra quem puder me da uma força.

ATT: Rodrigo.

uma coisa meio nada ver com o topico mais lá vai

em qual site você comprou esse pc to fazendo uma pesquisa porque vou trocar meu pc :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Olá pessoal.

Normalmente sou apenas um lurker que busco resolver meus problemas fuçando nos fórums, mas estou com uma série de problemas que estão me bugando. Alguns problemas são apenas curiosidades, outros são problemas cabulosos e cabeludos que me deixam chateado da vida e acabam com minha "qualidade de vida"... creio que este meu pc já me diminuiu uns 10 anos de vida devido ao stress...

Bom, vamos à bucha:

Pra começar, minha (modesta, mas querida) config:

Amd Phenom II X6 1055T (cooler box) - Placa mãe Phitronics N68-M3 (BIOS 1.0) - 6 GB 1333 MHZ - fonte c3tech 400W reais (sei que é pouco, mas é o que deu pra comprar) - placa de vídeo 9800GT 1gb 256 bits - HD 1TB [de alguma marca genérica] - W7 ultimate

Comprei este PC numa promo do Carrefour... paguei 999 e ainda veio com mnitor de 18,5. Depois comprei a fonte e a placa de vídeo pra poder rodar uns joguinhos... Sacoméné... ninguém é de ferro.

Não sou um usuário avançado, mas também não sou de todo iniciante. A primeira coisa que fiz foi procurar os drivers mais atualizados para meus componentes. Consegui atualizar todos, menos a placa de vídeo (explico depois). Não consegui atualizar minha bios, pois o site da phitronics não disponibiliza a bios (tem o botão de download, mas não baixa nada), e o instalador não funciona também, pois é uma versão feita pra instalar em windws xp... Tentei baixar os drivers da N68-M, pois creio que devem ser os mesmos, mas não consegui atualizar também. Não me lembro como, mas consegui o arquivo pra atualizar no site da AMI e criei um flash disk com windows 98 pra me ajudar a instalar a bios da N68-M... Me apareceu uma mensagem de erro no tamanho do arquivo, coisa assim... depois de um mês tentando resolver isso, deixei quieto, porque senão daria marteladas no pc...

Tudo ia bem até que eu comecei a rodar uns jogos mais punks (leia-se BF3).

Comecei a notar que os travamentos dos jogos estavam se tronando muito repentinos e resolvi investigar. Os drivers de minha nvidia estavam desatualizadíssimos, e procurei novos. Pra resumir, não consigo usar os drivers mais novos (a versão que uso é a 280.26), pois quando instalo eles a placa de vídeo simplesmente "morre", e tenho que reverter os drivers (já desinstalei em modo de segurança e instalei depois, não funciona).

Com os drivers 280.26 as coisas estavam razoáveis, mas por motivos técnicos tive que formatar o pc. Daí as coisas desandaram. Agora quando meu BF3 trava ele desliga o pc.

Observei que minhas temperaturas estavam chegando à 74ºC e ~56ºC (CPU e mobo). Então me endividei e comprei alguns itens para ajudar na refrigeração (devem chegar amanhã). Tive que jogar meu CPU pra 2600 MHZ (abaixei o multiplicador pra 13x) e mesmo assim minhas temperaturas ficam altas (em idle ele fica a 52ºC).

Comprei um Gabinete (Gabinete ForzaTech ATX F3 KK-9939 Preto) com 3 coolers (2 de 14cm no topo e 1 de 12 na frente), um cooler extra (Evercool Cooler FAN 92mm EC9225H12S Sleeve Bearing 4 pinos) pra colocar na parte traseira pra ajudar na exaustão e um cooler novo pro processador (Cooler CoolerMaster Hyper TX3 RR-910-HTX3-GP). também comprei uma arctic silver 5 pra ter certeza que as coisas vão diminuir a temperatura.

Bom, vocês acham que essas coisas todas que eu comprei vão ajudar a resfiar o pc? Será que vai dar pra fazer um oc, mesmo que mínimo, no meu CPU? Será que essa minha fonte vai aguentar 4 fans mais o cooler, junto com todos meus componentes? Essa minha placa mãe aguenta um oc? Alguém sabe me indicar algum tópico que me explique como atualizar a bios dessa mobo lixo que eu tenho? Será que a BIOS interfere na eficiência da dissipação do calor? será que a BIOS tem alguma coisa relacionada com o fato de minha vga não atualizar pros drivers mais recentes?

Em breve vou comprar uma fonte melhor e pretendo pegar uma mobo junto, mas não manjo disso, alguém sabe alguma mobo boa que esteja menos que uns 200 conto ( se possível com suporte até 16 GB - teno planos para o futuro hehehehe :rolleyes: ).

Desculpem a extensão, mas tentei explicar bem detalhadamente e passar uma visão global e sistêmica do que acontece no meu pc pra tentar descomplicar pra quem puder me ajudar.

Desculpe se postei no lugar errado, mas se postei, alguém pode me dizer onde eu devo postar isso...? :unsure:

Grato pela atenção

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Galera, eu to com uma série de dúvidas, e acho que aqui é o melhor tópico pra eu botar elas.

Eu tenho uma M3A78, e atualmente uso um x3 8650 @2.5ghz (oc de 10% q a placa fornece... fraquinho mas ta la hahah)

HOJE, depois de muito tempo, vi que minhas memórias (2x2GB Kingston 800mhz) estão com DRAM frequency em 440mhz mas que eu lembre ao menos, elas são de 800mhz. Como corrijo isso? Como poderia verificar isso? (Vi isso pelo cpu-z) Isso pode ter a ver com o Bus speed do proc. ? (esta em 220, ou seja, metade)

A questão é: Comprei um Phenom II X6 1050T @2.8ghz stock (3.2ghz no turbo) e vou usar exatamente esse meu set inicialmente (ele chega no fim da semana). Sei que quanto ao socket am2+, não terei problemas, pelo que li basicamente ele não opera com ddr3 no caso. Porém gostaria de overclockar ele para 3.2ghz, para ter um conforto direto dele. Cooler penso em pegar um Hyper 212 Plus só pra garantir até futuramente (upando a vga, p.e.)

Finalmente:

Consigo overclockar mesmo ele trabalhando em am2+? Como resolver o problema das memórias?

Muito obrigado e peço muito essa ajuda de vocês!!!!!!!! Não consigo achar essas respostas apenas buscando em google etc.

Att,

Luis Felipe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, eu to com uma série de dúvidas, e acho que aqui é o melhor tópico pra eu botar elas.

Eu tenho uma M3A78, e atualmente uso um x3 8650 @2.5ghz (oc de 10% q a placa fornece... fraquinho mas ta la hahah)

HOJE, depois de muito tempo, vi que minhas memórias (2x2GB Kingston 800mhz) estão com DRAM frequency em 440mhz mas que eu lembre ao menos, elas são de 800mhz. Como corrijo isso? Como poderia verificar isso? (Vi isso pelo cpu-z) Isso pode ter a ver com o Bus speed do proc. ? (esta em 220, ou seja, metade)

A questão é: Comprei um Phenom II X6 1050T @2.8ghz stock (3.2ghz no turbo) e vou usar exatamente esse meu set inicialmente (ele chega no fim da semana). Sei que quanto ao socket am2+, não terei problemas, pelo que li basicamente ele não opera com ddr3 no caso. Porém gostaria de overclockar ele para 3.2ghz, para ter um conforto direto dele. Cooler penso em pegar um Hyper 212 Plus só pra garantir até futuramente (upando a vga, p.e.)

Finalmente:

Consigo overclockar mesmo ele trabalhando em am2+? Como resolver o problema das memórias?

Muito obrigado e peço muito essa ajuda de vocês!!!!!!!! Não consigo achar essas respostas apenas buscando em google etc.

Att,

Luis Felipe.

Olá, Então, tua placa mãe deve suportar de boa esse x6, as memórias estão provavelmente estão corretas, ou seja 800mhz + 10% de over = 880 mhz, como as ddrs(double data rate), na verdade trabalhando a metade da frequencia, os 440 mhz estão certo, sobre o over, provavelmente você terá que abrir um tópico referente ao mesmo, tirandos varias, fotos da tela de setup da tua placa-mãe, e tambem deve constar todos os dados referente, ao teu pc, principalmente fonte, sem isso sem chance de montar o tópico. Boa Sorte.

Consulta o setor de over de processadores. Lá você consegue criar o tópico.

OBS: antes de trocar o processador Provavelmente terá que atualizar a BIOS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom galera, tenho uma memória Kingston e gostaria de deixar ela clocada em 1600mhz, minha mobo diz que aceita memórias 1600 em O.C, porém pela bios só tem a opção de até 800ghz, o que devo fazer pra que ela trabalhe a 1600?

minha config:

mobo: ASUS M4A78LT-M LE AM3 Box(link)

Processador: AMD Phenom II X4 960T 3.0GHZ AM3 Black Edition HD96ZTWFGRBOX(link) (ele é X4 mas esta como X6 pois destravei os núcleos :D)

Memória: Kingston Hyper X 4GB DDR3 1600Mhz PC12800 CL9 UDIMM KHX1600C9D3/4G(link)

Fonte: Seasonic 520w Real - Pfc Ativo - 80plus - S12ii-520b

Placa Video: HD6870 Xfx Hd-687a-zdfc Radeon 1gb 256bi

ventilação tem 6 coolers em um V3 black

post-871502-13884962606081_thumb.jpg

post-871502-13884962606548_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom galera, tenho uma memória Kingston e gostaria de deixar ela clocada em 1600mhz, minha mobo diz que aceita memórias 1600 em O.C, porém pela bios só tem a opção de até 800ghz, o que devo fazer pra que ela trabalhe a 1600?

minha config:

mobo: ASUS M4A78LT-M LE AM3 Box(link)

Processador: AMD Phenom II X4 960T 3.0GHZ AM3 Black Edition HD96ZTWFGRBOX(link) (ele é X4 mas esta como X6 pois destravei os núcleos :D)

Memória: Kingston Hyper X 4GB DDR3 1600Mhz PC12800 CL9 UDIMM KHX1600C9D3/4G(link)

Fonte: Seasonic 520w Real - Pfc Ativo - 80plus - S12ii-520b

Placa Video: HD6870 Xfx Hd-687a-zdfc Radeon 1gb 256bi

ventilação tem 6 coolers em um V3 black

Olá, como você mesmo pode ver na segunda foto do CPUZ, mostra 843 mhz, ou seja 843x 2 = 1686Mhz, no qual quer dizer que suas memórias já estão a mais de 1600mhz, ,se estivesse a 800 mhz aquele valor estaria em 400 mhz, e tambem sua taxa transferencia (figura 1 slotA,) está a 10 gps e se estive a 800 taria com 5 gps, acho que já deve ter tirado suas dúvidas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde eu estou em duvida com uns negocios no meu processador AMD Phenom II 1055T, acabei de fazer um overclock para 3.2ghz, e agora estou pegando temperaturas a 65º na cpu, e nos núcleos chega até 63º.

Nao sei se isso é normal mas realmente estou precisando de uma ajuda.

A especificação do meu pc é:

MoBo:M4A77TD Asus

Fonte: Thermaltake TR2 500w

Memória: 2x2GB Kingstom 1333mhz

Placa de Video: XFX Radeon HD 6870

Quatro coolers de ar. Tres jogando para fora o ar e um puxando para dentro

Processador com Cooler Evercool Buffalo.

também tem um problema com minha memória(se é que pode ser problema), ela esta operando a 1226mhz e eu queria colocar ela pelo menos a 1333mhz ou mais para melhorar o desempenho

mostrando aqui nessas fotos que coloquei logo abaixo o que eu testei no processador e na memória.

post-860610-13884962683666_thumb.jpg

post-860610-13884962684068_thumb.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde eu estou em duvida com uns negocios no meu processador AMD Phenom II 1055T, acabei de fazer um overclock para 3.2ghz, e agora estou pegando temperaturas a 65º na cpu, e nos núcleos chega até 63º.

Nao sei se isso é normal mas realmente estou precisando de uma ajuda.

A especificação do meu pc é:

MoBo:M4A77TD Asus

Fonte: Thermaltake TR2 500w

Memória: 2x2GB Kingstom 1333mhz

Placa de Video: XFX Radeon HD 6870

Quatro coolers de ar. Tres jogando para fora o ar e um puxando para dentro

Processador com Cooler Evercool Buffalo.

também tem um problema com minha memória(se é que pode ser problema), ela esta operando a 1226mhz e eu queria colocar ela pelo menos a 1333mhz ou mais para melhorar o desempenho

mostrando aqui nessas fotos que coloquei logo abaixo o que eu testei no processador e na memória.

Amizade, posso te dar uns indicativos do que seja, mas, ajudar no tratamento deles não muito porque não conheço a mobo (bios/setup).

OC / temps. :

1) instalação - a pasta térmica não é boa e/ou mal aplicada;

2) gabinete - não tem boa circulação de ar, mesmo com os 4 'fans', ou estes estão mal dimensionados/configurados e o 'buffalo' não faz milagre;

3) FSB - pelas fotos, vi que subiu a frequência de 200 pra 230. Isto tem efeito dominó nas demais tensões (Vcore, HT, NB, Vdram, Vpci-e...) - certamente você deixou alguns parâmetro relaciodados a estes em 'auto' - então, tudo esquenta mais, e não só processador, daí o 'buffalo' sofre;

4) VGA - esta também aquece o ar que vai ao 'buffalo' e pelo dito acima (3) a tensão na Pci-e pode fazê-la esquentar mais;

5) 'Sorte' - você não deu sorte e tem um 'die' (cpu) não tão bom pra OC.

A alta temperatura pode ser decorrente de um ou da combinação destes fatores - ou outras que eu possa não ter conhecimento/citado.

Memos:

6) DRAM / FSB - ou 'ratio', é uma proporção entre as respectivas frequências. Pelo dito em (3) - 'auto' - ele assumiu o valor 16:6, que multiplicado por 230 é ~613,4 (DDR ~1227, o mais próximo do padrão 1333).

É "boa prática" - OC tem sempre risco! - fazer OC pelo multiplicador da cpu com clock (fsb) base 200, apenas corrigindo o Vcore se necessário, respeitando os limites do processador (Vcore / temp). A partir daí, mexe-se noutros parâmetros - OC agressivo, com auto risco por sua conta.

Especificações do 1055T 125W: http://www.cpu-world.com/CPUs/K10/AMD-Phenom%20II%20X6%201055T%20-%20HDT55TFBK6DGR%20(HDT55TFBGRBOX).html

" There are two different versions of Phenom II X6 1055T processor - HDT55TWFK6DGR with 95 Watt Thermal Design Power (TDP), and this HDT55TFBK6DGR with 125 Watt TDP"

7) O seu tem TDP 95W ou 125W?

Espero ter ajudado.

Abraço! ;)

.

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

valeu Dalai, vou verificar direito o q pode esta acontecendo, mas o meu gabinete é um thermaltake V3 Black edition, vou da umas reconfigurada por dentro, verifica a pasta térmica. Outra hora eu posto se o que eu configurei pode ter mudado no pc.

Edit: Bom depois de um tempo, arrumando umas paradas no pc, por exemplo limpando ele, dando uma geral nele, trocando pasta, e colocando os coolers direito, voltei a testar o pc e agora ta a niveis consideraveis de temperatura, meu pc nao passa dos 53º graus, estou muito agradecido, valeu Dalai_Brahma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Olá galera,

Sou iniciante em overclock, mas já li muita coisa sobre tanto aqui no site, como em sites gringos. Basicamente, eu tenho uma duvida quanto a maiores regulagens na minha BIOS, pois não vejo exemplos por aí usando o mesmo menu de setup da minha BIOS.

config (Na assinatura)

Bom, para alcançar esse clock, basicamente mexi na unica opção que minha setup me possibilita, que é "cpu/ht reference clock" que deixei em 250mhz (250mhzx14=3500ghz). Já desliguei o turbocore e cool&quiet para não ter problemas com o fan.

Enfim, minha dúvida é: Posso passar disso? estou fazendo o overclock de modo correto?? Tenho lido que é para sempre deixar o HT em 2000mhz aprox. mas se eu deixar assim, é impossível eu ter altos clocks, aliás trabalharia no stock (que seria em 200x14=2800mhz. (Me corrijam por favor no que eu estou errado!!!!) Na bios da placa-mãe, eu deixo travado o "HT Link Frequency" em 2000mhz, mas não é isso que vejo no cpuz.

A seguir, imagens do cpu-id e amd overdrive:

prime95a.jpg

(AMD Overdrive com prime95 rodando uns 30mim)

82390388.jpg

72922404.jpg

43992483.jpg

(CPU-ID)

Obrigado pela atenção!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal.

Normalmente sou apenas um lurker que busco resolver meus problemas fuçando nos fórums, mas estou com uma série de problemas que estão me bugando. Alguns problemas são apenas curiosidades, outros são problemas cabulosos e cabeludos que me deixam chateado da vida e acabam com minha "qualidade de vida"... creio que este meu pc já me diminuiu uns 10 anos de vida devido ao stress...

Bom, vamos à bucha:

Pra começar, minha (modesta, mas querida) config:

Amd Phenom II X6 1055T (cooler box) - Placa mãe Phitronics N68-M3 (BIOS 1.0) - 6 GB 1333 MHZ - fonte c3tech 400W reais (sei que é pouco, mas é o que deu pra comprar) - placa de vídeo 9800GT 1gb 256 bits - HD 1TB [de alguma marca genérica] - W7 ultimate

Comprei este PC numa promo do Carrefour... paguei 999 e ainda veio com mnitor de 18,5. Depois comprei a fonte e a placa de vídeo pra poder rodar uns joguinhos... Sacoméné... ninguém é de ferro.

Não sou um usuário avançado, mas também não sou de todo iniciante. A primeira coisa que fiz foi procurar os drivers mais atualizados para meus componentes. Consegui atualizar todos, menos a placa de vídeo (explico depois). Não consegui atualizar minha bios, pois o site da phitronics não disponibiliza a bios (tem o botão de download, mas não baixa nada), e o instalador não funciona também, pois é uma versão feita pra instalar em windws xp... Tentei baixar os drivers da N68-M, pois creio que devem ser os mesmos, mas não consegui atualizar também. Não me lembro como, mas consegui o arquivo pra atualizar no site da AMI e criei um flash disk com windows 98 pra me ajudar a instalar a bios da N68-M... Me apareceu uma mensagem de erro no tamanho do arquivo, coisa assim... depois de um mês tentando resolver isso, deixei quieto, porque senão daria marteladas no pc...

Tudo ia bem até que eu comecei a rodar uns jogos mais punks (leia-se BF3).

Comecei a notar que os travamentos dos jogos estavam se tronando muito repentinos e resolvi investigar. Os drivers de minha nvidia estavam desatualizadíssimos, e procurei novos. Pra resumir, não consigo usar os drivers mais novos (a versão que uso é a 280.26), pois quando instalo eles a placa de vídeo simplesmente "morre", e tenho que reverter os drivers (já desinstalei em modo de segurança e instalei depois, não funciona).

Com os drivers 280.26 as coisas estavam razoáveis, mas por motivos técnicos tive que formatar o pc. Daí as coisas desandaram. Agora quando meu BF3 trava ele desliga o pc.

Observei que minhas temperaturas estavam chegando à 74ºC e ~56ºC (CPU e mobo). Então me endividei e comprei alguns itens para ajudar na refrigeração (devem chegar amanhã). Tive que jogar meu CPU pra 2600 MHZ (abaixei o multiplicador pra 13x) e mesmo assim minhas temperaturas ficam altas (em idle ele fica a 52ºC).

Comprei um Gabinete (Gabinete ForzaTech ATX F3 KK-9939 Preto) com 3 coolers (2 de 14cm no topo e 1 de 12 na frente), um cooler extra (Evercool Cooler FAN 92mm EC9225H12S Sleeve Bearing 4 pinos) pra colocar na parte traseira pra ajudar na exaustão e um cooler novo pro processador (Cooler CoolerMaster Hyper TX3 RR-910-HTX3-GP). também comprei uma arctic silver 5 pra ter certeza que as coisas vão diminuir a temperatura.

Bom, vocês acham que essas coisas todas que eu comprei vão ajudar a resfiar o pc? Será que vai dar pra fazer um oc, mesmo que mínimo, no meu CPU? Será que essa minha fonte vai aguentar 4 fans mais o cooler, junto com todos meus componentes? Essa minha placa mãe aguenta um oc? Alguém sabe me indicar algum tópico que me explique como atualizar a bios dessa mobo lixo que eu tenho? Será que a BIOS interfere na eficiência da dissipação do calor? será que a BIOS tem alguma coisa relacionada com o fato de minha vga não atualizar pros drivers mais recentes?

Em breve vou comprar uma fonte melhor e pretendo pegar uma mobo junto, mas não manjo disso, alguém sabe alguma mobo boa que esteja menos que uns 200 conto ( se possível com suporte até 16 GB - teno planos para o futuro hehehehe :rolleyes: ).

Desculpem a extensão, mas tentei explicar bem detalhadamente e passar uma visão global e sistêmica do que acontece no meu pc pra tentar descomplicar pra quem puder me ajudar.

Desculpe se postei no lugar errado, mas se postei, alguém pode me dizer onde eu devo postar isso...? :unsure:

Grato pela atenção

Cara, primeiramente, seu problema já começa AQUI , não sei se é exatemente o mesmo modelo que você usa, pois você informou apenas a marca e potência.

Suas temperaturas, estão absurdamente altas, meu processador (mesmo que o seu) com over pra 3.8Ghz, jogando horas seguidas, raramente passa de 40ºC. O principal responsável é o meu cooler, o prima boss II. Com a suas compras, você terá melhoras consideráveis, não sei qual é o seu gabinete, mas ele deve limitar muito a refrigeração também. O gabinete que você comprou parece ser muito bom nesse quesito!!! E com o cooler novo (o TX3, é um bom cooler, não é excelente, mas pra você usar o processador em stock, ou com um over moderado, já deve dar conta tranquilo). Mas mesmo com essas alterações, sugiro a você que troque de fonte o mais breve possível. Ela pode comprometer todo teu sistema.

Quanto aos drivers da placa de vídeo, talvez os drivers mais atualizados no site da nvidia, não dão mais suporte pra sua vga. Verifique, isso, pois as vezes você pode precisar de buscar um driver mais antigo, mas que seja atualizado em relação ao que está usando.

Acho que é isso.

Depois posta os resultados das novas temperaturas pra gente!!!

A troca da placa mãe posteriormente pode ser uma boa também, pois com certeza essa mobo aí, deve te limitar tb.

Abraço!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 anos depois...

Aproveitando o tópico do amigo...vamos lá:
Não manjo nada de Overclock, porém....Minha dúvida é a seguinte...tenho um phenom do mesmo modelo citado, estou querendo trocar para um FX8350. Vale a pena nos dias de hoje?
Se eu fizesse um overclock seria mais vantajoso? Se sim, de quanto seria esse over?
Minha configuração:
Mobo: Asus M5a78l-m Plus/usb3
Processador: Phenom II x6 1055t
GPU: GTX 760 Windforce 2GB
Ram: Hyper X Fury 16GB (2x8)
Fonte: Atx Gamer Hoopson 650W Real Power Supply
PS: Não tenho grana para partir para a linha Ryzen ou Intel
Gostaria de saber qual a decisão melhor a se tomar.
Lembrando que o FX8350 sairia para mim na faixa de 400 reais.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!