Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sistema de Informação Vs Matemática


erickrussell

Posts recomendados

Tenho 28 anos e trabalho com Rede,Hardware(Manutenção de micros) e Notebook, autonomo fazem 6 anos. Ultimamente, tenho pensado em cursar sistema de informação. Porém para mim, matemática é um problema, pois eu estou afastado dessa matéria há muitos anos.

Outro fato, é que , fiquei sabendo que muitos desistem do curso ou repetem bastante, pois exige pesadamente esta matéria.

Gostaria de ter o parecer de alguém que tenha cursado, ou então que está neste caminho.

Por possuir varias áreas de atuação é interessante para trabalhar sem vinculo empregaticio ou melhor dizendo , um profissional liberal?

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Olá erick,

Estou cursando o primeiro ano de BSI.

E digo para você. É um curso na qual não exige muito de você na área de matematica, tanto quando um BCC ou afim.

Aqui na Unesp de Bauru, temos Calculo I, Calculo II e Vetores Matrizes e Transformações.

Vou dizer para você, muita gente repete mesmo, eu mesmo sou um deles. Mas, isso não quer dizer que eu vá desistir do curso.

O curso mesmo pode se dizer que 20% é matemática, 50% lógica, 30% administração. Se eu fosse você correria atrás.

Espero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Olha, posso dar umas dicas que eu tenho, mas não sei muito sobre, pois faço bicos a pouco tempo.

Enfim, acredito que não seja difícil trabalhar como autonomo tendo em vista que você já tenha conhecimentos antes mesmo de cursar BSI.

Digamos assim, que para atuar na área de BSI como autonomo é meio complicado, já que quando você se forma você vira o que o pessoal chama de TIzeiro, e o melhor lugar para utilizar o que é aprendido no curso é em empresas.

No entanto, você pode utilizar as técnicas aprendidas como sendo programador / analista.

Digamos assim, que a faculdade (pelo menos a faculdade UNESP de Bauru ) dá suporte para você criar sua própria empresa, e trabalhar sendo analista e programador da mesma.

Trabalho com mais um amigo meu, ele é analista e eu programador, é sucegado.. a faculdade dá base para você trabalhar tranquilamente em uma empresa pequena ou até mesmo como sendo autonomo.

Se tiver mais perguntas, sejam elas especificas ou abrangentes, pode fazer aqui no fórum e me mandar um email que responderei sem problemas.

Espero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, posso dar umas dicas que eu tenho, mas não sei muito sobre, pois faço bicos a pouco tempo.

Enfim, acredito que não seja difícil trabalhar como autonomo tendo em vista que você já tenha conhecimentos antes mesmo de cursar BSI.

Digamos assim, que para atuar na área de BSI como autonomo é meio complicado, já que quando você se forma você vira o que o pessoal chama de TIzeiro, e o melhor lugar para utilizar o que é aprendido no curso é em empresas.

No entanto, você pode utilizar as técnicas aprendidas como sendo programador / analista.

Digamos assim, que a faculdade (pelo menos a faculdade UNESP de Bauru ) dá suporte para você criar sua própria empresa, e trabalhar sendo analista e programador da mesma.

Trabalho com mais um amigo meu, ele é analista e eu programador, é sucegado.. a faculdade dá base para você trabalhar tranquilamente em uma empresa pequena ou até mesmo como sendo autonomo.

Se tiver mais perguntas, sejam elas especificas ou abrangentes, pode fazer aqui no fórum e me mandar um email que responderei sem problemas.

Espero ter ajudado.

Olá, quero saber na area de web e outros programas que podem ser criados para empresas , isto é, bem especifico. Dito isso, na área autonoma. Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hum.

Não sei na sua cidade, mas na minha está uma explosão de empresas querendo sistemas em Web, utilizando BD (oracle, postgres, mysql) e PHP.

Sendo autonomo acredito que para ingressar no ramo mesmo, você precisa de um QI (quem indica) para alguma empresa, para começar.

Uma empresa pequena pode até servir.

Fazendo um serviço bem feito, é sinonimo de mais trabalho, pois os responsáveis pela empresa irão comentar sobre você e suas habilidades na sua área. Ai é mamão com açucar.

Olha, nos ultimos meses tenho feito bastante programas para informatização de empresas pequenas, além de sistemas para sites e afins, todos feitos em PHP. A um tempinho atrás utilizei algumas vezes o Delphi para fazer uns módulos para otimizar a pesquisa de algumas coisas em uma loja de conveniência.

Você pode pensar : "ahh, mas isso são programas rápidos para empresas pequenas".

No começo é, mas conforme você vai ganhando mais QI na área peixes grandes vão aparecendo para você, e ai é só alegria.

Espero ter ajudado novamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hum.

Não sei na sua cidade, mas na minha está uma explosão de empresas querendo sistemas em Web, utilizando BD (oracle, postgres, mysql) e PHP.

Sendo autonomo acredito que para ingressar no ramo mesmo, você precisa de um QI (quem indica) para alguma empresa, para começar.

Uma empresa pequena pode até servir.

Fazendo um serviço bem feito, é sinonimo de mais trabalho, pois os responsáveis pela empresa irão comentar sobre você e suas habilidades na sua área. Ai é mamão com açucar.

Olha, nos ultimos meses tenho feito bastante programas para informatização de empresas pequenas, além de sistemas para sites e afins, todos feitos em PHP. A um tempinho atrás utilizei algumas vezes o Delphi para fazer uns módulos para otimizar a pesquisa de algumas coisas em uma loja de conveniência.

Você pode pensar : "ahh, mas isso são programas rápidos para empresas pequenas".

No começo é, mas conforme você vai ganhando mais QI na área peixes grandes vão aparecendo para você, e ai é só alegria.

Espero ter ajudado novamente.

Obrigado roberto porém, eu nao estudo matemática desde que me formei. Totalmente sem noção. porém me interesso sim. gostei de seu comentario e também tenho uma novidade ganhei uma bolsa de tecnico em redes no valor de mais de 7.000 mil reais. Não posso disperdiçar, penso em servidores , porque rede eu faço de pequeno porte,manutenção de micro e notebooks fazem 8 anos aproximadamente. Agora gostei do que comentou sobre os processos de edificação de cada trabalho, etc. nunca programei. Existe uma boa possibilidade deu tentar Sistema de informação em belo horizonte. Entretanto também tenho amor à musica, poesia e penso também em fazer jornalismo.

Porém quero me casar ano que vem agora, então viabilizo , em menor tempo para ter uma renda melhor. ps sei como é trabalhar autonomo e realmente o "QI" é importante porém , também sei que de um trabalho aparecem varios.

Eu lhe agradeço pelo seu incentivo e fico feliz com suas respostas. Talvez você leve jeito para um mestrado também, porque sabe focar as questoes praticas e teoricas, quem sabe. Obrigado(quando puder responder)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado Erick,

Que bom que gostou dos meus comentários. Fico feliz que eu pude lhe ajudar.

Posso lhe dizer que se for fazer Sistemas de Informação, não irá se arrepender. É um ótimo curso que envolve tecnologia e técnicas de informação, juntamente com administração, nas suas devidas proporções.

Não se preocupe por fazer tempo que você não vê matematica, os professores (pelo menos os que eu já tive aula) prestam assistência a pessoas com dificuldades como monitoria e afins. O importante é que não desista de fazer o curso por causa dos cálculos, afinal... não tenho o que reclamar do mesmo.

Só gostaria de acrescentar, se você quiser fazer uma faculdade e depois uma pós, ou se já tiver uma faculdade e quiser continuar na parte de informática, não sei na sua cidade ou estado se não for em SP, mas aqui em São Paulo, até mesmo no interior há várias pós-graduações renomeadas, que são voltadas a redes e servidores. Apesar de não trabalhar voltado nisso, acredito que quando terminar a faculdade, irei fazer, pois acredito que a área da informática, quanto mais conhecimento você tiver, seja de redes, programação, hardware, etc... é muito importante, pois feliz ou infelizmente, essa área está em constante mudança, onde se você se isolar por 6 meses estará defasado.

Novamente, espero ter ajudado.

E boa sorte ! =D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado Erick,

Que bom que gostou dos meus comentários. Fico feliz que eu pude lhe ajudar.

Posso lhe dizer que se for fazer Sistemas de Informação, não irá se arrepender. É um ótimo curso que envolve tecnologia e técnicas de informação, juntamente com administração, nas suas devidas proporções.

Não se preocupe por fazer tempo que você não vê matematica, os professores (pelo menos os que eu já tive aula) prestam assistência a pessoas com dificuldades como monitoria e afins. O importante é que não desista de fazer o curso por causa dos cálculos, afinal... não tenho o que reclamar do mesmo.

Só gostaria de acrescentar, se você quiser fazer uma faculdade e depois uma pós, ou se já tiver uma faculdade e quiser continuar na parte de informática, não sei na sua cidade ou estado se não for em SP, mas aqui em São Paulo, até mesmo no interior há várias pós-graduações renomeadas, que são voltadas a redes e servidores. Apesar de não trabalhar voltado nisso, acredito que quando terminar a faculdade, irei fazer, pois acredito que a área da informática, quanto mais conhecimento você tiver, seja de redes, programação, hardware, etc... é muito importante, pois feliz ou infelizmente, essa área está em constante mudança, onde se você se isolar por 6 meses estará defasado.

Novamente, espero ter ajudado.

E boa sorte ! =D

Obrigado, Roberto,por tudo, pela boa vontade e por compartilhar seus conhecimentos. Até mais e fique na paz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!