Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

LED 12v 1A em fonte de PC 12V 20A, pode?


jota san

Posts recomendados

Pessoal, tenho um LED dito de 10W, ele funciona em 12V DC, quando liguei em uma fonte de PC, que tem por volta de 20A na linha 12V, o amperimetro marcou mais de 2A e notei que o LED tava esquentando bastante. Isso é normal, ou não devo ligar o LED em uma fonte de corrente tão alta?

Aqui tem um datasheet, acho que é o mesmo LED que tenho aqui:

http://www.image.micros.com.pl/_dane_techniczne_auto/olbchp10wemiter.pdf

Não entendo quase nada de eltrônica, então conto muito com a ajuda de vocês, obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

se você usar resistor limitador pode sim

o Vf dele é 8V, ou seja, ele não é de 12V... mas você pode usar sim, só colocando um resistor em série

e a corrente nominal dele é 1.6A

para calcular é u=r.i

(12-8) = r .1.6A

logo o resistor vai ser 2,5R, procure por um valor ligeiramente maior, como 2,7R

vai precisar ser de grande dissipação:

W = I.u

W = 1,6.4

6,4W.. compra logo um de 10W e vai esquentar mesmo, não liga não ( o resistor e o led)

ou seja, procure por um resistor de 2,7ohms x 10W dai você poe o resistor entre a fonte e o led, em série com a limentação

do +12 da fonte, pra um terminal do resistor, dai o outro terminal dele pro led e o negativo da fonte direto no led normal

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde, esses 20A é a corrente maxima da fonte.

Se o amperimetro mostra 2A é porque a carga esta consumindo mais corrente do que você esperava... mais preste atenção P=UxI então I=P/U = 10W/12v = 830mA .... essa sim deve ser a corrente esperada.

Note se quando o circuito esta fechado a tensão mantem nesses 12v...

Se esse datasheet for realmente referente ao seu led nele corrente e tensão recomendada são 1,6A por 8V...

Abraço, o pessoal mais esperente vai te explicar melhor...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, desculpa, acho que esse datesheets é de um LED diferente do que tenho aqui.

Este é extamente o LED que tenho:

http://cgi.ebay.com/1pc-10W-White-energy-saving-high-power-LED-12V-NEW-/230525386759?pt=Lamps_US&hash=item35ac624007

Ou seja, 12V 1A. Então não há problema em ligar sem registor na fonte que tenho aqui, certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ninguém? O que necessito saber é se posso liga um LED que requer 1A em uma fonte que oferece 20A, isso pode danificar o LED?

Claro que pode, sem nenhum problema. 20A é a corrente máxima que a fonte pode fornecer. o LED vai puxar o que ele precisa para funcionar, nada além disso.

Teóricamente você pode ligar 20 LED´s desse nessa fonte que ela aguenta.

O que não pode é usar uma fonte que forneça uma corrente menor do que a carga aplicada, nesse caso danificaria a fonte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A respeito da capacidade de corrente da fonte, os colegas já explicaram.

Mas, mesmo sendo de 12v você tem que usar um resistor, pois, sem resistor, com qualquer mínimo aumento da tensão acima da tensão nominal, a corrente sobe vertiginosamente.

Se o LED é de 12V, experimente um resistor de 1 R x 3W.

E não se esqueça de usar um bom dissipador de calor no LED.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

um de 21k(total dos 35 mais a tolerancia :D) Não ficaria bom se você fizer porque assim esse unico resistor ficararia um forno no seu circuito ou 'torrando' na pior das hipoteses mesmo sendo um 10W com dissipador. procuro sempre fazer circuitos 'frios' que não esquente tanto por isso eu não economizo em componente(afinal muitos custam no maximo 40 centavos;) ).

em leds eu coloco um resistor para cada se for em paralelo.

em série sempre procuro fazer a resistencia necessaria com pelos menos dois resistores na entrada

Falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

um de 21k(total dos 35 mais a tolerancia :D) não ficaria bom se você fizer porque assim esse unico resistor ficararia um forno no seu circuito ou 'torrando' na pior das hipoteses mesmo sendo um 10w com dissipador. Procuro sempre fazer circuitos 'frios' que não esquente tanto por isso eu não economizo em componente(afinal muitos custam no maximo 40 centavos;) ).

Em leds eu coloco um resistor para cada se for em paralelo.

Em série sempre procuro fazer a resistencia necessaria com pelos menos dois resistores na entrada

Falou

agradeÇo ppor ter me passado esse bizÚ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 anos depois...

Caro  @jota san  Geralmente a fonte limita a corrente em cada um dos fios que saem da fonte. A corrente mais comum é na faixa de 1 a 2 amperes. Portanto se está esquentando(o fio geralmente esquenta quando excedida a capacidade), use 2 fios amarelos(+) e 2 fios pretos(-). (ISSO SERVE PARA QUALQUER COISA QUE FOREM LIGAR EM UMA FONTE DE PC)

Potência(W) / 12 = corrente em Ampere

Usar 1 par de fios por Ampere.


Acredito que não sirva mais para você, mas que ajude alguém da comunidade!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!