Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Resistor Do Zalman


gfranzoi

Posts recomendados

Não seria um potenciômetro não q você perdeu, acho meio difícil ser um resistor

É um pluguinho com um resistor sim. Da uma olhada aqui.

Vamos chutar...

12/0.24 = 50ohms

então pra dividir teria que ser 50ohms... o valor comercial mais próximo é 47ohms, mas pode tentar 33ohms e 22 ohms... (como um resistor custa "absurdos" R$0.02 pode tentar com vários valores)

Valeu mesmo, vou comprar amanhã.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por xandaum_gv@07 mar 2004, 13:33

Oba ... o seguinte meu usa esses so pra experimentar .....

depois q achar o valor coloque um de 3 Watts pelo menos ....

senao vai torrar  o resistor .....

[]s

tem razão...

144/50 = quase 3 W (obs pra quem não entenedeu... P = V*I = V^2/R, com o "resistor equivalente" foi calculado como 50ohms, taí a conta)

Acho que de 5W acha fácil... (mas aí deve já custar "absurdos" R$0,50) Se não achar de 5W, basta pegar qualquer um, de potência maior que 3W...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

putz, eu fiz isso, peguei aqui do Clube do Hardware mesmo, eu acho.

Só q tentei com uns 5 potenciometro diferente e não deu certo, gerava muita resistencia. Ou ele girava em full ou parava.

Aonde eu compro não tem potenciometro de menor resistencia.

Se alguem souber exatamente qual q eu tenho q comprar, por favor me fale.

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por gfranzoi@09 mar 2004, 14:42

Ah, eu não teria q usar um regulador de tensão??

Não, é só ligar o resistor em série...

Quanto a usar potenciometro, o ideal seria ter um controle de potência, poque dissipar 3W num pot é difícil...

Mas botando o resistor em série já tá legal, daí é só trocar de resistor pra mudar a vel...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não, é só ligar o resistor em série...

Quanto a usar potenciometro, o ideal seria ter um controle de potência, poque dissipar 3W num pot é difícil...

Mas botando o resistor em série já tá legal, daí é só trocar de resistor pra mudar a vel...

Quanto a esse controle de potencia, uso qual regulador pra isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por gfranzoi@10 mar 2004, 00:37

Quanto a esse controle de potencia, uso qual regulador pra isso?

Ih, cara, aí não sei...

pode achar um projetinho na NET, ou, vamos ver se eu desenãoo um rap 10 em ASCII

faz assim

12v+-------------[+ventilador-]----------CBE----------terra

.....+----[POT de 10k]-------[resistor 1k]--+

Não sei se vai dar pra entender o desenho, mas... o CBE lá em cima é um transístor (BD135 - deve custar R$1,00 ) então o C é de coletor, B é de base e o E é de emissor...

Entre o coletor e o 12v ligue o ventilador.

Entre a base e o 12v ligue um potenciometro de 10k (pode tentar um de 4,7k também) em série com um resistor de 1k.

Ligue o emissor no terra... (terra é o 0v da fonte - lá mesmo onde vocÊ liga o fio preto do ventilador)

A pinagem do BD135 é a seguinte: visto com as pernas para baixo e a "latinha" voltada para vocÊ, da esquerda para direita fica (base, coletor, emissor)

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.ifi.unicamp.br/~kleinke/f540/carac/cbip08.gif' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Se não tiver muita experiência talvez seja interessante buscar outro projeto... (mas mais simples do que esse impossível...)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tabgal Postado em 10 mar 2004, 13:08

  QUOTE (gfranzoi @ 10 mar 2004, 00:37)

Quanto a esse controle de potencia, uso qual regulador pra isso? 

Ih, cara, aí não sei...

pode achar um projetinho na NET, ou, vamos ver se eu desenãoo um rap 10 em ASCII

faz assim

12v+-------------[+ventilador-]----------CBE----------terra

.....+----[POT de 10k]-------[resistor 1k]--+

Não sei se vai dar pra entender o desenho, mas... o CBE lá em cima é um transístor (BD135 - deve custar R$1,00 ) então o C é de coletor, B é de base e o E é de emissor...

Entre o coletor e o 12v ligue o ventilador.

Entre a base e o 12v ligue um potenciometro de 10k (pode tentar um de 4,7k também) em série com um resistor de 1k.

Ligue o emissor no terra... (terra é o 0v da fonte - lá mesmo onde vocÊ liga o fio preto do ventilador)

A pinagem do BD135 é a seguinte: visto com as pernas para baixo e a "latinha" voltada para vocÊ, da esquerda para direita fica (base, coletor, emissor)

Se não tiver muita experiência talvez seja interessante buscar outro projeto... (mas mais simples do que esse impossível...)

NOSSA, deu uma aula.

Valeu mesmo cara, se tivesse aí te dava um abraço. ehehehhehe

Eu tenho experiência sim pra fazer isso, do modo como explicou ficou bem claro.

Se tiver alguma dúvida sobre processadores ou overclock, me pergunte. Respondo com prazer.

Valeu mais uma vez.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!