Ir ao conteúdo

Configuração até R$ 1600

Posts recomendados

Postado
Boa tarde galera ... talves esteja indo novamente no paraguai na semana que vem ... eba ... estava pensando em melhorar essa configuração ... pensei em talvez fazer um crossfire na placa de vídeo + um cooler de melhor desempenho para o CPU (pensei num TX3) + 4Gb DDR3 1333 ... aí fica a dúvida essa fonte suportaria? vale a pena? alguem poderia me ajudar?

Se alguem puder indicar um bom monitor eu agradeceria ... wlw galera feliz 2011 pra todos do forum ...

Tenho más notícias, Furadan: você não pode fazer CrossfireX com essa placa de vídeo, porque CrossfireX é só com placas da AMD/ATI, e a sua é Nvidia... Com sua GTS 250 atual, em princípio você poderia fazer SLI, que é a implementação equivalente da Nvidia. Na prática, é quase a mesma coisa, mas há umas diferençazinhas sutis de cabo e de suporte da placa-mãe - que pode não ser compatível ou pelo menos homologada.

Infelizmente, esse é o seu caso: como todas as placas-mães com chipset da AMD, a M4A79XTD EVO não tem suporte a SLI. Portanto, se você puser uma segunda placa Nvidia nela, não vai funcionar. E você também não pode misturar uma placa Nvidia com uma Radeon. Em resumo: para usar duas placas de vídeo, ou você tem que trocar a placa de vídeo ou trocar a placa-mãe, porque com essa combinação que você tem (placa-mãe com chipset AMD e placa de vídeo da Nvidia), não é possível.

Se você quiser mais desempenho da sua placa de vídeo, você tem três opções. Lamento, mas todas as três alternativas implicam jogar fora sua GTS 250 atual, que não poderá ser aproveitada:

1. Comprar duas placas de vídeo
AMD Radeon
(não podem ser da Nvidia) para fazer o CrossfireX.
Pode
ser a melhor solução. Para saber ao certo, você teria que pesquisar nos testes on-line e fóruns específicos para ver se um CrossfireX das duas placas escolhidas dá melhor ou pior desempenho do que uma placa mais cara, e ainda se duas placas das mais simples ficam mais caras ou mais baratas do que uma só placa da mais cara. De todo jeito, obviamente, isso não sai barato.

2. Comprar uma só placa nova mais potente para substituir sua GTS 250 atual. Aí, pode ser Nvidia ou Radeon, tanto faz, já que nesta opção você irá se contentar com uma placa só. Mas para ter uma placa
realmente
potente (AMD Radeon HD 6850, 5850, 6870, 5870, 69xx, 5970; Nvidia GeForce GTX 470, 480, 580), pode se preparar para abrir a carteira, porque também não fica barata, mesmo no Paraguai.

3. Opção orçamento apertado: comprar agora uma placa
AMD Radeon
(para esta opção, não pode ser Nvidia) não tão potente, mas com a intenção de comprar outra mais tarde para fazer o CrossfireX.

Lembre-se que a AMD é mais restritiva quanto ao modelo para o CrossfireX do que a Nvidia para o SLI, e a partir da série 5000 só é possível fazer CrossfireX com um modelo da mesma centena. Exemplo: você pode fazer CrossfireX de uma 5770 com outra
57
70 ou com uma
57
50, mas não com uma
56
70 ou uma
58
50. Portanto, você terá que ficar de olho para não deixar o modelo escolhido sair de linha antes de você comprar a segunda placa, senão seu CrossfireX vai para o espaço.

Em qualquer das alternativas, pegue no mínimo uma série 400 ou 500 da Nvidia (GTS 450, GTX 460 etc.) ou 5000 ou 6000 da AMD Radeon (HD5770, HD6850 etc.), para ter suporte a DirectX 11.

Claro, haveria ainda uma quarta opção, que seria trocar a placa-mãe por uma compatível com SLI, manter a GTS 250 e comprar outra placa de vídeo Nvidia para fazer o SLI, mas obviamente, isso não vale a pena.

--

Quanto ao cooler, pelo que andei lendo o TX3 não é lá essas coisas. Para valer a pena gastar dinheiro para largar o cooler-padrão, no mínimo um Hyper 212 ou Akasa Nero. Dependendo do preço e da sua disponibilidade, talvez uma coisa realmente fina, como um Zalman CNPS10X, um Thermaltake Frío, um Prolimatech Megahalems. Mas veja primeiro se cabe no seu gabinete, porque esses coolers são uns trambolhos imensos. E é provável que você não ache grande coisa em Pedro Juan Caballero; em Ciudad del Este com certeza haveria bem mais opções.

--

É quase certo sua fonte aguentar, sim. Só não aguentaria se fosse um SLI de certas placas topo de linha da Nvidia (como a GTX 480) que gastam horrores de eletricidade. Mas já que você não pode fazer SLI, mesmo se fizer um CrossfireX, as placas da AMD Radeon são muito mais econômicas e você dificilmente terá problemas. Se ainda tiver dúvidas, depois que tiver o modelo das placas escolhidas, poste sua dúvida no tópico de fontes.

--

E quanto ao monitor, acho que você não acreditou ainda no que eu venho lhe dizendo há várias mensagens: a razão pela qual ninguém está lhe dando dicas é que simplesmente os monitores são quase iguais hoje em dia e há muito pouca diferença de um modelo para o outro, a não ser tamanho, conexões (se tem HDMI, DisplayPort etc.), se tem TV, qual o tipo de iluminação (se for "LCD", são lâmpadas por trás do LCD; se for "LED", são LEDs por trás do LCD, mas ainda é LCD), e é claro, o preço. Mas em termos de qualidade de imagem, a diferença visível é mínima ou nenhuma.

Há um LG ou Samsung do tamanho que você quer, com as conexões de que você precisa, a iluminação que você tem em mente e a um preço que você pode pagar? Então compre. Veja demonstrações na loja - você notará que há pouquíssima ou nenhuma diferença perceptível entre eles. Só peça para testarem na sua frente para ver se não há "dead pixels". De resto, desencane e seja feliz.

Eu pegaria o ATLHON II X4 640 ja tem quatro núcleos ele tem a possibilidade de desbloquear o CACHE L3 assim se tornando um Phenom e se não ser certo ainda assim vai ter um otimo processador, prefiro os HD da WERSTERN DIGITAL também, HD5770, OCZ SXS2 400W ou Corsair 430CX são melhores que a ICE num preço acessivel o resto da configuração que postou está boa.

Christian, você não teve paciência de ler as demais postagens... Senão, saberia que o Furadan já foi ao Paraguai e comprou um Phenom II X2 555, que ele conseguiu desbloquear para um X4 B55. Também já comprou um HD da Samsung, e embora eu também prefira os da Western Digital, se ele já comprou o Samsung e está funcionando bem, não vejo motivo para trocar agora. E ele também comprou uma fonte da Thermaltake, que por enquanto também não vejo razão para trocar, embora uma OCZ e principalmente uma Corsair também fossem bem melhores.

.

.

Postado

goyta muito obrigado pelas explicações ... entendi tudo o que disse ... vou tentar o seguinte ... na loja que eu comprei a GTS 250 tinha a GTX 470 e a HD5870, vou ver se o vendedor pega a GTS 250 e eu volto a diferença em uma das outras duas ... caso não seja possível vou ter que ficar com ela mesmo por enquanto ... porque as outras são bem carinhas ... :(

vou ver se lá tem os cooler recomendados ... mas acho difícil ... tem poucas variedades em pedro juan

Postado
goyta muito obrigado pelas explicações ... entendi tudo o que disse ... vou tentar o seguinte ... na loja que eu comprei a GTS 250 tinha a GTX 470 e a HD5870, vou ver se o vendedor pega a GTS 250 e eu volto a diferença em uma das outras duas ... caso não seja possível vou ter que ficar com ela mesmo por enquanto ... porque as outras são bem carinhas ... :(

vou ver se lá tem os cooler recomendados ... mas acho difícil ... tem poucas variedades em pedro juan

Lembre-se também que você terá que cruzar a fronteira paraguaia de novo e, caso o negócio não se concretize, arriscar a alfândega outra vez com uma placa que já tinha entrado no Brasil, mas você não tem como comprovar. Acho que uma GTS 250 ainda fica dentro da quota, mas na hora H, até provar que focinho de porco não é tomada...

Agora, dessas aí, acho que é mais vantagem você pegar a 5870, porque ela abre as portas para um CrossfireX depois. E é mais vantagem ainda pegar uma 6870 - na verdade, um pouquinho menos rápida que a 5870, mas bem pouco mesmo, e com vários avanços tecnológicos em contrapartida, por praticamente o mesmo preço. Consta que o desempenho dela em CrossfireX é excepcional.

.

.

Postado

Goyta - aqui na minha cidade não tem nenhum cooler de bom desempenho :angry::angry::angry: ô pobresa ... estava pesquisando na net antes de comprar o cooler ... estou com um orçamento meio curto vou ter que optar entre o hyper 212 (R$ 110,42 na Kabum) e o akasa nero (R$ 117,22 na Kabum) ... não consegui achar eles mais baratos não, se tiver melhor preço por gentileza me passa. Claro que em primeiro lugar vem o desempenho, mas não abro mão do silencio ... estava pesaquisando e segundo os testes feito pelo Clube do Hardware o akasa se saiu melhor ... inclusive recebendo o selo de aprovação ... entre os dois qual é a melhor opção????

Akasa Nero

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Teste-do-Cooler-Akasa-Nero/1710/1

Hyper 212

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/1931

Ví tb o ICE AGE Prima BOSS II (R$ 164,80 na Kabum) vale a pena pela diferença? ou ficaria satisfeito com um dos outros dois acima?

Postado

Furadan, tanto o Hyper 212 quanto o Nero se destacam por seu excelente custo/benefício: são baratos mas estão pelo menos no terço superior de desempenho dos coolers do mercado. Você deve ter reparado que o Hyper 212 tem um fã-clube enorme aqui no fórum, e não resta dúvida de que é um excelente cooler. Fiquei indeciso entre os dois, até porque eles parecem se equivaler: vi vários testes em sites brasileiros e estrangeiros e ora um estava à frente, ora o outro, de modo que na média me pareceram equivalentes. Mas me decidi pelo Nero porque havia um pouquinho a mais de resultados favoráveis a ele, porque é mais fácil de achar, porque é menor e mais leve, e porque é consideravelmente mais silencioso (o Hyper 212 é meio barulhento).

---

Observe que você encontra o Nero original (AK-967) e o Nero 2, mais recente. É tão recente que ainda não há testes dele em lugar nenhum. A Akasa diz que "aperfeiçoou" o modelo (claro que ela iria dizer isso, né?), mas tudo indica que as únicas diferenças são um mísero milímetro a menos na largura e a fixação para processadores AMD, que no Nero antigo era pelo mesmo clipe do cooler-padrão da AMD e no Nero 2 é parafusado numa backplate. Achei as duas versões à venda, mas o Nero 2 estava mais barato (possivelmente porque o antigo já está testado e consagrado) e resolvi arriscar.

Não me arrependi. A backplate significa mais trabalho na hora da instalação, mas o Hyper 212 também exige backplate, a longo prazo isso é melhor porque aumenta a pressão e o contato dos heatpipes com o processador e junto com eles a eficiência de resfriamento, e na hora de instalar tive uma surpresa: a backplate do Nero 2 era absolutamente idêntica à da minha placa-mãe - não era necessário trocar. Só não morri de raiva porque não tive trabalho adicional, já que eu estava mesmo fazendo um upgrade geral, a placa ia mudar de gabinete e eu teria que removê-la de qualquer maneira. Mas teria dado para instalar o cooler sem retirar a placa-mãe, se fosse o caso. Sugiro que se você pegar o Nero 2, desparafuse e remova a base do clipe de retenção original da placa-mãe e tente parafusar o cooler; se der, não precisa remover a placa.

---

O Nero 2 vem com um manual muito simples, mas não é preciso complicar porque a instalação é mesmo simples. O manual é só um folhetinho, mas explica bem, as ilustrações são bem feitas e dá para ver exatamente o que precisa ser feito. Eu, que costumo ser todo atrapalhado com as mãos e estava com medo dessa etapa, não tive dificuldade nenhuma na instalação. E fiquei impressionadíssimo com a qualidade do acabamento e com a perfeição da usinagem das peças. Tudo é micrometricamente exato, simétrico, perfeito.

Se você pegar o Nero 2, avise que eu dou mais uns macetes que descobri na instalação (na verdade, estou pensando em criar um tópico na área de coolers para falar disso, inclusive porque tirei fotos). Quanto ao desempenho, não posso dar uma opinião definitiva porque alguns contratempos fizeram com que eu por enquanto esteja com o gabinete ainda aberto, e obviamente com a melhor ventilação possível (apesar da poeira que depois terei que limpar). Também ajuda o fato de que o Phenom II X6 tem, por si só, uma dissipação térmica surpreendentemente pequena para um processador tão potente.

Ainda por cima, ignorei o dentifrício num sachê que a Akasa mandou junto (único ponto fraco que achei, porque a Akasa tem boas pastas térmicas e podia ter mandado um tubinho de uma delas) e coloquei uma pasta térmica de primeiríssima qualidade: Arctic Cooling MX-2 (nada a ver com a Arctic Silver, são empresas diferentes de países diferentes: a AC é suíça, a AS americana). E por enquanto não fiz overclock (para que, com um X6???) e mantive Cool'n'Quiet e tudo mais ativo, de modo que ele se mantém frio a maior parte do tempo.

Seja como for, o fato é que o processador está a maior parte do tempo a inacreditáveis 21°C! Quando ele processa algo um pouco mais pesado, sobe para 31°C. Pode-se dizer que está à temperatura ambiente, já que aqui em São Paulo no momento estamos tendo uma frente fria em pleno verão. Nunca vi processador a essa temperatura antes! Então, pelo que posso observar, o Nero 2 funciona muito bem!

---

Quanto ao IceAge, é um dos coolers "top", dos melhores que existem. É melhor tanto que o Nero (1 ou 2) quanto que o Hyper 212, sem dúvida. Mas eu achei que não valia a pena investir muito nisso, porque com um foguete de processador desses não vou sentir a necessidade de fazer overclock tão cedo. (Montou a biblioteca do Windows Media Player com umas 2500 músicas e 500 vídeos em pouco mais de um minuto!) Você é quem sabe, mas estou satisfeitíssimo com o Nero 2 e está com toda a cara de que aguenta um bom overclock.

---

E quanto aos preços, a JustShop tem o Nero 2 por R$ 109 e o Hyper 212 pela pechincha de R$ 84! E a JustShop faz parte do que eu chamo de "santíssima trindade" das lojas absolutamente perfeitas na eficiência, serviço, atendimento, honestidade e confiabilidade: JustShop, Guerra Digital e WAZ. Mil vezes melhor que a Kabum, que demora dias para confirmar um depósito, vende produtos fora de estoque e dá a maior dor de cabeça se você precisar de um RMA. Nunca tive problemas comprando lá, mas o tópico sobre a Kabum aqui no fórum está com cada caso de arrepiar e agora fiquei cabreiro.

Depois conte o que você resolveu. Boa sorte! :)

.

.

Postado

Goyta inicialmente obrigado pela explicações ... despois de tudo que foi exclarecido optei mesmo pela Akasa Nero 2 ... principalmente pelo nível de ruído (é considerada muito silenciosa) ... fiquei tentado pela hyper 212 por causa do preço (apenas R$ 84,00), mas como também estou com o gabinete aberto não vou aguentar o nível de ruído na minha cabeça, pois jogo em média 6 hs seguidas ... comprei no site que você me indicou realmente o preço tava bom.

Depois me passa as dicas q você falou sobre o Akasa Nero 2 ...

wlw

Postado

Ótima compra, Furadan! Aqui vão as dicas que prometi. A primeira delas já falei: pode ser que você não precise remover a placa-mãe. Após remover o suporte do clipe da placa-mãe, faça um ensaio com o corpo do cooler, com tudo desligado, sem pasta térmica e sem a ventoinha, só para ver se parafusa no encaixe existente. É provável que sim. Se parafusar, ficar firme e a mola do parafuso for toda comprimida, não precisa remover a placa-mãe - pode usar a backplate que já está lá. A da minha placa-mãe era absolutamente idêntica e poderia ter sido usada.

--

Se você precisar trocar a backplate e remover a placa-mãe, terá que montar o cooler todo com a placa fora do gabinete. Isto é, não dá para só colocar a backplate, recolocar a placa e então montar o cooler, porque a backplate fica solta até ser fixada pelos parafusos do cooler. Aí, coloque as presilhas de borracha primeiro, parafuse o cooler e por último coloque a ventoinha, porque com ela colocada fica difícil colocar o parafuso do meio na lateral superior da placa-mãe. O furo inferior da ventoinha que dá para o topo do gabinete pode ser difícil de colocar (no meu caso foi, porque como no meu gabinete a fonte fica embaixo, quase não há folga de espaço na parte de cima do gabinete, acima da borda superior da placa).

Mesmo assim, as tais presilhas de borracha da Akasa (na verdade, não é borracha e sim um tipo de silicone) são um achado e uma ideia de gênio. Você olha para aquela coisa toda fininha e molenga e acha que aquilo não vai dar conta de segurar. Engano. É mais forte do que parece, a ponto de você ter que fazer força para retirar a ventoinha depois, e é uma das razões pelas quais o Nero é tão silencioso: a "borracha" (ou o silicone) amortece as vibrações e reduz significativamente o ruído. Descobri que a JustShop vende essas presilhas avulsas e comprei um pacote, para ficar de reserva e eventualmente (ainda vou ver) até para usar o sistema em outras ventoinhas do meu gabinete (eu só não arriscaria nas ventoinhas do teto: não convém abusar da lei da gravidade).

--

A dica final é quanto à pasta térmica. Não senti firmeza na que veio junto. A Akasa tem a AK-950, à base de prata, que é bem razoável; poderia ter mandado uma seringa. Em vez disto, veio um sachê com uma coisa branca farelenta, parecendo pasta de dente ressecada, sem nenhuma informação sobre sua composição e de um fornecedor obscuro de Taiwan. Até pode ser uma boa pasta à base de óxido de alumínio ou de zinco, que são brancos e bons materiais de condução térmica, mas não dá para saber ao certo, então é melhor não arriscar.

O padrão de referência do mercado ainda é a Arctic Silver 5, que em muitos testes ainda reina soberana, com sua altíssima eficiência de condução térmica. Mas está começando a ficar ultrapassada, por dois motivos. O primeiro é que por ser à base de prata metálica (como o "Silver" do nome indica), a AS 5 é condutora de eletricidade e precisa ser colocada com muito cuidado para não espirrar para fora da superfície de contato e causar um curto-circuito. Esse risco aumenta com a maior quantidade que se gasta em coolers com heatpipes de contato direto, como é o caso do Nero, e é bom lembrar que qualquer pasta térmica amolece, fica mais fluida e tende a escorrer quando aquecida.

O segundo motivo é que a AS 5 precisa de um tempo de cura de mais de 200 horas com o PC ligado para atingir a eficiência total e precisa ser reaplicada pelo menos uma vez por ano. Hoje há pastas de eficiência comparável que não são condutoras de eletricidade, não precisam de cura (atingem a eficiência máxima imediatamente) e, no caso das pastas da Arctic Cooling, não precisam ser reaplicadas enquanto o cooler não for removido.

As pastas não condutoras elétricas oferecidas pela Arctic Silver (Ceramique, Alumina e Matrix) não têm nem de longe a eficiência da AS 5, nem chegam perto das concorrentes. Aí, pelo que pude pesquisar, a primeira linha das pastas não condutoras tem a Noctua NT-H1, a Zalman STG2 (curiosamente, mais barata do que a STG1, que é pior), as Arctic Cooling MX-2 e MX-3 (a MX-3 é um fenômeno, mas é caríssima e não vale a pena; a MX-4 foi uma regressão e é pior), a Shin Etsu G751 (às vezes você acha no Mercado Livre e é fabulosa, mas vem numa seringa de aplicação única que não é recomendada para quem vai usar um cooler de contato direto, porque pode faltar), a Tuniq TX-3 e a OCZ Freeze (ambas difíceis de achar no Brasil, mas às vezes você tem sorte). Fiquei com a Arctic Cooling MX-2, que você acha na WAZ, porque é excelente e não precisa ser reaplicada por 8 anos, o que provavelmente é bem mais do que a vida útil do seu PC.

--

E para colocar a pasta térmica, há mil opiniões conflitantes e métodos recomendados. Acabei usando uma variação do método sugerido pela Benchmark Reviews, que fez a mais extensa avaliação de pastas térmicas jamais feita. Eles são claros e estão corretíssimos ao afirmar que pasta térmica é um mal necessário: o ideal seria não usar nenhuma e ter contato direto de metal com metal, pois nenhum material pode conduzir calor melhor do que isso, mas na prática isso não é possível e é preciso usar a pasta, por causa das irregularidades da superfície (e você deve ter reparado que o invólucro metálico dos processadores AMD é um tanto áspero). A pasta serve para preencher essas irregularidades e ainda proporcionar uma superfície de contato e troca de calor, que de outra forma não existiria nesses locais.

Então, deve-se usar um mínimo, muito pouco mesmo, apenas para cobrir as irregularidades microscópicas, e o metal por baixo deve estar "sujo" de pasta, mas visível. Nada de lambuzar com um exagero de pasta, como muitos fazem: por melhor que a pasta seja, se você puser muita, estará impedindo o contato direto de metal com metal onde possível, e portanto piorando a condução de calor.

No entanto, coolers com heatpipes de contato direto têm sulcos naturais entre os heatpipes e a base. Esses devem ser generosamente preenchidos, porque aí a pasta já passa a aumentar a superfície de contato também na vertical. Gastei meio tubo de 4 g da MX-2 para preencher bem esses sulcos - mas também não apliquei mais nenhuma pasta. Simplesmente envolvi um dedo num saco plástico limpo e fui puxando a pasta dos sulcos e esfregando muito leve e delicadamente na superfície de cobre dos heatpipes e no resto da base, até "untá-las" todas com uma camada bem fininha da pasta. No processador, nada. Esfreguei delicadamente a base do cooler no processador e depois deixei o cooler solto fazendo peso sobre o processador por alguns minutos. Fui conferir e estava "sujinho" mas com o metal visível na maior parte - quase ainda dava para ler a gravação "AMD Phenom II". É assim que deve ser. E meus resultados mostram que deu certo. (Esqueci de mencionar que a ventoinha fica em baixa rotação - em torno de 700 rpm - a maior parte do tempo, e ainda assim o processador fica praticamente à temperatura ambiente.)

Importante: não se esqueça de retirar muito bem toda a pasta térmica anterior da superfície do processador. Use álcool isopropílico (a JustShop deve mandar um frasquinho de brinde com sua compra, eles sempre mandam). Gosto de usar compressas de gaze para isso, daquelas de pacotinho de farmácia, porque soltam poucos fiapos e são, naturalmente, muito limpas. Vá passando gaze embebida no álcool isopropílico até não sair mais nada e a gaze continuar branquinha.

Boa sorte! :)

.

.

Postado

Fui comprar a pasta térmica e que decepção ... em todos os site tão faltando produtos ... entrei em vários sites ... vários mesmo ... e tive que comprar a Noctua NT-H1 (comprei na WAZ) porque não encontrei a AC MX-2 ... é muito f**a isso ... mas pelo que ví na net a noctua é uma boa pasta térmica ... então estou satisfeito com a compra ...

A dúvida é o seguinte ... ele tem que ser reaplicada de tempos em tempos? ou é igual a AC MX2?

Postado

Furadan, a Noctua NT-H1 é uma excelente pasta térmica e você fez uma ótima compra. Pode ficar sossegado que seu processador vai ficar muito bem resfriado com ela. Quanto à reaplicação, a Noctua recomenda que a pasta seja trocada após 3 anos. Ou seja, é um período bastante longo (a Arctic Silver 5 deve ser trocada todos os anos), mas não são os 8 anos das pastas da Arctic Cooling. E quando chegar a hora, tome muito cuidado porque a NT-H1 tem fama de muito viscosa (grossa) e pode fazer o processador grudar na base do cooler - se você não tomar cuidado, pode entortar os pinos do processador na hora de tirar e inutilizá-lo com isso. Mas pelo menos por enquanto, você pode ficar tranquilo, e em três anos muita coisa pode acontecer.

.

.

Postado

Pessoal estou aproveitando o topico já criado pelo amigo FURADAN, para nao causar "congestionamento" de topicos com o mesmo valor.

Irei comprar meu computador no paraguai, segue a configuração:

Mobo ASUS P7P55D Deluxe

Intel Core I5 760

2x2GB Corsair Dominator 1333Mhz

ATI Radeon HD 5770

Satellite 600w real

2x500GB Samsung SATA-300 para RAID0

Corsair H50 Hydro Series

Isso ira me custar R$1565 (valor podendo variar dependendo da cotaçao do dolar)

Irei pegar uma peça por mes (por motivos financeiros claro :P)

Gostaria de saber se a configuração esta boa?

Já estou quase certo de que vai ser esta configuração, só preciso de uma opiniao de fora para ter certeza :D

PS: escolhi o i5 760 porque a diferença entre ele e o 750 é de 4 dolares, e a 5770 porque pretendo fazer um crossfire e nao vejo necessidade de tecnologia 3D por enquanto :D

Montei uma configuração com tecnologia AM3 da AMD, mas deu quase o mesmo preço, diferença de menos de R$50, por isso decidi pegar LGA1156 :)

Postado

Xirimiu, eu começaria tirando fora essa fonte. Satellite não dá, é convite para fritar seu PC. Primeiro, não acredite em nenhuma fonte que anuncia tantos watts "reais". As que realmente têm o que anunciam não fazem nenhum esforço para que você acredite, e a base que você deve ter para avaliar são os testes rigorosos como os feitos aqui no Clube do Hardware e em sites como o JonnyGuru. E muita fonte "real" foi desmascarada nesses testes (caso extremo: Leadership Gamer de 900W que na verdade tem 250W...).

Segundo, a Satellite é um fabricante desleixado, que dá mau acabamento a suas fontes, usa componentes de má qualidade (fios inadequados, cabos curtos e mal projetados, capacitores chineses vagabundos), dá informações erradas nas etiquetas e costuma usar projetos antigos, ultrapassados e de baixa eficiência em suas fontes. As fontes também costumam variar a tensão além do aceitável e terem níveis de ruído altos demais.

Não dá para comparar com uma Corsair, Antec, XFX, OCZ... Faça um favor, dê uma olhada na seção de Produtos Recomendados aqui do site e leia alguns testes para ver o que é uma fonte realmente de qualidade. (Vale ler também a seção de "Produtos-Bomba" para ter uma noção do perigo que você corre com uma fonte de má qualidade, e como até marcas conceituadas como Cooler Master ou Thermaltake muitas vezes se dão mal quando tentam fazer fontes.) E pegue uma fonte decente, com PFC ativa, certificação 80 Plus (sua conta de luz agradece), bom cabeamento (se for modular, melhor ainda). Muitas vezes não são baratas, mas ainda saem muito mais baratas do que substituir todo um PC torrado depois, e ademais, economize em tudo, MENOS na fonte!

Outra coisa: para que você quer um cooler a água? Isso é para quem pretende fazer overclock extremo, e nesse caso precisa gastar com muito mais do que só um cooler: memórias de alta performance, placa-mãe topo de linha etc. Cooler a água é ótimo, mas tem instalação complicada, não pode ser instalado em qualquer gabinete, pode vazar, sim (e você sabe o que acontece quando água e componentes eletrônicos se misturam), e se falhar, seu processador frita na hora, enquanto com um bom cooler a ar, pode ser que o dissipador ainda segure as pontas passivamente mais um tempo, mesmo que a ventoinha falhe. Se você ainda morasse na Amazônia ou no sertão do Nordeste, mas você mora no Sul, numa cidade de clima ameno tendendo para frio (conheço, fui uma vez numa turma com uma colega de faculdade que era da família da tecelagem Carlos Renaux, e a cidade é linda, como quase todas da região do Vale do Itajaí - ainda existe o Köhler com aquela comida caseira divina e aquelas tortas maravilhosas?). Pense duas vezes e procure se informar mais.

E não é uma contraindicação absoluta, há quem goste dos HDs Samsung, mas acho que Western Digital e até mesmo a recém-reabilitada Seagate fazem melhor. É bom você saber que a maioria dos HDs Samsung recentes são de baixa rotação e baixo desempenho. Eu preferiria um Western Digital Blue (o Green também é de baixo desempenho) ou um Seagate Barracuda 7200.12. Também pense duas vezes antes de fazer RAID 0, porque o desempenho aumenta, mas a tolerância a falhas é baixíssima e fica muito mais fácil você perder tudo se houver algum problema com um dos HDs (que pode até nem ser de hardware: pode ser um ponteiro corrompido no NTFS, por exemplo).

.

.

Postado

Eu também prefiro HD Western Digital, tenho um de 80GB há uns 5 ou 6 anos, que veio no meu segundo PC, o bicho já sofreu muito cara, e ainda tá vivo e forte :P

Postado

Goyta, obrigado pelas dicas, mas a fonte que escolhi teve otimos resultados nos testes realizados aqui no CH, em relação custo/beneficio, como não tenho muita grana a disposiçao para comprar uma OCZ ou uma XFX (OCZ não tem na loja em que pesquisei, XFX ta custando US$130 e Corsair nem se fala, menos de US$140 não achei, enquanto esta satellite US$88)

Segue o link com os testes da fonte que escolhi:

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Teste-da-Fonte-de-Alimentacao-Solytech-SL-8600EPS/1503/10

Quanto ao cooler, escolhi esse pelo fato de ser um sistema fechado de refrigeração a água, que além de dar um visual bonito ao gabinete, garante que eu use o I5 760 por no minimo 3 anos em O.C a 3.2Ghz, sem me preocupar com manutenção de bomba, radiador, troca de fluído etc... (minha segunda opção seria o Thermaltake Frio, que na minha opinião é o melhor air cooler atualmente, mas continuo na dúvida).

Já os HDs, por enquanto sou muito leigo em questão a RAID0, não estou ciente de seus riscos e desvantagens, apenas sei que posso mover pastas gigantes em menos tempo do que o normal. Escolhi Samsung pois na loja não tem WD (apenas de 400GB mas pelo mesmo preço), nem Seagate a disposição no momento. Só para constar, o HD é SATA II de 500GB 7200rpm com 16MB buffer, Seagate apenas de 1TB o que seria minha segunda opção (fiz uma nova pesquisa na loja e eles receberam os HDs da Seagate Barracuda de 500GB 7200rpm 16MB buffer).

Por enquanto a configuração é a seguinte:

Mobo ASUS P7P55D Deluxe

Intel Core I5 760

2x2GB Corsair Dominator 1333Mhz

ATI Radeon HD 5770

Satellite SL-8600EPS 600w real

2x500GB Seagate Barracuda SATA-300 para RAID0 ou 1TB Seagate SATA-300

Corsair H50 Hydro Series ou Thermaltake Frio

Meu objetivo ao comprar esse computador, é ficar com o processador em overclock à 3.2Ghz, e no fim do ano fazer o Crossfire da HD 5770. Comprei meu computador que uso até hoje à 5 anos atras, uso um Pentium 4 2.8Ghz LGA 478, uma ASUS P4V800D-X com 2x1GB markvision DDR 400Mhz, uma GeForce 6200 e o HD é um WD de 80GB SATA-150.

Pretendo fazer com o pc novo, o mesmo que fiz com o velho, usar por no minimo 4 ou 5 anos, aí sim irei pegar tecnologia DDR4 já criada pela Samsung, USB3.0, SATA-600, PCI-Express 2.1 ou 3.0 o que estiver ao alcance.

Continuem postando dicas, opiniões e opções melhores.

Agradeço desde já a ajuda e compreensão de todos!

EDIT: a fonte na verdade é da Solytech, mas no Brasil é comercializada como Satellite, no próprio teste realizado pelo CH eles falam sobre esse assunto na pag. 1/10. :)

Postado
Goyta, obrigado pelas dicas, mas a fonte que escolhi teve otimos resultados nos testes realizados aqui no CH, em relação custo/beneficio, como não tenho muita grana a disposiçao para comprar uma OCZ ou uma XFX (OCZ não tem na loja em que pesquisei, XFX ta custando US$130 e Corsair nem se fala, menos de US$140 não achei, enquanto esta satellite US$88)

Bem, esse modelo da Satellite é aceitável, mas eu ainda ficaria com uma fonte melhor na eficiência, no acabamento, no cabeamento, na garantia. Acho que você está escolhendo a coisa errada para economizar, ainda mais com os preços que você tem comprando no Paraguai. Uma Corsair ou XFX ao preço que custa uma IceAge 500W aqui? Eu não vacilaria um ciclo de clock... Mas você é quem sabe. E lembre-se que Ciudad del Este tem centenas de lojas. É bobagem se limitar ao que apenas uma delas tem a oferecer.

Quanto ao cooler, escolhi esse pelo fato de ser um sistema fechado de refrigeração a água, que além de dar um visual bonito ao gabinete, garante que eu use o I5 760 por no minimo 3 anos em O.C a 3.2Ghz, sem me preocupar com manutenção de bomba, radiador, troca de fluído etc... (minha segunda opção seria o Thermaltake Frio, que na minha opinião é o melhor air cooler atualmente, mas continuo na dúvida).

Questão de estilo pessoal. Eu fico olhando para o monitor, não para o gabinete, que prefiro até esquecer que existe e deixo em um canto onde não atrapalhe, então pouco me importa que aparência ele tem, contanto que o conteúdo funcione a contento. Mas entendo que nem todo mundo é assim.

De toda forma, qualquer bom cooler a ar (nem precisa ser excelente como o caríssimo Frío) aguenta tranquilamente um overclock desse nível e tampouco tem bomba, radiador ou fluido. Agora, há gente que leva um Core i5 além dos 4 GHz, e aí, só a água, mesmo.

De qualquer forma, em vez de pagar uma fortuna por um sistema de refrigeração potente só para fazer overclock, não seria mais lógico gastar menos nisso e usar a grana para pegar direto um processador mais potente, tipo um Core i7 860, que também é LGA 1156, serve na placa-mãe que você escolheu e não obriga a gastar mais com RAM para fazer triple channel, mas já tem HyperThreading e TurboCore, e daria um desempenho provavelmente equivalente ou superior a um Core i5 760 em 3.2 GHz, isso já com o clock-padrão? Você poderia até usá-lo com o cooler da caixa num primeiro momento, e mais tarde, quando você tivesse uma folguinha de dinheiro, colocaria um cooler melhor.

Parto do princípio de que overclock estressa os componentes e traz o potencial para instabilidade e superaquecimento, então só deve ser feito se e quando você sentir que aquele desempenho adicional está fazendo falta e trará um benefício considerável, capaz de justificar o custo e os riscos.

E lembre-se, os Sandy Bridge estão saindo... Ainda não se sabe quanto vão custar por aqui, mas talvez valha a pena esperar mais um pouquinho para ver. Os primeiros testes do Core i5 2500K e do Core i7 2600K foram um arraso: só não deixaram comendo poeira o ainda imbatível mas caríssimo Core i7 980X, e isso com TDP de 95W e dissipando muito pouco calor... A AMD está preocupada, porque o excelente custo/benefício dos Phenom II X6 foi para o espaço da noite para o dia (parece que os Sandy Bridge vão custar na mesma faixa) e ela agora tem a obrigação de estraçalhar quando sair o Bulldozer...

Já os HDs, por enquanto sou muito leigo em questão a RAID0, não estou ciente de seus riscos e desvantagens, apenas sei que posso mover pastas gigantes em menos tempo do que o normal

Mover para onde? Em RAID 0, os dois HDs se comportam como um só (tendo dois de 500 GB, você verá um de 1 TB no "Meu Computador"). Os blocos de cada arquivo são gravados alternadamente num disco físico ou no outro. Isso dobra a taxa de transferência de dados, mas como você não vai ter um terceiro disco, você só tem três situações possíveis:

1. Mover os arquivos dentro do mesmo drive lógico. Isso é instantâneo em qualquer drive, RAID ou não, porque o Windows se limita a alterar os ponteiros do NTFS na MFT, mas os arquivos ficam no mesmo lugar físico. Isso é feito em milissegundos, não importa o tamanho dos dados.

2. Mover os arquivos de uma partição para outra, dentro de um mesmo disco físico. Isso já é uma cópia física e é uma operação lenta - mais lenta do que de um HD físico para outro, porque a mesma controladora e provavelmente o mesmo cabeçote de gravação serão usados, e neste último caso, o tempo de movimento do braço do cabeçote de um setor para o outro é uma eternidade em termos eletrônicos. Tendo RAID 0, esse tempo fica reduzido à metade, mas ainda é considerável.

3. Mover os arquivos para um HD externo, pendrive etc. Aí o gargalo passa a ser a velocidade de comunicação com o drive externo, que é muito mais lenta do que a de uma controladora SATA interna, mesmo que seja e-SATA ou USB 3.0. Ter seu drive principal em RAID 0 não fará a menor diferença.

Então, especificamente para a operação de mover pastas enormes, que é o motivo que você mencionou, RAID 0 só faria alguma diferença no segundo caso. Vale ter todas as outras complicações e riscos só para isso? Eu diria que não. RAID 0 pode fazer diferença no desempenho, sim, se seu tipo de utilização envolver muitos acessos a disco, mas se você tem bastante RAM, é provável que o Windows coloque os arquivos mais frequentemente acessados em cache na RAM e isso também se torne irrelevante.

Dê uma boa estudada sobre isso. RAID é o tipo da coisa que se você não souber exatamente o que, por que e como está fazendo, não deve fazer.

Escolhi Samsung pois na loja não tem WD (apenas de 400GB mas pelo mesmo preço), nem Seagate a disposição no momento. Só para constar, o HD é SATA II de 500GB 7200rpm com 16MB buffer, Seagate apenas de 1TB o que seria minha segunda opção (fiz uma nova pesquisa na loja e eles receberam os HDs da Seagate Barracuda de 500GB 7200rpm 16MB buffer).

Sempre existe risco com qualquer HD de qualquer modelo ou marca, mas eu diria que na média, WD é melhor que Seagate, que é melhor que Samsung. No Brasil, a Seagate leva a vantagem de um SAC muito melhor estruturado e confiável para eventuais RMAs do que qualquer outra marca, mas para isso você tem que ter a nota (pode ser do Paraguai, mas tenha). Mas certifique-se que seja da série 7200.12, pois não só tem melhor desempenho do que as anteriores, como está livre dos bugs que assolaram a série anterior (7200.11).

Meu objetivo ao comprar esse computador, é ficar com o processador em overclock à 3.2Ghz, e no fim do ano fazer o Crossfire da HD 5770. Comprei meu computador que uso até hoje à 5 anos atras, uso um Pentium 4 2.8Ghz LGA 478, uma ASUS P4V800D-X com 2x1GB markvision DDR 400Mhz, uma GeForce 6200 e o HD é um WD de 80GB SATA-150.

Eu também fiquei com meu PC anterior cinco anos e atualizei-o agora, também procurando uma configuração que durasse outros cinco anos. Mas fui surpreendido por uma emergência e fui obrigado a fazer a troca antes do momento em que pretendia, numa hora em que eu estava apertado de dinheiro. Isso me obrigou a ficar na AMD, que era mais escalável (na Intel, eu não poderia começar pequeno e atualizar depois sem trocar tudo), e a pegar uma configuração inicial mais modesta, que só atualizei depois. Mas tratei de pegar uma placa-mãe moderna de boa qualidade, mesmo que isso tenha me obrigado a sacrificar o processador e a memória num primeiro momento (fiquei com um Athlon II X2 245 por alguns meses, embora eu deva dizer que ele me surpreendeu e é muito melhor e mais rápido do que eu esperava que fosse). Também não economizei na fonte e acho até que exagerei. Mas sempre de olho nas tendências.

Pretendo fazer com o pc novo, o mesmo que fiz com o velho, usar por no minimo 4 ou 5 anos, aí sim irei pegar tecnologia DDR4 já criada pela Samsung, USB3.0, SATA-600, PCI-Express 2.1 ou 3.0 o que estiver ao alcance.

Duvido que DDR4 ou PCI-E 3.0 tragam avanços radicais em termos de desempenho. Mas USB 3.0, sim, dá uma diferença dramática em relação ao USB 2.0, já está "pegando" com relativa rapidez lá fora, e eu diria que você vai querer ou mesmo precisar usar bem antes de 4 ou 5 anos. Assim como foi no início com o USB 1.1, dá para colocar placas adaptadoras, se sua placa-mãe não der suporte, mas USB 3.0 exige placas PCI-E para isso. Portanto, reserve um slot PCI-E (mesmo que seja 1x) para esse uso futuro.

Minha placa-mãe tem suporte a SATA III e a USB 3.0 e acho que nisso foi bom eu ter ficado com a AMD, porque já há ampla variedade de placas-mães AM3 com suporte às duas coisas, o que ainda é escasso do lado da Intel (e inexistente para LGA 1156). Quanto ao SATA III, tenho um HD WD Caviar Black SATA III e não noto diferença nenhuma de desempenho em relação ao HD auxiliar, que é um Seagate Barracuda SATA II. Mas a coisa muda de figura se você pensar em termos de SSD. Não pretendo pôr SSD a curto prazo, porque além de essa tecnologia ser cara, ainda não está madura e precisa ser muito aperfeiçoada. Mas sei que é uma questão de tempo, e será bem menos do que 4 ou 5 anos. Por isto achei importante já ter acesso a SATA III agora.

Já para a placa de vídeo, eu poderia ter até ficado com minha velha GeForce 8500GT, porque não gosto de jogos e não preciso de uma placa muito potente. Mas gosto de multimídia e historicamente essa área sempre adotou novas versões do DirectX até mais rápida e profundamente do que a de jogos. Processamento paralelo (CUDA e APP) também é uma tendência cada vez mais forte. E embora eu não tenha nem orçamento nem espaço para isso agora, quero ter a liberdade de brincar com várias saídas de vídeo no futuro.

Para ter tudo isso, só com uma 6850, que acabei pegando. Não é muito mais cara do que uma 5770, em Crossfire tem um desempenho estupendo (aí, ganha da 5970) e acho que você deveria pelo menos considerar essa possibilidade (ou a de uma GTX 460 ou 470, que só não peguei por causa do número limitado de saídas e do preço mais alto além do razoável). Se você está comprando para durar, precisa ter o que há de ponta hoje, mesmo que eventualmente tenha que esperar mais um pouco. A 5770 já não é nem so last year mais, porque é de 2009... Não pense apenas em termos de velocidade, mas em termos de recursos qualitativos - foi por causa deles que troquei a placa, porque senão nem precisaria.

Um abraço!

.

.

Postado

Após ter lido seus "encinamentos" sobre informatica, me veio a mente a ideia de montar uma configuração AM3, sem RAID, e mais confiável, troquei a fonte anterior por uma XFX 650w que coube no orçamento dos R$1600, segue a nova configuração:

Crosshair IV Formula

Phenom II x4 955 BE

2x2GB Corsair Dominator 1600Mhz

ATI Radeon HD 6850

SATA-300 1TB Seagate

XFX XXX Edition 650w

Thermaltake Frio (só porque ta baratinho no py)

Esse orçamento ficou aceitavel, proximo dos R$1600 , o bom é que irei pegar uma peça por mes com um tio meu que vai retornar a fazer viagens para o py, ele vai trazer a preço de custo, sem acrescentar 1 centavo :)

PS:

(ainda existe o Köhler com aquela comida caseira divina e aquelas tortas maravilhosas?)

Sinto muito mas me mudei a pouco tempo pra Brusque, e na verdade não conheço nada da cidade pois enquanto minha mãe fazia a mudança, eu fiquei morando com parentes em outra cidade. Fui pra Brusque no feriado de 15 de Novembro mas fiquei apenas o fim de semana mesmo por lá, no momento continuo com meus parentes em outra cidade aproveitando as ferias :D

Postado

Gostei, Xirimiu! Você saiu perdendo um pouco no processador em stock, mas o X4 955 é um monstro para overclock e com uma Crosshair IV Formula e um Thermaltake Frío você o coloca em 4 GHz mole, mole, embora neste caso tenha sido bom você também ter posto a fonte XFX (outro nível, nem dá para comparar com a melhor Satellite), porque o consumo de energia dos Phenom II aumenta exponencialmente quando em overclock. De qualquer modo, se sua prioridade são jogos, a placa de vídeo influi bem mais do que o processador, e a 6850, pelo que o pessoal tem relatado, permite jogar quase tudo no talo - fora a modernidade dos outros recursos.

No geral, sua configuração ficou mais equilibrada. A Crosshair IV Formula é simplesmente a melhor e mais avançada placa-mãe do mercado atualmente; era a que eu queria, mas meu orçamento não dava mesmo! Tem absolutamente tudo que alguém pode querer numa placa-mãe atualmente: um chipset muito avançado (890FX), um monte de fases de potência (acho que 8) para overclocks redondos, slots para dar e vender, suporte a Crossfire, conectores para ventoinhas adicionais, capacitores sólidos, BIOS e utilitários com suporte a mil recursos de overclock, SATA III, USB 3.0, o que você pensar. Essa sim, é uma placa para durar 5 anos ou mais!

Enfim, você perdeu um pouco no processador (não muito, na verdade; o X4 955 ainda é respeitável, mesmo em stock), mas o processador não é tudo e com isto você redistribuiu melhor os recursos e ficou com uma configuração mais robusta e à prova do tempo. A AMD oferece suas compensações, que vão muito além do preço (escalabilidade, chipsets modernos, placas-mães compatíveis poderosas e comparativamente de baixo custo), e é por isto que mesmo com as surras que costuma levar da Intel nos benchmarks, ainda tem uma clientela cativa e fiel. Acho que você acaba de ter uma prova disso...

.

.

Postado

Eu fiz essa configuração baseada no que voce havia citado, comprou um athlon II x2 245 e mais tarde comprou um processador poderoso, eu escolhi o x4 955 justamente pelo seu preço e sua capacidade de overclock que eu particularmente acho incrivel. A diferença de preço dele para o x6 1055T é de 70 dolares, ja pro x6 1090T é de 140 dolares, eu gostaria de pegar o x6 1090T, mas justamente pela falta de verba e por não achar estão necessario na minha plataforma (no caso, jogos) nao vou comprar agora, talvez no fim do ano ou ano que vem quem sabe (o tempo passa e a informatica nao para, sempre tem novidades :) ) obrigado por seus conselhos e dicas goyta, voce me ajudou a gastar um pouco mais, mas me ajudou a investir num pc que me deixe sussegado por mais 5 anos :D

Fiquei muito satisfeito com essa nova configuração, a antiga eu achava boa mas eu nao sentia muita confiança nela, nessa nova eu leio e fico animado, logo querendo comprar tudo de uma vez xD

Um abraço e novamente agradeço suas explicaçoes t+

EDIT: Eu estive pensando em outras duas opções:

opção 1: colocar um Athlon II x4 640 em vez do Phenom II x4 955 BE e uma 6870 em vez de uma 6850. Se for assim eu deixo pra comprar o processador bom ano que vem :)

opção 2: pegar o x4 955 BE mas deixalo em stock e nao comprar o Thermaltake Frio, ai eu pego a 6870 e quando for necessario eu compro um cooler bom para o processador e coloco em overclock, assim eu até economizo um pouco de grana...

O que voce acha,qual das duas opções é melhor?

Postado

Xirimiu, que bom que pude ser útil! Quanto às suas novas dúvidas, e quanto ao processador, há prós e contras e a situação atual está bem confusa. O desempenho do Athlon II X4 640 é muito pouca coisa inferior ao do Phenom II X4 955 em stock, ele é muito mais barato e também gasta muito menos energia (TDP de 95W, contra 125W do 955) e esquenta menos, mas não é Black Edition e não vai levar você muito mais longe. Apesar do teatro que a AMD faz dizendo que não se responsabiliza por overclocks, todo mundo sabe que o X4 955 e o 965 foram concebidos e otimizados especificamente para esse mercado (serem Black Edition é apenas um dos detalhes disso).

Não sei a partir de que ponto a 6850 dá gargalo com o processador, mas acredito que haja muita folga, e essa preocupação seja mais para o pessoal que usa LGA 775, pois a Intel continua vendendo uns processadores bem antigos e lerdos para essa plataforma, coexistindo com os mais modernos e rápidos que ela tem. Até um Sempron 140, single-core e o mais fraquinho e barato da AMD, é mais rápido do que alguns Pentium 4, Pentium D, Celeron e Core 2 Duo das primeiras séries, que continuam à venda.

Assim, eu seria capaz de apostar que nem meu aposentado Athlon II X2 245 daria gargalo com a 6850. Ele era mais do que satisfatório para 90% das coisas - só engasgava com alguns casos de video streaming e uso da webcam, e mesmo assim era aceitável: só vim a perceber que antes estava lerdo quando passei para o X6 1090T e tudo passou a fluir mais macio, e aí vi que o que eu pensava ser normal não era... (Lembre-se também que eu o usava com uma 8500GT e não sei até que ponto a placa de vídeo nova também influiu.) Se você pegasse um X2 245 agora, acostumado com seu velho P4, já acharia o máximo, porque ele é muito mais rápido. Assim, com muito mais razão acredito que o X4 640 (mais de duas vezes mais rápido do que o X2 245) também seja satisfatório, pelo menos até você alçar voos maiores.

--

Mas há uma coisa: a plataforma AM3 está no fim da linha. Você ainda deve achar processadores AM3 sem problemas por todo o ano de 2011 e primeiros meses de 2012, mas no fim deste ano a AMD lança os Bulldozer, que terão uma arquitetura totalmente nova e usarão outro soquete (o pessoal vem chamando de AM3+, mas isso não é oficial ainda). Já se sabe que esse soquete será incompatível com os processadores AM3, mas ainda não se tem certeza de que os Bulldozer rodarão no soquete AM3, da mesma forma que os atuais processadores AM3 podem rodar no soquete AM2 ou AM2+.

Portanto, se você quiser trocar seu processador por um mais poderoso sem desperdiçar sua belíssima Crosshair IV Formula (que continuará sendo uma placa belíssima e de ponta por muitos anos), se os Bulldozer não forem retrocompatíveis você só terá até o início do ano que vem antes que os processadores AM3 saiam do mercado. (Por outro lado, se os Bulldozer acabarem sendo retrocompatíveis com o soquete AM3, aí você vai nadar de braçada - e talvez até eu também!)

--

Dúvida cruel, porque os X6 não são vantagem atualmente para quem usa o PC principalmente para jogos, pois pouquíssimos jogos são otimizados para múltiplos núcleos e a maioria se beneficia mais dos clocks maiores dos X4 955 em diante. Mas o Bulldozer fará uso maciço de múltiplos núcleos (já estão falando em versões com 8 e 12 núcleos) e parece que os próximos da Intel também. É provável que futuras versões de jogos também se adaptem a isso. Mas é uma aposta, nada é garantido.

--

Confuso? Tem toda a razão: é, sim! Muita coisa indefinida, muita coisa a considerar e muitas conjecturas. Por isto, já que você está comprando o PC aos poucos, minha sugestão é que você deixe para resolver o processador por último, para ver o andar da carruagem. Mas se fosse para eu tomar uma decisão hoje, no seu lugar, eu ficaria com o 955 mesmo, porque ele é mais versátil e cobre mais possibilidades e contingências, por um preço ainda bom.

--

Um processador que achei muito promissor pelas notícias iniciais é o recém-lançado Phenom II X6 1065T (ainda vai demorar uns meses para chegar aqui ou ao Paraguai). Motivo: TDP de 95W. Até hoje, a única versão dos X6 em 95W era uma série especial do 1055T que é raríssima: só foram mandadas poucas unidades para a Europa, mas os aficionados americanos estavam pagando fortunas para importar um da Inglaterra ou Alemanha, quando conseguiam. É que com 95W em vez de 125W, a temperatura máxima de operação do processador sobe de 62°C para 71°C. Isto significa overclocks mais frios e mais altos. Portanto, vamos ver os testes dele, quando saírem. Se for mesmo o que estou esperando que seja, vai ser um dos melhores processadores do mercado, com um custo/benefício inacreditável.

Eu já fico impressionado com a incrível eficiência térmica do meu X6 de 125W: se você leu meus comentários para o Furadan, viu que em stock e em repouso, usando um Akasa Nero 2 (que é um cooler muito bom, mas não excepcional), ele chega a geladíssimos 21°C (hoje está um dia quente aqui em São Paulo e ele está mais para 27°C, mas isso ainda é muito frio para um processador, ainda mais um tão potente). E ainda estou para vê-lo passar de 37°C num dia quente e forçando muito (digamos, fazendo um backup enorme no WinRAR enquanto formata um HD externo com TrueCrypt e converte um vídeo MP4, tudo ao mesmo tempo). A AMD caprichou com os X6 neste ponto: eficiência térmica nota 10. Imagine então um X6 de 95W...

--

Agora, quanto à sua dúvida sobre a 6870, acho que só vale a pena se você a encontrar com uma diferença de preço muito pequena sobre a 6850. Não sei no Paraguai, mas no mercado brasileiro a 6870 custa em média uns 30% a mais do que a 6850, para dar apenas uns 10% a mais de desempenho. Acho mau negócio. 10% num processador são perceptíveis e podem fazer uma boa diferença. Numa placa de vídeo, tenho minhas dúvidas.

.

.

Postado

Eu li seus comentarios sim, achei impressionante voce conseguir deixar o x6 abaixo de 30 graus, procurei a pasta termica que voce recomendou para o FURADAN (AC MX-2) e achei no ML por R$27.

Vou fazer o que voce me recomendou, vou comprar o processador por ultimo, no maximo em junho eu termino de comprar as peças e ja vejo o que posso fazer em julho em relaçao ao processador, pode ate ser que me sobre uma graninha ali pelo meio do ano e compre um x4 955 BE mesmo, porque processador de 6 núcleos no momento nao me interessa :P

Vou ficar com a HD 6850 mesmo, vi uns teste na net e achei o desempenho dela muito proximo ao da HD 6870, a diferença de uma pra outra é de 70 dolares, nao vale o investimento, prefiro fica com uma mais barata com desempenho semelhante e futuramente um C.F :D

Abraço!

Em breve:

ASUS Crosshair IV Formula :devil: / AMD Phenom II x4 955 BE :wub: / Thermaltake Frio :cool: / 2x2GB Corsair Dominator 1600Mhz :D / AMD Radeon HD 6850 XFX ^_^ / 1TB Seagate :lol:/ XFX 650w XXX Edtition

Postado
Eu li seus comentarios sim, achei impressionante voce conseguir deixar o x6 abaixo de 30 graus, procurei a pasta termica que voce recomendou para o FURADAN (AC MX-2) e achei no ML por R$27.

Ótima pasta a ótimo preço! Quanto ao meu X6, dê um desconto porque ele está em stock (não vou nem pensar num overclock tão cedo - não preciso!) e com todos os Cool'n'Quiet, C1E e tudo mais ativos. Dizem também que o sensor térmico dos Phenom II não é 100% confiável e dá uns bons graus a menos do que a temperatura real.

Mesmo assim, e mesmo dando uma boa folga e um bom desconto, não resta dúvida de que o projeto térmico dele é incrivelmente eficiente. E posso observar pela forma como ele trabalha, através do AMD Overdrive ou mesmo do HWiNFO32 ou do Gerenciador de Tarefas do Windows, que os próprios núcleos a mais aumentam essa eficiência. Hoje ainda há poucos programas capazes de usar os seis núcleos (embora o TrueCrypt, que uso direto nos meus backups para HDs externos, seja um deles), mas o Windows está sempre executando muitas coisas ao mesmo tempo e distribui essa carga mais ou menos igualmente. Isso evita sobrecarregar o processador e faz com que boa parte do tempo, a maioria dos núcleos esteja abaixo dos 3,2 GHz nominais do processador (TurboCore, então, é raríssimo ser acionado).

Vou fazer o que voce me recomendou, vou comprar o processador por ultimo, no maximo em junho eu termino de comprar as peças e ja vejo o que posso fazer em julho em relaçao ao processador, pode ate ser que me sobre uma graninha ali pelo meio do ano e compre um x4 955 BE mesmo, porque processador de 6 núcleos no momento nao me interessa :P

E compre a placa-mãe em penúltimo lugar. Seria dureza desistir dos recursos da Crosshair IV Formula, mas vá que de repente os Sandy Bridge da Intel fiquem irresistíveis... Mas no momento e dentro da AMD, acho que se você usa o PC mais para jogos e não faz muitas coisas ao mesmo tempo como eu faço, o X4 955 é mais negócio para você do que um X6, mesmo.

Hoje saiu mais uma notícia para embolar ainda mais o meio de campo: a AMD acaba de demitir o CEO (espécie de presidente), Dirk Meyer. Olhe que o cara fez um ótimo trabalho lá, mantendo a empresa viva numa fase de prejuízos imensos e através de uma recessão, lançando produtos competitivos apesar do desempenho pior nas faixas mais altas do que os produtos da Intel, e ainda colocando a AMD novamente no rumo com uma nova linha de produtos em gestação. Mas o comunicado dá a entender que eles querem agora um dirigente mais agressivo, que recoloque a empresa brigando e competindo de frente com a Intel. Se conseguirem isso, 2012 vai ser um ano que verá muito sangue nessa área, mesmo que não ocorra o fim do mundo...

Vou ficar com a HD 6850 mesmo, vi uns teste na net e achei o desempenho dela muito proximo ao da HD 6870, a diferença de uma pra outra é de 70 dolares, nao vale o investimento, prefiro fica com uma mais barata com desempenho semelhante e futuramente um C.F :D

Exatamente o que eu acho, também. A relação custo/benefício da 6870 é ruim e não compensa. E se você pretende fazer Crossfire, a 6850 arrebenta nisso.

.

.

Postado

É isso então, obrigado goyta pela ajuda, dicas e conselhos sobre minha configuração.

Vou comprar as peças a partir do mes que vem, talvez eu compre a placa de video no fim do mes agora, vou começar por ela *-*, mas é muito remota essa chance. Irei comprar a placa-mãe e o processador por ultimos.

Abraço e até a próxima.

Em breve:

ASUS Crosshair IV Formula :devil: / AMD Phenom II x4 955 BE :wub: / Thermaltake Frio :cool: / 2x2GB Corsair Dominator 1600Mhz :D / AMD Radeon HD 6850 XFX ^_^ / 1TB Seagate :lol:/ XFX 650w XXX Edtition

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!