Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tutorial: Windows Xp Como Servidor De Web


SYSOP

Posts recomendados

Para tornar um computador com o Windows XP em um servidor Web, precisamos instalar o IIS Internet Information Services. O IIS é o serviço responsável pela disponibilização dos serviços http (para disponibilização de páginas) e FTP (para cópia de arquivos). A versão do IIS disponível com o Windows XP é a versão 5.1.

A instalação do IIS também pode ser feita no momento da instalação do Windows XP.

Para instalar o IIS siga os seguintes passos:

1 – Faça o logon com a conta Administrador do computador.

2 – Abra o Painel de controle (Iniciar > Painel de controle)

3 – Abra a opção Adicionar ou remover programas.

4 – Ao lado esquerdo da janela, dê um clique na opção Adicionar ou remover componentes do Windows.

Surgirá aberto o Assistente de componentes do Windows, indicado na janela da figura abaixo. Com este assistente podemos adicionar componentes do Windows XP que não foram instalados durante a instalação original ou remover componentes que não sejam mais necessários.

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://galeon.com/sysop1/Imagem1.JPG' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

5 – Vá descendo a barra de rolagem até você encontrar o item Internet Information Services (IIS), conforme indicado na figura acima.

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://galeon.com/sysop1/Imagem2.JPG' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

6 – Se esta opção estiver marcada, o IIS já está instalado. Neste Caso clique no botão cancelar. Depois é só fechar a janela Adicionar ou remover programas e o Painel de controle.

7 – Se esta opção estiver desmarcada, significa que o IIS ainda não foi instalado. Marque esta opção para instalar o IIS.

8 – Observe que ao marcar a opção, o botão Detalhes é habilitado. O IIS é formado por uma série de componentes e funcionalidades. Existe um servidor de páginas (servidor HTTP), um servidor de ftp, um servidor de notícias (NNTP) e assim por diante. Ao instalarmos o IIS, podemos escolher um ou mais dos seus componentes, dependendo das necessidades do nosso servidor Web. Não é necessário que todos os componentes do IIS sejam instalados. Por exemplo, se o serviço de cópia de arquivos não for necessário, não temos por que instalar o serviço de ftp.

Obs: Instale somente os serviços necessários. Não é uma ideia interessante instalar todos os serviços disponíveis, mesmo que somente alguns sejam utilizados. Quanto mais serviços instalados, maiores chances um hacker terá para quebrar a segurança do site.

9 – Clique no botão Detalhes.

10 – Na lista de opções disponíveis, que é exibida na figura abaixo, certifique-se de que somente as seguintes estão marcadas:

- Arquivos comuns.

- Documentação.

- Extensões de servidor do Fronte Page 2000.

- Servidor File Transfer Protocol (FTP).

- Servidor Word Wide Web.

- Snap-In do Internet Information Services.

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://galeon.com/sysop1/Imagem3.JPG' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

11 – A opção Servidor Word Wide Web também é dividida em vários componentes. Clique nesta opção para marca-la. Em seguida clique no botão Detalhes. Certifique-se de todas as opções estejam marcadas, conforme na figura abaixo.

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://galeon.com/sysop1/Imagem4.JPG' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

12 – Clique em OK para fechar a janela da figura acima. Você estará de volta à janela Internet Information Services (IIS). Clique em OK para fechá-la e aplicar as configurações selecionadas. Você estará de volta à janela do Assistente de componentes do Windows. Observe que, após ter selecionado os componentes a serem instalados, o Windows XP exibe um espaço em disco necessário para a instalação dos novos componentes selecionados.

13 – Dê um clique no botão Avançar para ir para a próxima etapa do assistente. O Windows XP exibe uma janela indicando o processo da Instalação. Caso o Windows XP não encontre os arquivos necessários à instalação do IIS, no disco rígido, você será solicitado a inserir o CD de instalação do Windows XP.

14 – Insira o CD e aguarde, o Windows XP detectar que o CD foi inserido e inicia, automaticamente, o processo de cópia dos arquivos.

Após concluída cópia dos arquivos, o Assistente emite uma mensagem dizendo que o processo foi concluído com sucesso.

15 – Dê um clique no botão concluir para fechar o Assistente.

16 – Você estará de volta à janela Adicionar ou remover programas. Dê um clique no botão Fechar para sair desta janela.

17 – Você estará de volta ao Painel de controle. Feche o Painel de controle.

Agora o IIS está instalado e pronto para ser utilizado

Agora vamos verificar se o IIS está funcionando corretamente.

Para testarmos se o IIS foi instalado com sucesso, siga os passos abaixo:

1 – Abra o Internet Explorer.

2- Digite o seguinte endereço: http://localhost

3 – Serão abertas duas janelas. Uma com a documentação do IIS. Feche esta janela. Na outra janela, indicada na figura abaixo temos uma mensagem informando que o IIS está instalado e funcionando, porém ainda não temos uma página Web padrão configurada.

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://galeon.com/sysop1/imagem5.JPG' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

4 – Esta é a página inicial do IIS logo após a instalação. Observe que nesta janela é informado que a pasta padrão do IIS é em C:\Inetpub\wwwroot. Isto comprova que o IIS foi instalado com sucesso. Feche o Internet Explorer.

Espero ter ajudado. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu poderia criar um servidor para uma rede interna, por exemplo dou aula de html e front page... e queria que os alunos podessem hospedar sua paginas, de neste servidor porém somente para rede interna...e com IIS eu posso efetuar controle de acesso do compartilhamento do ICS....sao tantas as duvidas, mas ta valendo neste forum eu to parendendo muito e tambem procuro ajudar com aquilo que posso!!! :bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • 2 semanas depois...

olá

tenho uma duvidaa

como faço para saber o endereço para que a pessoa possa acessar as minhas paginas da web que montei nesse servidor do winxp???

fiz tudinho o tutorial e deu certo como eestava la em cima

mas agora preciso saber o resto

como as pessoas vão saber o meu endereço para acessar as minhas paginas

agradeço antecipadamente

Davi

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por davibridi@01 maio 2004, 13:06

olá

tenho uma duvidaa

como faço para saber o endereço para que a pessoa possa acessar as minhas paginas da web que montei nesse servidor do winxp???

fiz tudinho o tutorial e deu certo como eestava la em cima

mas agora preciso saber o resto

como as pessoas vão saber o meu endereço para acessar as minhas paginas

agradeço antecipadamente

Davi

É só ver seu ip!

http://seuip:porta/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As pessoas terão acesso a sua pagina pelo teu endereço IP. Caso o seu seja dinamico, aconselho a efetuar um cadastro no NO-IP, assim você terá um subdominio, o que torna mais fácil a localização de sua página.

www.seunome.no-ip.com

Se bem me lembro, fica mais ou menos assim.

Outra forma é você adquirir um dominio, você pode entrar em contato com seu provedor e conseguir o endereço DNS, faz o registro do dominio e o aponta para sua maquina.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Postado Originalmente por Jose@01 maio 2004, 13:28

As pessoas terão acesso a sua pagina pelo teu endereço IP. Caso o seu seja dinamico, aconselho a efetuar um cadastro no NO-IP, assim você terá um subdominio, o que torna mais fácil a localização de sua página.

www.seunome.no-ip.com

Se bem me lembro, fica mais ou menos assim.

Outra forma é você adquirir um dominio, você pode entrar em contato com seu provedor e conseguir o endereço DNS, faz o registro do dominio e o aponta para sua maquina.

como uso esse programa

como mostro para ele onde esta meus arquivos html???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
Postado Originalmente por Phoenyx@10 maio 2004, 03:57

O NO-IP só fará a atualização do seu IP dinâmico, redirecionado pelo domínio que você criou. Assim ele estará acessível a todos...

__O tutorial é bom, mas só pra emergência(no meu caso, claro).

__Trabalho com redes também, e não boto XP/2000/2003 no SERVER nem a pau. . .OS produtos da Microsoft são péssimos como servers, muito inseguros, e só quem acha que são bons, são aqueles que nunca configuraram um FreeBSD como server e portanto não têm parâmetros de escolha, é o famoso aprisionamento tecnológico. . .Para alguns usuários, se a Microsoft fechar, eles têm um infarto. . .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

:bandeira:

fiz. tudo certo..

localmente roda..

porém quando tento acessar de fora de casa,(remotamente), ee pede usuario e senha, mas não por causa do win e sim pr causa do modem....

é um DLINK conexao 1mbps da GVT, como faco para desviar do modem e mostrar os arquivos do server?????

o modem é roteador! :bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola

Tudo bem, o NO-IP funciona, mas no meu caso, ele só funcionaou numa conexão discada. Os usuários da web só conseguem acessar minhas páginas somente se o servidor web estiver numa conexão discada. Eu possuo um MODEM ADSL ROUTER 812 OFFICECONNECT DA 3COM, já tentei de tudo que foi maneira, mas quando uso a adsl de conexão para meu servidor, não funciona. Só funciona em minha rede interna (rede local). As configurações do servidor são: windows 98 se, Apache, php e mysql, o ip privado é 192.168.200.7 e a porta de acesso é 2020. Tenho ip dinâmico. Não sei mais o que fazer. Estou começando um trabalho de conclusão de curso que envolve um servidor web caseiro, mas já falei com o professor, muitos internautas, mas nada, nenhuma dica deu certo...

Me ajudem...

[email protected]

[email protected]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por fabsfafa@18 jul 2004, 22:09

Ola

Tudo bem, o NO-IP funciona, mas no meu caso, ele só funcionaou numa conexão discada. Os usuários da web só conseguem acessar minhas páginas somente se o servidor web estiver numa conexão discada. Eu possuo um MODEM ADSL ROUTER 812 OFFICECONNECT DA 3COM, já tentei de tudo que foi maneira, mas quando uso a adsl de conexão para meu servidor, não funciona. Só funciona em minha rede interna (rede local). As configurações do servidor são: windows 98 se, Apache, php e mysql, o ip privado é 192.168.200.7 e a porta de acesso é 2020. Tenho ip dinâmico. Não sei mais o que fazer. Estou começando um trabalho de conclusão de curso que envolve um servidor web caseiro, mas já falei com o professor, muitos internautas, mas nada, nenhuma dica deu certo...

Me ajudem...

[email protected]

[email protected]

cara tente usar o http://www.rg3.net

ele é bom

pois já usei e funciona bem

espero ter ajudado

falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Membro VIP

Pessoal só vou reforçar uma coisa:

O servidor web disponível no Windows XP é apenas para testes em aplicativos que necessitam linguagens dinâmicas como ASP, PHP e ColdFusion.

Muitas opções do IIS normal não estão disponíveis no IIS do Windows XP ou do Windows 2000 Pro. Outra coisa é que muitas das configurações para deixar o XP como um bom servidor Web não podem ser mudadas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membro VIP

Postado Originalmente por Iori Takahashi@28 out 2004, 12:11

Ou chegado, queria perguntar o seguinte,,,

esse iis serve apenas zpara asp não e????

Tentei com php ele não serve.

é isso mesmo???

Você precisa instalar o PHP.

O IIS possui suporte nativo somente ao ASP (e, claro, SSI).

PHP, CF, JSP etc devem ser instalados separadamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu fiz um servidorzinho com apache, usando winxp pro e tambem um servidorzinho ftp usando filezila server, redireciono o ip no no-ip.com tudo beleza, mais ocorrem os seguintes problemas, sómente a rede interna tem acesso ao servidor http que está usando a porta 8080 numa tentativa de burlar alguma restrição do meu isp, mas mesmo assim conexões externas não funcionam, firewall completamente desabilitado durante os testes...

e o Servidor FTP só funciona internamente também e mesmo assim, mesmo usando um uzuário com todas as opções liberadas ele conecta tudo ok, mas não consegue dar comando LIST ou seja não consigo vizualizar o conteúdo dos diretórios...

Estes teste eu fiz numa conexão a rádio com ip fixo, em casa depois pretendo fazer com ip dinâmico no speedy, alguem sabe me dizer porque não funcionou ?

e se possivel explicar como funcionar ou indicar algum site pois não estou encontrando =\

Outra coisa, alguém sabe se o speedy bloqueia todas as conexões entrantes? sendo assim impossivel rodar um servidor (numa conexão dinamica speedy HOME), ou ele só bloqueia as portas mais comuns como 80 e 21, sendo assim possivel rodar um servidor em portas alternativas ??

:help:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • mês depois...

minha experiencia:

"Você não está autorizado a exibir esta página

Você não tem permissão para exibir este diretório ou página com as credenciais fornecidas. "

sempre que tento acessar, pelo no-ip.com, um pop-up pedindo uma senha aparece. Que senha é essa ? ja coloquei todos os logins possiveis e imaginaveis que um dia na vida eu criei e nada. Acho que eu lembro de ter colocado essa senha de bloqueio do meu IP, pois um dia eu descobri que bastava digitar meu IP que qualquer um entrava e mexia no meu PC como bem entendesse, aí eu coloquei essa senha. Mas agora não há santo que faça eu descobrir que senha é essa e como se tira/troca/desliga isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Dai galera...

tive esse mesmo problema, que so os pc's da rede podiam acessar meu server.

a solução é a seguinte:

1- use o No-ip para redirecionar o ip, como ja foi bem explicado.

2- você tem que liberar as portas do seu modem ADSL, por que o modem não deixa ninguém se conectar ao seu ip, então a solução é liberar a porta que o servidor está usando.

espero ter ajudado! abraços :bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...