Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Processador morreu


Llanowar

Posts recomendados

Amigos, meu pc tem a seguinte configuração:

Processador: Q9300 Core 2 Quad

Placa Mãe: ASUS P5Q5

RAM: 4GB DDR2 800 Kingston

VGA: Geforce 8600 512MB

Fonte: Real 450W Seventeam

Ontem ele deixou de apresentar sinais vitais. A princípio suspeitei da fonte, não encontrando problemas nela parti para o processador e, aparentemente, é lá mesmo. Troquei ele por um Dual Corezinho e o pc voltou a funcionar.

Agora preciso comprar um novo, o que me recomendam? Compro um i3?

Outra coisa, o que acham da minha fonte? Ela aguenta o pc? Porque, antes do falecimento do processador, eu já vinha tendo alguns problemas. Sempre que jogava algo mais pesado o pc travava e eu precisava reiniciá-lo manualmente. Após o reset, porém, ele rodava os jogos normalmente.

Resumindo: estou com uma série de problemas, não sei lidar com eles e ficaria imensamente grato se alguém pudesse me ajudar. ^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos, meu pc tem a seguinte configuração:

Processador: Q9300 Core 2 Quad

Placa Mãe: ASUS P5Q5

RAM: 4GB DDR2 800 Kingston

VGA: Geforce 8600 512MB

Fonte: Real 450W Seventeam

Ontem ele deixou de apresentar sinais vitais. A princípio suspeitei da fonte, não encontrando problemas nela parti para o processador e, aparentemente, é lá mesmo. Troquei ele por um Dual Corezinho e o pc voltou a funcionar.

Agora preciso comprar um novo, o que me recomendam? Compro um i3?

Outra coisa, o que acham da minha fonte? Ela aguenta o pc? Porque, antes do falecimento do processador, eu já vinha tendo alguns problemas. Sempre que jogava algo mais pesado o pc travava e eu precisava reiniciá-lo manualmente. Após o reset, porém, ele rodava os jogos normalmente.

Resumindo: estou com uma série de problemas, não sei lidar com eles e ficaria imensamente grato se alguém pudesse me ajudar. ^_^

Considerações a serem levadas em conta: se for comprar um Core i3 terá que trocar placa-mãe e memórias, pois o soquete do Core i3 é outro e o mesmo só suporta memórias DDR3, o que pode ficar oneroso para você. Talvez seja mais interessante comprar um Core2Quad Q8400 ou Q9400, que ainda dão um bom caldo (aliás, em aplicativos multicore são melhores que os Core i3, que são dual core). Quanto a fonte, se está dando problemas, recomendo a Corsair CMPSU-450VX, que é muito boa, muito dificilmente trazendo transtornos. Verifique se realmente o defeito está na fonte, pois se a placa-mãe estiver estragando ou mesmo a placa-de-vídeo, aí a história pode ser outra. A Seventeam tem alguns modelos de fonte muito bons e alguns ruins. Para darmos opinião sobre seu modelo, você precisa ser mais específico, pois pode ser que haja mais de um modelo de 450W.

Último detalhe: Já testou o seu Core2Quad Q9300 em outro PC para ter certeza se o problema é dele mesmo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ai, obrigado! Nem tinha parado para pensar em compatibilidade com placa mãe ainda! :muro:

Certo, então, deixando a família "i" de lado, minhas opções são: comprar um novo Core2Quad ou fazer um downgrade e colocar um Core2Duo.

O que acham, para um usuário como eu, que roda games atuais com certa frequência a perda seria muito grande? Vale lembrar que não faço questão de rodar Crysis no High nem nada no estilo.

E minha fonte é essa: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-160795011-fonte-atx-22-seventeam-st-450-pcg-450w-reais-pci-e-_JM a versão de 450w.

Quanto ao processador, testei no pc de um vizinho e lá tb não funcionou. =/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ai, obrigado! Nem tinha parado para pensar em compatibilidade com placa mãe ainda! :muro:

Certo, então, deixando a família "i" de lado, minhas opções são: comprar um novo Core2Quad ou fazer um downgrade e colocar um Core2Duo.

O que acham, para um usuário como eu, que roda games atuais com certa frequência a perda seria muito grande? Vale lembrar que não faço questão de rodar Crysis no High nem nada no estilo.

E minha fonte é essa: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-160795011-fonte-atx-22-seventeam-st-450-pcg-450w-reais-pci-e-_JM a versão de 450w.

Quanto ao processador, testei no pc de um vizinho e lá tb não funcionou. =/

Se a grana estiver curta, tente pegar pelo menos o Core2Quad Q8400, senão você vai sentir diferença sim no desempenho. O preço desse modelo está na faixa dos 400 reais e possui um bom desempenho.

Quanto a fonte, nunca vi um teste desse modelo, mas andei lendo alguns tópicos sobre ela e parece ser razoável, embora tenha baixa eficiência (uns 70% aproximadamente). Se não estiver com defeito, não acho que a culpa seja dela.

Se o seu Core2Quad Q9300 não funcionou em outro PC, pode ter estragado mesmo. Você costuma fazer overclock?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, na verdade sou bastante leigo, detectei como sendo problema do processador simplesmente porque ao substituí-lo o pc voltou a funcionar.

Overclock, por exemplo, eu nem me arrisco a tentar fazer. Meu uso sempre foi bem básico, o máximo que exijo dele é quando jogo alguma coisa.

Mas reconheço a estranheza da situação. Este pc tem 2 anos, sei que não é normal o processador simplesmente morrer assim.

A única coisa diferente que vinha percebendo é o que relatei no post inicial:

antes do falecimento do processador, eu já vinha tendo alguns problemas. Sempre que jogava algo mais pesado o pc travava e eu precisava reiniciá-lo. Após o reset, porém, ele rodava os jogos normalmente.

:(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1= Se overclock danificasse algo, metade dos usuários de computador, senão mais, não teriam mais suas configurações funcionando corretamente.

2= Garantia da Intel? Se você for realmente apelar pra garantia, vai te dar tanta dor de cabeça, que você mesmo vai desistir e comprar um novo por aqui mesmo.

3= Queimou porquê o tempo de vida útil terminou? O tempo de vida útil de um processador chega a 10 anos, ou até mais, dentro das condições normais de uso. Mais fácil você jogar-lo fora por estar obsoleto, do que se aborrecer por que ele "queimou", seja qual foi a razão disto.

Duvido muito dele ter queimado. Casos assim são quase inexistêntes, a menos que este seja exposto a temperaturas absurdas, ou Vcores altos demais(ambos são praticamente impossiveis, já que tens milhares de proteção contra Overheat e Sobretensão, tanto na MOBO, quanto no Processador).

Realiza mais testes isolados com tua configuração, memórias, soquete, dá uma geral no sistema todo, veja se não há algum pino torto na mobo, ou no processador(depende do soquete em questão), resete a BIOS.

Faça todos os processos padrão de teste, só para aí, então, diagnosticar se foi o Processador que queimou, ou não.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!