Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Gigabyte X58A-UD3R Rev. 2.0 aquecimento


Grande53

Posts recomendados

Olá,

Recentemente montei um PC novo com a mobo Gigabyte X58A-UD3R Rev. 2.0

Core i7 950 Bloomfield 3.06GHz , Gigabyte GTX 470, SSD G.Skill Phoenix Pro 60GB, WDC Raptor Sata I 36GB, WDC 5000AAKS-00V1A Sata II, G.Skill RipJaws DDR3 1600 6GB 3x2GB 9-9-9-24, Corsair 550W, Forceware 258.96 e Win 7 64 bits Ultimate.

Na hora do boot acende alguns leds vermelhos(memória) e amarelos(cpu), mas abre direito e não há nenhum problema aparente, tudo funcionando bem, mas fica o led amarelo do CPU. Estou achando as temperaturas altas. O cooler do CPU é stock.

Eis a leitura do Everest em idle:

Campo Valor

Propriedades do sensor

Tipo de sensor ITE IT8720F (ISA 290h)

Tipo de Sensor GPU Analog Devices ADT7473 (NV-I2C 2Eh)

Intrusão detectada no Chassis Sim

Temperaturas

Placa mãe 43 °C (109 °F)

Processador 53 °C (127 °F)

CPU 1 / Núcleo 1 46 °C (115 °F)

CPU 1 / Núcleo 2 43 °C (109 °F)

CPU 1 / Núcleo 3 46 °C (115 °F)

CPU 1 / Núcleo 4 42 °C (108 °F)

Aux 49 °C (120 °F)

GPU 49 °C (120 °F)

Diodo GPU 51 °C (124 °F)

Memória GPU 49 °C (120 °F)

Ambiente GPU 45 °C (113 °F)

FM-25S2S-60GBP2 1 °C (34 °F)

WDC WD360GD-00FNA0 35 °C (95 °F)

WDC WD5000AAKS-00V1A0 36 °C (97 °F)

Coolers

Processador 2385 RPM

GPU 2205 RPM (56%)

Valores de voltagens

Núcleo CPU 0.93 V

+2.5 V 1.49 V

+3.3 V 3.33 V

+5 V 5.03 V

+12 V 2.11 V

No modo de espera +5 V 3.63 V

Bateria VBAT 3.12 V

GPU Vcc 3.33 V

As duas tampas laterais do gabinete estão abertas. Estou achando a temperatura da mobo alta e quando vou jogar, chega a 50 graus ou até mais.

está dentro do normal? Parece que na hora do boot dá um overvoltage. O que será?

Obrigado,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Positivo, mas acho que não seria só isso. Alguma outra ideia?

Dei uma reconfigurada na parte de voltagens do BIOS de AUTO para STANDARD e NORMAL, mas não mudou muito, somente o led amarelo da CPU que ficava acesso depois do boot, apagou, mas as temperaturas continuam altas.

Será que esta fonte Corsair de 550W não está dando conta e está aquecendo a mobo?

Outra coisa que pensei é que como moro em área rural, a tensão aqui pode estar um pouco mais alta do que o normal, mas aí o estabilizador acusaria, ou não?

Obrigado,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara usa um programa bom pra ler temperatura , como Core Temp e HWMonitor.

Everest já foi retirado do mercado , não é atualizado a 6 meses por conta disso.

HWMonitor e Core Temp são os melhores pra isso.

Agora a temperatura do processador , se for essa mesmo entre 40-45º , está absolutamente normal , está até otimo.

Esses leds acessos , você já viu no manual , o que eles são , porque estão acessos?

Na minha R3E varios leds ficam acessos , quando está em amarelo quer dizer que a tensão está um pouco alta , mas nada de problema , só quando fica vermelho quer dizer que está alta.

Outra coisa você não deve usar essa fonte em estabilizador , deve usar em filtro de linha ou em nobreak , isso porque a fonte tem PFC Ativo.

E por causa do gabinete aberto , pode ter um fluxo de ar ruim , se o gabinete for bom , com varias ventoinas e um bom fluxo , é melhor deixar fechado.

Outra coisa , as memorias estão ativadas o XMP ? Ou estão como veio? Quando você ativa o XMP ele ajusta a configuração , aumenta tensão do processador , varias coisas , por isso que gosto de ajustar manualmente.

Aqui quando ativei o XMP , a temperatura do northbrige e sothbridge aumentaram muito , resolvi desativar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu Ash Cation, vou experimentar esses programas.

Os leds acendem na hora do boot, ficam vermelho e amarelo durante o processo e depois apagam.

Já vou providenciar um filtro de linha depois que li o tópico do faller, que é interessantíssimo, não?!

O gabinete fica aberto pois anda muito quente por aqui e tenho meu "mini-fan"

http://img143.imageshack.us/i/ventilador.jpg/

para a hora de voar:D

Sim, ativei o XMP pois em default lia as memórias a 1066 e com ele ativa a 1600. Vou checar desativado. Será que você me passa as configurações manuais para deixar as memórias rodando a 1600? Obrigado,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, estou com o Everest, o Core Temp e o HWMonitor e as temperaturas são bem semelhantes. Entretanto na BIOS as leituras são de de 5 a 7 graus A MENOS! Qual confiar?

Curiosamente as temperaturas dos HD´s estão por volta de 30 e poucos graus.

Será que não é a fonte Corsair de 550W que não tá dando conta? Na segunda chega o filtro de linha e vou tirar o estabilizador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, atualizando. Recebi o filtro de linha UPSAI, que por sinal é muito bom, mas não alterou as temperaturas. Também troquei o cooler in box por um Artic Freeze Pro Rev.2 que tem um heatsink muito bom, mas o fan não passa de 2000rpm e aí não dá conta. Curiosamente com o in box a temp ddo cpu ficava razoável e a dos cores mais altas. Já com esse parrudão inverteu a situação com os cores mais baixos e o cpu mais alto. Fiz uma gambiarra colocando um fan de 12cm junto ao fanzinho e melhorou um poucos as temps, uns 2 ou 3 graus a menos. fazendo uma simulação com o Extreme Power Supply minha fonte de 550W está no limite então, por último, vou por uma fonte mais potente e ver no que dá. Curiosamente também, as temps em idle são, proporcionalmente, maiores do que em full quando estou jogando. Muitas vezes computação beira a arte da advinhação!

P.S. As luzes vermelhas dos leds ainda acendem, mas somente no primeiro boot e nos restarts, não. Baixei a temp do vcore para 1.1v.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que resolvi! Tirei todas as voltagens de AUTO ou NORMAL e coloquei os valores especificados, menos o vcore que mantive em 1.1v. Também ativei todos os power saving na BIOS e as temperaturas caíram de 4 a 8 graus! Os leds ainda dão overvoltage, mas só no primeiro boot e depois não fica nenhum acesso, verde ou amarelo.

Olhem as temps...

Campo Valor

Propriedades do sensor

Tipo de sensor ITE IT8720F (ISA 290h)

Tipo de Sensor GPU Analog Devices ADT7473 (NV-I2C 2Eh)

Intrusão detectada no Chassis Não

Temperaturas

Placa mãe 37 °C (99 °F)

Processador 51 °C (124 °F)

CPU 1 / Núcleo 1 41 °C (106 °F)

CPU 1 / Núcleo 2 36 °C (97 °F)

CPU 1 / Núcleo 3 39 °C (102 °F)

CPU 1 / Núcleo 4 35 °C (95 °F)

Aux 43 °C (109 °F)

GPU 37 °C (99 °F)

Diodo GPU 39 °C (102 °F)

Memória GPU 37 °C (99 °F)

Ambiente GPU 34 °C (93 °F)

FM-25S2S-60GBP2 1 °C (34 °F)

WDC WD360GD-00FNA0 31 °C (88 °F)

WDC WD5000AAKS-00V1A0 32 °C (90 °F)

Coolers

Processador 1744 RPM

Cooler nº4 1203 RPM

GPU 2237 RPM (56%)

Valores de voltagens

Núcleo CPU 1.02 V

+2.5 V 1.49 V

+3.3 V 3.33 V

+5 V 5.03 V

+12 V 1.60 V

No modo de espera +5 V 3.63 V

Bateria VBAT 3.12 V

GPU Vcc 3.33 V

Peço aos moderadores para fechar o tópico e se eu resolver os overvoltages no boot inicial, posto de novo. Obrigado,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!