Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problemas Com Over


PCLOCK

Posts recomendados

amigos

adquiri uma A7N8X Deluxe a pouco mais de uma semana, e desde então, tenho feito inúmeros testes, quase todos frustrados, a placa "morria" toda hora.

Testes e Resultados:

- multiplicadores. Testei o maior multiplicador que minha CPU aguentava. Os multiplicadores acima de 13 são compartilhados com outros menores e não deu pra passar de 12,5x. O processador aguenta mas a placa não ajustou o multiplicador escolhido;

- Memórias. As memórias são CL2.5 (2.5, 3,3,7 by SPD) e baixei para 2,3,3,7. Fiz outras combinações.

Testes modos síncronos e assíncronos de trabalho entre FSB e memórias.

Refiz os testes de memória com aumento de vdim. Nada, a placa "morria".

As memos rodavam com 2,5v em outras placas-mãe, nesta o vdim mínimo fica em 2,6v.

Nas demais placas que usei com chipset VIA funcionava numa boa.

- FSB. Testei vários valores entre 166 e 200 em modo síncrono e assíncrono com as memórias, com e sem aumento de vcore e vdim e

e multi 9, 9.5, 10, 10.5 e 11. Não voltava (não dava o post).

Muitos outros valores e combinações também não deram certo.

Com os mesmos componentes numa KT600 da Soyo dava FSB200 quase numa boa (falta de ajustes de vcore).

Usando os programas ClockGen e nvidia_System_Utily aumentei FSB e memórias para 175MHz e funcionou, mas com certa instabilidade.

Pergunta aqui: porque o NvSysUtily não habilitava os controles avançados?

A fonte que uso é genérica mas está mantendo as voltagens corretas, foram monitoradas com o MBM5 em teste com o PRIME95, CPUburn e StressCPU.

O processador é um xp1800 t-bred DLT3C (1,5 v) destravado.

Esperava mais estabilidade da placa mas não posso tirar conclusões precipitadas. Se algum colega puder dar algumas dicas seria ótimo.

Obs.: já li bastante a respeito dela e digo que esse não era um comportamento esperado, deveria funcionar.

Toda vez que "morria" eu tinha de mudar o jumper de clear CMOS, não voltava de outro jeito, nem com Insert pressionado.

Versão da Bios 1007 final.

Segui as dicas para chips nForce2 de nosso colega SledgeHammer. Ao fazer aumentos de FSB sempre entrava antes com a máquina em configurações estáveis para evitar o fantasma do Crash Bios.

Não é possível que eu tenha sido premiado, o FSB não passa de 166. Mais do que isso só aumentando o muiltiplicador. Em 2083MHz (12,5 * 166) fica legal mas baixar o multi e aumentar o FSB ela apaga.

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Memoria 333 pode ser o gargalo. Fonte, mesmo com voltagens normais, acho que não vai segurar essa placa-mãe que usa a linha +12 pro processor se não me engano.

já tive uma experiencia com um P4 2.8 HT e MSI PT880 Neo lsr... fonte generica de 400 não aguentou nem com tudo em default.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Renato,

acho que não devem ser as memórias porque tentei vários ajustes em modo assíncrono mantendo-as em 166MHz; a não ser alguma incompatibilidade com a Asus. As memos são Spectek.

O processador nessa placa é alimentado pela linha 5V.

Será que a fonte não aguentou? Pode até ser mas FSB200 funcionou na Soyo KT600 (também proc. 5v) com essa mesma fonte. Infelizmente não tenho outra aqui pra testar e está ficando difícil encontrar bons componentes aqui em BH.

O que realmente me deixa encucado é o fato dela "apagar", mesmo com ajustes nada agressivos (FSB, memos, vcore e etc...).

Eu mantenho o jumper de FSB em 100MHz e os ajustes faço pela bios (como recomendado em alguns reviews; sempre o fantasma do Crash Bios).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Renato,

JumperFree que nada! Ou é ou não é. Esta placa está mais para jumperfree apesar de possuir vários jumpers que habilitam ou desabilitam dispositivos e outros.

Esse de FSB seria, pelo menos em teoria, para reativar a placa com FSB100MHz em casos de panes. Mesmo assim é possível mexer aumentar o FSB via bios com o jumper ajustado em 100.

Tirei muitas fotos da bios com os vários ajustes que fiz, fotos do monitoramento das voltagens usando 4 programas diferentes, das características dos componentes também por programas diferentes. Alguns resultados são mesmo surpreendentes. Só poderei colocá-las aqui no final de semana (quero reduzir o tamanho delas senão pesa muito no tópico - também uso conexão discada :P )

Vou ler o manual com bastante atenção pois o Insert não funciona na hora de ligar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!