Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida para salvar dados de um jogo em C/C++


mateuschmitz

Posts recomendados

Boa noite galera do Fórum.

Sou estudante de Ciência da Computação e estou com a ideia de fazer um jogo, nada complexo, bem simples. Em primeiro momento estou querendo usar C/C++. Sei um pouco mais que o básico e quero fazer isso pra aprender mesmo. Então vamos as dúvidas: no meu jogo quero fazer algo baseado no Brasfoot (conhecem ?), onde gostaria de guardar os dados das equipes em um arquivo separado. Pois bem, a parte de ler e ecrever em arquivos eu sei, mas quero algo que eu possa organizar, uma espécie de tabela, por exemplo: time, nível_time, estádio e etc. Se alguém tiver alguma sugestão, seja de tipo de arquivo, algum tutorial que eu deva ler, enfim qualquer coisa que possa me ajudar, já fico agradecido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite galera do Fórum.

Sou estudante de Ciência da Computação e estou com a ideia de fazer um jogo, nada complexo, bem simples. Em primeiro momento estou querendo usar C/C++. Sei um pouco mais que o básico e quero fazer isso pra aprender mesmo. Então vamos as dúvidas: no meu jogo quero fazer algo baseado no Brasfoot (conhecem ?), onde gostaria de guardar os dados das equipes em um arquivo separado. Pois bem, a parte de ler e ecrever em arquivos eu sei, mas quero algo que eu possa organizar, uma espécie de tabela, por exemplo: time, nível_time, estádio e etc. Se alguém tiver alguma sugestão, seja de tipo de arquivo, algum tutorial que eu deva ler, enfim qualquer coisa que possa me ajudar, já fico agradecido.

Tenta salvar em ordem.

Por exemplo;

Nome. time. força. habilidade. ( qualquer coisa ).

Ai você faz um algoritmo que salve em ordem.


ofstream out;
out.open("nome do arquivo.extensao do arquivo", ios::app) //
/* obs : ios::app faz com o programa ignore todo o restante do arquivo e
escreva imediatamente após o último dado salvo.
Por exemplo;
NUm arquivo temos
os valores.;

10 15 25 35.
se quizermos adicionar mais um valor com ios::app ficaria assim
10 15 25 35 45 55 assim por diante, sem mexer nos dados presentes no arquivo.
*/
out<<nome<<" "<<time<<" "<<forca<<" "<<habilidade<<" \n";
out.close();

na hora de carregar você faz o mesmo. assim você vai construindo uma tabela.
Isso é um pouco rudimentar, mas funciona.
ficaria assim.
NOME | Time | Força | habilidade
Jao | gremio | 25 | 15
mario | vasco | 15 | 35

assim por diante.

espero ter sido útil. Se precisar de ajuda para criar o algoritmo de salvar e carregar dados em C++ me avisa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, foi útil lucaswb, vou tentar utilizar desse modo, mas sabe se tem algum tipo de arquivo específico que se use neste caso ? Pra organizar os dados e fazer com que eles possam ser acessados no decorrer do jogo, ou alguma forma de organização para jogos? Desde já agradeço a ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, foi útil lucaswb, vou tentar utilizar desse modo, mas sabe se tem algum tipo de arquivo específico que se use neste caso ? Pra organizar os dados e fazer com que eles possam ser acessados no decorrer do jogo, ou alguma forma de organização para jogos? Desde já agradeço a ajuda.

Talvez usando bancos de dados tipo sql. Mas isso ainda não sei fazer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É só salvar eles em binário.

Por exemplo:

- tem um vetor X = [1, 2, 3];

- no decorrer do jogo os valores mudam, [2, 1, 3]

- daí o usuário decide fechar o programa... antes dele fechar, você salva o vetor inteiro num arquivo, em modo binário.

- quando o jogo recomeçar novamente, o programa carrega os valores do arquivo de volta pro vetor.

As operações de carregar os dados no arquivo e salvar elas no arquivo você só faz no início e no fim do programa, pra evitar lentidão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!